Cidadeverde.com

Hospital Estadual realizou mais de 960 cirurgias de catarata em Esperantina

O Hospital Estadual Júlio Hartman (HEJH), em Esperantina, realizou 962 cirurgias de catarata durante o último mutirão de cirurgias realizado de 19 a 22 de julho. Os procedimentos beneficiaram pacientes dos municípios de Esperantina, Batalha, Joaquim Pires, Morro do Chapéu e São João do Arraial.

Ao todo, 1.113 pacientes dos municípios passaram por avaliações na etapa de triagem do serviço, realizada no último mês de junho.

“A cirurgia melhora substancialmente a qualidade de vida para a população atendida. A gente percebe o quanto a vida dessas pessoas melhora, trazendo mais autonomia para o seu dia a dia. Toda essa ação só é possível com o apoio que recebemos da Secretaria da Saúde e do Governo do Estado”, explica a diretora-geral do HEJH, Vilma Moraes.

Até o fim do ano, o Governo do Piauí vai realizar 28.360 cirurgias de catarata por meio de mutirões pelo estado, contemplando todos os 224 municípios das 12 regiões de saúde.

“O objetivo é levar um atendimento de qualidade. Os mutirões estão acontecendo e os piauienses estão tendo acesso a esses procedimentos. É um trabalho do Governo do Estado, por meio da Sesapi, para melhorar a qualidade de vida dos nossos piauienses e a assistência prestada pela rede estadual de saúde”, fala o superintendente de Gestão da Rede de Alta e Média Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.

Ascom

Sesapi realiza treinamento clínico e vigilância de ISTs em Parnaíba

A Secretaria da Saúde (Sesapi), por meio da Coordenação de Infecções Sexualmente Transmissíveis, realiza, nesta terça (23) e quarta-feira (24), o treinamento em manejo clínico da tuberculose e vigilância do HIV e sífilis, no âmbito da transmissão vertical. O evento será realizado em Parnaíba, auditório do Instituto Federal do Piauí (IFPI), nos turnos manhã e tarde.

A capacitação será voltada para profissionais da atenção básica, hospitalar e vigilância dos municípios e irá tratar do cenário epidemiológico da sífilis, HIV/Aids e tuberculose no Piauí, bem como os trabalhos de vigilância epidemiológica para esses agravos, métodos de prevenção, diagnóstico e tratamento mais adequados. No âmbito da tuberculose, será trabalhado junto aos profissionais o manejo clínico adequado dos pacientes, diagnóstico, acolhimento de casos na atenção primária e fluxo de atendimento de pacientes.

O objetivo principal do treinamento é capacitar os profissionais que atuam na atenção primária a levar um atendimento mais qualificado para a população, tendo um manejo adequado de cada caso e de cada doença, melhorando, assim, a resolutividade dos atendimentos e assistência à saúde da população. Além disso, o treinamento também irá qualificar os dados registrados em todo o estado, permitindo um trabalho de vigilância mais eficiente.

A coordenadora de ISTs da Sesapi, Karinna Amorim, destaca que os treinamentos também estão sendo realizados em outras cidades e a ideia é qualificar todas as regiões de saúde de forma igual.

“Até o momento, já foram realizados em Bom Jesus, Uruçui e Picos. Pretendemos reunir profissionais para que possam receber atualizações e contribuir na disseminação de informações no território. A Sesapi vem somando esforços no sentido de  enfrentamento dessas doenças e alcance das metas de eliminação, para tanto é necessária a qualificação do cuidado, organização da rede e articulação entre os atores envolvidos”, fala a coordenadora.

Os profissionais podem se inscrever para o treinamento por meio do link: https://forms.gle/vzAzjZn7cYCzK67L9

Ascom

Carretinha da saúde chega a Esperantina para atendimentos especializados

A Carretinha do governo do estado do Piauí chega a cidade de Esperantina e vai iniciar os atendimentos nesta segunda-feira (22), na praça Leônidas Melo no centro da cidade.

O serviço oferta consultas e exames para todas as regiões do Piauí com duas unidades móveis totalmente equipadas.

O público-alvo são crianças de zero a seis anos. Na Carretinha da Saúde, elas recebem atendimentos odontológicos, fonoaudiólogos e oftalmológicos. No caso da oftalmologia, caso haja necessidade, são fornecidos óculos.

A Carretinha da Saúde é uma das ações do Pacto Pelas Crianças, que tem por finalidade planejar e intermediar a implementação de ações e políticas públicas transversais de cuidado com a primeira infância, pactuando com agentes públicos dos diferentes entes federativos, com os demais poderes e com representantes da sociedade civil organizada.

De acordo com o secretário de saúde, Derik Kauan a a carretinha vai permanecer em Esperantina entre os dias  22/07 a 13/08, com atendimentos na parte da manhã e tarde, com uma média de 30 crianças por dia.

“É um momento importante para os país levarem seus filhos na carretinha que oferece vários serviços especializados de forma gratuíta, nesta parceria da prefeitura de Esperantina com o governo do estado”, falou o secretário.

Ascom

Desafio Cânion do Rio Poty será realizado neste fim de semana

 

Foto: João Bandeira

No coração do Piauí, o Cânion do Rio Poti, localizado na cidade de Castelo, será palco de um evento esportivo imperdível nos dias 20 e 21 de julho de 2024. Com patrocínio da Secretaria dos Esportes (Secepi), o Desafio Cânion do Rio Poti reunirá atletas e entusiastas de corrida, ciclismo, natação e caiaques em um cenário deslumbrante. 

No sábado, dia 20, a modalidade de natação entrará em cena. Às 10h, os nadadores enfrentarão um desafio de 500 metros nas águas do cânion, nadando cercados por seus paredões rochosos.

Também no sábado, às 10h, os caiaques tomarão conta do cenário. Os participantes remarão 4 quilômetros pelas águas do cânion, explorando suas curvas e desafios naturais. A combinação de esforço físico e beleza natural tornará essa corrida de caiaque uma experiência memorável.

No domingo, dia 21, os amantes de mountain bike e corrida de trilha terão a oportunidade de testar suas habilidades. A largada será às 7h30, e os participantes percorrerão 10 quilômetros na trilha do Cânion do Rio Poti. A adrenalina e a paisagem deslumbrante se unirão nessa experiência.

O “Desafio Cânion do Rio Poti” é uma celebração da natureza, da superação e da paixão pelo esporte. 

Ccom

Hemopi inicia produção de plaquetas em Floriano e descentraliza serviço

Foto: Ccom

O Hemocentro Regional de Floriano é o primeiro hemonúcleo do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) a produzir plaquetas. A unidade é responsável por abastecer boa parte dos hospitais da região sul do Estado, e a implantação desse procedimento vai reduzir o tempo de espera dos pacientes por esse hemocomponente, que até então só era produzido no Hemocentro Coordenador de Teresina.

Para iniciar a produção em Floriano, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) adquiriu um dos equipamentos mais modernos do mercado para a separação automática de hemocomponentes.

O Diretor Geral do Hemopi, Dr. Rafael Alencar, ressalta que a descentralização da produção facilita a logística de distribuição, reduzindo o tempo de resposta às unidades de saúde abastecidas pelos Hemopi. “Até o final desse mês os hemocentros regionais de Parnaíba e Picos também produzirão plaquetas. Os equipamentos já estão disponíveis e assim que o treinamento dos técnicos for finalizado, a produção será iniciada. Desta forma, todos os hemonúcleos terão o mesmo parque tecnológico do Hemocentro Coordenador, levando mais agilidade, segurança e qualidade ao atendimento dos pacientes”. 

A coordenadora do Hemocentro Regional de Floriano, Eliomara Elayne, explica que a agilidade no atendimento foi o maior benefício conquistado com a descentralização. “Ganhamos tempo ao produzir plaquetas aqui no regional, um componente que tem validade de apenas 5 dias. Isso deu mais agilidade no atendimento das demandas dos pacientes atendidos no Hospital Regional Tibério Nunes, e também de outras cidades que estão dentro da área de referência do hemocentro regional de Floriano, como Bom Jesus, que já teve solicitações de transfusões atendidas com a nossa produção. Um ganho para os pacientes que tiveram esse tempo de liberação de plaquetas reduzido”, explica. 

As plaquetas são um dos componentes do sangue que atuam na coagulação. O seu uso é indicado para o controle de sangramentos, que podem acontecer devido traumas, cirurgias, doenças crônicas como o câncer, doenças infecciosas agudas como a dengue, etc.

Além da descentralização, outros investimentos estão sendo feitos na melhoria dos quatro hemocentros, como aquisição de novas poltronas para coleta de sangue, homogeneizadores digitais de sangue, centrífugas refrigeradas de solo, equipamentos da cadeia de frio (câmaras, freezeres, freezer de congelamento rápido de plasma), etc. 

Já está em fase de implantação o novo sistema de gerenciamento de bancos de sangue, um software que vai integrar os hemocentros de todos os Estados ao Ministério da Saúde. "O novo sistema vai facilitar, entre outros serviços, o acesso dos doadores de sangue, por meio do app Meu SUS Digital, a informes sobre campanhas de doação de sangue, carteira do doador e consultas da data para a próxima doação", disse o superintendente de média e alta complexidade da Sesa. Dirceu Campêlo.

Ccom

Cajueiro da Praia vai receber R$10 milhões em asfaltamento

Foto: Ccom

O município de Cajueiro da Praia, no litoral do Piauí, recebe pavimentação asfáltica em mais de 13km de vias nas áreas urbana e rural. Os serviços são executados pela Secretaria da Infraestrutura, (Seinfra) e já estão em fase de conclusão. As obras contribuem para a mobilidade dos moradores e turistas que passam pela região e até o fim dos trabalhos, o Governo do Piauí terá investido mais de R$ 10 milhões só em pavimentação na cidade.

Iniciadas em janeiro deste ano, as obras estão divididas em duas frentes, mas feitas de maneira simultânea. O primeiro canteiro de obras está localizado na faixa que liga o Centro de Cajueiro da Praia, passando pela comunidade Barrinha e finalizando na comunidade de Barra Grande, importante destino turístico do Piauí. No local, a Seinfra finalizou mais de 8km de pavimentação, com investimento de mais de R$ 5,5 milhões. 

O secretário da Infraestrutura, Flávio Júnior, esteve no local visitando o canteiro de obras e destacou o impacto positivo dessa intervenção. “Estamos entregando aqui mais que pavimentação asfáltica. Estamos entregando uma melhor qualidade de vida para os moradores e um melhoramento do acesso a esse paraíso para os turistas. Vale ressaltar que nós estamos atendendo também a reivindicação da população. Nós manteremos a pavimentação feita em bloquetes, na região da Ponta do Sardim, uma faixa de 1,7km que será preservada”, explica o gestor.

O outro ponto onde a secretaria está com obras é no cruzamento de rodovias chamado “Quatro Bocas.” No local, a equipe já executou os trabalhos de melhoramento da estrada já existente com a implementação do asfalto finalizada. Ao fim, a nova rodovia terá 6 metros de largura, sendo 1m só nos acostamentos.

As obras estão em fase de conclusão com a finalização da implantação da sinalização vertical e horizontal e implantação dos redutores de velocidade. 

Ccom

Aniversário do Museu do Mar terá show de Maria Gadú domingo (21)

Foto: Ccom

O Museu do Mar comemora o terceiro aniversário e, para celebrar a data, uma vasta programação cultural será realizada no Porto das Barcas, em Parnaíba, litoral do estado. Nesta semana, como parte da celebração, ocorre o Festival Porto Vivo, que reúne artesanato, gastronomia, moda e cultura. O evento encerra no domingo (21), com show gratuito da cantora, compositora e instrumentista Maria Gadú. 

Foto: Divulgação

A paulistana já foi indicada cinco vezes ao Grammy Latino e venceu duas categorias dessa que é uma das mais importantes premiações internacionais da música. A artista conquistou, em 2010, o prêmio de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira, com o "Maria Gadú", e no ano seguinte ganhou com "Mais Uma Página" o prêmio de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira.

“Quem for nos visitar no Festival Porto Vivo vai viver uma experiência cheia de descobertas sobre o território do Delta do Parnaíba. É uma grande oportunidade para conhecer as tradições de quem vive na região, além de apreciar uma programação musical diversa, com baião, reggae, MPB e outros estilos. O Museu do Mar está de portas abertas para receber os turistas e parnaibanos”, declara Ryck Costa, organizador do evento e diretor do museu.

“O Porto Vivo, que celebra a cultura piauiense, está com uma programação muito atrativa neste período de férias, onde muitos turistas passam pelo litoral. Por lá, além de muita música boa piauiense, fecharemos com o show da cantora Maria Gadú. Então, quem for por lá, vai poder desfrutar, além das belezas do Porto das Barcas e da história contada por meio do Museu do Mar, de parte do melhor da nossa cultura”, afirma o secretário da Cultura, Carlos Anchieta.

O Festival Porto Vivo é indicado para todos os públicos. O evento conta com o patrocínio do Governo do Piauí, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), e Equatorial Piauí, por meio do Sistema Estadual de Incentivo à Cultura (Siec). Durante todo o mês de julho, quando é realizada a programação de aniversário do Museu do Mar, a expectativa é que mais de 50 mil pessoas visitem o espaço. 

Programação do Festival Porto Vivo

Quinta-feira (18)

Palco Maria Antonia

Rafaela Radma

 Palco Porto Vivo

Filho Sanfoneiro

 Palco Zé De Maria

Capitão Poeta

 Sexta-feira (19)

Palco Maria Antonia

Afonso Violão

Palco Porto Vivo

Porto Moda (desfile)

 Palco Zé De Maria

Veludo Voltaire

Sábado (20)

Palco Maria Antonia

Cabocos do Mangue

 Palco Porto Vivo

Porto Modas

 Domingo (21)

Show Cochá

18h - Show com Maria Gadú 

Sul piauiense se prepara para a 47ª edição da ExpoCorrente

A cidade de Corrente, no sul do Piauí, se prepara para receber a 47ª edição da ExpoCorrente, o maior evento agropecuário da região, que conta com uma vasta programação como exposição de animais, shows, feiras, cavalgada, concurso leiteiro, julgamento de animais, culinária regional e outras atividades.

O evento é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária do Piauí (Sada). A 47ª edição do evento contará com pavilhão de 420 m².

Além de movimentar o município, a ExpoCorrente impulsiona a economia do Piauí. Fábio Abreu, secretário da Sada, destacou a importância do evento para o estado. “Já é um evento consolidado no sul do estado e, sem dúvidas, é um evento pensado de forma especial na agricultura e nessa edição vamos inaugurar um novo pavilhão de 420 m², e nós sabemos a grandiosidade e importância econômica do evento”, afirmou.

Para o André Nogueira, diretor de inovação da Sada e presidente da Associação Piauiense de Criadores de Zebu,  além de ser uma forma de divulgar e valorizar a pecuária e valorizar a economia do sul do estado, é uma forma de homenagear os pecuaristas que tanto se empenham no ofício. 

“Hoje, a Expocorrente é considerada a feira mais tradicional do interior do estado do Piauí e a maior exposição da grande região do Matopiba, forte produtora de grãos, de uma pecuária pujante. Teremos uma semana de muitos negócios, muita troca de experiência, palestras, discursos e empresas que estão colocando à mostra os seus produtos e uma grande exposição de animais. Teremos uma exposição ranqueada nacionalmente da raça Nellore.  Pessoas de todos os estados do Brasil vêm para Corrente a fim de participar desse grande evento, que não é só uma exposição agropecuária, mas também é um ponto de encontro e movimentação", afirmou.

O evento também conta com grandes atrações musicais. Em 2024, a feira terá Murilo Huff, Wallas Arrais, Magníficos, Alanzim Coreano, Lucas do Acordeon, Neto Lx, Katia Cilene, Léo Cachorrão, Dorgival Dantas, Dudu Nogueira e Cristian Ribeiro.

Ccom

Ópera da Serra da Capivara será lançada nesta segunda-feira (15)

Foto: Reprodução

O Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), lança, nesta segunda-feira (15), a 6ª edição do festival  Ópera da Serra da Capivara. 

O evento acontece de 15 a 27 de julho, tendo como palco principal o deslumbrante cenário da Pedra Furada, anfiteatro natural esculpido pela ação dos ventos ao longo de milhares de anos. 

O lançamento acontece às 10h30, no auditório Sulica, na sede da Secult, Centro de Teresina.  A Ópera da Serra da Capivara é um espetáculo de música, teatro, circo e dança.  

Este ano, o tema da ópera será “Onça Rainha: uma jornada de rugidos e silêncios”, inspirado no clássico filme Rei Leão. 

A programação prevê shows de Lia de Itamaracá, Xênia França e Almério.O evento conta com projeções gráficas, holografia e diversos elementos visuais tecnológicos, além de orquestra armorial e grupos de bailarinos da Escola de Dança Estadual do Piauí, de São Raimundo Nonato (PI), São Paulo (SP) e Curitiba (PR). O espetáculo tem direção geral  deSádia Castro e direção artística de Felipe Guerra.

Com informações Ascom

Projeto capacita mulheres empreendedoras em Teresina e Parnaíba

Foto: reprodução

O programa ‘Investe Nelas’ realiza, neste sábado (13), em Teresina, e na segunda e terça-feira (16), em Parnaíba, mais uma imersão da Aceleradora de Negócios Startup Piauí, órgão ligado à Investe Piauí. A ação tem a parceria da Secretaria das Mulheres (Sempi). 

Voltado para a cultura e educação empreendedora, o Investe Nelas destina-se, exclusivamente, a negócios liderados por mulheres ou que possuam pelo menos 50% de atuação feminina no quadro diretivo e executivo de suas equipes. Na imersão, mulheres das empresas selecionadas receberão orientações e capacitações que as ajudem a alavancar suas empresas.

Ao todo, 37 negócios dirigidos por mulheres estão selecionados para participar gratuitamente da imersão, após terem passado por uma curadoria feita pela Startup Piauí, como previsto em edital. Uma primeira ação com esse público já foi realizada de forma online, na quarta-feira (9), e sábado será o momento presencial com as empresas da região de Teresina, na sede do Hub Investe Piauí, no Centro da capital. Já, segunda e terça-feira, em Parnaíba, serão realizadas atividades presenciais para as empresas da região no Hub do Hidrogênio Verde, na Zona de Processamento e Exportação (ZPE) do Piauí, na cidade litorânea.

Luciana Tsukada, gestora do programa Startup Piauí, explica que o programa está dividido em três fases principais; a 1 - aceleração básica, a 2 - aceleração intermediária e a 3 - avançada. A aceleração básica, de acordo com a gestora, é a parte principal do programa, para equipes empreendedoras e empresas em fases iniciais, porque o requisito mínimo que a empreendedora deve dispor para desenvolver um negócio de sucesso é conhecer o cliente. 

“Todas as atividades que a gente roda nessa primeira imersão, que estamos chamando de aceleração básica, são realmente técnicas para obter maior compreensão sobre esse mercado, o mercado alvo da empresa, para que a partir desse conhecimento tenha condições de desenvolver estratégias de marketing, de vendas e de expansão de negócios. Todas as estratégias partem desse princípio básico, que é entender quem é o cliente dela”, complementa Luciana.

O conceito é trazer as mulheres para o ambiente de negócios, inovação e tecnologia, portanto, além das imersões, o programa realiza também mentorias mais especializadas para dar suporte no desenvolvimento dos negócios selecionados.

Ascom

Posts anteriores