Cidadeverde.com

Irmãos são presos com armas de fabricação caseira

Dois irmãos foram presos com armas de fabricação caseira durante uma briga, no bairro Matadouro, em Campo Maior. Policiais da Força Tática foram acionados por populares que ficaram assustados com a discussão, na noite de ontem (15). 

                          Fotos: Portalcampomaior

Os dois foram identificados como Francisco Wagner Higino, 39 anos, e Edvaldo Higino, 42 anos.Com os irmãos foram encontrados uma garruncha (tipo de arma caseira), duas facas e um frasco com pólvoras.

 
“Fomos acionados através do Copom que dois homens, que são irmãos, estavam brigando e armados. No local, conseguimos apreender as armas e evitar o pior”, destacou cabo Hagson.


As causas da briga não foram reveladas. Os irmãos foram levados ao 1º Distrito Policial de Campo Maior. 


Com informações Portalcampomaior

Entrega de medalhas marca 191 anos da Batalha do Jenipapo

O governador do Piauí Wilson Martins, o presidente da Fundação Cultural do Piauí, Scheyvan Lima e o prefeito de Campo Maior Paulo Martins receberam diversas autoridades e a população no Museu do Monumento Batalha do Jenipapo na tarde de ontem(13), para participarem do evento que comemorou os 191 anos da Batalha do Jenipapo. 

Fotos: Jailson Rodrigues/Fundac

Durante a solenidade, o prefeito de Campo Maior, Paulo Martins fez a entrega da Medalha “Heróis do Jenipapo”, que é a mais alta comenda do município, já o governador Wilson Martins, realizou a outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença e ainda a entrega da Ordem Estadual Valério Coelho Rodrigues. 


“Quando começou a surgir o movimento em defesa da independência do Brasil, o povo do Piauí se mostrou patriota e mesmo com poucos armamentos resolveu ir a luta contra uma tropa fortemente armada, foi uma briga injusta, porém bastante importante, hoje nós piauienses continuamos com a mesma garra, e por isso não poderíamos deixar esta data passar em branco”, disse o governador, que ficou feliz com a quantidade de pessoas que participaram da solenidade.


Entre os homenageados pelo governo do Estado estavam: o dançarino Júlio César, que além de se dedicar ao serviço público, doa um pouco do seu talento a instituições de caridades, e o artista plástico e líder comunitário Ijuvan Barbosa (Van), que é conhecido na periferia de Teresina, por desenvolver trabalhos que chamam a atenção até daqueles que não tem muita intimidade com a arte. “Está não é uma homenagem só para mim, mais sim para todos que trabalham com arte neste estado, é o reconhecimento de uma vida inteira”, disse Ijuvan.


Museu Monumento Batalha do Jenipapo

A Fundação Cultural do Piauí (Fundac) prometeu melhorar os serviços no Museu Monumento Batalha do Jenipapo. “Nossa intenção é melhorar a qualidade dos serviços oferecidos neste importante espaço, a fim de dá mais conforto as dezenas de pessoas que diariamente visitam o museu”, disse Scheyvan Lima, presidente da Fundac.


Sobre a batalha

A Batalha do Jenipapo ocorreu às margens do riacho de mesmo nome no dia 13 de março de 1823, a qual foi decisiva para a Independência do Brasil e consolidação do território nacional. Consistiu na luta de piauienses, maranhenses e cearenses contra as tropas do Major João José da Cunha Fidié, que era o comandante das tropas portuguesas, encarregadas de manter o norte da ex-colônia fiel à Coroa Portuguesa.


Os brasileiros lutaram com instrumentos simples, não com armas de guerra, pois não tinham experiência. Perderam a batalha, mas fizeram com que a tropa desviasse seu destino. Foi uma das mais marcantes e sangrentas Batalhas travadas na guerra da independência do Brasil.


Editoria das Cidades

Inaugurações marcarão os 191 anos da Batalha do Jenipapo

A inauguração das novas instalações do complexo da Segurança Pública de Campo Maior ocorrerá na tarde desta quinta-feira (13), durante solenidade de comemoração aos 191 da Batalha do Jenipapo. O evento terá início ao meio-dia e reunirá autoridades políticas da região e de todo o estado.

No prédio irão funcionar as delegacias do 1º Distrito Policial, 2º Distrito Policial e Delegacia Regional 

A programação contará ainda com missa, culto e solenidades cívico-militar, que inclui a entrega de medalhas do Mérito Renascença, concedida pelo Governo do Estado, e da medalha Heróis do Jenipapo, concedida pela Prefeitura de Campo Maior.

A encenação da Batalha do Jenipapo encerra as comemorações alusivas à data que, neste ano, será apresentada a partir do texto original, resgatando a história.


“Ao longo dos anos, o espetáculo sofreu alterações. Porém, este ano, nós vamos trabalhar em cima do texto original que é de Aci Campelo, com direção de Arimatan Martins e produção de Soraia Guimarães e Liana Santana”, explica.


Da Editoria de Cidades

Policial vai ao Tribunal do Júri por matar vigilante com tiro nas costas

Um policial militar vai a júri popular na próxima quarta-feira (19) por ter assassinado com um tiro nas costas um vigilante no município de Campo Maior ( a 78 km de Teresina). 

O crime aconteceu há nove anos em uma praça no centro da cidade. O policial vai responder por homicídio qualificado e pode pegar de 12 a 30 anos de prisão.

No processo foi relatado que a vítima Fábio dos Santos Barros, de 35 anos, teria reagido agressivamente a uma ação policial e ao correr foi alvejado nas costas pelo Policial militar. 

O acusado é o policial Antônio Francisco Cardoso. Segundo o promotor de justiça Claudio Bastos, o crime ocorreu no dia 6 de fevereiro de 2005 próximo a praça Valdi Fortes. 

O tribunal do júri vai se reuni a partir das 8h30 no Fórum eleitoral de Campo Maior. O policial responde em liberdade.


Flash Yala Sena

Paulo Martins participa de abertura de exposição sobre Batalha do Jenipapo em Brasília

Nesta terça-feira (11), a Câmara Federal realizou a solenidade de abertura da exposição “Histórias não contadas – A Batalha do Jenipapo no processo de Independência do Brasil”, idealizada pelo deputado federal Jesus Rodrigues. O evento foi organizado pelo Centro Cultural da Câmara, com a colaboração da Prefeitura de Campo Maior.


“Consolidou-se uma visão conciliatória e pacífica de nosso processo de independência, omitindo-se a participação popular e o derramamento de sangue de muitos brasileiros que lutaram em prol da nossa emancipação política de Portugal. O que nós estamos fazendo é um resgate de momentos cruciais que a história oficial não conta”, destacou o parlamentar ao defender a inserção desse episódio nos livros didáticos.


“Agradeço o profissionalismo, dedicação e amor da equipe ao construir a exposição, a empolgação em levar essa história a todo o país”, afirmou o prefeito Paulo Martins durante a abertura do evento, que marca os 191 anos da sangrenta batalha, que foi decisiva para a conquista de independência do Brasil.

A data gravada na bandeira do Piauí, 13 de março de 1823, e a história que esse dia representa para o Brasil, estampam os 200m² do corredor principal da Câmara através de imagens de 2 metros de altura, todas comentadas.


Os visitantes têm a oportunidade de ver ilustrações como o quadro “A Batalha do Jenipapo”, de Artes Paz; retratos de líderes do movimento pela independência, como Leonardo Castelo Branco e Simplício Dias da Silva; fotos de encenações do conflito; além de uma série de mapas, como o que demonstra a posição das províncias diante da proclamação da independência.

A exposição conta com a curadoria do secretário de Relações Institucionais de Campo Maior e historiador, professor César Robério Monte, fotografias de Jonas Sousa e coordenação do Núcleo de Design da Câmara. Durante o evento também está acontecendo a exibição de um documentário e a distribuição de 2 mil catálogos e folders referentes à batalha. Boa parte do acervo é feita de fotografias de peças do Museu do Piauí, além de recortes de livros de história.

Dentre as autoridades presentes estavam o ex-Deputado Federal Antônio José Medeiros; o Deputado Federal Hugo Napoleão, o Deputado Federal João Ananias e a Diretora do Centro Cultural, Isabel Flecha de Lima.

Da Editoria de Cidades

Ponte que liga oito comunidade ameaça cair e será reformada

Após inúmeras reivindicações de moradores, a Ponte da República, em Campo Maior, será reformada. Há sete anos sem repaors, o risco de rompimento da passagem, que interliga oito comunidades, é iminente principalmente com a incidência de chuvas. 


O vereador Luis Lima e o Controlador do Município Albino Lopes constataram as péssimas condições da ponte e o risco à população. 


“O fluxo de pessoas que trafegam diariamente nesta ponte é muito grande. São moradores que fazem compra na cidade, alunos que estudam aqui e em Campo Maior. Com a chegada do inverno ficamos inseguros ao passar por ela com essa situação” relata o morador Manoel Monte.


A Ponte da República, que tem o mesmo nome da comunidade, interliga as comunidades Coelho, Barra das Pombas, São José, Santa Rosa, Mandubé I e II e Coatra. Os reparos deverão ocorrer ainda no mês de março. Além da reforma da ponte, deverá ser construída ainda uma uma passagem molhada na Comunidade República. 

"Em 2013, construímos mais de 200 km de estradas vicinais. Esta ação dá continuidade a nossa meta de levar mais qualidade de vida facilitando o acesso do homem do campo com as outras comunidades e a cidade", destaca o prefeito Paulo Martins.


Da Editoria de Cidades

Jovem morre 15 dias após facada em seresta e acusado foi preso por outro crime

O jovem João de Deus Costa, de 21 anos, morreu na noite dessa segunda-feira, 10, após não resistir aos ferimentos causados por uma facada sofrida há 15 dias durante uma seresta na comunidade Porção II, em Campo Maior. João foi esfaqueado nas costas por um homem identificado como Diego Crioli, que já está preso no 1º Distrito Policial.


João de Deus foi ferido durante um desentendimento com Diego. A vítima foi levada para o Hospital Regional de Campo Maior e depois transferido para o HUT na capital. Ele havia recebido alta médica recentemente e na noite dessa segunda passou mal e morreu.

De acordo com informações do policial Pedro Rezende, Diego já estava preso por ter aplicado um golpe de garrafa no pescoço de um homem durante a Festa da Melancia em Jatobá do Piauí. “Ele estava preso em flagrante por tentativa de homicídio e agora também será autuado por homicídio”, comentou o policial.

Com informações de Portal Campo Maior

Exposição em alusão a Batalha do Jenipapo é lançada em Brasília

A luta pela Independência do Brasil está sendo contada no Congresso Nacional, em Brasília. De 11 a 28 de março, peças, livros e armas usadas na Batalha do Jenipapo, estão expostos Hall da Câmara Federal, no sentido de valorizar o 13 de Março, alusivo à batalha, nacionalmente. 



De acordo com o prefeito Paulo Martins, o evento é inédito e visa fixar a data, que é feriado no estado, no calendário de feriados nacionais. 

“Estamos trabalhando para colocar a Batalha do Jenipapo a nível nacional. Esta exposição será um momento muito importante para divulgarmos a história do nosso povo”, destaca o prefeito.

A batalha, que ocorreu em 1823 às margens do Rio Jenipapo, em Campo Maior, foi um marco na história da Independência do Brasil e consistiu na luta de piauienses, maranhenses e cearenses contra as tropas do Major João José da Cunha Fidié, que era o comandante das tropas portuguesas, encarregadas de manter o norte da ex-colônia fiel à Coroa Portuguesa.


Graciane Sousa

Dupla armada assalta posto de combustível e leva apenas R$ 30

Dois homens armados assaltaram um posto de combustível localizado no Centro de Campo Maior (78 km de Teresina), na noite da última sexta-feira (7). 

Fotos: Portal Campo Maior

Uma das vítimas, que é frentista do posto, afirmou que os bandidos chegaram em uma motocicleta e um deles, armado de revólver, anunciou o assalto. O valor levado pela dupla foi de apenas R$ 30, já que o posto de combustível já estava fechando. 


“Eles chegaram em uma motocicleta e pararam um pouco depois do posto, um deles desceu e veio em minha direção, puxou uma arma e anunciou o assalto, no momento eu só estava com R$ 30 reais, ele viu que não tinha mais dinheiro, montou na moto e fugiu com o comparsa”, destacou o frentista.


O proprietário do posto chamou a polícia para verificar o sistema das câmaras de segurança, na tentativa de identificar os assaltantes. Este é o segundo posto de combustível assaltado em Campo Maior em menos de 15 dias.

Jordana Cury
Com informações do Portal Campo Maior.

Bandidos explodem posto do Bradesco em Boqueirão do Piauí

Fotos: Campo Maior em Foco

Uma agência de banco postal do Bradesco no município de Boqueirão do Piauí, 126 quilômetros ao Norte de Teresina, foi alvo de explosão na madrugada deste sábado (8). O imóvel ficou completamente destruído. 

Segundo o site Campo Maior em Foco, a explosão aconteceu por volta de 1h40 da madrugada. O banco postal fica em frente a delegacia da cidade. 

Testemunhas na quadra de esportes próxima ao local ouviram o barulho e afirmam que a ação durou menos de cinco minutos. Os bandidos teriam fugido gritando "pega as notas de cem". Oa assaltantes fugiram pela PI-331, em direção ao município de Boa Hora. 

Pedaços do caixa eletrônico explodido atingiram uma casa próxima. 


Com informações do Campo Maior em Foco

Posts anteriores