Cidadeverde.com

Hospital da cidade Esperantina recebe novos equipamentos

Foto: Prefeitura de Esperantina

Os novos equipamentos foram adquiridos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), e chegaram para melhorar o atendimento em saúde no Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman em Esperantina. A entrega oficial do material aconteceu nesta quarta feira (27).

 “Estive no Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman e presenciei o recebimento dos novos equipamentos, como camas elétricas, computadores e ar-condicionados. Quero agradecer ao diretor do hospital, Luís Carlos, pela parceria; ao deputado estadual Limma na articulação e também ao Governo do Estado, que por meio da Secretaria Estadual de Saúde, está garantindo melhor estrutura para a nossa rede de atendimento em saúde. Com certeza, o investimento se refletirá no melhor atendimento à população e fortalece nossa luta no combate ao novo coronavírus. Juntos somos mais fortes”, pontua Vilma Amorim , prefeita de Esperantina. 

Esperantina de acordo com a Secretaria de Saúde do Piauí tem um total de 125 casos de Covid-19, com duas mortes provocadas pela doença.

João Bandeira
[email protected]

Atividades religiosas em Picos retornam dia 15 de junho

Foto: reprodução

O  Decreto 68/2020, da Prefeitura de Picos divulgado nesta terça-feira(26) dispõe quanto a retomada gradual das atividades religiosas presenciais no município a partir do dia 15 de junho.

No documento o funcionamento das atividades religiosas fica definido entre  08h às 12 horas e das 17 às 20 horas para os cultos religiosos diários, abertos ou não ao público, obedecendo o intervalo de uma hora entre as atividades.

Fica estabelecido ainda que os pontos em que ocorrem os encontros religiosos deverão ser  higienizados, antes e após a realização das celebrações. Outro ponto do documento dispõe a respeito da oferta permanente de produtos para higienização das mãos e a obrigatoriedade do uso de máscaras pelos religiosos, obedecendo-se  à lotação máxima de 30% da capacidade total do local, com distanciamento de um metro e meio entre os fiéis.

A dimuição do uso do ar condicionado também é tratada no documento; bem como se  evitar aperto de mãos, abraços e  contatos físicos; necessitando realizar a transmissão das celebrações pelas redes sociais; e evitando nos templos religiosos a presença de pessoas dos grupos de risco do Covid-19. Quem possuir sintomas gripais é orientado no documento que fique em isolamento domiciliar.

João Bandeira
[email protected]

Mulheres são maioria entre infectados pelo coronavírus em Oeiras

O  levantamento foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, e mostra que  as mulheres representam 58,93% dos infectados pelo novo coronavírus em Oeiras. O trabalho foi feito com base nos números de casos registrados até domingo, 24, quando  Oeiras tinha 56 pessoas com Covid-19.

No que se refere à faixa etária, a maioria dos que tem a doença têm entre 16 e 60 anos – 75,01%. O grupo de pessoas abaixo de 16 anos representa 8,92% dos casos. Os idosos (pessoas acima de 60 anos) são 16,07 % dos casos. O levantamento aponta, ainda, que os profissionais de saúde e segurança são 14,28% do total de casos.

A Semusa também traçou um mapa epidemiológico do município de Oeiras, apresentando o número absoluto de casos da doença em cada território da cidade, considerando o local de moradia dos pacientes com resultado positivo para Covid-19.

 

Santa Filomena registra primeiro caso de Covid-19

O município de Santa Filomena(PI) fica localizado a 966 quilômetros de Teresina, tem limites territoriais com Ribeiro Gonçalves, Baixa Grande do Ribeiro e Gilbués no Piauí  e Alto Parnaíba, no  Maranhão. Na manhã desta segunda-feira (25) a Secretaria de Saúde de Santa Filomena divulgou uma nota informando do registro do primeiro caso de Covid-19 no município.

Trata-se de um homem de 29 anos de idade procedente de Alagoas que está trabalhando na obra de uma ponte na cidade, e teria chegado em Santa Filomenta dia 14 de maio.

A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Filomena destacou na nota que todos os procedimentos recomendados para casos dessa natureza foram tomados, como o monitoramento de quem teve contato com o doente,  e também o isolamento familiar. Santa Filomena tem 6.096 moradores e o Hospital  mais próximo do município com UTI fica na cidade de Floriano, distante 645 quilômetros.

João Bandeira
[email protected]

Floriano mantém Unidades Básicas de Saúde abertas na pandemia

Floriano manteve todas as Unidades Básicas de Saúde abertas mesmo durante a pandemia. As unidades atendem, principalmente, casos de síndromes gripais, mas também monitoram usuários do sistema que precisam dos serviços de saúde como gestantes que não podem deixar de fazer o pré-natal, além de hipertensos, diabéticos, atualização da caderneta vacinal e o atendimento em "bloco de horas", ou seja, o usuário tem sua consulta ou procedimento agendado e é atendido com hora marcada.

Um belo exemplo de organização e atendimento à população é a Unidade Básica de Saúde Viana de Carvalho, localizada no bairro Sambaíba Velha e que é a unidade referência do processo de Planificação pelo Ministério da Saúde e consultoria do Hospital Albert Eistein e SESAPI. O atendimento desta UBS é base para a implantação em outras unidades de saúde do município.

“Nesse momento de pandemia, a planificação tem nos ajudado a manter todas as nossas unidades em pleno funcionamento. Estamos trabalhando com o bloco de horas para grupos prioritários e a UBS Viana de Carvalho é referência", disse James Rodrigues, Secretário de Saúde de Floriano. 

Sete das 17 Unidades Básicas de Saúde na zona urbana de Floriano já funcionam no formato “bloco de horas”. Segundo o Secretário de Saúde, James rodrigues, a pasta já trabalha para levar este modelo para o restante das UBSs do município. 

A médica Isadora Lira que atende na UBS Viana de Carvalho destacou as mudanças que aconteceram no atendimento após a implantação do novo sistema. “O bloco de horas é uma ferramenta importante de atendimento à população, pois reduz o tempo de espera do usuário, evita aglomeração nos postos e organiza o serviço e nesse momento de pandemia ajuda a manter os cuidados com a população”, disse.

Da Redação
[email protected]

Novo caso de Covid-19 é diagnosticado em Joaquim Pires

Foto: Prefeitura de Joaquim Pires

O município de Joaquim Pires registrou no fim de semana mais um caso de Covid-19. O anúncio foi feito através de boletim oficial divulgado pelos órgãos municipais que tratam da pandemia. Na semana passada dois outros casos já haviam sido notificados na cidade e que rapidamente foram acompanhados pela saúde municipal de colocados em isolamento. Em Joaquim Pires existem até o momento 12 casos suspeitos e 04 descartados. 

Leia abaixo a nota divulgada: 

A Prefeitura Municipal de Joaquim Pires, por meio da Secretaria Municipal de Saúde vem a público informar, com ética e transparência, que hoje, 22 de maio de 2020 foi confirmado em nosso município através de teste rápido, mais um caso POSITIVO para o Novo Coronavírus (COVID-19). Infelizmente, trata-se de um jovem de 25 anos, aqui da zona urbana. O jovem, esteve trabalhando com a pessoa do Massapê que testou positivo dia (20/05).

Informamos ainda, que a Secretaria de Saúde já está tomando todas as precauções necessárias conforme preconizado pelos protocolos da OMS e Ministério da Saúde.

Informamos também, que hoje foram notificados mais cinco casos suspeitos.

Reiteramos a recomendação para que a população continue adotando todas as medidas de prevenção.

João Bandeira
[email protected]

União: município pagará 40% da insalubridade aos profissionais de saúde

O prefeito Paulo Henrique autorizou o pagamento de 40% da insalubridade para todos os profissionais de saúde em atividade. A medida é prevista em lei e atende às solicitações das categorias de saúde em virtude da disseminação da pandemia do coronavírus, que expõe de forma constante os profissionais ao contágio pelo vírus. O aumento não será restrito apenas a médicos e enfermeiros, mas também a todos os servidores dos quadros da saúde em União.

A proposta foi aprovada durante reunião dos membros do Conselho de Saúde com a presença do secretário municipal de Saúde, Narcizo Chagas, na última quinta-feira (21). “Estamos atendendo às solicitações do Conselho Regional de Medicina (CRM) e Conselho Regional de Enfermagem (COREN) em virtude dos profissionais estarem ainda mais expostos por conta da pandemia do coronavírus. Porém, o prefeito Dr. Paulo não pensou somente em médicos e enfermeiros, estendendo o pagamento máximo da insalubridade também para os demais profissionais da saúde, como zeladores, maqueiros, entre outros”, explica Narcizo Chagas.

[email protected]

Joel Rodrigues mantém medidas de isolamento em Floriano

Foto: Prefeitura de Floriano

O prefeito de Floriano, Joel Rodrigues, assinou, na manhã desta quinta-feira (21), o Decreto Municipal Nº 054, que prorroga as medidas sanitárias e de isolamento social em Floriano.

O novo documento mantém as medidas do decreto 045, mas com algumas mudanças, como a liberação do delivery para qualquer tipo de atividade, mas o atendimento presencial de clientes para a retirada de produtos continua vedada. Também consta no novo decreto a abertura dos estabelecimentos comerciais, industriais e de prestação de serviços para pagamento de boletos, carnês e similares e também o funcionamento dos escritórios de contabilidade e de advocacia sem a presença de clientes. Em todos os casos é necessário seguir as medidas sanitárias descritas no decreto, inclusive com o número mínimo de funcionários. 

O decreto também institui a criação de barreiras sanitárias, para realizar ações educativas e de conscientização de combate ao novo coronavírus e fiscalizar o ingresso de veículos ao município.

As aulas da rede municipal de ensino e privada se mantém suspensas até 31 de julho.

O documento traz, em anexo, um protocolo sanitário, com medidas sanitárias, de limpeza e de conscientização.

Joel Rodrigues pediu aos florianenses que se mantenham em casa e que se precisarem sair, que utilizem máscara. “O Brasil já é um dos países com maior número de casos e de mortos e precisamos fazer com que Floriano continue sob controle”, disse Joel.

Da Redação
[email protected]

Confirmados os dois primeiros casos de Covid-19 em Joaquim Pires

O município de Joaquim Pires, localizado a 229 quilômetros ao norte de Teresina, divulgou ontem os dois primeiros casos de Covid-19.  A  cidade é administrada pelo prefeito Genival Bezerra da Silva(PT), que juntamente com a equipe de saúde municipal de combate ao novo coronavírus realizou de imediato o acompanhamento e isolamento domiciliar dos dois casos confirmados da doença.

Joaquim Pires tem limites territoriais com o  Maranhão,  Esperantina, Batalha, São José do Divino. Murici dos Portelas, Caxingó, Caraúbas do Piauí e também Luzilândia. Confira abaixo nota oficial emitida pela prefeitura da cidade quanto ao diagnóstico dos dois casos de Covid-19  no município.

A Prefeitura de Joaquim Pires, por meio da Secretaria Municipal de Saúde vem a público informar, com ética e transparência, que hoje, 20 de maio de 2020 foi confirmado em nosso município através de teste rápido, os dois primeiros casos POSITIVOS para o Novo Coronavírus (COVID-19). Trata-se de uma pessoa do sexo feminino de 47 anos de idade e outra do sexo masculino de 52 anos de idade, ambos sem comorbidades e residentes na localidade Massapê. Os pacientes apresentam sintomas leves e se encontram em tratamento e isolamento domiciliar.

 Informamos ainda, que a Secretaria de Saúde já está tomando todas as precauções necessárias conforme preconizado pelos protocolos da OMS e Ministério da Saúde.

Informamos também, que hoje foram notificamos dois casos suspeitos, sendo um deles já descartado.  Reiteramos a recomendação para que a população continue adotando todas as medidas de prevenção. 

João Bandeira
[email protected]

Sem caso de covid-19, cidade do Piauí decreta lockdown para conter doença

Fotos: ascom/prefeitura


O prefeito de Riacho Frio, Adalberto Gerardo Rocha Mascarenhas (Progressistas) confirmou nesta quarta-feira (20) ao blog das Cidades que prorrogou por mais cinco dias o lockdown (bloqueio total) das atividades no município. É uma medida para conter o avanço do novo coronavírus. O município não tem casos de covid-19, mas a prefeitura teme colapso na saúde, devido o município depender de vagas de UTIs do hospital de Floriano, que fica a 600 km de distância. 

Riacho Frio (a 865 km de Teresina) é a única cidade do Piauí com lockdown. A população enfrentou oito dias de bloqueio total e agora mais cinco. A cidade tem uma das maiores adesões ao isolamento social com índices acima de 70%.

O prefeito garantiu que funcionam apenas farmácias, supermercados e só entram no município os veículos de serviços de saúde e empresas fornecedoras de alimentos.

A cidade, que tem cerca de cinco mil habitantes, depende dos serviços de Corrente, que fica a 59 km de Riacho Frio. O prefeito alega que é uma prevenção, temendo a falta de estrutura hospitalar da  região.

"Corrente já tem um foco e está na fase crescente, e isso nos preocupa muito por que nós dependemos muito de Corrente. A única alternativa que estamos apostando é no isolamento social porque não tem vacina", afirmou o prefeito, que é presidente da Associação dos Municípios do Extremo Sul.

De acordo com o prefeito, é obrigatório o uso de máscaras e a população só está saindo quando houver necessidade. 

"A cidade está em lockdown, não está entrando e nem saindo veículos e todos os moradores só estão saindo em extrema necessidade. Distribuímos mais de duas mil máscaras para a população. O município está fazendo barreiras sanitárias e só estamos autorizando a entrada de serviços essenciais. Teve um ônibus de Brasília que barramos e teve que voltar", disse o prefeito. 

Riacho Frio faz divisa com os municípios piauienses de  Corrente (16 casos confirmados de Covid-19), Curimatá (dois casos confirmados) Parnaguá e Gilbués, (sem casos diagnosticados até o momento). 

Ontem, o município realizou teste para a covid-19 em profissionais de saúde e deu negativo, segundo o prefeito. 


João Bandeira e Yala Sena
[email protected]

 

Posts anteriores