Cidadeverde.com

Ações da Codevasf em Floriano

Na manhã dessa quinta-feira (18), na sede da Prefeitura de Floriano, o prefeito Joel Rodrigues recebeu o presidente nacional da CODEVASF (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) Avelino Neiva, o superintendente Regional Fábio André e a equipe de engenheiros para tratar da autorização para que essa Companhia realize adequações no projeto de construção do sistema de drenagem e urbanização da galeria Fauzer Bucar e a execução da obra, através de uma articulação entre a gestão municipal e a CODEVASF. Também estiveram presentes o engenheiro da Construtora Jurema Humberto Castro e engenheiros para tratar das obras da rede de esgotamento sanitário de Floriano. 

Durante a reunião foi assinada a autorização que firma essa parceria e dá o aval inicial para a execução do projeto de reconstrução e urbanização da galeria Fauzer Bucar, localizada no bairro São Cristóvão. A equipe de engenheiro da CODEVASF irá realizar estudos e as alterações necessárias no projeto que a Prefeitura de Floriano já havia elaborado para essa ação. De início, a estrutura da obra se baseia em uma avenida pista dupla asfaltada e iluminada que irá do bairro São Cristóvão a Praça de Eventos.

“A PMF entregou um estudo básico que será adaptado para fazer a reconstrução dessa galeria que está parada há 59 anos, essa é uma obra de grande importância para a cidade”, disse o presidente nacional da CODEVASF Avelino Neiva que também reforçou que não há dificuldades orçamentárias ou financeiras e que os recursos estão garantidos para execução desse projeto. 

No decorrer da audiência o engenheiro da Construtora Jurema Humberto Castro, acompanhado de sua equipe, tratou das obras referentes ao esgotamento sanitário de Floriano. O trabalho que está em andamento é alusivo à construção de 40% da rede de esgotamento sanitário que irá contemplar a cidade, contando com a construção da estação de tratamento, emissários e estações elevatórias. De acordo com o engenheiro o prazo para conclusão dessa primeira etapa é até agosto de 2018. “Após o fechamento dessa primeira fase será implementada a parcela restante da rede que irá abranger toda a cidade, totalizando os 100%”, explicou o engenheiro Humberto Castro. 

O prefeito Joel Rodrigues pontuou a importância dessas obras para o bem-estar da população florianense e para a infraestrutura municipal. “Acreditamos que o projeto se concretize, nesta disposição do governo municipal em dialogar com diversos entes, sempre que o interesse da coletividade estiver à frente de tudo, colocando todas as nossas diferenças políticas em segundo plano, como sempre fizemos, e pensando no melhor para Floriano”, disse o prefeito. 

Durante a reunião também estiveram presentes o vice-prefeito Antônio Reis, os secretários de Governo James Rodrigues; de Infraestrutura Marcony Allison; de Comunicação Nilson Ferreira; de Desenvolvimento Rural Assis Carvalho.

Fonte: Ascom

Piracuruquense Gil Lancaster receberá Mérito Renascença

O deputado estadual Gil Lancaster (DEM/SP), será homenageado com Mérito Renascença. Honraria concedida pelo Governo do Piauí. Solenidade será realizada em 22 de janeiro, no Grêmio Recreativo Piracuruquense a partir das 10h00min.

Nascido na cidade de Piracuruca-PI, Gil Lancaster é empresário, pai de quatro filhos e um devotado cristão, dedicado às causas sociais, atuando como radialista há 20 anos.

Na Assembleia Legislativa, representa a cidade de Barueri e a Região Oeste da Grande São Paulo, além de localidades do Interior e Litoral que lhe asseguram base política em todo o Estado de São Paulo.

Filiado ao DEM (Democratas), foi eleito deputado estadual em outubro de 2014, em sua primeira disputa, quando recebeu expressivos 107.841 votos em 448 municípios.

Seu raio de atuação abrange o desenvolvimento econômico e social, saúde, educação, mobilidade urbana e segurança pública.

Atua também pela preservação dos valores familiares, pelo desenvolvimento das cidades paulistas e pelo investimento no combate à criminalidade, com condições favoráveis de trabalho para os policiais.

Gil Lancaster propõe esforços para manter o progresso do Estado mais rico da Federação, gerador de oportunidades para milhões de pessoas, e dedica sua atenção parlamentar aos milhares de nordestinos que vieram para São Paulo em busca de melhores condições de vida.

Sua biografia ainda ressalta que entrou no mercado de trabalho já na infância para ajudar a família. Em 1981, ingressou por concurso na Polícia Militar, destacando-se entre os membros da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar).

Em 1986, Gil Lancaster conheceu o mercado de óticas e, após se formar no curso de Óptica Oftálmica pelo Senac-SP, deixou a Polícia Militar e montou sua própria loja em 1987, permanecendo à frente por muitos anos, entretanto, atualmente a rede é administrada pelos filhos, figurando hoje apenas como "garoto propaganda" vendendo sua imagem comercialmente para divulgação das empresas.

Gil Lancaster tem orgulho de ser o primeiro soldado da PM e também o primeiro piauiense a se tornar deputado estadual em São Paulo.

A Ordem do Mérito Renascença do Piauí é a mais alta comenda do Estado, da qual o Grão-Mestre é o governador do Estado do Piauí. A medalha é oferecida nos graus Grande Colar, Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.

Fonte: piracurucanews

Oeiras concede reajuste acima do piso para professores

Os professores da rede municipal de Oeiras terão um reajuste acima do piso nacional. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira, 16, pela secretária municipal de Educação, Tiana Tapety. Segundo ela, o novo piso salarial passa a vigorar a partir do pagamento de janeiro de 2018 e faz parte da política de valorização do Magistério, adotada pela Prefeitura de Oeiras.

O aumento será de 7%, enquanto o reajuste nacional é de 6,81%. “Como acontece todo mês de janeiro, Oeiras cumpre religiosamente o que é direito do professor. E este ano, diante da forma como o município caminha em termos de organização, temos condições de fazer um reajuste acima do piso nacional”, argumenta a secretária.

Tiana Tapety ressalta que, apesar da crise econômica em todo o país, com redes de Educação inclusive atrasando o pagamento de salários ou descumprindo o pagamento do piso, a Prefeitura de Oeiras honra e reconhece a necessidade de valorizar os profissionais da Educação. “Estamos trabalhando para valorizar cada vez mais a educação do município de Oeiras. Para que isso aconteça, primeiro, temos que valorizar o professor, porque sem ele não vamos desenvolver uma educação municipal de qualidade. Então, já vamos começar o ano de 2018 com 7% a mais no salário”, pontua a secretária.

Até o ano passado, mais da metade dos Estados brasileiros não pagava o piso salarial aos professores, segundo levantamento feito pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), em 2016.

O piso é reajustado anualmente a partir do mês de janeiro e segue as regras da Lei do Piso, de 2008, que define o mínimo a ser pago aos professores da rede pública em início de carreira, com formação de nível médio e jornada semanal de 40 horas. O aumento é definido de acordo com o valor anual mínimo por aluno no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). 

Posteriormente, o Plano Nacional de Educação (PNE), que entrou em vigor em 2014, também trouxe dispositivos para garantir o pagamento do valor mínimo aos docentes e promover a valorização da carreira. No entanto, boa parte dos municípios do país descumpre a lei federal de pagar o vencimento básico nacional.

Fonte:Ascom

Água Branca veta bebida em recipientes de vidro no Carnaval

A Prefeitura de Água Branca publicou decreto que dispõe sobre a proibição da entrada de pessoas portando bebidas em recipientes de vidro nos locais onde acontecerão as festividades de carnaval, no período de 10 a 13 de fevereiro.

Com o objetivo de promover a segurança da população, a entrada com garrafas e demais recipientes de vidro será barrada e, em caso de descumprimento da norma, o objeto será confiscado.

“A nossa preocupação está voltada para a proteção e segurança dos cidadãos que estarão se divertindo, especialmente idosos e crianças. Esperamos a compreensão de todos, visto que a medida irá beneficiar a todos com mais segurança e conforto”, solicita o prefeito de Água Branca, Jonas Moura.

Fonte: Ascom

Carnaval 2018 em Floriano

Uma reunião de trabalho, realizada na tarde desta sexta-feira, no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Floriano, reuniu o prefeito Joel Rodrigues, integrantes da COEF, Comissão de Eventos de Floriano, as polícias, representantes da saúde, infraestrutura, entidades diversas, liga das escolas e blocos e outros. O presidente da COEF Antônio Reis solicitou um plano de ação para a operacionalização do carnaval deste ano. Também foi divulgada, para a imprensa, a programação dos desfiles e bandas. 

A secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Elineuza Ramos, membro da COEF, falou sobre a prévia carnavalesca no dia 27, sábado, no Comércio Esporte Clube, às 20:00 horas, com a escolha do Rei Momo e Rainha do Carnaval 2018, e apresentação de sambas-enredo. Também fez um resumo da programação que antecede o carnaval com o Zé Pereira da Banda Malandra, em 3 de fevereiro. O carnaval começa na quinta-feira, 8 de fevereiro, com o Arrastinho, o carnaval das crianças, às 17:00h e, à noite, é a vez do tradicional Bloco Das Virgens. Elineuza também explicou como será o desfile deste ano, que volta para a avenida Getúlio Vargas. 

No domingo, dia 11 de fevereiro, o desfile começa às 18:30 horas, com os blocos de acesso: 

Mocidade Independente, Os Gaviões, Unidos do Samba e Acadêmicos do Irapuá, encerrando com o bloco de animação Os Ingratos;

Na terça de carnaval, 13 de fevereiro, às 18h30, é a vez das escolas de samba: Arrocha Um Aperta o Outro, Os Caipiras e Beija-Flor da Princesa), fechando com Os Ingratos. Outro bloco de animação, que não sai na avenida, Os Piratas, este ano se concentrará na segunda de carnaval, dia 12.

O secretário de Comunicação Nilson Ferreira, que também integra a COEF, falou sobre a programação das bandas, que foram contratadas através de recursos do governo do Estado:

No sábado, o primeiro Arrastão será com a banda Patchanka, às 21h, com concentração próxima ao Espaço da Cidadania, e na Beira-Rio se apresenta a banda Arrastamassa;

No domingo, 11 de fevereiro, a festa no Cais da Beira-Rio começa às 22h com as atrações: Frank e Eduardo, Gabriel Levy e Danny Melody; Na segunda, 12 de fevereiro, será o segundo Arrastão com Os Bambaz, e na Beira-Rio, toca a banda Levada do Gueto; 

Na terça, 13 de fevereiro, o terceiro Arrastão será com a banda Selva Branca, e na Beira-Rio se apresenta a banda Tribaianos.

“Divulgaremos, a partir de amanhã, em Floriano, nas cidades da região e em Teresina, com tvs, rádios, internet, 15 outdoors, cds padronizados de divulgação e outras mídias, e sem dúvida, teremos um grande carnaval, com o apoio de todos”, disse.

Antônio Reis lembrou que Floriano sempre se destaca no carnaval, porque tem vários atrativos. “Temos em Floriano bandas e trios durante o carnaval de rua, com escolas e blocos, além da cidade ser bem estruturada, em serviços de saúde, hotéis, oficinas, supermercados, transporte, tranquilidade no fornecimento de água e energia elétrica e outras vantagens”.

O tema “O Samba Vai Levantar” é um recorte da letra da música Cais Cais, interpretada pela florianense Rosa Lobo, de autoria de Arimatan Martins e Edivaldo Nascimento.

Fonte: Ascom

Servidores de União participam de treinamento

 

Secretários, gestores e técnicos da Prefeitura Municipal de União participaram, durante todo o dia desta quarta-feira (10), de treinamento e aperfeiçoamentos sobre gestão administrativa em Teresina.

Durante o encontro, que foi liderado pelo advogado e especialista em gestão pública, Vicente Miranda, os participantes puderam discutir, entre outras coisas, os feitos de cada pasta no exercício de 2017 e os objetivos e metas para o ano de 2018.

“Foi um dia muito produtivo. Buscar conhecimento é o caminho para alcançarmos o modelo de gestão que queremos realizar em União. Com esta equipe unida e com muito planejamento iremos fazer mais em 2018 e nos próximos anos de mandato”, destacou o prefeito, Dr. Paulo Henrique.

Mensalmente a equipe administrativa se reúne para traçar de demandas de cada setor, desta forma as secretarias conseguem trabalhar algumas políticas públicas em conjunto. “Estes encontros serão frequentes. É uma forma de trocar conhecimento, de podemos ajudar uns aos outros em cada setor e assim irmos acrescentando mais qualidade aos trabalhos realizados”, destacou Pedro Costa, procurador do município.

Fonte: Ascom

Operação tapa-buracos em Buriti dos Lopes

A Prefeitura de Buriti dos Lopes, através da Secretaria de Infraestrutura, iniciou na  segunda-feira (08), a operação tapa-buracos no centro da cidade.

As ações de pavimentação poliédrica começaram a ser executadas, e a primeira via contemplada, foi Rua Isidoro Machado Torres, um dos principais trechos que se encontrava bastante danificado, dificultando a mobilidade urbana do município.

 A operação tapa-buracos será realizada em todas as vias danificadas da cidade, tendo a finalidade de melhorar o tráfego, garantindo conforto e segurança para os condutores de veículos e aos pedestres.

Fonte: Ascom

Campo Maior investiu R$ 4 milhões em obras em 2017

  • CM_obra_açude.jpg Ascom
  • CM_SAE.jpg Ascom
  • cm_estrada.JPG Ascom
  • CM_calçamento_conjunto.JPG Ascom
  • CM_calçamento_Novo.JPG Ascom
  • cm_ubs_nova.JPG Ascom
  • CM_creche_2.jpg Ascom
  • CM_hospital.jpg Ascom
  • CM_açude.jpg Ascom

A Prefeitura de Campo Maior, apesar da crise que atingiu os municípios em 2017, manteve o ritmo de investimentos em obras e serviços no município. No ano passado o poder municipal, com recursos próprios ou em parcerias com o Governo do Estado e com o Governo Federal, investiu pouco mais de R$ 4 milhões na construção de escolas, unidades de saúde, calçamento, asfalto e ampliação do sistema de abastecimento de água.

O prefeito Professor Ribinha revela que foi preciso fazer um verdadeiro malabarismo para conseguir continuar investindo em obras e para manter os serviços para atender a população de Campo Maior em todos os setores como educação, saúde, saneamento, infraestrutura, abastecimento de água e esporte.

Ribinha cita obras importantes para Campo Maior a construção da Escola Zenita Pires, na comunidade São Joaquim, onde o Município e o Governo Federal investiram cerca de R$ 1 milhão e 300 mil na construção e compra de moveis e equipamentos. “Eu considero essa obra histórica, porque foi o maior investimento em um prédio da Educação de Campo Maior”, destaca Ribinha.

Ele lembra que está em ritmo acelerado de construção uma creche, padrão MEC, no Parque Estrela, onde está sendo investido R$ 1,2 milhão.

Na Saúde o prefeito lembra que foram empregados mais de R$ 1 milhão na construção da UBS do Fripisa (R$ 750 mil), das academias da AUCAM e Estação e ainda nas reformas do posto do Cariri e Água Branca.

No abastecimento de água, o Serviço Autônomo escavou dois novos poços e aprofundou outros três poços, permitindo que o sistema de Campo Maior ficasse  autossuficiente ao jogar na rede 430 mil litros por hora, ou 200 mil a mais do que em 2016.     

Na área de infraestrutura o município construiu a pavimentação das Ruas F, G e H, no Conjunto José Francisco Bona, (obra aguardada há 25 anos que custou aos cofres público R$ 287.647,00), a pavimentação da Rua Mandubé, no Bairro de Flores, onde foram investidos R$ 129.301,30 e ainda o asfaltamento do entorno do Açude Grande, onde foi empregado R$ 1.270.829,33.

Na área do Esporte foram investidos R$ 300 mil para pudesse ser construída a Arena Aucam, fossem feitas reformas em campos de várzea e que fossem realizadas diversas competições esportivas na cidade e no interior. “Tivemos o cuidado de investir em cada modalidade esportiva para que todos os setores fossem beneficiados”, afirma o prefeito Ribinha.

Fonte: Ascom

Saúde promove encontro motivacional em Oeiras

  • Oeiras_saúde_3.JPG Ascom
  • Oeiras_saúde_5.JPG Ascom
  • Oeiras_saúde_1.JPG Ascom
  • Oeiras_saúde.JPG Ascom
  • Oeiras_saúde_4.JPG Ascom
  • Oeiras_saúde_2.JPG Ascom

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) promoveu na semana passada, um encontro motivacional para os servidores. O encontro foi conduzido pelo professor e consultor empresarial, Mury Campos, e marcou o início das atividades do ano de 2018, em Oeiras.

A palestra "Mude Você, Mude o Mundo" reuniu de cerca de 200 servidores e teve como enfoque a autoestima, motivação pessoal para o trabalho e redimensionamento da visão diante das dificuldades. A metodologia de apresentação utilizou músicas populares, piadas, relatos pessoais para compor uma espécie de palestra show.

Para o prefeito José Raimundo, o evento contribui para o crescimento profissional dos servidores e gestores municipais. “Precisamos nos motivar e nos reinventar. E nós, enquanto gestores públicos, temos que estar atentos a rotina da cidade e às coisas que acontecem no dia a dia e mudar no sentido de sempre fazer o melhor para atender a toda a população”, diz o prefeito José Raimundo.

“É um momento voltado para o acolhimento de todos os profissionais que fazem Secretaria Municipal de Saúde de Oeiras. Este ano, entendemos de fazer uma proposta diferente, algo novo no sentido motivacional, tanto no ambiente de trabalho como do lado pessoal”, comenta a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas.

Na oportunidade, a secretária falou das ações desenvolvidas pela Semusa durante o mês de janeiro – Janeiro Roxo, com atividades intensificadas no combate a Hanseníase; Janeiro Branco, fortalecendo ações de saúde mental no município e o mutirão de combate ao Aedes aegypti. “Nesse período chuvoso, procuramos despertar a população para a necessidade do combate ao mosquito”, pontua Auridene Freitas, informando que, além destas ações, Oeiras deve receber a partir da próxima terça-feira, dia 09, um Centro de Diagnóstico Móvel, utilizado para realização de exames de mamografia e do colo do útero.

Fonte: Ascom

Água Branca recebe novo espaço da Sala do Empreendedor

Aconteceu, na manhã desta quinta-feira (4), na cidade de Água Branca, a inauguração da Sala do Empreendedor. O espaço foi implantado através de uma parceria entre a Prefeitura, a Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) e o Sebrae e tem como objetivo prestar informações e orientações sobre a abertura, funcionamento e formalização de empresas, de forma simples e facilitada, além de orientação e capacitação para Microempreendedores Individuais (MEI).

O prefeito Jonas Moura afirma que a Sala do Empreendedor representa uma grande conquista para o município. “O comércio é fundamental para nossa cidade, pois é a principal fonte de renda de grande parte da população e o maior gerador de empregos. Estamos todos muito felizes de inaugurar essas instalações, pois nossos empreendedores merecem esse cuidado, visto o desenvolvimento que trazem para nossa Água Branca”, ressalta.

De acordo com a presidente da Jucepi, Alzenir Porto, a Sala do Empreendedor vai dar apoio ao empresariado de Água Branca. “A Sala do Empreendedor vem para fortalecer ainda mais o empresariado do município, prestando todo apoio que é necessário em termo de registro mercantil e também de funcionamento desses empreendimentos. O município de Água Branca vem crescendo consideravelmente, isso é perceptível através dos gráficos de abertura de novas empresas, agora, com este trabalho dentro do município, vai facilitar ainda mais as atividades do setor, pois você dá entrada no documento e já entra para a fila de análise mais rápido e diminui o tempo de abertura de novas empresas”, explica.

Alzenir Porto também avalia o potencial de crescimento do setor empresarial do município. “Água Branca se destacou no ano de 2017 em número de empresas considerando tamanho da cidade. Percebemos que é uma cidade que tem um movimento muito grande e que tem crescido muito em nível de comércios grandes, considerando o porte do município. Acredito que em 2018 ela ainda tem muito a crescer, principalmente considerando o que vem acontecendo nos últimos anos”, diz.

A agente de Desenvolvimento Econômico de Água Branca, Silvia Sousa, comenta a necessidade do espaço no município. “A demanda por esses atendimentos é grande, os serviços eram feitos em local improvisado e estamos com um número considerável de registros de Microempreendedor individual. Desde que iniciamos os atendimentos os empreendedores já cresceram muito no trabalho realizado e estão cada vez mais competitivos no mercado, podendo concorrer em processos licitatórios. Agora, com este novo espaço, acreditamos que o setor vai melhorar ainda mais”, afirma.

Fonte: Ascom

Posts anteriores