Cidadeverde.com

Parnaíba registra morte de bebê de 1 ano por Covid-19

A  morte por Covid-19,  de um bebê, uma menina de um ano de vida  comoveu a população de Parnaíba na noite de ontem. A criança não apresentava comorbidades e a informação da morte foi repassada em boletim oficial da prefeitura. No município os números de óbitos assustam a população que se mantém preocupada com  a segunda posição estadual da cidade com mais doentes acometidos pelo novo Coronavírus. Uma outra morte, de uma mulher de 61 anos, também  foi divulgada no início da noite de ontem pelo boletim da prefeitura.

Parnaíba conta com 1349 casos de Covid-19, 34 pessoas morrreram com a doença,  08 pacientes estão internados em UTIs, 24 estão em leitos clínicos, e de acordo com a prefeitura 825 pacientes estão em isolamento social domiciliar acompanhados monitorados por equipes da saúde da cidade. Segundo o o boletim divulgado 458 casos de pacientes recuperados da doença foram registrados em todo município. 

No sábado(13) o Governo do  Estado entregou uma Unidade Exclusiva de Atendimento à Covid-19, um anexo do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), que vai funcionar nas antigas instalações do Hospital Promédica. A unidade vai contar com 30 leitos clínicos e três leitos de estabilização, funcionando como um hospital de retaguarda para os casos clínicos.

João Bandeira
[email protected]

Campo Maior amplia direitos para Tarifa Social de Energia Elétrica

Foto: Prefeitura de Campo Maior

A secretária de Assistência Social de Campo Maior, Nilzana Gomes, assinou o termo de adesão do município ao novo modelo de gestão e operacionalização do Programa Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), que é executado no Piauí pela Secretaria Estadual da Assistência Social. Com a renovação da adesão a meta da Prefeitura é ampliar o número de famílias carentes beneficiadas com descontos na conta de energia elétrica.

O programa concede descontos na conta de energia elétrica, que podem chegar até 65%. Em Campo Maior cerca de 6 mil famílias, que estão inscritas no Cadastro Único, ou recebem o Benefício de Prestação Continuada, (BPC), tem direito ao auxílio. No entanto, muita gente que tem direito à Tarifa Social ainda não se cadastrou para receber desconto em suas faturas de energia.

A secretaria de Assistência Social de Campo Maior, Nilzana Gomes, disse que o termo assinado prevê a implementação de medidas de operacionalização para a ampliação o número de famílias a serem beneficiadas no município. Para isso, segundo a secretária, os técnicos da SEMAS farão o busca ativa.

“Quem está inscrito no Cadastro Único ou recebe BPC tem direito à tarifa social de energia elétrica e para isso é só procurar um CRAS mais próximo e procurar informações de como requerer o auxílio. O que nós queremos é que quem tem direito, seja realmente beneficiado”, detalha Nilzana Gomes.

Para ter direito, você ou algum membro de sua família precisa estar inscrito no Cadastro Único, com a seguinte situação:

Com renda de até meio salário mínimo por pessoa ou que tenham algum membro da família beneficiário do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC);
Com renda total de até três salários mínimos por mês que tenham entre seus membros pessoas em tratamento de saúde, que precisam usar continuamente aparelhos com elevado consumo de energia elétrica;

Famílias indígenas e quilombolas com renda por pessoa de até meio salário terão direito ao desconto de 100% na conta de energia elétrica, até o limite de consumo de 50 KWh/mês.

Primeira-dama de Luiz Correia é diagnosticada com Covid-19

Foto: reprodução

A primeira-dama e Secretária de Finanças de Luiz Correia, Eulília Galeno, testou positivo para a Covid-19. Kim do Caranguejo confirmou a informação no sábado dia(13).  A primeira-dama se encontra em isolamento social sendo monitorada, seguindo protocolos médicos e com sintomas leves da doença.

Luiz Correia já conta com 93 casos confirmados da Covid-19 com 05 mortes provocados pela doença em moradores do município.

Oeiras realiza pesquisa com testagem para Covid-19

Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Oeiras está realizando o mapeamento do coronavírus na cidade. Através dos testes adquiridos pelo município, uma equipe de profissionais da Unidade Covid-19 de Atenção Primária à Saúde está rastreando a ocorrência do vírus em Oeiras, por meio de uma pesquisa epidemiológica.

Os resultados obtidos pelo mapeamento vão auxiliar o poder público a tomar decisões, sobretudo, no que diz respeito às medidas de isolamento social e outras estratégias de enfrentamento, adotadas para conter a pandemia de coronavírus.

O mapeamento é direcionado para pessoas assintomáticas e acontece em duas etapas, com a aplicação de 500 testes em cada. A primeira engloba 100% dos profissionais das Unidades Básicas de Saúde da zona urbana, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, técnicos em saúde bucal e auxiliares de serviços gerais. Além disso, a testagem também contempla agentes de combate às endemias, agentes comunitários de saúde, técnicos da Vigilância Sanitária e profissionais que trabalham na limpeza urbana.

A segunda fase testará, por amostragem, funcionários de empresas que oferecem serviços essenciais autorizados pelos decretos municipais e estaduais e membros da população em geral. Em todo o processo de mapeamento serão aplicados testes rápidos por plasma sanguíneo e emitidos laudos diagnósticos.

 
 
 
 

Continua a nova rodada de testagem da Covid-19 nos municípios

A Secretaria de  Saúde do Piaui, em parceria com o Instituto Amostragem, iniciou dia 10 e prossegue até amanhã dia 13 com a 6ª rodada da pesquisa com testes rápidos para identificar a taxa de transmissão do novo coronavírus . A meta é alcançar 4.000 entrevistados nas cidades de Teresina, Parnaíba, Piripiri, Campo Maior, Oeiras, Floriano, Picos, Valença, São Raimundo Nonato, Corrente e Uruçuí. Os pesquisadores irão abordar as pessoas em suas casas. Em seguida, um morador  será sorteado para o teste rápido. Caso tenha resultado positivo, a pessoa mais próxima à infectada também será testada. Na quinta etapa, foram calculados 87.579 infectados, número 0,9 vezes maior do que na quarta pesquisa.

 

Prefeitura de Floriano decreta ponto facultativo na sexta-feira

Foi publicado nesta quarta-feira, 10, o Decreto Municipal Nº 066/2020, que declara ponto facultativo para o funcionalismo público municipal de Floriano, a sexta-feira, 12 de junho.
A data fica entre o feriado de Corpus Christi e o fim de semana, e o Município espera, com isso, uma contribuição a mais para reforçar o isolamento social.

O decreto atinge o funcionamento da Prefeitura de Floriano, exceto o trabalho executado por servidor em serviço de urgência, plantão ou necessidades indispensáveis ao funcionamento, como os serviços de saúde, fiscalização de trânsito, vigilância de prédios públicos e demais serviços necessários para o combate e prevenção do novo coronavírus – COVID19 ou à critério de cada secretaria, de acordo com suas necessidades.

Parnaíba registra mais três novas mortes provocadas pelo Covid-19

No boletim oficial desta terça-feira(09) a Prefeitura de Parnaíba divulgou a morte de três pacientes por Covid-19. A cidade passa agora a ter o registro de 19 óbitos provocados pela doença, sendo que a idade das últmas vítimas(03 homens) eram 66, 68 e 83 anos. 

No boletim divulgado em Parnaíba, consta a informação que os óbitos foram anunciados na data da confirmação laboratorial dos exames dos três homens  pra Covid-19. 

Em Parnaíba o número de casos confirmados já soma 1041 doentes,  sendo que 359 pessoas já foram recuperadas. 05 doentes estão em UTI, 19 pacientes estão em leitos clínicos e 639 parnaibanos  estão em isolamento familiar.

Bairros da cidade  como Piauí, Frei Higino e Pindorama são os que mais tem doentes com Covid-19,  com a seguinte ordem de pacientes infectados: 96, 72 e 55 casos registrados da doença.

João Bandeira
[email protected]

Picos melhora atendimentos de síndromes gripais

Foto: reprodução

O Centro Integrado em Especialidades Médicas de Picos (CIEM), no primeiro mês de funcionamento como ambulatório de síndromes gripais (de 07 de maio a 07 de junho 2020) realizou 1.300 consultas médicas.

O Centro que passou por uma reforma para atender síndromes gripais, desde o seu retorno testou 83 pessoas, entre positivos e inconclusivos dos 232 casos confirmados de Covid-19 no município.

Conforme o boletim desta segunda-feira (08), o município de Picos confirmou 232 casos de Covid-19, vale destacar que 92 pessoas estão recuperadas e 5 pessoas vieram a óbito.

Foto: reprodução

“No domingo completamos 1.300 consultas realizadas no CIEM, sendo 98% dos atendimentos de pessoas de Picos entre zona rural e urbana. É importante ressaltar que prezamos pela segurança dos nossos funcionários, todos equipados com as EPIs para um melhor desempenho do trabalho” ressalta a Diretora do CIEM,  Maria Santana.

Água Branca: 45% dos casos de Covid-19 recuperados e 52 altas médicas

Já são 52 o número de recuperados da covid-19 em Água Branca, de acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesse domingo (7). Dois dos últimos casos recuperados da doença foram Larissa Lima e Eldan Lima, moradores do Loteamento Macedo.

“O aumento dos casos em nosso município aconteceu rapidamente e saber que já temos 52 aguabranquenses recuperados nos dá mais forças para lutar e, em breve, garantir a saúde de toda a nossa população”, declara o prefeito de Água Branca, Jonas Moura.

A Prefeitura de Água Branca vem adotando diversas medidas de combate e prevenção ao coronavírus para garantir que a população possa seguir o isolamento social. Nos principais acessos ao município, equipes realizam barreiras sanitárias, além de ações de fiscalização e de conscientização; existem decretos de isolamento social e é o uso de máscaras faciais é obrigatório no município.

Água Branca também possui uma área exclusiva para atender aos pacientes com a doença e conta, ainda, com o Programa Busca Ativa, que identifica pessoas contaminadas pelo novo coronavírus com o objetivo de ampliar a testagem e o monitoramento dos pacientes para a tomada de políticas públicas mais eficazes

Além disso, o município está realizando uma série de atividades remotas na área da Educação, garantindo a continuidade do aprendizado para os alunos da rede municipal de ensino, Assistência Social, prestando serviços às famílias do município, Saúde, com atendimentos através da telessaúde, dentre outros.

Atualmente, Água Branca registra 117 casos confirmados e 8 óbitos pela doença.

Parnaíba registra mais duas mortes por Covid-19

A Prefeitura de Parnaíba divulgou na noite deste domingo(7) através de um boletim oficial,  duas novas mortes provocadas pelo Covid-19 no município, que já registra 911 casos da doença.

Parnaíba já tem um total de acordo com o boletim de 316 casos recuperados de Covid-19, conta com 564 pessoas em isolamento domiciliar, 13 pacientes em leitos clínicos, e apenas 03 em UTI. Com as duas novas mortes divulgadas ontem,  a cidade já soma 15 óbitos provocados pelo Covid-19.

Na semana passada o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde(HEDA) recebeu da Secretaria de Saúde do Piauí 07 novos respiradores para ajuda no tratamento de pacientes com Covid-19 no município. O HEDA passa  a partir da entrega dos equipamentos,   a funcionar com 74 leitos, sendo 49 clínicos, e 25 de UTI.  Parnaíba após Teresina é a cidade  piauiense com mais casos de covid-19.

Em apenas pouco mais de  uma semana, o registro  de casos confirmados de Covid-19 em Parnaíba subiu  de 471 para 911 casos, um aumento de 440 novos diagnósticos da doença em um espaço curto de  tempo.   

A orientação é que aos primeiros sintomas da doença os parnaibanos procurem de imediato o apôio da saúde local para iniciarem de imediato o tratamento contra a doença. 

Posts anteriores