Cidadeverde.com

Floriano lança edital de matrículas para o ano letivo de 2023

A partir de 09 de janeiro de 2023, todas as escolas do município de Floriano estarão de portas abertas para receber novos alunos. É que a Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Educação, lançou nesta quinta-feira (29), o edital de matrículas para o ano letivo de 2023. Por enquanto, as escolas estão renovando as matrículas dos alunos que já estudam na rede municipal e que não ficaram retidos. 

As novas matrículas devem ser feitas presencialmente, na escola em que o aluno deseja estudar. As vagas são para turmas no Ensino Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os interessados devem preencher uma ficha de matrícula com os dados pessoais e de procedência escolar do estudante, respeitando o quadro de vagas existentes em cada escola. 

Para a educação infantil e o ensino fundamental são necessárias as cópias dos seguintes documentos: certidão de nascimento; cartão de vacinação atualizado (no caso de matrícula no ensino infantil / creche / pré-escola); dos documentos de procedência escolar (declaração escolar, histórico escolar e/ou boletim escolar); além do cartão de benefício (para aluno de famílias beneficiárias de Programas Sociais do Governo - Bolsa Família) e, em caso de crianças com deficiências, cópias do cartão do SUS e do laudo médico constando o CID da deficiência.

Já para a EJA, devem ser apresentadas cópias dos documentos de RG, CPF, documentos comprobatórios da procedência escolar (declaração escolar, histórico escolar ou boletim escolar) e em caso de estudantes com deficiência, cópia de laudo médico constando o CID da deficiência.

A Rede Municipal de Educação de Floriano conta atualmente com 46 escolas, sendo 32 na zona urbana e 14 na zona rural. Eram 17 na zona rural, mas 3 escolas passaram por nucleação, que é o processo de deslocamento de crianças e jovens da mesma rede de ensino para outras escolas próximas, quando apresentam baixo número de matrículas. Desta forma, os alunos das localidades Barro Rachado e Mucambo foram nucleados para a escola do L3; e os alunos da comunidade Rio Branco para a escola do Boqueirão, sempre com a garantia do transporte escolar. 

Segundo o secretário municipal de Educação, Nylfranyo Ferreira, há vagas para todos os interessados em estudar. “Nós lançamos o edital com o número de vagas por turma. Mas queremos deixar claro que, enquanto houver alunos para matricular, matricularemos. Quando as turmas excederem mais de 10 alunos, abriremos uma nova turma ou encaminharemos o aluno para a escola mais próxima, para que o ensino em sala de aula não seja prejudicado”, explicou.
O edital com todas as informações para matrículas será afixado nos murais nas escolas e na Secretaria Municipal de Educação.  A previsão de início do ano letivo é dia 6 de fevereiro de 2023. 

INGRESSO NAS CRECHES

Para ingresso nas creches, as crianças devem ter dois anos completos ou a completar até o dia 31 de março de 2023. Já na zona rural, poderão se matricular na pré-escola crianças a partir dos 4 anos ou que completem a idade até 31 de março.
O secretário municipal de Educação, Nylfranyo Ferreira dos Santos, alerta para as quantidades de alunos por turma. “Nós temos número certo de vagas em cada escola. Nas creches, por exemplo, são 10 vagas por turma para salas com crianças de 2 anos de idade, e 15 vagas para turma com crianças de 3 anos. Já as turmas de Pré podem ter até 20 crianças, sendo uma turma para a faixa etária de 4 anos e outra para 5 anos”, disse.

ENSINO FUNDADENTAL E EJA

A idade mínima para ingresso no ensino fundamental é de 6 anos de idade completos ou a completar até 31 de março de 2023. Já para EJA, o jovem deve ter, no mínimo, 15 anos completos ou a completar até 31 de março de 2023.
No Ensino Fundamental, as turmas dos anos iniciais (1º ao 5º ano) terão até 25 estudantes. E as dos anos finais (6º ao 9º ano) até 35 alunos. 

A EJA terá 25 alunos nas turmas dos anos iniciais, e 35 nas turmas dos anos finais.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais