Cidadeverde.com

Combate à Exploração Sexual de crianças em União

Na manhã desta terça-feira (02) foi dado o ponta pé inicial para a realização do projeto “Faça Bonito” na cidade de União. A primeira ação foi a realização de uma reunião entre profissionais da Assistência Social, Conselho Tutelar, professores e outros profissionais da educação.

O projeto é realizado anualmente em todo o país e consiste na mobilização no “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00. A proposta do “18 DE MAIO” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.

De acordo com a psicóloga do CREAS, Lidiane, este ano a campanha será realizada de uma forma diferenciada. “Além da caminhada, estaremos indo até as escolas, visitando famílias e conscientizando a população. Infelizmente no levantamento que estamos realizando, percebemos que a cidade tem um índice alarmante de casos e queremos trabalhar em cima disto, oferecendo um suporte psicológico às famílias”, destacou.

18 DE MAIO

O Dia 18 DE MAIO, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do nosso país. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual. 

Fonte: ascom

Prefeito de Campo Maior visita local dos festejos

O prefeito Ribinha visitou em Campo Maior  a Praça Bona Primo onde estão sendo montadas as barracas para o festejo de Santo Antônio. Ribinha,  que estava acompanhando do gerente de Eventos Ulisses Raulino,  quis conhecer detalhes da estrutura que funcionará durante a festa do padroeiro de Campo Maior. Ribinha promete inovar para deixar a festa de junho ainda mais animada.

Fonte: Ascom

Palmeirais vai ganhar furgão com kit ambulância completo

A Prefeitura Municipal de Palmeirais está bem próxima de resolver o problema da falta de ambulância no município. Está aberto o processo licitatório para a aquisição do veículo para transporte de pacientes e, até o dia  20 de maio, o procedimento de compra deve ser concluído.

O aviso de licitação foi publicado no Diário Oficial do Município e no mural de licitações do Tribunal de Contas do Estado- TCE. A abertura dos envelopes deve ocorrer no dia 10 de maio, na sala de reuniões da Prefeitura. De acordo com o secretário de saúde, Jânio César, caso o processo ocorra dentro do previsto, a compra da ambulância deve ser realizada até o final do mês de maio. “Essa é uma previsão que temos, dentro do cronograma de licitações. Caso não haja nenhum problema, vamos finalizar o processo de compra ainda no mês de maio”, explica o secretário. 

A licitação segue a modalidade pregão presencial, do tipo menor preço, para aquisição de um  veículo tipo furgão com kit ambulância completo para atender as necessidades do município. 

O veículo será adquirido com recursos próprios do município e   ficará à  disposição da população, tornando  mais eficiente o atendimento de urgência e emergência aos pacientes que necessitam deslocar-se para o hospital e também para a capital Teresina, em casos mais graves. 

Na quarta-feira (26), a prefeitura adquiriu um veículo L 200 para compor a frota da secretaria de saúde. O veículo ficará disponível para o Programa Saúde da Família. Para o prefeito Reginaldo Júnior,  a aquisição de mais um veículo destinado à saúde é muito importante e reforça uma das prioridades da atual administração, que é melhorar cada vez mais o atendimento para a população. “Estamos estruturando o município e dando passos importantes para melhorar a saúde”, diz.

Fonte: Ascom

Município de Corrente e Fiepi firmam parceria

No dia 05 de maio o prefeito Gladson Murilo Mascarenhas Ribeiro, e o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí(Fiepi) Antônio José Moraes Sousa Filho, assinam em Corrente, a formalização de uma  parceria objetivando o funcionamento compartilhado de uma  Unidade Integrada do  SESI/SENAI/IEL, no município. A unidade integrada atuará  em conjunto com a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo.

Para o  prefeito  Murilo Mascarenhas  o município de Corrente está precisando de mão de obra qualificada, e a instalação de uma unidade Senai vem em um momento oportuno. “Das salas de aula desta unidade do Senai, não sairão apenas trabalhadores capacitados, mas futuros empresários que deverão contribuir para a transformação e do desenvolvimento econômico do nosso município” ressaltou o prefeito.

Para a Secretária de Indústria, Comércio e Turismo, de Corrente,  Diviane Rocha Louzeiro,  a inauguração da unidade será um marco na história da cidade, das empresas instaladas e das que ainda investirão no município. “Este será um diferencial competitivo para as empresas que quiserem se instalar na região, e um ganho para a sociedade como um todo” frisou Diviane.


Fonte: Ascom

 

Aniversário de Santa Cruz dos Milagres

O prefeito de Santa Cruz dos Milagres, Wilney Rodrigues e equipe,  elaboraram uma vasta programação para festejar nos dias  28 e 29 de abril os 25 anos de emancipação política do município. Entre as atividades constam competições esportivas, culto em ação de graças, missa, entrega de prêmios, corte de bolo comemorativo e ainda um grande show musical com a presença de artistas como Mara Pavanelly, Forró Absluthe, e banda Desejo do Forró. De acordo com o prefeito Wilney os festejos de Santa Cruz dos Milagres e o encontro dos Santos agora de 2017 terão amplo apôio da Prefeitura com maior incentivo ao crescimento da presença de romeiros nos  dois eventos, com foco na fé  e movimentação do turismo religioso no município.

Pio IX: vereadores promovem audiência sobre segurança

O Vereador Jônathas Leite de Sousa, de Pio IX,  é autor de um requerimento solicitando uma Audiência Pública para discutir com a população a questão da segurança no município. A Audiência irá ocorrer dia 04 de maio,   08 horas da manhã no auditório do sindicato rural de Pio IX,  e promete atrair uma grande quantidade de moradores da cidade que desejam mais segurança para a população. De acordo com o Vereador Jônathas a intenção da Audiência é ouvir dos moradores  propostas e debater idéias sobre a questão da segurança pública local. Um dos pontos a serem tratados no evento será  o aumento do número  de policiais para atuarem  na segurança do município. Várias autoridades da segurança estadual foram convidadas a participar da Audiência. 

Obras em Tanque do Piauí

A população da cidade de Tanque do Piauí comemora a execução de obras realizadas pelo Governo do Estado através da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) nas zonas rural e urbana do município.

Na zona rural, a comunidade Bom Princípio é contemplada com uma nova praça, possibilitando que crianças, jovens, adultos e idosos, tenham um amplo espaço de lazer.

A obra orçada no valor de R$ 85.588,61 está em execução e a expectativa é que até o mês de junho, todo o serviço seja concluído.

Na zona urbana, o Governo do Estado está pavimentando ruas e avenidas, totalizando 5 mil metros quadrados de calçamento, contemplando a Avenida Dom Avelar, Rua 7 de setembro, e a Rua 21 de abril.

 

Fonte: Ccom

Altos sofre com onda de violência

Roubos, assaltos a  postos de gasolina,  supermercados, agências de correios, instituições financeiras, lanchonetes, arrastões durante o dia, tiroteios em vias públicas, invasões de residências, assassinatos e até mesmo pessoas mantidas como reféns dentro de casa por bandidos,  tem sido constantes no município de Altos,   distante apenas 40 quilômetros de Teresina, e com uma população de 40 mil pessoas. De acordo com a prefeita Patricia Leal a cidade tem apenas  uma única viatura  policial, e um contigente por turno de vigilância diário que não ultrapassa 06 policiais militares. Uma realidade que tem assustado moradores e preocupa autoridades do município, que querem  do Governo do Estado a instalação urgente de um Batalhão da PM, para melhor garantir a segurança da população. 

Ação Social em Água Branca

 

A Prefeitura de Água Branca, em parceria com a Secretaria Estadual de Segurança Pública, promoveu, neste sábado (22), no bairro São Luiz, uma ação de cidadania com a oferta de serviços gratuitos à população.

O Dia de Ação Social faz parte de um trabalho de aproximação da Secretaria de Segurança Pública da população e contou com o apoio das secretarias municipais de Saúde, Assistência Social, Administração e Comunicação para a oferta de serviços como expedição de RG, testes de glicemia, pressão arterial e disponibilização de orientação e atendimento nas salas da Cidadania e do Microempreendedor.

“A nossa politica é de qualidade de vida, de direitos humanos, de igualdade e no exercício amplo da cidadania. Por isso, contar com o apoio do governador Wellington Dias e do secretário Fábio Abreu para proporcionar à população uma ação inclusiva como esta nos deixa muito satisfeitos”, frisa Jonas Moura, prefeito de Água Branca.

Ao todo, cerca de 300 pessoas receberam atendimento gratuito na ação, que contou com a participação do diretor Instituto de Identificação “João de Deus Martins”, o perito criminal especial Francisco Pinheiro, e da articuladora dos municípios no Instituto de Identificação, Cleide Neres Germano.

Fonte:Ascom

 

Municípios debatem regimes próprios de previdência

Uma grande mesa redonda para o debate do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) nos municípios. Com essa finalidade, a Associação Piauiense de Municípios (APPM) realiza no dia 25 deste mês o Seminário Regime Próprio de Previdência Social. O evento acontece no auditório da entidade e contará com palestrantes locais e nacionais.

Atualmente, 63 municípios do Piauí possuem regimes próprios de previdência e outros desejam criar o RPPS, saindo do Regime Geral de Previdência Social (RGPS).

“Pretendemos por o tema em discussão, mostrando as vantagens e desvantagens de fazer a migração de regime, para que o gestor municipal, bem como vereadores e toda a sociedade local avaliem se é interessante para o servidor e para o município essa migração”, revela o presidente da APPM, Gil Carlos.

O evento apresentará as palestras “Primeiros Passos do RPPS Municipal, Vantagens e Desvantagens RPPS x RGPS”, com palestrantes da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e o Tribunal de Contas do Estado do Pernambuco (TCE/PE);  “Receita Federal”, com Eudimar Alves;  “Boas Práticas de Gestão e Desenvolvimento Local”, com a dra. Célia Verônica Emídio (ANEPREM) e Dr. Leonardo Rolim. “A Reforma da Previdência”, com dr. Marcelo Caetano. E “O futuro dos RPPS na PEC 287/2016”, com o dr. Alex Sertão; “A Importância da Avaliação Atuarial”, com dr. Mario Rattes.  Apresentará ainda o Painel “Investimentos e Soluções para o déficit Atuarial” e “Investimentos dos Fundos RPPS”, com representantes da CEF, BB e BNB.

O Seminário Regime Próprio de Previdência Social acontece no dia 25 de abril de 2017, a partir das 8h da manhã e deve se estender durante todo o dia. É um evento que reunirá grandes especialistas nacionais em RPPS, com o objetivo de qualificar as decisões dos gestores municipais na área.

São parceiros da APPM nessa iniciativa o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), Caixa Econômica Federal, CONSULPREV e Serconprev.

 

Fonte: Ascom

 

Posts anteriores