Cidadeverde.com

Oeiras recebe premiação em Mostra de Experiências Exitosas da Saúde

Mais uma vez, o município de Oeiras obteve destaque na Mostra de Experiências Exitosas “Piauí Aqui, Tem SUS”, promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (COSEMS/PI), durante o Seminário Estadual Estratégias de Fortalecimento do SUS, realizado nesta terça-feira, 17, em Teresina.

A experiência premiada é a implantação do sistema de logística reversa de resíduos de medicamentos domiciliares no município de Oeiras, trabalho apresentado pela farmacêutica Ellen Nara Moura, coordenadora da Assistência Farmacêutica, da Secretaria Municipal de Saúde.

Ao todo, 103 trabalhos foram inscritos na Mostra, que é uma iniciativa de valorização das experiências e profissionais de saúde e uma oportunidade que os municípios têm para mostrar exemplos positivos na Atenção Básica.

Dez trabalhos foram premiados e serão apresentados na 17ª Mostra “Brasil, aqui tem SUS”, promovida pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), entre 12 e 15 de junho, em Campo Grande (MS), no Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.

Logística reversa de medicamentos em Oeiras

O sistema de logística reversa de medicamentos domiciliares vencidos ou em desuso após o descarte pelos consumidores é uma iniciativa pioneira de Oeiras entre os municípios piauienses. Iniciado em 2020, o projeto promove o descarte adequado de medicamentos vencidos, contribuindo para a preservação ambiental, e alerta a população sobre os riscos da automedicação. 

 

Caminhada ressalta o combate à exploração sexual infantil

Em alusão ao Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual Infantil, a Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), através do Centro Regional de Assistência Social, com apoio do Conselho Tutelar e do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), promoveu uma caminhada pelas principais ruas e avenidas de Pedro II.

A ação aconteceu nesta quarta-feira (18) e contou ainda com panfletagem nos semáforos. A atividade faz parte da campanha Faça Bonito - proteja nossas crianças e adolescentes, realizada anualmente em apoio à causa.

A secretária municipal de Assistência Social, Elissiane Uchôa, destaca a importância do combate à exploração sexual infantil por toda a sociedade.

"Sensibilizar a população sobre a importância da denúncia e identificar sinais de abusos sexuais é a melhor maneira de garantir uma infância feliz às nossas crianças e adolescentes. Por isso, unimos forças para levar adiante essa missão, tão necessária diante dos diversos casos registrados diariamente no Brasil", frisa a secretária

Alunos de Água Branca conquistam medalhas em competição mundial



A Prefeitura de Água Branca, por meio da Secretaria Municipal de Educação, divulgou, nesta terça-feira (17), o resultado da Canguru de Matemática, competição de matemática que acontece anualmente em nível mundial. Na edição deste ano, os alunos aguabranquenses conquistaram um total de 71 medalhas, superando a edição de 2021, quando obtiveram 36 medalhas.

Alunos de 7 a 18 anos podem participar do concurso Canguru de Matemática, que tem como objetivo diminuir o preconceito em relação à disciplina, mostrando que a matéria pode ser interessante, útil e mesmo divertida.

O prefeito de Água Branca, Júnior Ribeiro, destaca os investimentos que a gestão tem feito na Educação do município. “Os esforços da nossa gestão em prol da educação têm sido grandiosos. Manter os pagamentos em dia, profissionais valorizados e investir em melhorias físicas nas escolas são ações essenciais em nosso município. Ter resultados como este enchem de orgulho toda a cidade. Parabéns a toda equipe da educação, em especial às crianças e seus familiares”, declara o gestor.

A secretária municipal de Educação, Neyla Siqueira, ressalta o bom desempenho que os alunos aguabranquenses têm em olimpíadas de conhecimento. “A equipe da Educação tem trabalhado firme para incentivar nossos alunos a participar dessas olimpíadas e eles têm tido excelentes resultados em diversas competições. Estamos muito contentes e vamos continuar estimulando nossos alunos a seguir o caminho do estudo”, finaliza.

Contribuinte de Luís Correia tem até sexta-feira para pagar o IPTU com desconto

O contribuinte de Luís Correia que deseja pagar o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 2022 em cota única, com um desconto de 40%, tem até sexta-feira (20) para efetuar o pagamento, como informa a Secretaria Municipal de Finanças.  

De acordo com a pasta, o pagamento do IPTU 2022 poderá ser realizado de duas maneiras: pagamento em cota única, com 40% de desconto até o dia 20 de maio; e o pagamento parcelado em oito vezes com um desconto de 20%, sendo a 1ª parcela com o vencimento para o dia 20 de maio.

As formas de pagamento foram estabelecidas com base no decreto publicado em 31 de janeiro do Diário Oficial do Município.

 

Festejo de Santo Antonio terá mais de 70% de vacinados contra a Covid

Foto: reprodução

As festividades de Santo Antônio em Campo Maior, irão acontecer com mais de 70% da população vacinada com 3 doses da vacina contra a Covid-19. É o que revela a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), em seu painel epidemiológico que reúne dados da vacinação em todo o estado.

Até agora, a Secretaria Municipal de Saúde aplicou um total de 109.398 doses, sendo 41.936 pessoas vacinadas com a 1º dose (95,88% da população elegível), 38.324 pessoas vacinadas com as duas doses (89,43% da população elegível) e 24.375 pessoas vacinadas com 3 doses, o que corresponde a quase 70% da população elegível imunizada com uma dose de reforço.

O Governo do Piauí liberou o uso de máscaras em ambiente aberto nos municípios em que pelo menos 60% da população elegível (5 anos a mais) estiver imunizada com 3 doses da vacina contra a Covid-19. Portanto, não haverá exigência por parte da Prefeitura de Campo Maior para o uso do acessório de segurança durante o festejo.

A festa de Santo Antonio inicia no 31 de maio e é conhecida por ser uma das maiores manifestações devocionais e sociais do Piauí. Os festejos juninos de Campo Maior costumam receber a visita de milhares de pessoas todos os dias e contam com uma vasta programação religiosa e cultural com procissões, missas, novenas, apresentações culturais, festas em praça pública, leilões, etc.

 

Mulheres descendentes de quilombolas usam a internet para empreendedorismo

Foto: Reprodução

O Brasil é o sétimo país com o maior número de mulheres empreendedoras. São cerca de 30 milhões de brasileiras tocando seu próprio negócio. Com conhecimento e as ferramentas certas, muitas mulheres conseguem atingir o sucesso. Para orientar e desenvolver o espírito empreendedor feminino, a Junior Achievement (JA Piauí) contou com o apoio da Piauí Conectado na realização da primeira edição do Programa Mulheres Empreendedoras na comunidade do Quilombo Mimbó, localizada no município de Amarante – PI, que aconteceu entre os dias 09 e 13 de maio.

Cerca de 30 mulheres da comunidade vivenciaram cinco dias de aprendizagem teórica e prática, com “passo a passo” dos principais métodos para abrir um empreendimento. Charlene Queiroz, coordenadora de projetos sociais da Piauí Conectado, destaca a importância da iniciativa e ressalta que a força da mulher empreendedora está em evidência. 

“A mulher tem uma força extraordinária, sensibilidade e determinação que fazem toda diferença quando o assunto é empreendedorismo. Com essa capacitação, as empreendedoras do Mimbó ficarão mais preparadas e dinâmicas, capazes de montar e gerir seus negócios com mais segurança e rentabilidade”, afirma a coordenadora.

O programa ensinou às participantes sobre as perspectivas do mundo dos negócios, considerando temas como o planejamento orçamentário familiar, características de uma empreendedora de sucesso, criação de plano de negócio e análise de mercado. A aluna Fernanda da Costa, membro da comunidade, relata como o conteúdo está ajudando em suas atividades cotidianas.

“As aulas do programa foram muito descontraídas e fáceis de compreender. O conteúdo foi muito bem aproveitado e podemos levar os ensinamentos para coisas do dia a dia, como fazer o planejamento das despesas de casa e a economia pessoal. Estou surpresa com o resultado e ansiosa para dar início ao meu plano de negócios”, declara a aluna.

De acordo com Marta Paixão, presidente do Conselho Comunitário de Moradores da comunidade, as alunas participaram do curso em casa, com acesso à internet gratuita implantada pela Piauí Conectado no quilombo. “A nossa expectativa é o conhecimento, ter essa orientação de como criar e manter um negócio no mundo digital. Somos gratas à Piauí Conectado e à Junior Achievement pelo apoio”, destaca.

O Programa

Mulheres Empreendedoras é um programa da JA Piauí em parceria com instituições que buscam desenvolver e implementar o espírito empreendedor de mulheres em situação de vulnerabilidade social, orientando-as no mundo dos negócios, a fim de promover seu benefício próprio e o da comunidade. 

O conteúdo programático inclui: introdução ao empreendedorismo, orçamento familiar, análise de produto, plano de negócios, mapa de vida, usando o crédito com sabedoria, trabalho em equipe, comunicação efetiva, poupança, passos para realizar uma venda, orçamento para o negócio, presente da alegria e desenvolvimento de fornecedores. 

A JA Piauí

A Junior Achievement é uma das maiores organizações sociais incentivadoras do empreendedorismo, educação financeira e mercado de trabalho, em todo o mundo. Estimulamos e desenvolvemos pessoas através do método “aprender-fazendo”, gerando caminhos para que jovens e adultos estejam preparados para os desafios e carreiras da economia globalizada.

Piauí Conectado

A Piauí Conectado é a primeira parceria público-privada na área de telecomunicações do Brasil. O trabalho desenvolvido pela PPP está promovendo a inclusão digital e democratizando o acesso à internet por meio da construção de uma ampla e segura rede de internet fibra óptica que vai beneficiar todos os 224 municípios do estado.

Idepi dá início à elaboração de plano de segurança de barragens

O Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), contratou, por meio de licitação, uma empresa de consultoria para elaboração de Projeto de Recuperação da Barragem Piracuruca. O objetivo é fazer uma análise detalhada de todos os elementos e estruturas da barragem, inclusive dos equipamentos hidromecânicos, com diversos tipos de levantamento, de modo a apresentar soluções e intervenções de recuperação. Paralelo a este Projeto, também está sendo elaborado um Plano de Segurança, que consiste em um instrumento importante com informações e dados técnicos, sobre construção, operação, manutenção e panorama do estado atual da segurança por meio das inspeções realizadas.

 “De posse dessas informações, o plano funciona como orientador dos agentes públicos quanto à operação e segurança da barragem, principalmente em situações de emergência. Inclusive, uma das fases importantes desse plano é o treinamento de órgãos locais e comunidades ribeirinhas quanto à convivência com o rio e com a barragem”, explica o diretor-geral do Idepi, Leonardo Sobral, enfatizando que o PSB é um instrumento da Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB), que tem por objetivo auxiliar na gestão da segurança.

 Atualmente, o Idepi é responsável pela manutenção e monitoramento de 14 barragens no Estado, com inspeções que acontecem durante o ano todo, antes, durante e após as chuvas. Desta forma, o órgão consegue acompanhar o status atual das barragens nesses diferentes períodos e assim pode proceder as ações necessárias, por meio de manutenções corretivas e/ou preventivas, reparar possíveis danos e, consequentemente, garantir a funcionalidade técnica e operacional das barragens.

Barragem Salinas

Além da Barragem Piracuruca, outras barragens do Estado estão sob novas ações do Idepi, como a Barragem Salinas (São Francisco do Piauí-PI), que já está em execução a elaboração do Projeto de Recuperação e a Barragem Algodões II (Curimatá-PI), onde será realizada a execução da recuperação das suas estruturas, inclusive com a recomposição/recuperação dos equipamentos hidromecânicos, e a contratação de empresa de consultoria para elaboração do Plano de Segurança da Barragem.

 “Esta sistemática contínua de controle e acompanhamento geral das barragens, nos ajuda a viabilizar e garantir a continuidade de um plano de ação com inspeções periódicas e manutenções preventivas e corretivas nas mesmas”, pontua Leonardo Sobral, ressaltando que este é um trabalho que envolve o Governo do Estado, por meio dos órgãos responsáveis, gestores municipais e comunidade de uma forma geral, parceria que tem dado bons resultados.

 Ascom IDEPI

Assistência retorna com o Clube da Melhor Idade em Oeiras

Após dois anos com atividades suspensas por conta da pandemia, o Clube da Melhor Idade, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Scfv) que atende dezenas de idosos do município de Oeiras, retornou às atividades presenciais nesta quinta-feira, 12.

No espaço, mantido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), são desenvolvidas diversas ações que fortalecem a convivência comunitária e melhoram a qualidade de vida dos idosos, como a prática de exercícios físicos monitorados, capoterapia, atendimento fisioterapêutico, hidroginástica e natação, que promovem a qualidade de vida e o bem-estar físico e mental.

Nesta reabertura dos trabalhos, os idosos participaram de um momento de acolhida e interação, com a presença da secretária municipal de assistência social, Vanessa Reinaldo, do prefeito José Raimundo e dos profissionais da SEMAS.

Campo Maior promove evento alusivo ao dia do enfermeiro

Aconteceu, na manhã desta quinta-feira, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), evento alusivo à Semana da Enfermagem e ao dia do enfermeiro, comemorado neste dia 12 de maio. O prefeito Joãozinho Félix e a secretário de Saúde de Campo Maior, Dorilene Vidal, participaram juntamente com outras autoridades.

Com o tema ‘Liderança, Cuidado e Indicadores: A Enfermagem no cuidar para a vida 2022’, a ação reuniu profissionais da Enfermagem e técnicos em Enfermagem de Campo Maior e contou com palestras, pronunciamento de autoridades públicas e um um coquetel servido em homenagem aos profissionais.

O evento contou ainda com a participação do representante do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), Amado Bento, e da responsável técnica de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde, Márcia Luizy.

Em nome da Prefeitura de Campo Maior, queremos parabenizar essa categoria tão importante e fundamental para assistência dos pacientes nas nossas unidades de saúde. A dedicação desses profissionais no cuidado com os usuários é sempre motivo de orgulho para a gestão, principalmente durante a pandemia, quando vimos o empenho de cada um”, destacou a secretária de Saúde, Dorilene Vidal.

O prefeito Joãozinho Félix garantiu que vai fazer o que estiver ao seu alcance em prol da valorização do papel do profissional de Enfermagem em sua gestão:

Nos últimos dias, essa categoria obteve uma importante conquista que foi a aprovação do piso salarial. Reitero que também iremos fazer o que estiver ao nosso alcance, dentro da lei, adotando políticas públicas de valorização dos profissionais em nosso município, cumprindo com todos os seus direitos e reconhecendo a sua importância no acesso à saúde pública de qualidade.


 

Floriano realizará a IV Conferência Municipal de Juventude

A Prefeitura de Floriano, através da Diretoria Especial de Juventude, convida os grupos e movimentos juvenis a participarem da IV Conferência Municipal de Juventude de Floriano, que será realizada no próximo sábado (14), no Comércio Esporte Clube.

Na edição deste ano, a Conferência traz como tema a  "Empregabilidade e Juventude , abordando como subtema  "avanços, desafios e perspectivas para a juventude florianense". 

Ainda na Conferência  serão eleitos os integrantes do Conselho Municipal de Juventude, bem como será renovado o Plano de Juventude Municipal. 

A Conferência de Juventude é a instância máxima de participação popular jovem e tem como objetivo discutir, avaliar e propor políticas públicas de atendimento a esse público, considerando a sua pluralidade. 

Posts anteriores