Cidadeverde.com

Siri invasor raro atrai pesquisadores no litoral do Piauí

Foto: reprodução

O professor e pesquisador Leonardo Peres de Souza da  Universidade Federal do Delta do Parnaíba(UFDPar), atualmente vem se dedicando a dois projetos de pesquisa, sobre a Biologia do Siri invasor Charybdis hellerii na região litorânea do Piauí. Segundo o professor esse projeto tem a finalidade de avaliar a reprodução e o hábito alimentar da espécie, visto que, por ser de caráter invasor,  o Siri pode competir com as  espécies locais e acabar prejudicando a existência dos Siris nativos da região. A pesquisa está sendo desenvolvida no Laboratório de Análise e Processamento Histológico, o LAPHS que é um laboratório de uso compartilhado com outros pesquisadores. Para isso todos os meses os alunos vão a campo para capturar os crustáceos. Atualmente, o projeto é executado pelos alunos de Biologia e Engenharia de  Pesca da UFDPar. 

Campo Maior promove ação alusiva à ‘Campanha Maio Amarelo’

A Prefeitura de Campo Maior, por meio da Secretaria de Saúde, Trânsito e diversas outras secretarias do município, promoveu, na manhã desta terça-feira, dia 10 de maio, ação alusiva à campanha Maio Amarelo, que chama a atenção da sociedade a refletir sobre o respeito e a responsabilidade no trânsito.

A mobilização alertou, por exemplo, para a responsabilidade de atitudes como usar passarelas e faixas de pedestres, para o respeito dos condutores aos vulneráveis no trânsito, para o risco de usar celular ao volante e sobre a importância de usar o cinto de segurança e outros acessórios como o capacete, no caso dos motociclistas.

Participaram do evento o prefeito Joãozinho Félix e a secretária de Saúde de Campo Maior, Dorilene Vidal, além de outros secretários, vereadores, representantes do poder público e estudantes de escolas públicas municipais, que tiveram acesso a noções de segurança do trânsito.

“Queremos alertar para uma conscientização no trânsito, com ações educativas e preventivas, visando a diminuição do número de acidentes e a consequente redução do número de óbitos. Em Campo Maior, as estatísticas ainda são alarmantes, daí a necessidade de uma campanha educativa nas ruas e nas escolas”, destacou o prefeito Joãozinho Félix.

Prefeitura e TJ-PI firmam parceria de proteção à infância e adolescência em Oeiras

Mais uma ação importante para o fortalecimento da rede proteção à infância e adolescência no município de Oeiras. Nesta segunda-feira, 09, o prefeito José Raimundo esteve reunido, em Teresina, com o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador José Ribamar Oliveira, acertando os detalhes para assinatura de um Protocolo de Intenções Recíprocas entre a Prefeitura de Oeiras e o TJ-PI.

O objetivo é desenvolver projetos de apoio técnico em processos que envolvem crianças e adolescentes – como adoção, guarda, crimes sexuais contra vulneráveis, entre outros –, na Comarca de Oeiras.

As ações da parceria devem ser iniciadas em junho e contribuem para qualificar ainda mais os serviços da Assistência Social do município. “Será um projeto importante de assistência social em que contaremos com o apoio da Prefeitura de Oeiras, que nos cederá profissionais psicólogos e assistentes sociais. O início dos trabalhos ocorrerá dia 9 de junho. A parceria com a administração municipal fortalecerá todo o sistema de proteção a crianças e adolescentes da cidade e trará muito ganho social”, destaca o desembargador do TJ-PI.

 O Protocolo de Intenções Recíprocas entre a Prefeitura de Oeiras e o Tribunal de Justiça visa atender às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça, que trata dos julgamentos de processos incluídos nas competências da Infância e Juventude cível e de apuração de ato infracional.

“É o poder público municipal que acompanha de perto a vida da cidade, então, estes mecanismos de parceria que as pessoas e as instituições precisam são fundamentais para servir à sociedade. Cada gestor é pago e está à frente das instituições exatamente para gerir e fazer chegar a todos a resolução dos seus problemas. Esse é o papel do representante do povo”, frisa o prefeito Zé Raimundo.

Da Redação

Água Branca promove festa em homenagem ao Dia das Mães

A Prefeitura de Água Branca realizou, no último sábado (7), uma grande festa em homenagem ao Dia das Mães. O evento aconteceu no Mercado Municipal e contou com a presença do prefeito do município, Júnior Ribeiro, e da vice-prefeita, Marinalva Chaves.

A programação foi repleta de apresentações culturais, além de sorteio de TV's, geladeira, fogão, ventilador e diversos outros brindes. A animação também ficou marcada pela participação especial da banda Fulô do Sertão.

"Foi um evento especial que reuniu não só as mães aguabranquenses como toda a população da nossa cidade. Fico muito feliz em prestigiar as mulheres guerreiras do nosso município. Parabéns e obrigado à equipe organizadora e a todos os colaboradores que doaram presentes", declara o prefeito de Água Branca, Júnior Ribeiro.

 

Prefeitura de Campo Maior tem elevado índice de transparência, aponta TCE

Um levantamento divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) mostrou um ranking de transparência das Prefeituras ao longo do ano de 2021. Campo Maior aparece com 81,82% de índice de transparência, ocupando o terceiro lugar no ranking entre as cidades do Território dos Carnaubais.

Outros municípios da região figuraram na lista, como Juazeiro do Piauí, em 1º lugar, com 92,02% e Cocal de Telha, em 2º, com 84,89%. No ranking, Campo Maior aparece em 3º lugar. Apenas Coivaras pareceu com um índice de transparência considerado crítico.

É uma satisfação para toda a gestão o reconhecimento. A Prefeitura de Campo Maior dispõe de ferramentas, onde qualquer cidadão pode ter acesso a informações importantes, como a prestação de conta de todo e qualquer recurso, remuneração de servidores, etc. É um compromisso que temos com a transparência”, destacou o prefeito Joãozinho Félix.

Zé Raimundo anuncia R$ 6,4 milhões para obras na zona rural

A zona rural de Oeiras receberá um grande investimento em obras de infraestrutura, abastecimento de água e fortalecimento da agricultura familiar. Nesta terça-feira, 03, o prefeito José Raimundo esteve no povoado Morro Redondo, dando o pontapé inicial a um conjunto de obras e ações que beneficiarão diversas regiões rurais do município.

Ao todo, serão investidos R$ 6,4 milhões em pavimentação poliédrica, recuperação de estradas vicinais, sistema de abastecimento d’água, aquisição de tratores agrícolas e construção de uma fábrica de polpa de frutas. “Conseguimos os recursos através de emenda da deputada Margarete Coelho para fazermos intervenções na zona rural, contemplando vários povoados”, pontua o prefeito Zé Raimundo.

As obras de pavimentação poliédrica contemplarão o povoado Morro Redondo, Tamboril, Alagoinha, Contentamento, Barra do Mocambo, Malhadinha do Meio e Boa Nova. As intervenções nas estradas vicinais melhorarão o acesso às localidades Tiúba, Boa Nova até a comunidade Xique-Xique, Boa Nova até o limite com o município de Ipiranga, Queiroz, além da via rural que liga a Várzea da Cruz até a Malhada Real, contemplando o Carcará.

Com os recursos, também será construída uma fábrica de polpa de frutas no Riachuelo e realizadas melhorias no sistema de abastecimento de água da zona rural, beneficiando os povoados Boa Vista, Pombinhos, região da Alagoinha, Cocos, Capadeira e Cajazeira. Além disso, a gestão municipal investirá na aquisição de novos tratores e maquinários agrícolas para impulsionar a produtividade no campo.

Da Redação

Prefeitura entrega veículo Van à APAE de Pedro II

Com o objetivo de viabilizar e facilitar os serviços da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Pedro II, a Prefeitura de Pedro II entregou, nesta quinta-feira (5), uma van nova à instituição.

A ação aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e foi possível graças aos recursos do Governo Federal, por meio de emenda parlamentar, e também de recursos próprios do Município. 

Na ocasião, a secretaria municipal de Assistência Social, Elissiane Uchôa, representou o prefeito Alvimar Martins. A gestora da pasta ressalta a satisfação em colaborar com as atividades da APAE.

"A APAE desenvolve um trabalho de grande relevância em Pedro II. Dessa forma, é uma imensa felicidade apoiar as ações da instituição. Em nome do prefeito Alvimar Martins, parabenizo a todos que fazem parte da APAE por esta conquista", ressalta a secretária.

Com informações

Floriano aplica a 4ª dose contra Covid-19 em pessoas acima de 60 anos e imunossuprimidos

Floriano começou a vacinar com a 4ª dose contra a Covid-19 idosos acima de 60 anos e pessoas imunossuprimidas, a partir desta terça-feira (3). Este público precisa realizar agendamento junto às unidades de saúde. Além disso, Floriano segue imunizando todos os públicos a partir dos 5 anos de idade nos 17 postos espalhados por toda a cidade. 
 
Para a 4ª dose deve ser utilizado o imunizante disponibilizado para os municípios, podendo ser Pfizer, AstraZeneca ou Jansen, independentemente da dose aplicada anteriormente. Devem tomar as doses as pessoas deste grupo que tiverem completados quatro meses após a aplicação da primeira dose de reforço.
 
Covid-19 e Influenza
 
A aplicação simultânea das doses pode ser realizada em toda a população acima de 12 anos, desde que não possua sintomas gripais ou não tenha contraído Covid-19 nos últimos 30 dias. Neste caso, é necessário aguardar o fim dos sintomas, de maneira que o organismo se recupere completamente para a administração das vacinas. Essa é uma nova orientação. Em 2021, com a novidade das fórmulas contra Covid-19, era preciso aguardar 14 dias. Mas agora, há segurança e eficácia na aplicação conjunta.

Prefeitura de Pedro II continua os investimentos na Saúde

A Prefeitura de Pedro II, através da Secretaria Municipal de Saúde, segue investindo recursos na compra de materiais e equipamentos médico-hospitalares. Os investimentos irão beneficiar o Hospital Municipal Josefina Getirana Netta e os Postos de Saúde da Família. 

Para a Secretaria de Saúde, Tatiana Galvão, esses investimentos realizados pela atual gestão, têm melhorado consideravelmente a qualidade dos serviços prestados. “Desde 2017 nosso prefeito Alvimar tem investido muitos recursos no intuito de aparelhar melhor todo o sistema de saúde, da porta de entrada que são as unidades básicas de saúde ao nosso hospital. É gratificante ver todos os avanços conseguidos com o trabalho de toda uma equipe.”

O prefeito Alvimar Martins pontua: “Nosso compromisso com a saúde dos pedrossegundenses é prioridade. Para um melhor atendimento a todos, além de valorizarmos os servidores, constantemente estamos adquirindo diversos equipamentos permanentes para aparelhar melhor nossas unidades de saúde. São geladeiras, fogões, ar-condicionados, TVs, armários, cadeiras, longarinas, camas, colchões, macas, cadeiras de rodas, mesas ginecológicas, dentre outros”.

Fotos e Texto: Ascom

Corrente fecha parceria para atendimento de dependentes químicos

A Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas do Piauí, recebeu nesta terça-feira (03), a visita do secretário executivo da Juventude de Corrente-PI, José Gutemberg para celebrar Termo de Cooperação Técnica a fim de garantir o encaminhamento de jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social e que sejam usuários ou dependentes químicos para acolhimento e tratamento.

Os encaminhamentos serão para as Comunidades Terapêuticas credenciadas à Cendrogas e que estão localizadas no extremo sul do Piauí, como fala o coordenador geral de Enfrentamento às Drogas, Sâmio Falcão.

"Através deste Termo, a Secretaria de Juventude poderá fazer diretamente o encaminhamento para as comunidades terapêuticas localizadas na região, especialmente a Restitui do município de Currais que atende o público masculino, e em Bom Jesus o público feminino; a Comunidade Terapêutica Shalom de Floriano, bem como aquelas situadas em São João do Piauí e São Raimundo Nonato, ou seja, naquelas que for melhor para o encaminhamento das pessoas que precise do acolhimento e tratamento", explicou Sâmio.

O secretário de Juventude fez o agradecimento da receptividade da Coordenadoria para a parceria.

"Ficamos muito agradecidos com essa parceria e isso é um marco para a cidade de Corrente. A partir de agora poderemos com a juventude dizer sim à vida e não às drogas", disse Gutemberg.

Para o presente Termo não há transferência de recursos entre as partes, sendo que as despesas relacionadas à prestação dos serviços de tratamento de dependência química oferecidos já ocorre através de dotação consignada no Orçamento do Órgão Estadual, contemplados nos Termos de Fomentos cujas despesas estão previstas nos plano de trabalhos das respectivas comunidades terapêuticas.

Com informações  da Ascom

Posts anteriores