Cidadeverde.com

Carnaval: Prefeitura lança a programação da folia em Floriano

Em clima de muito samba, a Prefeitura de Floriano, através das Secretarias de Cultura, Esporte e Lazer, e de Turismo e Desenvolvimento Econômico, lançou nesta terça-feira (24), a programação do Carnaval 2023, com o tema  “Carnaval de um Novo Tempo”. Participaram, além do prefeito Antônio Reis, e dos secretários Elineuza Ramos e Marcos Veras, organizadores da festa, demais secretários, vereadores Miguel Vieira e Ancelmo Jorge, autoridades de segurança, profissionais de saúde, representantes de entidades e instituições, carnavalescos e convidados. 

Elineuza Ramos abriu a solenidade declamando a letra de sambas-enredos de agremiações tradicionais de Floriano, em referência aos talentos da cidade que, ano a ano, abrilhantam o carnaval da Princesa do Sul e fazem dele, uma das maiores festa do estado e do Nordeste.

Ao usar a fala, o secretário de Governo, Marcony Alisson, destacou o carnaval como uma festa de fomento à arte, cultura e desenvolvimento social, um evento de alegria que gera emprego e renda e aquece a economia. 

Marcos Veras anunciou a programação do carnaval 2023: serão 4 dias de muita folia, de 18 a 21 de fevereiro, com dois arrastões, desfile de escolas de samba, e festa todas as noites no cais da beira-rio, com grandes atrações, entre talentos de Floriano e bandas de fora. Ao todo, doze estão confirmadas: Rubynho, Kayo Freitas, Kayo Stronda, Leo Cachorrão, Danny Mellody, Savio Grazz, Nanaê, Erick, Anderson Rodrigues, Grupo Baratinar, Banda Conexão e Matheus Lima.

A novidade do retorno da folia será um dia destinado ao carnaval da família, no domingo, dia 19. Segundo os organizadores, será um dia bem festivo voltado para todas as idades, com atrações, palhaços, e muita alegria, a ser organizado pela secretária de Assistência Social, Rafaela Barros e equipe.

Antes do carnaval propriamente dito, ainda haverá a festa para a escolha do rei e rainha da folia de momo, dia 10 de fevereiro, no Floriano Clube, e o tradicional Zé Pereira, no sábado, dia 11. O Bloco das Virgens também já garantiu que na sexta-feira de carnaval, vai esbanjar irreverência na avenida, até o cais da beira rio. 

O carnaval encerrará com a apuração do desfile das escolas de samba, que pela proximidade da festa, as agremiações confirmadas desfilarão como blocos. São elas: a “Arrocha Um, Aperta o Outro”, “Caipiras", "Mocidade”,  “Acadêmicos do Irapuá”,  “Beija-flor da Princesa”,  e “Unidos do Samba”, que receberão apoio da prefeitura no valor de R$ 15 mil cada.

A solenidade foi marcada, ainda, pela apresentação de um casal de mestre-sala e porta-bandeira.  Ao se pronunciar, o prefeito Antônio Reis falou que até 40 dias atrás, o carnaval era uma incógnita por causa do novo avanço da covid, mas que a vacinação tornou possível resgatar a folia, mas com pouco recurso. “Nosso município tem base financeira equilibrada, sem dever a ninguém. Vamos gastar o que é possível gastar, fazer uma linda festa valorizando também os artistas de casa. Tudo é eficiência e vem numa crescente. Teremos uma festa boa em 2023 e uma melhor ainda em 2024”, disse o prefeito.

Confira a programação completa do evento:

Programação do Carnaval de Floriano 2023

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais