Cidadeverde.com

Sesapi inicia ações de reforço no combate à dengue em Bom Jesus

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com 

Equipes técnicas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) iniciaram, nesta quarta-feira (21), as ações de reforço ao enfrentamento dos casos de dengue no Sul do Piauí. As atividades estão sendo desenvolvidas em Bom Jesus e abrangem todos os municípios que compõem o território de saúde da Chapada das Mangabeiras.

Na oficina, serão trabalhadas três áreas principais: o manejo clínico adequado de pacientes; a importância da notificação de casos para o desenvolvimento de ações de saúde e o controle vetorial adequado do inseto transmissor.

A combinação do fortalecimento desses três fatores é considerada o ponto de partida adequado para o início do trabalho de redução de casos na região, que vem apresentando aumento da incidência de dengue em 2024.

A gerente de vigilância em saúde da Sesapi, Ester Miranda, destaca que o trabalho conjunto entre as ações da Sesapi e a participação dos municípios, tanto na área dos profissionais de saúde como da própria população, é essencial para a redução de casos de dengue, não somente na região sul, mas por todo o estado. Uma vez que, no último boletim epidemiológico de arboviroses, as notificações de casos de dengue aumentaram em 8% em relação ao mesmo período do ano passado.

Veja também: 

"As notificações feitas de forma correta são essenciais para que a secretaria entenda a real situação do local e possa desenvolver ações e estratégias adequadas para enfrentar o quadro apresentado. Entre as ações, temos o controle vetorial para ajudar na redução de casos, combatendo tanto o mosquito transmissor como eliminando os criadouros das larvas, ponto essencial do combate à dengue. Para finalizar, temos que chamar atenção ainda para o manejo adequado dos casos que chegam até os nossos profissionais de saúde, evitando assim a evolução para casos graves da doença e até mesmo a morte", explica a gerente.

Terezinha Barreto é técnica de enfermagem do núcleo de epidemiologia hospitalar do Hospital Regional Manoel de Sousa Santos, em Bom Jesus. Ela destaca que a ação tem grande valor para os profissionais de saúde, uma vez que o aumento de casos suspeitos de dengue que chegam ao hospital vem crescendo, provenientes tanto de Bom Jesus como de outros municípios da região.

"Esse trabalho traz mais informações para o nosso trabalho no dia a dia, permitindo que todos esses profissionais possam desempenhar seu papel com mais qualidade. É muito importante ter acesso a essas informações, pois assim podemos atender melhor nossos pacientes", destaca a técnica.

As ações de capacitação e fortalecimento do enfrentamento à dengue na região seguem até o final da semana.

 

Da Redação 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais