Cidadeverde.com

Joãozinho Félix participa da Marcha dos Prefeitos em Brasília

Foto: Ascom

O prefeito de Campo Maior, Joãozinho Félix, está em Brasília-DF, onde participa da XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

O evento, que segue até a próxima quinta-feira (28) e é organizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), tem como intuito debater temas das cidades brasileiras e abordar assuntos como a reforma tributária, o saneamento, o contexto pós-pandemia e o piso do magistério.

Além disso, o encontro serve como meio dos gestores municiais apresentarem reivindicações.

Por meio de suas redes sociais, o prefeito Joãozinho Félix afirmou que, no encontro, buscará firmar parcerias, articulações e atrair recursos para diversas áreas de Campo Maior, sobretudo nas da saúde e da habitação.

“Ao lado do pré-candidato a deputado estadual Dogim Félix, estou acompanhando a Marcha em Defesa dos Municípios aqui em Brasília com o objetivo de buscar articulações e recursos para diversas áreas de Campo Maior, em especial na parte da saúde e da habitação. Lutaremos para voltar a Campo Maior com boas notícias para nosso amado povo!”, disse.

Maninha Fontenele festeja novo serviço de asfalto em Luís Correia

Através de uma parceria firmada entre a prefeitura de Luís Correia com o governo do estado do Piauí, e emenda do deputado estadual, Dr. Hélio teve início nesta segunda-feira (25) a recuperação da pavimentação asfáltica de algumas ruas do município.

Uma obra que vai melhorar o desenvolvimento da cidade e dar agilidade na trafegabilidade dentro município de Luís Correia.

Segundo a prefeita Maninha Fontenele, com ajuda de recursos do Governo do estado, hoje o município pode receber melhorias no asfalto e assim valorizar a qualidade de vida dos munícipes.

“Com uma grande satisfação que vejo a alegria dos moradores com a chegada dessa obra. Agradeço a parceria do nosso governo do estado, Wellington Dias e nosso Deputado estadual, Dr. Hélio por nos ajudar a atender essa demanda, e nos ajudar a recuperar essas ruas”, frisou a prefeita.

Carro da Prefeitura de Amarante capota na BR 343

Foto: reprodução

Um veículo modelo Renault Oroch, que pertence à Secretaria Municipal de Saúde de Amarante, capotou na BR 343, na tarde deste sábado (23), no município de Angical do Piauí, após o motorista perder o controle da direção do mesmo. O veículo fazia o transporte de pacientes para a cidade de Teresina.

Segundo informações, no momento do acidente cinco pessoas estavam no veículo, sendo quatro adultos e uma criança de oito anos. Apesar das gravidade do acidente, as pessoas que estavam no veículo tiveram apenas escoriações leves.

Por meio de nota, a Prefeitura de Amarante informou que o acidente ocorreu devido ao condutor do carro ter tentado desviar de um buraco na BR 343 e logo em seguida, perdeu o controle da direção e capotou.

Após a ocorrência, outro carro da Secretaria de Saúde foi encaminhado para o local para dar auxílio as vítimas.

Com informações da Ascom

Prefeitura de Floriano apoia a 1ª edição da corrida de rua ‘Floriano Run’

Na manhã deste domingo, a Princesa do Sul serviu de palco para o primeiro Floriano Run - corrida de rua - realizado no entorno do cais da beira-rio. O evento contou com a parceria  da Prefeitura  de Floriano, através da Secretaria de Cultura, Esporte e lazer e Secretaria de Saúde e apoio logístico da Sutran, entre outros apoiadores.

O Floriano Run foi idealizado pelo professor Anderson Oliveira e a fisioterapeuta, Uiara Oliveira, com inscrições realizadas de forma virtual, via rede social, alcançando um público aproximado de 130 pessoas, vindas de pelo menos 15 municípios do Piauí e Maranhão.

A largada saiu da altura da academia de saúde, na av. Frei Antônio Cúrcio, com percurso englobando também o cais da Beira-Rio e av. Fauzer Bucar. A secretária de Esporte e Lazer, Elineuza Ramos acompanhou a prova da largada ao encerramento, enaltecendo a importância da prática desportiva. “Nossa intenção é apoiar e fomentar o esporte em geral, incentivando essa integração. Essa é uma competição que agrega os cidadãos locais e de cidades vizinhas em um momento de confraternização esportiva”, disse.

Prefeitura de Oeiras investe em sinalização na zona rural

Quem é do interior ou precisa se deslocar diariamente para a zona rural sabe da importância das estradas vicinais. Elas são essenciais para a mobilidade e escoamento da produção agrícola, pois ligam as localidades rurais e a zona urbana do município.

Pensando nisso, a Prefeitura de Oeiras, além de investir na manutenção e recuperação das estradas vicinais, instalou placas de sinalização em toda a malha viária, imprimindo mais segurança no tráfego rural e norteando os condutores sobre a distância entre as comunidades.

Trabalhando de forma intensiva para proporcionar mais qualidade de vida à população em todos os cantos de Oeiras, a Prefeitura Municipal desenvolve um amplo programa de construção e recuperação de estradas vicinais que favorecem o acesso e melhoram a infraestrutura em toda a zona rural do município. São mais de 150 km de estradas vicinais construídas e recuperadas, contemplando dezenas de comunidades da zona rural.

Parnaíba tem índices elevados de casos não notificados de dengue .

Parnaíba se encontra em médio risco de casos de dengue . Focos da doença estão sendo encontrados em todos os bairros da cidade. Para o coordenador do Centro de Zoonoses, Vitor Dourado, é importante a colaboração da população eliminando os focos do mosquito aedes aegypti.

Para o CCZ a Vigilância Epidemiológica de Parnaíba contabilizou 47 casos de dengue, dois de Chikungunya e um de Zica, após um trabalho realizado entre os dias 12 e 15 deste mês. Contudo, os casos não notificados são altos.

Ainda segundo Vítor Dourado, o bairro Piauí, na zona sudeste, está entre os que têm maiores números de casos. Na próxima semana será feita uma intervenção de combate a dengue no bairro. O Nova Parnaíba, na zona oeste, também tem vários casos confirmados.

Segundo a agente de epidemiologia Tatiane Albuquerque, é nas casas que são encontrados a maior parte dos focos do mosquito. No Brasil, cerca de 90% dos focos do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, encontram-se nas residências. A responsabilidade socioambiental é de todos. 

Com informações CCZ

Conferência de Saúde Mental dos Cerrados I elege delegados

A Primeira Conferência Macrorregional de Saúde Mental dos Cerrados I ( 1ª CMSMC-I), como etapa da III Conferência Estadual de Saúde Mental do Piauí (III CESM-PI) e da V Conferência Nacional de Saúde Mental (V CNSM) elegeu os delegados que irão representar a região na conferência estadual na última quarta-feira, 20, integrada pelas microrregiões do Vale dos Rios Piauí e Itaueiras, Serra da Capivara, Chapada das Mangabeiras e Tabuleiros do Alto Parnaíba.

Ao todo, foram preenchidas  70 (setenta) vagas para delegados(as), definidas de acordo com o Regulamento da III CESM-PI, distribuídas da seguinte forma:
a) Usuários(as) - 35 delegadas/delegados;
b) Trabalhadores(as) de Saúde - 18 delegadas/delegados;
c) Gestores(as)/Prestadores(as) - 17 delegadas/delegados;

A 1ª CMSMC-I teve como tema: "Fortalecer e Garantir Políticas Públicas: o SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos Direitos Humanos”, ocasião em que foram discutidas as seguintes propostas: 

I. Debater o tema da Conferência com enfoque na Saúde Mental como Direito e na Consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS);
II. Reafirmar, fortalecer e efetivar os princípios e diretrizes do SUS, para garantir a saúde como direito humano, a sua universalidade, integralidade e equidade do SUS, com base em políticas que reduzam as desigualdades sociais e territoriais, conforme previsto na Constituição Federal de 1988, e nas Leis n.º 8.080, de 19 de setembro de 1990 e nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990 e o Decreto 7.508/11;
III. Articular, mobilizar e estabelecer diálogos com a Sociedade Piauiense acerca da Saúde Mental como Direito e em Defesa do SUS;
IV. Avaliar a situação de saúde, analisar e votar propostas advindas das etapas municipais a partir das necessidades da saúde mental;
V. Aprofundar o debate sobre as possibilidades sociais e políticas de barrar os retrocessos no campo da saúde mental, bem como da necessidade da democratização do Estado;
VI. Eleger a Delegação da Macrorregião para participar da III Conferência Estadual de Saúde Mental do Piauí.

Da Redação

Campo Maior promove ‘Dia de cidadania’ com emissão de 1ª e 2ª via de RG

A Prefeitura de Campo Maior, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Geração de Renda (Semas), promoveu um dia de cidadania com emissão de primeira e segunda via de carteira de identidade. A ação contou com parceria da Secretaria de Segurança Pública do Estado.

A atividade foi uma solicitação do prefeito Joãozinho Félix ao secretário estadual de segurança, Coronel Rubens Pereira, que prontamente atendeu o pedido. Em Campo Maior, a articulação da ação está a cargo do Chefe de cartório Baker Martins e do secretário de Assistência Social, Joares Cavalcante.

A emissão de primeira e segunda via do Registro Geral aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e Geração de Renda, ao lado da Catedral de Santo Antonio. Não houve cobrança para a emissão de 1ª via, apenas da 2ª, para a qual foi cobrado um valor simbólico de R$ 20,40.

Estiveram presentes na ocasião o prefeito Joãozinho Félix, o secretário de Assistência Social e Geração de Renda Joares Cavalcante e o chefe do Cartório Bake Martins.

Com informações ascom

Prefeitura de Floriano decreta ponto facultativo na sexta (22)

O prefeito de Floriano, Antônio Reis, assinou nesta terça-feira, 19, o Decreto Municipal Nº 054/22, que dá ponto facultativo ao funcionalismo público municipal.

O decreto considera a aproximação com o feriado nacional de 21 de abril, dia de Tiradentes.

O ponto facultativo não vale para o servidor que trabalha em serviço de urgência, plantão ou necessidades indispensáveis ao funcionamento, como os serviços de saúde, fiscalização de trânsito, vigilância de prédios públicos e outros, à critério de cada secretaria municipal, que não possam ter suspensas as atividades no período.

 

Definida a formação dos grupos para o Ruralzão de Pedro II

A Prefeitura de Pedro II, por intermédio da Secretaria Municipal de Desporto, realizou, na manhã desta terça-feira (19), uma reunião com a presença dos dirigentes das 33 equipes que participarão do Ruralzão 2022. O encontro teve como finalidade a realização do sorteio para definição dos grupos compostos pelos times que disputarão a competição em 2022.

Durante a reunião também foi feita a leitura do regulamento do campeonato. O Ruralzão iniciará no dia 1° de maio, Dia do Trabalhador, com o confronto entre o atual campeão Cantinho, e a equipe da Ingazeira. A disputa acontecerá na Arena Serjão, no bairro Parque das Opalas, a partir das 15h30. 

De acordo com o secretário municipal de Desporto, Leandro Carvalho, o momento ainda serviu para que alguns dirigentes tirassem dúvidas sobre o campeonato, que é uma realização da Prefeitura de Pedro II e também conta com o apoio do deputado estadual Wilson Brandão, por meio de emenda parlamentar.

“A reunião foi muito proveitosa, pois algumas dúvidas que permaneciam com alguns dirigentes foram esclarecidas, realizamos o sorteio e conhecemos as equipes que compõem cada grupo. Dessa forma, estamos trabalhando junto com o prefeito Alvimar Martins para que a final aconteça no dia 11 de agosto, aniversário do Município, com uma grande festa de reabertura no Estádio Municipal José Teixeira Santos”, frisa o secretário.

Confira a formação dos grupos:

Grupo A:
Morro do Meio 
Terra Dura
Cancão
Barro dos Lopes
União Malaquias;

Grupo B:
Olho D’água dos Paulinos Olho D’água dos Alexandrinos
Cantinho
 Ingazeira

Grupo C:
Real Barça
Confiança
Rodrigo 
Palmeira dos Soares

Grupo D:
Caranguejo
Serra dos Matões
São João
Santana

Grupo E:
Caiçara 
Felipe 
Cantinho de Cima
Tucuns dos Pedro

Grupo F:
Fazendinha 
Boca Juniors
Carnaubinha
Placas

Grupo G:
Lapa
Esperança
São Francisco
Goiabeira

Grupo H:
Pequis 
Vale do São Francisco
Real Carrasco 
Olho D’água do meio

Posts anteriores