Cidadeverde.com

Miguel Leão terá duas novas Unidades Básicas de Saúde

Foto: reprodução

O prefeito de  Miguel Leão, Robertinho(PP)  anunciou duas novas obras, que serão feitas com recursos próprios no município. 

 Após os trâmites licitatórios e vencidas as burocracias, na tarde desta segunda feira (18) foram assinados dois contratos, juntamente com as ordens de serviços, para a construção de uma  Unidade Básica de Saúde - UBS nos assentamento Grajaú e outra no  assentamento Faveiral.

As duas UBS´s representam um desejo antigo dos moradores que há muito tempo  sonham com a disponibilidade desse tipo de serviço nas comunidades beneficiadas.

João Bandeira
joã[email protected]

Conselho Tutelar de Oeiras está de sobreaviso na pandemia

O prefeito José Raimundo regulamentou, através de Decreto, o funcionamento do Conselho Tutelar de Oeiras. Segundo o documento, assinado na última quinta-feira, 14, os conselheiros devem manter os atendimentos em regime de sobreaviso, priorizando os casos graves de violação de diretos de criança e adolescentes, que ensejam a tomada urgente de medidas de proteção.

“O Conselheiro Tutelar de sobreaviso deverá comunicar ao órgão gestor, para efeito de comprovação de trabalho, relatórios quantitativos de casos atendidos durante o período”, diz trecho do decreto.

Esta é mais medida tomada considerando a suspensão atividades que impliquem na aglomeração de pessoas, de modo a evitar a disseminação da Covid-19 em Oeiras.

Município de Monsenhor Gil contabiliza 08 casos de pacientes com Covid-19

O município de Monsenhor Gil, distante 55 quilômetros de Teresina, está  com 08 casos confirmados de Coronavírus, 29 notificados, 01 suspeito  e 20 descartados. As informações oficiais foram divulgadas em boletim da prefeitura e Secretaria de Saúde Municipal  no final da tarde deste domingo(17). 

Entre as medidas tomadas pelo município constam a disponibilização de número de telefone para disk denúncia sobre descumprimento da quarentena e isolamento social, bem como demais denúncias pertinentes a COVID-19; realização de visitas pelas equipes de saúde a pessoas que chegaram de outros estados e seus familiares, para orientar sobre a importância da quarentena e do isolamento social; aplicação pela equipe de vigilância sanitária de solução desinfetante nos locais públicos e filas de estabelecimentos bancários; reserva de uma ala do hospital para tratamento especifico de pacientes com síndrome gripal e suspeita de COVID-19; treinamento para enfermeiros do Hospital Municipal sobre a utilização e manejo na coleta de amostras para teste PCR em tempo real e testes rápidos para a COVID19; distribuição de máscaras de tecido para população que se encontra nas filas dos estabelecimentos bancários do município; outra ação realizada pela prefeitura foi a de instalação de barreiras sanitárias com orientações de combate ao Covid-19 e desinfecção de veículos.

Foto: Ascom

De acordo com o secretário de saúde de Monsenhor Gil, Herbert César,  todos os casos confirmados até o momento nomunicípio são de uma mesma família que está monitorada e em isolamento, sendo aguardado agora o resultado do exame do Lacen-PI de um outro caso suspeito que deverá ser informado nas próximas horas.

João Bandeira
[email protected]

Uso de videoconferência agilizou 1500 reuniões de órgãos estaduais

Há 60 dias, a primeira sala de reunião virtual acontecia no Piauí por conta da pandemia do coronavírus. Desde então, secretarias do Governo já realizaram 1.500 videoconferências por meio da tecnologia. Com a medida, os servidores podem trabalhar de casa, respeitando as recomendações de isolamento social.

O sistema usado é o Cisco Webex, plataforma de videoconferência de alta qualidade disponibilizada pela Piauí Conectado e pela Agência de Tecnologia da Informação do Estado (ATI) em parceria com a Cisco. Todas as secretarias do Governo e a Prefeitura de Teresina estão usando a tecnologia, garantindo videochamadas com seguridade de dados, além de qualidade de imagem e som. 

São 161 salas de reunião, onde acontecem em média 43 videoconferências por dia. Quem já passou por uma dessas salas online foi o servidor Daniel Ferreira, coordenador da Escola Fazendária da Secretaria de Estado da Fazenda, que está seguindo o regime de teletrabalho. “Foi uma experiência muito positiva. A plataforma nos permite continuar trabalho com qualidade e sem deixar o serviço público parar”, comenta.

O governador Wellington Dias avalia positivamente o uso da tecnologia para garantir a segurança dos servidores, que não precisam sair de casa. “É algo extraordinário a comemoração de 1.500 reuniões virtuais. É a tecnologia contribuindo não apenas para a pandemia do coronavírus, mas garantindo que em todos os momentos importantes nós temos a Piauí Conectado fazendo uso da tecnologia com competência”, afirma.

Órgãos como a Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi), a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SDE), o Instituto de Terras do Piauí (Interpi) e o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí utilizam a ferramenta, que pode ser acessada de qualquer dispositivo digital seja celular, tablet ou computador.

Para o diretor-presidente da Piauí Conectado, Emerson Silva, a continuidade do serviço público é essencial para a prestação de serviço à população. Ele explica que, atualmente, é o teletrabalho que garante a operação dos órgãos estaduais. “A ferramenta tem ajudado a dar celeridade ao serviço das secretarias, que não podem parar neste período tão delicado de pandemia”, ressalta.

Da Redação
[email protected]

Água Branca tem centro para pacientes com sintomas respiratórios

Com o objetivo de aumentar ainda mais a prevenção dos usuários do sistema de saúde e diminuir o fluxo de pacientes com sintomas de doenças respiratórias nos postos, a Prefeitura de Água Branca inaugurou, nessa quinta-feira (14), um centro exclusivo de atendimento para pacientes com sintomas respiratórios no Hospital Municipal Dirceu Mendes Arcoverde. A proposta é garantir mais segurança e um melhor atendimento aos pacientes com a doença.

A diretora do Hospital Municipal, Leila Cristiane, afirma que o local funciona 24 horas e conta com uma equipe formada por 30 profissionais que atuam em regime de plantão. “O espaço é para garantir a vida e preservar os atendimentos de pacientes que estão com casos de Covid-19. Estamos mais fortes e torcemos para que, logo, este espaço seja utilizado para outros fins. Quero agradecer ao prefeito Jonas Moura e ao secretário de Saúde, Deivid Perfeito, assim como à equipe do Hospital, por se doarem por esta causa humanitária”, afirma a diretora.

“Nosso papel é cuidar das pessoas e proteger toda a nossa população. Com o centro especializado, podemos garantir um atendimento mais seguro, tanto para os pacientes que estão buscando os serviços de saúde por outras causas quanto para os que apresentam quadro gripal e problemas respiratórios”, conclui o prefeito de Água Branca, Jonas Moura.

Jonas afirma, ainda, que o centro de atendimento conta com cinco leitos e dois deles possuem ventiladores para prestar assistência à pacientes que tenham sintomas mais graves da covid-19.

Prefeitura promove prestação de contas em União

A Prefeitura de Uni por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou reunião nesta quinta-feira (14) com o Conselho Municipal de Saúde para prestação de contas da utilização dos recursos do combate ao Coronavírus (Covid-19) no município.

Durante a reunião, que contou com a presença do secretário Narcizo Chagas, os participantes puderam ter acesso a relatórios detalhados das ações que estão sendo realizadas, bem como as listas dos materiais que estão sendo adquiridos com os recursos.

Também foi apresentado, em reunião, a nota de esclarecimento da empresa Qualyprot, sobre matérias divulgadas em portais de notícias dando conta de que a gestão teria feito a aquisição de testes rápidos em uma empresa de confecções. Ficou esclarecido que o grupo empresarial possui empresas voltadas para a distribuição de EPIs e importação e comercialização de testes rápidos da Covid-19.

Mais ações

A gestão também informou sobre a intensificação das medidas e ações de combate e prevenção ao contágio pelo Covid-19 no município. Além do decreto que já determinou o fechamento de estabelecimentos comerciais não essenciais, outras medidas estão sendo adotadas em todo o município.

 

Cidades buscam melhor maneira de desinfecção contra o Covid-19

 

Foto: Prefeitura de Coreaú(CE)

A Secretaria de Saúde de Crateús(CE), município localizado na divisa com o Piauí e fica distante  305 quilômetros de Teresina adquiriu dois túneis de desinfecção de pessoas. Os equipamentos  chegam a cidade nos próximos dias e devem ser instalados nas proximidades de uma instituição bancária como forma de impedir a propagação do Covid-19.

Os túneis de limpeza proporcionam  a higiene de maneira  simples,  com uso de energia elétrica ou gerador movido a combustível ajudando a borrifação de produtos desinfetantes em quem atravessa literalmente os equipamentos,  que são na verdade  um sistema simples de desinfecção por  pulverização, realizado em 15 segundos, de acordo com os fabricantes. 

No Piauí  um supermercado no norte do Estado instalou um desses equipamentos ,  que age  a partir da entrada da pessoa no espaço que lembra um pequeno corredor. Ao chegar na parte central  do equipamento,  a pessoa faz um giro de 360º,  para melhor receber a  borrifação do material desinfetante,  feito com ozônio ou outro tipo de produto de limpeza. 

O uso dos túneis de desinfecção não implica no relaxamento das demais medidas de prevenção contra o COVID-19, como uso de máscaras,  lavar as mãos com água e sabão, ou, ainda higienizá-las com álcool em gel 70%.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária(Anvisa) emitiu uma nota técnica ainda no mês de abril que trata sobre os túneis e também a respeito das desinfecções de ruas e avenidas. O órgão condena alguns procedimentos e produtos usados na ação,  e dá  dicas do que pode de ser utilizado no processo de limpeza e combate ao Coronavírus nas cidades.

Leia abaixo nota técnica da Anvisa:

Nota técnica da Anvisa de 19/04/20

João Bandeira
[email protected]

COVID-19: Campo Maior amplia desinfecções, barreiras e distribuições de máscaras

Foto: Ascom

As ações intensificadas pela Prefeitura de Campo Maior foram realizadas nesta quarta-feiras(13). Equipes da Secretaria de Assistência Social  fizeram a distribuição de máscaras para a população. Ao todo serão entregues 15 mil unidades.  

Agentes de endemias realizaram a desinfecção das áreas internas e externas de duas agências bancárias,  das duas casas lotéricas da cidade e também da Delegacia Regional de Polícia,  foram realizadas ainda  desinfecções das  UBSs, dos Mercados e do Hospital Regional.

Foto: Ascom

Já a equipe da Vigilância Sanitária com apôio de Policiais Rodoviários Federais  realizou uma barreira sanitária na BR-343 utilizando termômetros digitais na verificação da temperatura dos passageiros que chegavam a cidade.

João Bandeira
[email protected]

Pio IX combate divulgação não oficial de dados do COVID-19

Em Pio IX  cidade distante 444 quilômetros de Teresina, as informações relacionadas aos casos registrados, descartados ou confirmados de COVID-19 no município estão sendo oficialmente divulgados apenas pela Secretaria Municipal de Saúde, seguindo o princípio da transparência  contido no Plano de Contingência Municipal para o combate ao COVID-19. 

E   para manter a transparência nessa divulgação foi informado a  população e ao  público em geral que quaisquer informações sobre Boletim Epidemiológico e informativos sobre casos e notificações do Coronavírus serão realizados por meio da página oficial da Prefeitura.

A iniciativa visa desestimular a divulgação não oficial  que algumas pessoas  da região estavam realizando com  fotos ou até mesmo o nomes de possíveis moradores do município que teriam testado positivo para COVID-19. 

Confira abaixo o último boletim oficial divulgado:

João Bandeira
[email protected]

Vigilância de Esperantina interdita comércios não essenciais

Foto: Ascom 

No município de Esperantina até esta terça-feira (12)  um total de 10 comércios foram lacrados e outros 60 notificados. Os fiscais identificaram lojas e oficinas que estavam trabalhando, mesmo sem permissão, e colocando em risco a saúde das pessoas.

 “Já encontramos lojas e oficinas que estavam funcionando de forma irregular. Mas também acontece de estabelecimentos essenciais não adotarem as medidas de saúde, como limitação de pessoas nas áreas internas, uso de máscaras e álcool em gel, por exemplo. Existem decretos, tanto o municipal como o estadual, que devem ser cumpridos” , afirmou  o coordenador da Vigilância Sanitária, Jairo Feitosa

As fiscalizações em Esperantina consistem na interdição de estabelecimentos não-essenciais e de notificação aos comércios essenciais que deixem de cumprir  medidas de higiene e segurança.

“Nosso objetivo é dar continuidade ao enfrentamento da crise de saúde pública decorrente do novo coronavírus e evitar aglomerações no funcionamento do comércio. Estamos fazendo a nossa parte para evitar a propagação do vírus. Entendemos não são medidas fáceis, mas a economia se recupera depois, ao tempo que vidas perdidas não. Por isso, contamos com a colaboração de todos”, disse  a prefeita de Esperantina, Vilma Amorim,   pedindo a  ajuda da comunidade  na fiscalização dos comércios que descumprem as medidas por meio da Polícia Militar ou pelo contato (86) 9 9813-5913, da prefeitura.

Vilma Amorim  explicou ainda como será aplicada as sanções do novo  documento assinado por ela com relação as penalidades previstas. “O documento que assinamos prevê a aplicação de multa, interdição total da atividade comercial e cassação de alvará de localização e funcionamento, na forma da legislação vigente, caso as determinações expedidas sejam descumpridas”, afirmou. 

JoaoBandeira
[email protected]

Posts anteriores