Cidadeverde.com

Programa Passo à Frente inicia atendimentos na região de Picos

A Associação Reabilitar segue com o atendimento itinerante do Programa Passo à Frente na cidade de Picos até esta sexta-feira (13). O projeto é executado em parceria com o Governo do Estado e, nesta etapa, é feita a retirada dos moldes e as medidas de diversos modelos de meios auxiliares de locomoção que serão fabricados sob medida para pessoas com deficiência que vivem em 12 cidades da região.

Os atendimentos acontecem desde segunda-feira (09), no Centro Integrado de Especialidades Médicas, o CIEM de Picos. Os pacientes que têm indicação para uso de equipamentos como muletas; bengalas; andadores; sapatos para pé diabético e pé congênito; órteses; próteses; cadeiras de rodas; cadeiras para banho; coletes; botas e palmilhas, devem procurar o serviço das 8h às 12h e de 13h às 17h.

“Até sexta-feira (13) nossa equipe estará aqui para fazer todo esse processo de prescrição, avaliação, tirada de moldes e medidas. Posteriormente, em até três meses, vamos voltar com todos esses equipamentos prontos para serem entregues, sem nenhum custo para os pacientes”, destaca Aderson Luz, superintendente multiprofissional da Associação Reabilitar. Em seis anos, o Passo à Frente já entregou mais de 22 mil meios auxiliares de locomoção em cidades piauienses.

A Katilene Alves, que mora em Dom Expedito Lopes, foi atendida nesta etapa do projeto. Ela é mãe do Enzo Gabriel, de 8 anos, que precisa de um colete para corrigir um problema ósseo, “O Enzo também tem o diagnóstico de autismo e, quando temos que sair para um lugar desconhecido, é sempre motivo de grande irritação para ele. Então, facilitou muito para a gente contar esse serviço mais perto de casa, ao invés de ter que ir até Teresina”, explica Katilene.

A secretária municipal de Saúde de Picos, Tatiane Gil, acompanhou o primeiro dia de atendimento do projeto e destacou a importância dessa parceria com os municípios. “Esse projeto é uma excelente iniciativa do Governo do Estado e da Associação Reabilitar, pois dá celeridade aos processos para confecção desses equipamentos. Picos foi escolhida para sediar o programa na região e nós apoiamos com a estrutura física e profissionais, sempre com o objetivo de oferecer uma saúde de qualidade e mais acessível para todos”, pontuo a secretária.

Além de Dom Expedito Lopes e Picos, esta etapa do projeto também contempla moradores dos municípios de Alegrete, Bocaina, Santa Cruz do Piauí, Sussuapara, Geminiano, Paquetá, Santana do Piauí, Itainópolis, Ipiranga do Piauí e Inhuma. Para ser atendido, basta o paciente apresentar documentação pessoal e também os requerimentos e a solicitação médica com a indicação do equipamento. O CIEM de Picos, localizado na Rua General Licinho Pereira Nunes, nº 338, bairro Catavento.

Todos os equipamentos entregues são custeados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Passo à Frente conta ainda com a parceria do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI) e da Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID).

Com informações Ccom

Anunciadas as primeiras atrações da Semana Cultural de Monsenhor Gil

O prefeito João Luiz divulgou recentemente as priemeiras atrações da XX Semana Cultural Torquarto Neto - Edição Noronha Filho. O evento ocorre no mês de julho entre os dias 20 a 23, e já tem como primeiras atrações definidas a cantora Márcia Felipe e também os cantores Cézar Menoti e Fabiano.

Paralelo ao evento ocorrerá II EXPOR MONSENHOR GIL, com exposição de animais de raça e de produtos feitos em Monsenhor Gil. Agora em 2022 após uma redução dos casos de covid-19,  a Semana Cultural ocorrerá em novo local. Dessa vez e evento será realizado no estádio Artuzão. Em breve a prefeitura irá divulgar a programação completa do evento. 

Maninha Fontenele visita os trabalhos de asfaltamento em Luís Correia

A prefeita de Luís Correia, Maninha Fontenele (MDB) visitou nesta segunda-feira(09), o trabalho de recuperação asfáltica das ruas do município. Maninha na ocasião informou que serão mais de 40 mil m² de pavimentação asfáltica para melhorar a mobilidade da região que há anos não recebia obras como esta. “Nossas obras estão por toda cidade. Estamos buscando levar dignidade para os munícipes. Estamos trabalhando com muito comprometimento para solucionar os problemas da nossa cidade”, pontuou a prefeita.

Siri invasor raro atrai pesquisadores no litoral do Piauí

Foto: reprodução

O professor e pesquisador Leonardo Peres de Souza da  Universidade Federal do Delta do Parnaíba(UFDPar), atualmente vem se dedicando a dois projetos de pesquisa, sobre a Biologia do Siri invasor Charybdis hellerii na região litorânea do Piauí. Segundo o professor esse projeto tem a finalidade de avaliar a reprodução e o hábito alimentar da espécie, visto que, por ser de caráter invasor,  o Siri pode competir com as  espécies locais e acabar prejudicando a existência dos Siris nativos da região. A pesquisa está sendo desenvolvida no Laboratório de Análise e Processamento Histológico, o LAPHS que é um laboratório de uso compartilhado com outros pesquisadores. Para isso todos os meses os alunos vão a campo para capturar os crustáceos. Atualmente, o projeto é executado pelos alunos de Biologia e Engenharia de  Pesca da UFDPar. 

Campo Maior promove ação alusiva à ‘Campanha Maio Amarelo’

A Prefeitura de Campo Maior, por meio da Secretaria de Saúde, Trânsito e diversas outras secretarias do município, promoveu, na manhã desta terça-feira, dia 10 de maio, ação alusiva à campanha Maio Amarelo, que chama a atenção da sociedade a refletir sobre o respeito e a responsabilidade no trânsito.

A mobilização alertou, por exemplo, para a responsabilidade de atitudes como usar passarelas e faixas de pedestres, para o respeito dos condutores aos vulneráveis no trânsito, para o risco de usar celular ao volante e sobre a importância de usar o cinto de segurança e outros acessórios como o capacete, no caso dos motociclistas.

Participaram do evento o prefeito Joãozinho Félix e a secretária de Saúde de Campo Maior, Dorilene Vidal, além de outros secretários, vereadores, representantes do poder público e estudantes de escolas públicas municipais, que tiveram acesso a noções de segurança do trânsito.

“Queremos alertar para uma conscientização no trânsito, com ações educativas e preventivas, visando a diminuição do número de acidentes e a consequente redução do número de óbitos. Em Campo Maior, as estatísticas ainda são alarmantes, daí a necessidade de uma campanha educativa nas ruas e nas escolas”, destacou o prefeito Joãozinho Félix.

Prefeitura e TJ-PI firmam parceria de proteção à infância e adolescência em Oeiras

Mais uma ação importante para o fortalecimento da rede proteção à infância e adolescência no município de Oeiras. Nesta segunda-feira, 09, o prefeito José Raimundo esteve reunido, em Teresina, com o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador José Ribamar Oliveira, acertando os detalhes para assinatura de um Protocolo de Intenções Recíprocas entre a Prefeitura de Oeiras e o TJ-PI.

O objetivo é desenvolver projetos de apoio técnico em processos que envolvem crianças e adolescentes – como adoção, guarda, crimes sexuais contra vulneráveis, entre outros –, na Comarca de Oeiras.

As ações da parceria devem ser iniciadas em junho e contribuem para qualificar ainda mais os serviços da Assistência Social do município. “Será um projeto importante de assistência social em que contaremos com o apoio da Prefeitura de Oeiras, que nos cederá profissionais psicólogos e assistentes sociais. O início dos trabalhos ocorrerá dia 9 de junho. A parceria com a administração municipal fortalecerá todo o sistema de proteção a crianças e adolescentes da cidade e trará muito ganho social”, destaca o desembargador do TJ-PI.

 O Protocolo de Intenções Recíprocas entre a Prefeitura de Oeiras e o Tribunal de Justiça visa atender às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça, que trata dos julgamentos de processos incluídos nas competências da Infância e Juventude cível e de apuração de ato infracional.

“É o poder público municipal que acompanha de perto a vida da cidade, então, estes mecanismos de parceria que as pessoas e as instituições precisam são fundamentais para servir à sociedade. Cada gestor é pago e está à frente das instituições exatamente para gerir e fazer chegar a todos a resolução dos seus problemas. Esse é o papel do representante do povo”, frisa o prefeito Zé Raimundo.

Da Redação

Água Branca promove festa em homenagem ao Dia das Mães

A Prefeitura de Água Branca realizou, no último sábado (7), uma grande festa em homenagem ao Dia das Mães. O evento aconteceu no Mercado Municipal e contou com a presença do prefeito do município, Júnior Ribeiro, e da vice-prefeita, Marinalva Chaves.

A programação foi repleta de apresentações culturais, além de sorteio de TV's, geladeira, fogão, ventilador e diversos outros brindes. A animação também ficou marcada pela participação especial da banda Fulô do Sertão.

"Foi um evento especial que reuniu não só as mães aguabranquenses como toda a população da nossa cidade. Fico muito feliz em prestigiar as mulheres guerreiras do nosso município. Parabéns e obrigado à equipe organizadora e a todos os colaboradores que doaram presentes", declara o prefeito de Água Branca, Júnior Ribeiro.

 

Prefeitura de Campo Maior tem elevado índice de transparência, aponta TCE

Um levantamento divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) mostrou um ranking de transparência das Prefeituras ao longo do ano de 2021. Campo Maior aparece com 81,82% de índice de transparência, ocupando o terceiro lugar no ranking entre as cidades do Território dos Carnaubais.

Outros municípios da região figuraram na lista, como Juazeiro do Piauí, em 1º lugar, com 92,02% e Cocal de Telha, em 2º, com 84,89%. No ranking, Campo Maior aparece em 3º lugar. Apenas Coivaras pareceu com um índice de transparência considerado crítico.

É uma satisfação para toda a gestão o reconhecimento. A Prefeitura de Campo Maior dispõe de ferramentas, onde qualquer cidadão pode ter acesso a informações importantes, como a prestação de conta de todo e qualquer recurso, remuneração de servidores, etc. É um compromisso que temos com a transparência”, destacou o prefeito Joãozinho Félix.

Zé Raimundo anuncia R$ 6,4 milhões para obras na zona rural

A zona rural de Oeiras receberá um grande investimento em obras de infraestrutura, abastecimento de água e fortalecimento da agricultura familiar. Nesta terça-feira, 03, o prefeito José Raimundo esteve no povoado Morro Redondo, dando o pontapé inicial a um conjunto de obras e ações que beneficiarão diversas regiões rurais do município.

Ao todo, serão investidos R$ 6,4 milhões em pavimentação poliédrica, recuperação de estradas vicinais, sistema de abastecimento d’água, aquisição de tratores agrícolas e construção de uma fábrica de polpa de frutas. “Conseguimos os recursos através de emenda da deputada Margarete Coelho para fazermos intervenções na zona rural, contemplando vários povoados”, pontua o prefeito Zé Raimundo.

As obras de pavimentação poliédrica contemplarão o povoado Morro Redondo, Tamboril, Alagoinha, Contentamento, Barra do Mocambo, Malhadinha do Meio e Boa Nova. As intervenções nas estradas vicinais melhorarão o acesso às localidades Tiúba, Boa Nova até a comunidade Xique-Xique, Boa Nova até o limite com o município de Ipiranga, Queiroz, além da via rural que liga a Várzea da Cruz até a Malhada Real, contemplando o Carcará.

Com os recursos, também será construída uma fábrica de polpa de frutas no Riachuelo e realizadas melhorias no sistema de abastecimento de água da zona rural, beneficiando os povoados Boa Vista, Pombinhos, região da Alagoinha, Cocos, Capadeira e Cajazeira. Além disso, a gestão municipal investirá na aquisição de novos tratores e maquinários agrícolas para impulsionar a produtividade no campo.

Da Redação

Prefeitura entrega veículo Van à APAE de Pedro II

Com o objetivo de viabilizar e facilitar os serviços da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Pedro II, a Prefeitura de Pedro II entregou, nesta quinta-feira (5), uma van nova à instituição.

A ação aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e foi possível graças aos recursos do Governo Federal, por meio de emenda parlamentar, e também de recursos próprios do Município. 

Na ocasião, a secretaria municipal de Assistência Social, Elissiane Uchôa, representou o prefeito Alvimar Martins. A gestora da pasta ressalta a satisfação em colaborar com as atividades da APAE.

"A APAE desenvolve um trabalho de grande relevância em Pedro II. Dessa forma, é uma imensa felicidade apoiar as ações da instituição. Em nome do prefeito Alvimar Martins, parabenizo a todos que fazem parte da APAE por esta conquista", ressalta a secretária.

Com informações

Posts anteriores