Cidadeverde.com

Oeiras divulga datas da retomada econômica no município

A Prefeitura de Oeiras publicou nesta sexta-feira, 10, um decreto com o calendário detalhado para a retomada das atividades econômicas e sociais no município. A publicação estabelece a flexibilização das medidas de isolamento e de restrição das atividades e reforça que todo o processo se dará de forma gradual e segmentada.

No decreto, fica também registrado que, em caso de crescimento da transmissibilidade da doença ou aumento da taxa de ocupação de leitos de UTI, o poder público poderá rever a flexibilização e adotar medidas mais rigorosas. O documento foi publicado levando em considerações as determinações do Decreto Estadual N° 19.085, de 07 de julho de 2020.

Confira o calendário de retomada gradual das atividades econômicas e sociais:

13 DE JULHO DE 2020

·         Saúde Humana e Animal - médicos, odontólogos, complementação diagnóstica, atividades de enfermagem, nutrição, psicologia e psicanálise, fisioterapeuta, terapia ocupacional, fonoaudiologia e terapia de nutrição enteral e parenteral

·         Comércio de máquina e equipamentos de automotores

·         Agricultura, pecuária, florestal

·         Comércio ligado à agropecuária

·         Comércio varejista e atacadistas relacionada a alimentos e bebidas

·         Serviços complementares voltadas à agropecuária

20 DE JULHO DE 2020

·         Comércio varejista e atacadista de produtos químicos, médicos e farmacêuticos

·         Pet shop e alojamento de animais

·         Fabricação de móveis

·         Comércio varejista e atacadista de móveis e eletrodomésticos

·         Atividades voltadas essencialmente à alimentação (exceto bares)

27 DE JULHO DE 2020

·         Comércio atacadista e varejista de tecidos, vestuário e acessórios

·         Reparação de equipamentos de informática

·         Comércio atacadista e varejista de papelaria e publicações

·         Comércio (Diversos – não especificados anteriormente)

·         Atividades religiosas

10 DE AGOSTO DE 2020

·         Corretoras de seguros e serviços relacionados

·         Administração Pública

·         Atividades administrativas e serviços complementares (exceto culturais e esportivas)

·         Informação e comunicação

·         Serviços de estética, cabeleireiro e tratamento de beleza

24 DE AGOSTO 2020

·         Hotéis e similares (alojamentos)

·         Atividades de organizações e associações

 08 DE SETEMBRO DE 2020

·         Atividades artísticas, criativas e de espetáculos (cinemas e teatros)

·         Atividades culturais e ambientais (parques, museus e bibliotecas)

·         Serviços domésticos

22 DE SETEMBRO DE 2020

·         Educação (creches, pré-escola, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Superior e Tecnólogo) 

Aulas remotas de Campo Maior alcançam 10 mil estudantes

Foto: Prefeitura de Campo Maior

As aulas remotas da rede municipal de ensino de Campo Maior garantem uma rotina de estudo durante a pandemia do novo coronavírus aos mais de 10 mil estudantes matriculados. São crianças do ensino infantil e adolescentes do ensino fundamental que têm acesso aos materiais pedagógicos através da internet e também por material impresso.

Foto: Prefeitura de Campo Maior

Os pais de alunos do ensino infantil recebem atividades impressas a cada 15 dias na sede das próprias escolas. Já os alunos do ensino fundamental recebem semanalmente atividades impressas, bem como materiais complementares através da internet.  Os conteúdos são preparados pelos professores da rede municipal atendendo as especificidades de cada turma.

O prefeito Professor Ribinha afirma que as aulas remotas devem ser ampliadas em Campo Maior com uma plataforma educacional adquirida recentemente pelo município. O gestor explicou que a ferramenta vai beneficiar alunos e educadores com uma metodologia ágil e moderna.

“A plataforma foi adquirida e está sendo configurada para atender nossa demanda de ensino. Através dela teremos sala de aula virtual, envio de arquivos digitais e sem, dúvida, um ensino aprendizagem de qualidade. Nossos professores serão capacitados para utilizarem essa ferramenta e mantermos nosso padrão de qualidade na Educação de Campo Maior”, disse Professor Ribinha.

O secretário municipal de Educação, Edvaldo Lima, afirmou que as aulas remotas mantém o planejamento que foi preparado para esse ano. Por outro lado, a ausência dos alunos nas escolas permite que as unidades recebam reformas e ampliação para receber os estudantes no momento da retomada das atividades.

“Tínhamos um planejamento para ser executado esse ano na Educação, mas que precisou ser adaptado devido a pandemia. Encontramos na forma remota uma metodologia eficaz e, entendemos, junto com o prefeito Professor Ribinha, que poderíamos usar essa ausência dos alunos para criar um grande programa de reformas das escolas”, disse o secretário.

Município de Joaquim Pires incentiva o esporte

Foto: Prefeitura de Joaquim Pires

O Prefeito de Joaquim Pires, Genival Bezerra (PT) esteve visitando na última quinta-feira, (09) a execução da obra de implementação de drenagem do Estádio Municipal João Filomeno.

A obra está sendo realizada por meio de recursos próprios da Prefeitura de Joaquim de Pires, está orçada no valor de R$ 68.588,77 (Sessenta e oito mil, quinhentos e oitenta e oito reais).

Foto: Prefeitura de Joaquim Pires

De acordo com o prefeito Genival Bezerra (PT), o sistema de drenagem permitirá aos praticantes do futebol a utilização do estádio principalmente no período chuvoso. Segundo o gestor, o sistema de capitação é bastante eficiente.

Foto: Prefeitura de Joaquim Pires

O sistema de drenagem é responsável por coletar as águas das chuvas e conduzir para fora do campo em dias de chuva intensa. O sistema que está sendo aplicado no estádio municipal, é conhecido por “Espinha Paralelas” com a utilização de tubos perfurados que conduz toda água em sub-ramais de dreno até um ramal único.

Oeiras inicia mapeamento e cadastro da Lei Aldir Blanc

Para viabilizar a aplicação da Lei Aldir Blanc no município, a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Cultura e do Conselho Municipal de Cultura, está realizando um pré-cadastro dos agentes e espaços culturais locais. Esse cadastramento vai resultar em um mapeamento cultural local, que é um instrumento importante para a construção de políticas públicas de cultura. Através deste processo será gerado o Mapa Cultural de Oeiras – um levantamento colaborativo que permite a gestores, agentes culturais e a todos os cidadãos, conhecer, compartilhar e participar da produção cultural do município.

A iniciativa está sendo adotada nacionalmente por órgãos gestores da cultura, que já deram início às atividades para viabilizar o recebimento dos benefícios da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, que prevê o pagamento de auxílio financeiro aos artistas informais e pretende ajudar profissionais da área e os espaços que organizam manifestações artísticas que foram obrigados a suspender os trabalhos durante a pandemia. Os recursos deverão ser aplicados em: auxílio mensal, manutenção de espaços artísticos e culturais, editais, chamadas públicas, prêmios, etc.

Podem ser cadastrados espaços artísticos e culturais, micro e pequenas empresas culturais, cooperativas, instituições e organizações culturais comunitárias. São considerados espaços culturais aptos ao cadastro os seguintes: teatros independentes, espaços e grupos folclóricos de cultura popular, música, dança, capoeira, artes, circos, centros culturais, museus comunitários, espaços de comunidades indígenas ou quilombolas, festas populares, condutores de visitantes e artesãos.

 

Floriano comemora 123 anos com programação online

  • Floriano_niver_201.jpeg Ascom
  • Floriano_niver_20.jpeg Ascom
  • Floriano_niver_204.jpeg Ascom
  • Floriano_niver_203.jpeg Ascom

Na manhã desta quarta-feira, 8 de julho, a Prefeitura de Floriano deu início a sua programação festiva pelos 123 anos de emancipação política de Floriano. Diferente do que é realizado nos últimos anos quando acontece uma extensa programação de eventos, homenagens e inaugurações, a Prefeitura de Floriano promoveu uma comemoração intimista sem abraços ou aglomerações, porém bastante especial para guardar na memória do florianense. 

A programação dividida em três momentos, iniciou às 8h com o hasteamento das bandeiras, na praça Dr. Sebastião Martins, com a presença do prefeito Joel Rodrigues, vice-prefeito Antônio Reis, vereadores e os secretários municipais em um ato cívico de respeito e orgulho em pertencer a esta terra.

Em seguida, respeitando as normas de distanciamento social e o uso de álcool em gel e máscaras devido a pandemia do novo coronavírus, as autoridades se dirigiram a Catedral São Pedro de Alcântara onde participaram de um momento de fé e oração através da missa em ação de graças celebrada pelo bispo Valdemir Andrade.

Toda a cerimônia foi transmitida pela Prefeitura de Floriano, por meio da plataforma do YouTube para que todos tivessem acesso e pudessem prestigiar e participar com boas energias do aniversário da Princesa do Sul. A programação deste 8 de julho encerrou com um culto em ação de graças, às 7h30, reunindo os pastores de Floriano em um bela cerimônia de adoração e bençãos para Floriano na praça Coronel Borges, no centro da cidade, com a presença do gestor Joel Rodrigues e outras autoridades municipais cumprindo e respeitando o distanciamento social.

Campo Maior: Prefeitura realiza busca ativa no combate ao Covid-19

Foto: Prefeitura de Campo Maior

A Prefeitura de Campo Maior por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) realizou durante essa semana, o Programa Busca Ativa no Bairro Cariri. A ação tem o objetivo de identificar casos da Covid-19 ainda não registrados, permitindo um acompanhamento e tratamento imediato de cada caso.

Durante a ação a equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde com equipamentos de proteção individual (EPIs) realizaram testes rápidos para a identificação de possíveis casos da Covid-19, pessoas que estavam assintomáticos ou não identificados ainda. Dessa forma, é possível fazer o isolamento e rastrear os casos confirmados, fazendo com que se diminua o índice de transmissibilidade. Todos os dados são inseridos no e-SUS Vigilância Epidemiológica (e-SUS VE), processamento da base de dados que garante a identificação única do paciente.

O registro no sistema permite que as equipes de saúde informem sobre as ocorrências de maneira ágil, auxiliando a gestão no monitoramento e na análise da situação epidemiológica da transmissão da COVID-19.

Foto: Prefeitura de Campo Maior

A secretária municipal de Saúde, Andréia Miranda, destacou a importância da ação para o melhor controle da doença no município.

“Além de promover um melhor controle da doença, a Busca Ativa, também permite a tomada de ações mais rápidas, com a identificação dos casos podemos realizar um trabalho de prevenção ainda mais efetiva, pois se encontrarmos esses casos de forma mais rápida, podemos diminuir as chances de transmissão para outras pessoas, o que ajuda na redução dos casos no nosso município”, destacou Andréia Miranda.

O prefeito Professor Rinha preocupado com o aumento do número de casos em Campo Maior solicitou ao secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, a realização da Busca Ativa no município. “O programa Busca Ativa é uma arma a mais no combate à doença no nosso município, e essas visitas domiciliares aos moradores é muito importante para que as equipes de saúde possam fazer a testagem, só assim, vamos poder trabalhar fortemente na prevenção e na contenção do nível de disseminação do novo coronavírus”, disse o prefeito Professor Ribinha.

Miguel Alves ganha Centro de Enfrentamento à Covid-19

Foto: Prefeitura de Miguel Alves

A Prefeitura de Miguel Alves entregou aos moradores do município o Centro de Atendimento e Enfrentamento à COVID-19. 

Pessoas de Miguel Alves  com  tosse, febre, dor no corpo, dor de cabeça, nariz escorrendo, perda de olfato, perda  de paladar , náuseas, vômitos e diarréia, devem procurar o novo serviço para atendimento. A unidade é composta por médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem. 

  A inauguração do serviço é mais uma das ações implementadas pela Prefeitura de Miguel Alves para o combate a pandemia provocada pelo novo Coronavírus. Miguel Alves tem 320 infectados e registrou  05 mortes provocadas pela Covid-19

 

Foto: Prefeitura de Miguel Alves

 

 

Floriano festeja 123 anos de aniversário sem aglomerações

A programação dos 123 anos de emancipação política de  Floriano acontece neste 08 de julho sem abraços e aglomerações. A Prefeitura da cidade realizou a  preparação de  três momentos que serão  transmitidos pelo You Tube. Toda a precaução ocorre em função da pandemia provocada pelo novo Coronavírus que em Floriano já matou 8 pessoas e deixou um total de 198 casos de  infectados.

 

Codevasf investe na reforma do Mercado Municipal de Buriti dos Lopes (PI)

Foto: Divulgação MPPI

Cerca de R$ 520 mil serão investidos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) na reforma e ampliação do Mercado Público Municipal de Buriti dos Lopes, região norte do Piauí. A obra será executada por meio do convênio com a Prefeitura Municipal.

A área total do mercado a ser reformada é 669,74 m² e a área total a ser ampliada é 126,90m². “A reforma e a ampliação do mercado público representa um antigo sonho de toda população de Buriti dos Lopes. O local foi construído durante a década de 70 e tem sofrido com o desgaste ao longo dos anos, por isso necessita passar por reforma substancial’, afirma o superintendente regional da Codevasf no Piauí, Inaldo Guerra.

No momento, aguarda-se a liberação da primeira parcela dos recursos, no valor total de R$ 380,4 mil, para o início das obras.

Covid-19: 70,95 % dos infectados estão recuperados em Campo Maior

Foto: Prefeitura de Campo Maior

A Secretaria de Saúde de Campo Maior divulgou o Boletim Epidemiológico dessa segunda-feira, 06.07, que revela atualmente 926 casos positivos da COVID no município, sendo que 657 pessoas já conseguiram alta médica, ou seja, 70,95% dos infectados já estão recuperados. Agora já são 17 óbitos confirmados.

Seguem em isolamento domiciliar 226 pacientes, 24 estão sendo tratados em leitos clínicos e duas pessoas de Campo Maior seguem internadas em UTIs.

Segundo a distribuição territorial da doença, a proliferação da COVID já chegou a 55 localidades entre bairros (zona Urbana) e comunidades (zona Rural). O Centro volta a ficar com o maior número de contaminações ao lado do bairro Cariri com 134 casos confirmados.

Ao todo 29 comunidades da Zona Rural,  tem casos casos registrados da doença,  o que  já é maior do que a quantidade de bairros com contaminações, que é de 26.

Posts anteriores