Cidadeverde.com

Município de Oeiras ganha novas estradas e mais pavimentação

A Prefeitura de Oeiras segue realizando um amplo programa de construção e recuperação de estradas vicinais que favorece o acesso e melhora a infraestrutura em toda a zona rural do município. No último sábado, 20, o prefeito José Raimundo entregou 8 Km de estradas nas comunidades Morro Redondo e Morro dos Claros.  Ao todo, serão construídos e recuperados 154 Km de estradas vicinais, contemplando 18 comunidades da zona rural.

Além das estradas, a Administração Municipal também entregou a primeira etapa da pavimentação poliédrica do Morro Redondo, povoado que está ganhando 1.000 metros de calçamento.

Obras em toda a cidade

Na zona urbana, paralelo às ações de enfrentamento ao coronavírus, a Prefeitura de Oeiras segue realizando obras e serviços essenciais, viabilizados através do programa Avançar em diversas frentes de trabalho espalhadas pela cidade.

Executado através de parceria entre a Prefeitura, Caixa Econômica e o Ministério das Cidades, o programa de obras de infraestrutura e mobilidade urbana está na sua primeira fase, que contempla treze intervenções, entre elas, a construção de mais de 4 mil metros de ciclovia, 1.153 metros de rede de iluminação pública e 21.500 metros de pavimentação poliédrica, contemplando cerca de 50 ruas, em todas as regiões de Oeiras.

José de Freitas se destaca na transparência de gastos com a Covid-19

O município de José de Freitas tem se destacado nos mecanismos de transparência na pandemia da Covid-19. É o que mostra um panorama do Centro de Apoio Operacional de Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público (CACOP), do Ministério Público do Estado do Piauí(MPPI). O levantamento, leva em consideração o Portal da Transparência, que avalia a qualidade dos dados e informações relativas à pandemia do novo coronavírus publicadas pela Prefeitura de José de Freitas em seus portais oficiais. O município de José de Freitas tem um total de 99 casos de Covid-19 com  03 mortes provocadas pela doença.

Floriano: modelo de gestão é citado pelo TCE-PI

Foto: Prefeitura de Floriano

Desde o início da crise sanitária no mundo, o município de Floriano adotou as licitações no formato eletrônico. O objetivo é evitar aglomerações e não prejudicar o princípio da competitividade nos procedimentos.

De acordo com as informações do Secretário de Administração, Júlio César Ferreira, essa modalidade trouxe maior transparência e agilidade às compras do Município e também minimizou os custos para a administração pública e para os fornecedores.

O novo sistema implantado em Floriano utiliza a plataforma do Banco do Brasil, Licitações-e (https://www.licitacoes-e.com.br/aop/index.jsp) e ocorre em uma espécie de sala de bate-papo. 

Por ser online, a modalidade é mais econômica e amplia a concorrência, permitindo a participação de empresas de outros estados.

Júlio César Ferreira afirma, ainda, que esse modelo trará vários benefícios à Prefeitura, “O processo é totalmente informatizado; o número de empresas concorrentes tende a ser bem maior em relação ao presencial, uma vez que qualquer interessado pode obter informações e participar da licitação de qualquer local do país, o que promove o aumento da competitividade e a consequente redução dos preços,” disse o secretário.

Na última sexta-feira (19), a gestão municipal foi citada pelo Tribunal de Contas do Estado por estar utilizando o formato eletrônico nos procedimentos licitatórios:

“A utilização desta modalidade de licitação não só reduz severamente o risco de contágio das sessões de licitação presenciais, como também permite a participação de um maior número de licitantes interessados de todo o Brasil, ao tempo em que proporciona uma maior disputa de preços que pode, inclusive, gerar economia de recursos ao Governo do Estado, no contexto de queda de arrecadação decorrente da pandemia. Algumas prefeituras piauienses já vêm adotando esta modalidade de licitação, como por exemplo as prefeituras de Teresina e Floriano.”, disse a Corte de Contas.

“Esse é o futuro da Administração Pública. A Pandemia acelerou muitas coisas nosso dia a dia. Aquilo que pensávamos que seria implementado, voluntariamente, daqui há 1, 3, 5 anos, tivemos que acelerar a colocar em execução em menos de 2 meses. Isso prova a capacidade que o ser humano tem de se reinventar”, finalizou Júlio Cesar Ferreira.
Área de anexos

Oeiras ganha mais um prêmio pela qualidade na educação municipal

Oeiras vai receber mais um prêmio pela qualidade da educação pública da rede municipal. Dessa vez, o reconhecimento veio do Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB) e o Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), que realizaram, em parceria, o estudo "Educação que Faz a Diferença".

A pesquisa nacional mapeou redes municipais com bom desempenho no Ensino Fundamental e identificou as principais práticas de gestão e de acompanhamento pedagógico e administrativo adotados. O estudo foi realizado ao longo de 2019, com 65 técnicos de todos os 28 Tribunais de Contas do Brasil com jurisdição na esfera municipal, realizando pesquisas de campo em todos os estados.

O selo representa o reconhecimento do trabalho realizado pela administração municipal e os profissionais de ensino e será entregue no próximo dia 25 de junho aos municípios brasileiros que se destacaram na área educacional. No Piauí, apenas Oeiras e Castelo do Piauí alcançaram bons resultado na pesquisa.

O lançamento nacional do estudo "Educação que Faz a Diferença" ocorrerá no dia 25 de junho de 2020, às 14 horas, pela internet online. Na ocasião, as 118 redes de educação identificadas no estudo em todo o Brasil serão reconhecidas com selos de qualidade. Em razão do isolamento social recomendado pelos órgãos de saúde para evitar a propagação do novo coronavírus (Covid-19), o evento ocorrerá pela internet, com transmissão ao vivo pela página do CTE-IRB no Youtube.

Da Redação
[email protected]

TCE/PI determina prosseguimento de licitação em Água Branca

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI) autorizou a retomada da licitação sob a modalidade Concorrência nº 001/2020 no valor de R$ 5 milhões destinados para execução de obras e serviços relativos à pavimentação asfáltica na zona urbana de Água Branca. O Tribunal constatou que as supostas irregularidades denunciadas por Lucas Alexandrino Leal não eram verdadeiras.

A licitação havia sido suspensa sob a alegação de que se tratava de uma licitação presencial e não relacionada a ações de combate à pandemia da covid-19. No último dia 28 de maio, o TCE/PI julgou o recurso (Processo TC 004761/2020) interposto pela Prefeitura. Em seu voto, o conselheiro substituto do TCE/PI Jackson Veras seguiu a justificativa da Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal (DFAM) do Tribunal e autorizou a retomada da licitação uma vez que as fases presenciais do processo já haviam sido superadas.

O conselheiro do TCE/PI Jackson Veras também se manifestou sobre a questão da transparência da publicação da licitação, comprovando que o edital foi publicado no Sistema Licitações WEB do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, “resultando, pois, numa maior amplitude quanto à publicidade”.

A Prefeitura de Água Branca esclareceu que a licitação foi aberta no dia 6 de maio de 2020, após ampla divulgação, com publicação do aviso de licitação no Diário Oficial da União, no Diário Oficial dos Municípios e a devida divulgação na página do Tribunal de Contas do Estado do Piauí. Argumentou que as obras são essenciais para a população de Água Branca. Além disso, a modalidade foi concorrência pública, a mais ampla de todas, para a licitação dos serviços tratados.

Foto: Prefeitura de Água Branca

Ao comentar a nova decisão do TCE/PI, o prefeito Jonas Moura destacou que a sua gestão tem compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população, trazendo obras de grande porte ao município, cuja marca é a transparência e a fiel obediência às prescrições legais. E lamentou que determinadas pessoas tenham utilizado informações distorcidas, com interesses eleitoreiros, para espalhar fake News contra a gestão. “Nós vamos continuar focados em nossa gestão, enfrentando a disseminação do coronavírus, e trabalhando para levar obras e desenvolvimento para a cidade”, finalizou.

Fonte: Ascom

Água Branca: primeira-dama testa positivo para Covid-19

Foto: reprodução

Em nota oficial divulgada nesta quinta-feira(18) a prefeitura de Água Branca informou que a primeira-dama do município Maria da Paz Lopes de Araújo diagnosticou positivo para Covid-19. O prefeito Jonas Moura(PSD) testou negativo para a doença,  mas juntamente com familiares que tiveram contato com a primeira-dama segue em isolamento domiciliar.  Água Branca tem 147 casos de Covid-19 e 11 mortes provocadas pela doença.

Confira abaixo a nota divulgada:

Laboratório doa dois mil frascos de álcool em gel para Floriano

Foto: Prefeitura de Floriano

Os diretores de Vigilância Sanitária, Jussinaldo Duarte junto com a Diretora da Vigilância Epidemiológica, Miléssia Mousinho visitaram nesta terça-feira, 17, as instalações do Laboratório Industrial Sobral em Floriano. 

Os técnicos da Secretaria de Saúde de Floriano foram recebidos pelo diretor da unidade, Wilber Lúcio que anunciou a doação de dois mil frascos (de 100 ml cada) de álcool em gel produzido pelo centro industrial, para auxiliar no combate ao Covid-19 pela Saúde de Floriano. “Como empresa genuinamente florianense nós temos a honra e o dever de contribuir com este momento”, disse.

Os diretores também visitaram o parque industrial e conheceram a linha de produção bem como as normas sanitárias implantadas no local antes e durante a pandemia que garantem maior segurança para funcionários e consumidores. 

Anunciados mais 25 novos leitos de UTIs no sul do Piauí

Foto: reprodução

Pelo menos 25 leitos de Unidades de Terapia Intensiva – UTIs devem ser instalados em Bom Jesus, Corrente e São Raimundo Nonato, no Sul do Estado, disse o deputado estadual, Fábio Novo. Serão cinco leitos em Corrente, dez em Bom Jesus e dez em São Raimundo Nonato. Em São Raimundo Nonato os leitos serão instalados na Unidade de Pronto Atendimento – UPA. Em Corrente, será aproveitada a estrutura de um prédio em reforma, que estava com as obras paralisadas,  em Bom Jesus já foi finalizada a adequação da parte física, no Hospital Regional, onde cinco equipamentos foram instalados e os outros cinco serão doados por uma empresa privada.

Para Fábio Novo, a ampliação do Programa Piauí Conectado, que permite o acesso à internet de qualidade em mais cidades do Estado, também vai trazer benefícios para a medicina. “Após a estruturação dos leitos teremos um outro problema: as equipes para operacionalizar as UTIs. Com a internet, a telemedicina pode ser também uma realidade para nosso Estado. Há a possibilidade de fazer um exame no município e o médico, da capital, analisar os resultados numa consulta à distância, por exemplo”, afirma.

O parlamentar destacou ainda a instalação de mais 10 leitos de UTI entregues nessa segunda-feira (16) no Hospital da Polícia Militar, em Teresina. “Com isso, o Piauí chega a 373. Em 6 de abril eram 148. Nos últimos dois meses o estado aumentou em 152% suas Unidades de Terapia Intensiva. Um feito e tanto. Elas foram fundamentais para salvar muitas vidas. Em breve estarão prontas as UTIs de Bom Jesus e depois Corrente”, finaliza. 

UFPI e IFPI realizam doações para Floriano

Foto: Prefeitura de Floriano

A Secretaria de Saúde de Floriano recebeu novas doações de Face Shields, máscara de proteção individual extremamente segura que evita o contato com gotículas, salivas e fluídos nasais que possam atingir o rosto, nariz, a boca e os olhos. Nesta nova remessa, foram doadas 60 máscaras.

As coordenadoras de Saúde da Mulher, Ana Márcia Miranda e Atenção Básica, Ana Paula César fizeram a entrega a profissionais de saúde nas Unidades Básicas. O secretário de Saúde de Floriano, James Rodrigues, destacou o papel social que as instituições de ensino superior de Floriano estão desempenhando neste momento de pandemia. 

“A Universidade Federal do Piauí e o IFPI nunca nos desampararam. Sempre estão fazendo uma doação ou incumbidos em alguma parceria como na imunização, por exemplo. Isso mostra que o ambiente acadêmico tem outros papeis na sociedade”, destacou James 
Rodrigues.

Parnaíba registra morte de bebê de 1 ano por Covid-19

A  morte por Covid-19,  de um bebê, uma menina de um ano de vida  comoveu a população de Parnaíba na noite de ontem. A criança não apresentava comorbidades e a informação da morte foi repassada em boletim oficial da prefeitura. No município os números de óbitos assustam a população que se mantém preocupada com  a segunda posição estadual da cidade com mais doentes acometidos pelo novo Coronavírus. Uma outra morte, de uma mulher de 61 anos, também  foi divulgada no início da noite de ontem pelo boletim da prefeitura.

Parnaíba conta com 1349 casos de Covid-19, 34 pessoas morrreram com a doença,  08 pacientes estão internados em UTIs, 24 estão em leitos clínicos, e de acordo com a prefeitura 825 pacientes estão em isolamento social domiciliar acompanhados monitorados por equipes da saúde da cidade. Segundo o o boletim divulgado 458 casos de pacientes recuperados da doença foram registrados em todo município. 

No sábado(13) o Governo do  Estado entregou uma Unidade Exclusiva de Atendimento à Covid-19, um anexo do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), que vai funcionar nas antigas instalações do Hospital Promédica. A unidade vai contar com 30 leitos clínicos e três leitos de estabilização, funcionando como um hospital de retaguarda para os casos clínicos.

João Bandeira
[email protected]

Posts anteriores