Cidadeverde.com

Capela no sertão do Piauí é recuperada e vira Centro de Educação Patrimonial

A iniciativa partiu do Projeto Archaeo em parceria com a Prefeitura de Dom Inocêncio, município piauiense distante 626 quilômetros de Teresina,  que realizou trabalhos de manutenção e ajustes na igreja, para  implantar no local um centro de educação patrimonial nas salas conjugadas existentes na edificação.

A ideia é valorizar a cultura e o turismo na região de Ponta da Serra localidade onde está erguido o templo,  e que fica a 84 km da sede do município. Os trabalhos serão realizados através do  treinamento de pessoas da comunidade para futuramente receber e conduzir os turistas que desejam conhecer a capela secular.

O templo foi construído por Frei Henrique Cavalcante em 1870, ele ergueu  também as  igrejas de Remanso, na Bahia, de São João do Piauí, São Raimundo Nonato e Caracol. Segundo a tradição, a Capela de Ponta da Serra teria sido construída com mão de obra escrava e apoio financeiro de Carlão do Outeiro, um antigo propietário de terras e gado da região do século XIX.

O espaço é um importante patrimônio edificado que só se manteve preservado graças a população local e ao trabalho que envolve muito amor pela preservação.

O acervo de imagens religiosas ainda existentes desde a época de fundação do templo  chama a atenção pelo trabalho dos escultores. Existem suspeitas que a igreja seja mais antiga ainda, e que tenha sido edificada  em 1685 por outro Frei Henrique, de uma Ordem de Jesuítas, de origem até então desconhecida, provavelmente, oriundos de Portugal para a Bahia e que chegou até as terras piauienses e ergueu uma capela de paredes de  pedra  que posteriormente foi adaptada a atual igreja.

Programação da inauguração no dia 31//07/21:

 16hs - Solenidade de Inauguração


16:15hs  - Missa e Benção na Igreja local


 17:30hs - Aprestação da Capoeira de Quilombo / Grupo Ponta da Serra e Cacimbas


 18:00hs -  Aprestação do CEP - PS

João Bandeira
Com informações de  Macelo Damasceno (Ascom)

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais