Cidadeverde.com

Publicado o decreto de retomada do comércio de Floriano

Foto: Prefeitura de Floriano

Foi publicado no início da noite deste domingo, 7, o Decreto Municipal Nº 064, que dispõe sobre a efetivação da transição das medidas de Distanciamento Social Ampliado – DSA para o Distanciamento Social Seletivo - DSS, em Floriano, com o retorno gradativo e controlado de atividades comerciais não essenciais.

O documento de 9 páginas e 17 Artigos contém o detalhamento das 3 fases do Plano de Retomada das Atividades Comerciais de Floriano, a primeira já a partir desta segunda-feira, 8 de junho, além do protocolo sanitário a ser seguido pelos donos dos estabelecimentos, funcionários e a população, que tem 69 páginas e traz regras, orientações e a atual situação epidemiológica do Município.

Para tomar a decisão do retorno gradativo das atividades, o Município somou o resultado dos esforços e medidas tomadas até agora, o cumprimento das condições do Ministério da Saúde, para a flexibilização, como é o caso a ampliação de leitos hospitalares e de profissionais de saúde, realização de testes, aquisição de insumos para auxiliar no combate ao coronavírus, considerando, ainda, o índice de ocupação de leitos e o número de casos confirmados.

A partir desta segunda já poderão funcionar, com todos os cuidados sanitários e medidas de distanciamento e uso de máscaras: serviços essenciais já autorizados; estabelecimentos que prestam serviços de saúde; comércio varejista, atacadista de bens e serviços, lojas de departamentos especializados e prestadores de serviços; estabelecimentos de estética e beleza, com restrições sanitárias; construção civil; indústria de transformação; lojas do shopping, exceto praças de alimentação e salas de cinema; feira Livre, nas quintas, sextas e sábados; e serviços de saúde ofertados pela Secretaria Municipal de Saúde. As atividades relacionadas ao ramo de venda de bebidas e alimentos preparados deverão adotar, até o início da fase 3, o sistema de entrega em domicílio, conhecido como delivery ou retirada do produto no local, desde que atendam às condições de higiene, uso de máscara e distanciamento.

A partir do dia 22 de junho passam a funcionar, também, as academias de esporte, com limitações; atividades relacionadas a saúde bucal/odontológica da rede pública e privada; e atendimento presencial nos órgãos da administração pública municipal.

A partir de 06 de julho, além das atividades já em funcionamento, também estarão liberados: atividades presenciais em bares e restaurantes até às 20h, com limitação da capacidade de atendimento; consumação local nas padarias, com limitação da capacidade de atendimento; praça de alimentação e salas de cinema do shopping; equipamentos públicos de recreação esportiva e lazer de forma individual, sendo vedada a realização de eventos esportivos e culturais.

As barreiras sanitárias nos acessos a Floriano continuarão atuando até 21 de junho e terão como foco o uso obrigatório de máscaras pelos passageiros, que também terão a temperatura corporal aferida e o combate ao transporte clandestino.

As aulas da rede pública e privada de ensino continuam suspensas até 31 de julho.

Ao assinar o decreto, Joel Rodrigues fez um apelo à população e aos empresários: “agora é uma questão de consciência e respeito à vida, precisamos cumprir o protocolo sanitário e travar essa batalha diária contra o avanço da doença, porque é essa atitude que vai nos garantir o avanço entre cada fase do plano de retomada”, disse Joel. O decreto prevê que o avanço ou recuo de fases estará condicionado à prévia avaliação, feita com base em critérios como taxa de ocupação de leitos clínicos e de UTI, taxa de contágio, número de casos confirmados, dentre outros, que será feita pelo Poder Público, Comissão de Avaliação e Comitê Gestor de Crise.

Campo Maior intensifica medidas de contenção do coronavírus

Foto: Prefeitura de Campo Maior

A Prefeitura de Campo Maior através da Secretaria Municipal de Saúde continua com a  desinfecção de locais com grande concentração de pessoas. Na tarde desta quinta-feira (4/6), foi a vez da Maternidade Sigefredo Pacheco, Regional de Saúde e do prédio do SAMU.

Foto: Prefeitura de Campo Maior

 A mistura usada para a higienização combina água, cloro e hipoclorito de sódio, conforme recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), utilizada em bombas costais de pulverização.  A ação garante a permanência de um ambiente limpo  além de reduzir a transmissão de infecções cruzadas dentro das dependências desses locais.

Campo Maior tem um total de 195 casos de Covid-19 e  4 mortes provocados pela doença de acordo com o último boletim oficial divulgado pela Secretaria de Saúde do Piauí(SESAPI).

 

Parnaíba registra nova morte provocada pelo Covid-19

Em Parnaíba os números de novos registros de Covid-19 continuam chamando a atenção das autoridades de saúde do município, acumulando um total de 747 pessoas com a doença, posicionando a cidade como a segunda no Piauí em maior número de casos de Coronavírus. De acordo com o último boletim oficial da prefeitura, até o momento 290 pessoas já se recuperaram do  Coronavírus. 12  morreram doentes com Covid-19.  432 moradores  estão em isolamento familiar. 10 pacientes do município estão em leitos clínicos e  03 estão em leitos de UTI. O boletim foi divulgado na noite desta quinta-feira(4) 21h. A última morte registrada em Parnaíba devido ao Covid-19 foi de uma mulher de 68 anos de idade.

[email protected]

Campo Maior intensifica combate ao Covid-19 nos bairros

Foto: Prefeitura de Campo Maior

A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde de Campo Maior segue  nas ações de combate ao coronavírus nos bairros. Na tarde desta quarta-feira (3/6), profissionais percorreram as ruas do Bairro de Fátima fiscalizando o cumprimento das medidas de combate a doença, verificando a temperatura dos moradores repassando orientações de higienização e uso da máscara, além da distribuição de cartazes informativos.

As pessoas que tiverem a temperatura acima de 37,8ºC são orientadas nos casos que houver indicação de outros sintomas associados a sinais de insuficiência respiratória (mediante entrevista) a procurar as Unidades de Saúde.

Foto: Prefeitura de Campo Maior

Dados mostram que o Bairro de Fátima está com 20 casos de Covid-19  e as ações tem o objetivo de diminuir a incidência do Coronavírus na região.

IBOPE realiza segunda etapa de pesquisa em Floriano

Foto: reprodução

A segunda etapa de pesquisa encomendada pelo Ministério da Saúde e que vem sendo realizada pelo Instituto Ibope acontece entre os dias 4 e 6 de junho em Floriano. As equipes responsáveis pela coleta de informações serão devidamente paramentadas e dispõe de identificação. 

O objetivo da pesquisa é estimar o percentutal de brasileiros infectados com o SARS-CoV-2, além de determinaro percentual de infecções assintomáticas ou subclínicas. Outro ponto que será analisado, diz respeito a avaliação dos sintomas mais comuns relatados pelos infectados. 

O estudo foi dividido em três etapas com intervalos de quinze dias para cada pesquisa, o que vai permitir o desenho de estratégias de abrandamento das medidas de isolamento social, com base nas estimativas obtidas. 

O estudo envolve risco mínimo para a saúde dos participantes, pois envolve apenas a aplicação de um questionário curto e o exame sorológico.

Secretaria de Parnaíba investiga 1º caso de reinfecção de paciente com covid-19

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Renata Beltrão (@renataplbeltrao) em

 

Atualizada às 14h20


A Secretaria Municipal de Saúde de Parnaíba investiga um caso de uma paciente que teria infectado com covid-19 por duas vezes. A reinfecção ocorreu em uma técnica de enfermagem de 31 anos.  A informação foi confirmada pela médica infectologista Renata Beltrão, da equipe de enfrentamento à Covid-19 da Secretaria de Saúde de Parnaíba. 

A técnica de enfermagem realizou o teste rápido no dia 27 de abril, ficou de quarentena e em novos exames, o swab, o mais preciso, e novamente um teste rápido, constatou negativo. No dia 28 de maio, a técnica apresentou sintomas do novo coronavírus e em um quatro teste, ela testou positivo. 

A médica Renata Beltrão explica que após o tratamento, a paciente ficou assintomática, teve alta hospitalar e retomou para as atividades habituais. Contudo, nos últimos dias, ela voltou a ter sintomas da Covid-19 e testou positivo para a doença pelo método swab, pelo qual é coletado material da narina. 

"Esse novo swab veio positivo representando uma discordância do primeiro e que não é padrão que isso aconteça. Isso não significa que estamos de frente a uma reinfecção, mas significa que tem sugestão que isso seja, na leitura simples dos exames", reitera a infectologista.

A médica ressalta que "as células de defesa (do organismo) não são tão bem estabelecidas e não seguem padrão. Então, nós temos certa dificuldade para informar sobre a imunidade do paciente. Esse caso em específico, é de um paciente que teve sintomas e foi diagnosticada. Depois deu como se não tivesse mais partículas virais para não infectar mais ninguém e novamente apresentou sintomas".

"Quando a gente pega um vírus qualquer, que a gente tem esses sintomas gripais, o corpo tende a desenvolver uma defesa definitiva contra aquele tipo de vírus, contra aquela representação viral. O que acontece em um segundo momento é uma variação viral , variação genética do vírus, um novo agente que aparece e faz novamente os sintomas gripais. Então, teoricamente se desenvolvido uma imunidade àquele primeiro agente. No caso da Covid-19, nós não conseguimos ver a sustentação de IgG e IgM nos exames de sangue de todos os pacientes abrindo a possibilidade, pelo menos teórica, de que a gente pudesse ter uma reinfecção". 

A Secretaria de Saúde de Parnaíba ressalta que apura o caso. A Secretaria Estadual de Saúde informou ao portal Cidadeverde.com que não foi comunicada do caso. 

Assista entrevista da médica no Jornal do Piauí: 

 

Por João Bandeira, Gracyane Sousa e Yala Sena

[email protected]

Município de Oeiras já conta com 74 casos de Covid-19

Os registros oficiais de doentes com Covid-19 em Oeiras já alcançam 74 casos. Os números foram apresentados em boletim divulgado pelo Hospital Regional Deolindo Couto, Secretaria de Saúde e Governo do Piauí nesta segunda-feira(01º). Os 04 últimos casos positivos da doença na cidade foram diagnosticados em quatro mulheres com idades de 30,41,47 e 60 anos.

Em Oeiras apenas 01 paciente está internado em UTI. 14 pacientes já tiveram alta hospitalar, e 15 pessoas que estavam em isolamento domiciliar com resultado de exames positivos de Covid-19 também foram curadas. Um total de 44 casos confirmados de pessoas com a doença segue em isolamento domiciliar.

Foto: reprodução

As últimas 03 altas médicas de doentes internados com Covid-19 em Oeiras contaram com o registro de um paciente do sexo masculino de 89 anos de idade que foi curado após internação na rede hospitalar no município.

João Bandeira
[email protected]

 

Bolsonaro anuncia para dezembro entrega da ponte de Santa Filomena(PI)

Foto: reprodução

O anúncio da entrega da obra da ponte para  dezembro de 2020 ocorreu hoje pela manhã (01º) através das redes sociais do presidente Jair Bolsonaro. A obra une os municípios de Santa Filomena(PI) e Alto Parnaíba (MA) na BR 235.

A ponte tem 185 metros de extensão e de acordo com o DNIT recebeu investimentos de cerca de R$ 30 milhões de reais. De um total de quatro etapas programadas a ponte está com duas concluídas.

Santa Filomena fica distante 966 quilômetros de Teresina, a cidade anunciou semana passada o registro do primeiro caso de Covid-19 no município através de um homem de 29 anos de idade procedente de Alagoas que está trabalhando na obra da ponte,  e teria chegado em Santa Filomenta dia 14 de maio. O município já registra dois casos da doença de acordo com a Secretaria de Saúde do Piauí.

João Bandeira
[email protected]

Picos terá feriados religiosos antecipados devido a pandemia

Foto: Prefeitura de Picos

A Lei Nº 3032/2020, que autoriza a antecipação dos feriados municipais do dia 15 de agosto e do dia 04 de outubro foi sancionada pelo  Prefeito de Picos, Pe. Walmir Lima na sexta-feira(29) .

A atual situação emergencial de saúde pública, decorrente do coronavírus serviu como base para a decisão. O feriado de 15 de agosto é referente ao Dia de Nossa Senhora dos Remédios, padroeira da cidade de Picos, e será antecipado para a quinta-feira (04 de junho). Já o feriado de 04 de outubro referente ao Dia de São Francisco de Assis, será antecipado para a sexta-feira (05 de junho).

João Bandeira
[email protected]

 

Água Branca instala mais barreiras sanitárias

A Prefeitura de Água Branca, em parceria com a Secretaria de Transportes, instalou barreiras nas estradas vicinais, que dão acesso à cidade, para controlar o fluxo de pessoas que transitam pelo município.

"Toda a nossa equipe está disponível para ajudar a garantir a saúde da população. O nosso intuito é que o máximo de pessoas fiquem em casa e só saiam por motivos de suma importância. Aproveito para parabenizar toda a gestão, as equipes de saúde, os policiais e toda a população que está lutando pelo fim dessa pandemia", declara o secretário de Transportes, João Leite do Nascimento.

"Temos a certeza de que o aumento do isolamento social influenciará na redução do número de pessoas com covid-19 em Água Branca. Se o número de doentes for reduzido, aos poucos, vamos voltar a exercer as atividades comerciais normalmente", finaliza o prefeito de Água Branca, Jonas Moura.

 

Posts anteriores