Cidadeverde.com

Parceria garante entrega de próteses dentárias em Altos

A prefeitura de Altos firmou parceria com o Laboratório Regional de Prótese Dentária (LRPD) para entrega de próteses dentárias a pacientes do município. Nas últimas semanas, 51 próteses totais ou parciais foram entregues, devolvendo funções de mastigação, fala, sorriso e uma melhor qualidade de vida para a população.
 
O serviço de entrega de próteses dentárias é oferecido no município através da política Nacional de Saúde Bucal - Brasil Sorridente. O município de Altos foi credenciado para um Laboratório Regional de Prótese Dentária, que está apto para realizar cerca de 40 procedimentos por mês. Atualmente, a cidade dispõe o serviço na sede da Secretaria Municipal de Saúde.
 
“A habilitação ao programa só foi possível graças ao esforço da gestão municipal, que têm buscado junto ao Ministério da Saúde ampliar as ações e melhorar o atendimento da população. Temos nos empenhado para trazer programas e desenvolver ações que promovam mais qualidade de vida às pessoas do nosso município”, destaca Mônica Furtado, gerente de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde.
 
A prefeita de Altos, Patrícia Leal, diz que as novas próteses garantem melhoria na qualidade de vida e resgata a dignidade das pessoas. “Um sorriso não tem preço. Além disso, algumas das pessoas beneficiadas por este programa já estavam há anos sem os dentes e se privando de alguns alimentos, mas agora poderão se alimentar melhor através de uma mastigação completa, além de recuperar sua autoestima”, conclui.


Da Redação
[email protected]

Patrícia Leal consegue eleger 10 dos 13 vereadores de Altos

Com exatos 17.175 votos, a atual prefeita de Altos, Patrícia Leal (PT), garantiu a reeleição na prefeitura do município e, consequentemente, conseguiu eleger 10 dos 13 vereadores da Câmara. A coligação "Mais mudança, mais trabalho" era formada pelo PT, PP, PPS, PSC, PV, DEM, PSL, PROS e PR.

Os vereadores eleitos Gerson Fernandes (PP), Kiko Fontenele (PP), Adaildo Pancadão (PP), Maxwell da Mariinha (PSC), Regina (PP), Juniel Pinheiro (DEM), Zé Ernandes (PT), Rumão Rocha (PT); Hamilton Pereira (PPS) e Doutora Maria Teresa (PV) formarão a base de apoio da prefeita.

Na oposição foram eleitos os parlamentares  Hélio Inácio (PSB), João Campelo (PSD) e Neide da Barroquinha (PDT). O segundo candidato nas eleições contabilizou 7.194 votos, o que compreende 29,52% dos votos válidos, contra 70,48% da candidata eleita. 
 
“Fizemos uma campanha linda, com propostas, conversando com as pessoas. Agradeço de coração a todos os 17.175 votos de confiança recebidos. Dedico, de forma especial, mais essa vitória ao meu pai, Cézar Leal, que sempre foi amado pelo povo de Altos. Nosso trabalho vai seguir da mesma forma: incansável, propositivo, com a participação do povo e sempre pensando na cidade como um todo. Agora é seguir com nosso planejamento, efetivar nossas propostas e buscar parcerias para fazer ainda mais por nossa cidade”, conclui a prefeita reeleita. A petista é filha ex-prefeito Cézar Leal - assassinado em 1996 no exercício do cargo. 


Graciane Sousa
[email protected]

Patrícia Leal é reeleita prefeita de Altos com 70,48% dos votos

A candidata Patrícia Leal (PT) conseguiu a reeleição no município de Altos com 70,48% dos votos.  O município totalizou 24.369 votos válidos e um índice de apenas 5,13 % de abstenção, o que representa apenas 1.473 eleitores.

O vice de Patrícia Leal é o candidato Neryrroni Lacerda. Foram 635 votos brancos e 2.244 votos nulos - o candidato Dr. Fonseca, que perdeu a eleição teve 7.194 votos o que representou somente 29,52 % dos votos.

Patrícia Leal representa a coligação  "Mais Mudança e Mais Trabalho" dos partidos PT/PP/PPS/PSC/PV/DEM/PSL/PROS E PR.

Em sua campanha, Patrícia promete dar continuidade ao seu trabalho que desempenhou na última gestão.

Rayldo Pereira
[email protected]

Salão do Livro de Altos ser lançado nesta sexta-feira (06)

O lançamento do 2º Salão do Livro de Altos (Salialtos) acontece às 18h, desta sexta-feira (16). A poetisa altoense Ignês Sousa Pereira- que completaria 97 anos de idade se estivesse viva-  é a grande homenageada do evento que acontece de 19 a 22 de outubro. 

“Queremos com este lançamento, tornar público um evento que trará para nossa cidade um grande número de escritores, pensadores, críticos da literatura nacional e internacional para que comecemos a pensar a educação de uma maneira interdisciplinar”, ressalta o professor Raimundo Sousa, representante da Youth for Human Rights e vice-presidente da Associação de Servidores da Educação Básica no Estado do Piauí (Assebepi).

Pararelo ao 2º Salialtos será realizado 1º Seminário Internacional de Direitos Humanos. O evento é voltado para a  área acadêmica e contará com a participação de pesquisadores de reconhecimento nacional e internacional, tais como o professor Ernie Meadows, que estuda a cultura de paz do estado de Illinois, nos USA, e a professora e pesquisadora Maria Rita Py, da Universidade Federal de Santa Maria.

“Esses são alguns nomes, mas queremos fortalecer os autores locais. Na cidade de Altos, temos muitos escritores que têm dado contribuição, autores da literatura piauiense que estarão conosco”, reitera Nonato.

 

Da Redação
[email protected]

Justiça bloqueia página de Facebook por ofensas a candidata em Altos

A juíza Carmem Maria Paiva Ferraz Soares, da 32ª Zona Eleitoral do Piauí, decidiu pelo bloqueio do perfil falso e anônimo “ALTOS ALTOS” na rede social Facebook, por veicular conteúdo ofensivo contra a prefeita e candidata à reeleição no município, Patrícia Leal.

"Eles criaram um perfil falso de Facebook e postava as atividades da oposição e atacava a prefeita todos os dias. Os advogados apresentaram a juíza e foi sentenciado. A justiça foi feita", afirmou Warton, marido da candidata.

De acordo com a decisão da magistrada, ao publicar informações inverídicas, a página ofende diretamente a candidata e todo o grupo político ligado a ela, inclusive os vereadores de sua base na Câmara Municipal, em uma postura absolutamente antiética e não condizente com o espírito democrático.

A Justiça solicita, ainda, ao Facebook, o fornecimento de informações sobre os dados cadastrais do usuário da conta, com o respectivo número de identificação (IP), e que a rede social informe sobre todas as publicações patrocinadas que o perfil anônimo possa ter realizado sob pena de multa diária de R$ 2.000,00 até o limite de R$ 50.000,00 em caso de descumprimento.

Rayldo Pereira
[email protected]

Floresta fóssil em Altos tem troncos com mais de 270 milhões de anos

A recém-descoberta floresta fóssil no município de Altos, a 37 km de Teresina, tem exemplares com mais de 270 milhões de anos, período anterior a era dos dinossauros. Em entrevista ao Jornal do Piauí, o paleontólogo e professor Juan Carlos Cisneros, da Universidade Federal do Piauí (UFPI) destacou as pesquisas que estão sendo realizadas na região e a necessidade de preservação da área. 

De acordo com o pesquisador, o patrimônio é riquíssimo e supera em dimensões e quantidade de troncos catalogados, a  floresta fóssil do Rio Poty, em Teresina.

"A floresta fossil de Altos tem dimensão maior do que a de Teresina e bem mais troncos catalogados, algo em torno de 70. No local encontramos fósseis parecidos com pinheiros e araucárias demonstrando que a paisagem na região era bem diferente do que é atualmente", disse Cisneros. 

O registro da floresta petrificada visa trazer propostas de geoconservação para o sítio, tendo em vista que tal ocorrência se encontra atualmente sem bases legais para sua proteção.


Matéria relacionada

Nova floresta fóssil é descoberta por pesquisadores em Altos


Graciane Sousa
[email protected]

Nova floresta fóssil é descoberta por pesquisadores em Altos

Fotos: UFRGS

Pesquisadores do Piauí e do Rio Grande do Sul descobriram uma nova floresta petrificada que pode superar as dimensões da Floresta Fóssil do Rio Poti no município de Altos, a 49 km de Teresina. Na pesquisa, publicada pelo site da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, descrevem-se a nova ocorrência de troncos e pedaços de árvores da era paleozóica que foram eternizados pelo tempo formando um novo sítio arqueológico chamado de Sítio Paleobotânico São Benedito.

A unidade é composta por abundantes madeiras que acabaram mineralizadas com o tempo e formaram o novo sítio que fica a 19 km do município com acesso pela BR 343. 

A quantidade de troncos de grande porte também chama atenção, alguns chegam a medir até 1.80 de diâmetro e ainda possivelmente em posição de vida. Foram catalogados mais de 70 troncos, configurando-se, provavelmente, na maior concentração de troncos permineralizados registrada no Piauí, superando a "Floresta Fóssil do Rio Poty", em Teresina.

O registro da floresta petrificada visa trazer propostas de geoconservação para o sítio, tendo em vista que tal ocorrência se encontra atualmente sem bases legais para sua proteção. "Esse novo registro demonstra o grande potencial que existe para o desenvolvimento de estudos paleobotânicos na Bacia do Parnaíba", diz a publicação que você pode ler na íntegra aqui.

Rayldo Pereira
Com informações da UFRGS
[email protected]

Estudantes flagram situação do transporte escolar em Altos

Alunos das comunidades Retiro, Barrinha, Brejo e Montanhas, no município de Altos, gravaram um vídeo que mostra como é a ida para a escola. Os estudantes contam que, devido a grande quantidade de passageiros, o motorista tem que fazer duas viagens e algumas vezes realizam parte do trajeto a pé. 

"Isso aqui é o sacrifício que a gente faz todo santo dia", disse uma estudante. Além da superlotação, o estado de conservação dos ônibus é outro ponto questionado pelos alunos. 

Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Educação do Piauí (Seduc-PI) informou que não foi comunicada oficialmente sobre o caso e orientou que a denúncia seja encaminhada aos diretores da escolas. A assessoria da Seduc acrescenta ainda que, se comprovada a irregularidade, a empresa será notificada para realizar a troca do veículo e caso a situação não seja resolvida, o contrato pode ser cancelado. 


Graciane Sousa
[email protected]

Veículo da Chesf se envolve em acidente com vítima fatal em Altos

  • efc57011-7247-4d67-92ad-00110cf1093b.jpg Cidadeverde.com
  • da5c12bc-c582-4935-932c-d35b0858af14.jpg Cidadeverde.com
  • 54124cd7-5618-4d61-873b-3e86130366f7.jpg Cidadeverde.com
  • 68150195-3fb5-4edb-b362-3c1e8e463458.jpg Cidadeverde.com
  • e0c06f61-eeec-4129-a7d0-dae3bc5d860d.jpg Cidadeverde.com
  • ecd9158c-7400-4269-adb9-9e693fecaf91.jpg Cidadeverde.com

Um veículo da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) se envolveu em um grave acidente na BR 343, próximo ao município de Altos, a 59 km de Teresina. O motoqueiro identificado pela Polícia Rodoviária Federal como J.P.O. de 44 anos colidiu a moto que pilotava com a lateral do veículo em uma curva e acabou morrendo ainda no local.

"Nós estivemos na área e fizemos o levantamento. Ainda não confirmamos a perícia mas pelos indícios do local, possivelmente o acidente resultou de uma ultrapassagem que não foi concluída", explicou o inspetor Dorieldson Viana.

O veículo ca empresa seguia com direção a Teresina com duas pessoas. O motorista se evadiu do local, deixando o passageiro. Segundo o inspetor ele teria saído com medo de ser agredido na área do acidente. "O colega dele ficou e disse que ele prometeu se apresentar, que ele foi embora com medo de ser agredido ou que fizessem algo com ele", completou o inspetor.

Até a publicação desta matéria, o motorista que não foi identificado ainda não se apresentou no posto da PRF. O corpo da vítima foi levado para o Instituto Médico Legal e um cunhado esteve no local do acidente após ser acionado pela PRF.

Imagens mostram a destruição no veículo após a colisão lateral.

Rayldo Pereira
[email protected]

Candidatos a prefeito inauguram comitê de campanha em Altos

No município de Altos, distante 37 km de Teresina, dois candidatos registraram candidatura na disputa pelo cargo majoritário. Patrícia Leal (PT) é candidata à reeleição e conta com apoio de mais nove partidos PP,  PPS,  PSC,  PV,  DEM,  PSL, PROS,  PMN  e PR. Na noite desta quinta-feira (18), a petista inaugurou comitê de campanha, evento que marcou o início dos encontros políticos promovidos pela coligação “Mais mudanças, mais trabalho”. 

“Faremos uma campanha limpa, propositiva, sempre pensando colocando os interesses do povo em primeiro lugar”, disse a candidata à reeleição. 

Na oposição, a coligação "A mudança quem faz é o povo" tem como candidato o médico Dr. Fonseca (PSB). A aliança oposicionista é formada pelo PRB, PTB, PMDB, REDE, PRTB, PHS, PMB,  PTC, PSB , PRP, PSDB, PSD, PC do B e PDT.

"Nossa intenção é trabalhar em prol da população que mais precisa das ações da prefeitura. Estamos fazendo um esforço para direcionar o trabalho, sem intervenção de políticos. Vamos contar com o apoio de pessoas que trabalham e residem em Altos e trabalhar por essas pessoas", disse Dr. Fonseca. A inaguração do comitê do candidato acontece nesta sexta-feira (19).  O candidato comandou o poder executivo municipal nos anoas de 2006, 2007, 2009, 2010 e 2011.

 

Graciane Sousa
[email protected]

Posts anteriores