Cidadeverde.com

Secretaria articula elaboração de Plano Municipal de Saneamento Básico

Técnicos da secretaria de Planejamento de Campo Maior realizarão audiências públicas para coletar dados e elaborar o Plano Municipal de Saneamento Básico do município. As informações servirão de base para a definição de programas e ações a serem implementados nos próximos anos na área de saneamento. 


O Plano Municipal de Saneamento Básico, previsto pela Lei 11.445/2007, tornou obrigatória a elaboração dos planos, segundo estimativa do Ministério das Cidades e da Associação Brasileira de Agências de Regulação (Abar). 

Sem o cumprimento da lei, os municípios ficarão impedidos de receber recursos federais para aplicar no setor, já que o Decreto 7.217/2010 determinou que, a partir de janeiro de 2014, o acesso a verbas da União ou a financiamentos de instituições financeiras da administração pública federal destinados ao saneamento básico estará condicionado à existência do plano.

“O prazo final é esse ano. Temos então a missão de elaborar um plano de saneamento sob pena de não mais receber recursos nessa área. Estamos pagando pela falta de planejamento de gestões passadas”, frisou Paulo Martins.


Graciane Sousa

Caminhonete carregada de madeira atropela e arrasta motociclista

Uma caminhonete amarela carregada de madeira, atropelou na manhã deste sábado (25) uma garota identificada como Aline Raquel, 19 anos, no perímetro da BR 343 que corta a cidade de Campo Maior, no cruzamento com a rua Joaquim Bostoque, na altura da Praça da Bandeira.


Segundo testemunhas, a jovem saía de uma panificadora e ao entrar na BR foi colhida pela caminhonete que a arrastou junto com a moto por quase oito metros. O motorista da fugiu do local.


O Samu socorreu a motociclista e imobilizou seu braço. A jovem teve também várias escoriações pelo corpo.




Com informações do Portal Líder

Prefeito de Campo Maior recebe homenagem na ACALE

O Prefeito Paulo Martins receberá no dia 24 de Janeiro o Diploma do Mérito de Benfeitores da Cultura. A horária será entregue pela a Academia Campomaiorense de Artes e Letras (ACALE). O ato é pelo os relevantes serviços e apoio que a Prefeitura de Campo Maior vem prestando a cultura do município.

A homenagem acontecerá nesta sexta-feira (24), a partir das 19:30 no Toque Especial Eventos, e contará com a presença de incentivadores a cultura campomaiorense.

Da Editoria de Cidades

Começa a pavimentação asfaltica da Avenida de Flores

A População da rua coronel Antônio Maria (centro), dos bairros de Flores, Santa Rita, Flor do Campo, Horto Florestal, Alto da Olaria e ainda a comunidade Porção II está comemorando o inicio da pavimentação asfáltica da chamada Avenida de Flores, que começou na manhã dessa sexta-feira, 24/01.


A pavimentação será feita em toda a extensão da via, ou seja, quase 3 mil metros, começando do chamado ‘pé da ponte do Rio Surubim’ indo até o encontro dos bairros de Flores e Santa Rita. “Está sendo aplicado aqui um concreto betuminoso usinado quente, ou seja, um material mais resistente”, disse o gerente de obras da Prefeitura de Campo Maior, Dibes Ibiapina.

A Avenida Mosenhor Mateus, (Flores) há 30 anos não passava por nenhuma melhoria e estava bastante danificada, sobretudo com muitos buracos, deixando o tráfego no local muito ruim. “Os moradores que passam aqui diariamente sofriam com o estado desse asfalto, que na verdade não existia mais”, disse o líder comunitário Erinaldo Cavalcante.

A pavimentação asfaltica da Avenida Nilo Oliveira está sendo feita pelo Governo do Estado , através de um projeto da Prefeitura de Campo Maior, onde estão sendo investidos R$ 6 milhões para asfaltar 42 ruas e avenidas da cidade.

Da Editoria de Cidades

Detentos fogem a pé de Teresina a Campo Maior são recapturados

Policiais da Força Tática de Campo Maior prenderam dois detentos foragidos da penitenciária Major César Oliveira, em Teresina. Desde o início do ano, 10 presos, supostamente ameaçados de morte, conseguiram fugir do presídio destinado a condenados do regime semiaberto. 

                            Fotos: portalcampomaior

Acusados de latrocínio (roubo seguido de morte), Daniel Arcanjo Celestino e Antônio Francisco Rodrigues dos Santos foram recapturados em uma residência no Conjunto Parque Recreio, nesta quinta-feira (23). 



“O Daniel é natural de Piracuruca e responde por latrocínio, já o Antônio Francisco, sebinho, é natural aqui de Campo Maior e é velho conhecido da polícia por suspeitas de envolvimentos em vários assaltos”, destacou sargento Cunha.


Em depoimento, os detentos contam que fugiram após sucessivas ameaças de morte e fizeram o percusso de Teresina à Campo Maior a pé por dentro da mata. A dupla deverá ser recambiada à capital ainda nesta sexta-feira (24)


Graciane Sousa

Polícia prende dois acusados de roubar fórum de Campo Maior

O Serviço de Inteligência da Polícia Civil de Campo Maior prendeu na noite dessa quarta-feira (22), dois dos acusados de ter participado do assalto ao Fórum da cidade, corrido em outubro de 2013. Os dois foram presos em Teresina e identificados pela Polícia como Francisco Wellington e Bruno Diesley.


Os dois já tinham sido presos no início das investigações, mas por força de prisão temporária, ou seja, por tempo determinado. Com receio da liberação dos investigados, a delegada Ana Luíza, de Campo Maior, solicitou ao juiz Júlio César Garcez a decretação da prisão preventiva dos acusados.


A solicitação da delegada foi aceita pelo magistrado e o mandato expedido no inicio da semana. Ocorre que a defesa dos acusados foi mais ágil e conseguiu a liberdade antes mesmo que a Justiça de Campo Maior fizesse a expedição do documento de custódia.

Francisco Wellington e Bruno Diesley foram presos na zona Norte de Teresina e levados para a Central de Triagens da Casa de Custódia.

Com informações de Portal Campo Maior

Campo Maior faz adesão ao programa Água Para Todos do Governo Federal

O município de Campo Maior fez a adesão ao Programa "Água para Todos", que será executado no Piauí pelo Departamento Nacional de Obras contra à Seca (DNOCS). Através desse projeto, cerca de 30 comunidades e mais de 1 mil famílias serão beneficiadas com a instalação do sistema de abastecimento de água.


A adesão foi oficializada na manhã dessa terça-feira, 21/01, durante uma reunião em que estiveram presentes o prefeito Paulo Martins, diretores do SAAE, representante da Defesa Civil do município e o superintendente do DNOCS, José Carvalho.


Somente em Campo Maior o programa vai investir quase R$ 600 mil, dinheiro oriundo do Governo Federal, com contrapartida da Prefeitura de Campo Maior. “Nós encaminhamos os projetos ainda no ano passado, após decretarmos situação de emergência no município, destacando a precariedade de abastecimento em 40 comunidades campomaiorenses”, destacou o prefeito.

O prefeito Paulo Martins informou que a implantação dos sistemas de abastecimento irá iniciar na próxima semana em 13 comunidades, mas recorda que, além disso, já estão sendo implantados abastecimentos em outras 21 comunidades, cujos trabalhos estão sendo executados em parceria do SAAE, SDR e Defesa Civil do Estado.

Da Editoria de Cidades

Serviços do fórum de Campo Maior são transferidos após chuvas

Os serviços dos cartórios extrajudiciais do fórum de Campo Maior, estão sendo transferidos para a nova sede dos quatro ofícios. De acordo com o diretor interino juiz Júlio César Garcez, a transferência já estava prevista mas os estragos provocados pela chuva aceleraram este processo.

Fotos: Portal Campo Maior

"O prédio novo já estava disponível desde julho. Só agora tivemos a oportunidade de nos transferir. A chuva acabou provocando uma urgência nessa mudança, mas não foi o principal motivo", explicou o diretor.

O prédio está passando por uma reforma, que já estava prevista pelo Tribunal de Justiça, mas segundo o diretor, não é so a sede que preocupa o judiciário e sim a falta de servidores tem atrasado o andamento dos processos.

"A realidade atual está precária por falta de servidores. Nós queremos prestar um serviço adequado em decorrência da exoneração dos servidores municipais que atingiram o número de onze servidores, e hoje nós estamos com apenas dois da justiça. Para amenizar a situação contamos com mais três servidores cedidos da Câmara e da Prefeitura de Jatobá, mas a situação é complicada", alertou o juiz.

A exoneração dos servidores foi provocada por um termo de ajuste de conduta que exigia a exoneração dos contratados que estariam de forma irregular. Um concurso para preenchimento de vagas já está na última etapa e há previsão de quatro cartórios para Campo Maior.

Rayldo Pereira

Carro com banda de Campo Maior perde controle e técnico de som morre

Um grave acidente envolvendo o caminhão da banda Chamego Bom, acabou com uma morte e três feridos, na PI 113. O acidente ocorreu por volta das 8h40min desta segunda-feira (20) há cerca de 6 km do perímetro urbano de Barras.


De acordo com o sargento Johnson da Polícia Militar, os condutores de um veículo modelo S10 de placa NWS 3796, identificados pela Polícia como como Rubens de Freitas Veras, de 27 anos e Renan Willame de Sousa Lima, de 24 anos, assumiram que tentaram fazer uma ultrapassagem arriscada quando decidiram voltar para a pista e colidiram na traseira do caminhão.


Sete integrantes da banda, viajavam na carroceria do caminhão e afirmaram que perderam o controle quando a S10 bateu na traseira do veículo. Domingos, mesário da banda, morreu na hora e segundo informações foi arrastado por cerca de 100m pela S10.


Rayldo Pereira
com informações de Portal Campo Maior

Usuários do Bolsa Família serão beneficiados com geladeiras novas

Beneficiários do programa Bolsa Família, em Campo Maior, serão contemplados com a substituição de geladeiras usadas por eletrodomésticos mais econômicos. Ação, que ocorre com parceria da prefeitura e Eletrobras, acontecerá no próximo dia 22,  às 9h30, no Espaço Economia Solidária, no Centro Social Urbano.


Segundo a secretária de Desenvolvimento, Conceição Lima, cerca de 150 geladeiras serão trocadas, além de 6 mil lâmpadas comuns que serão substituídas por florescentes. 


"Cada família que possui lâmpadas comuns em casa, pode levar até seis para a substituição", reitera a secretária.

Para se beneficiada, a família deve apresentar o cartão benefício do Bolsa Família, CPF e talões de energia pagos referentes aos meses de novembro e dezembro de 2013.


Com informações Portalcampomaior

Posts anteriores