Cidadeverde.com

Floriano alcança o 1° lugar na Efetividade da Gestão Municipal

A cidade de Floriano alcançou o 1° lugar, com 47,55 pontos, no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), referente ao ano de 2022.

O IEGM é uma ferramenta aplicada pelo TCE que tem o objetivo de avaliar as políticas e atividades públicas desenvolvidas pelos gestores municipais no contexto das finanças, nas dimensões da Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Cidades Protegidas e Governança em Tecnologia da informação.

O índice também serve para orientar os gestores municipais a implantarem os processos e controles que ajudam a gestão a melhorar seus resultados no âmbito das sete dimensões avaliadas. Essa avaliação classifica os municípios nas faixas: A (altamente efetivo), B+ (muito efetivo), B (efetivo), C+ (em fase de adequação) e C (baixo nível de adequação). 

Com o aperfeiçoamento da ferramenta, novos indicadores foram inseridos na avaliação de 2022 e todos os municípios do Estado obtiveram resultados que os classificaram na faixa C. Na avaliação de 2022, Floriano obteve a maior pontuação geral do IEGM  dentre todos os 224 municípios piauienses, incluindo a capital, Teresina.

De acordo com o prefeito, Antônio Reis, "o índice apontado pelo TCE-PI demonstra a eficiência e competência da cidade de Floriano. E isso se deve ao zelo com a coisa pública, pensando-a com grandeza, eficiência e qualidade. Sempre buscando fazer o máximo, gastando o mínimo,  com a melhor qualidade e pelo menor preço", ressaltou. 

Segundo Lauro Cronemberger, secretário de Finanças de Floriano, “o IEGM reflete, também, o cuidado e o controle com as finanças do município e como tem sido investido o dinheiro público", concluiu o secretário.

Ascom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais