Cidadeverde.com

Começa a drenagem e urbanização de lago poluído no bairro Cariri

Uma força tarefa das Secretarias de Infra-Estrtura, através da Gerência de Obras, e de Limpeza e Iluminação Pública, está fazendo a drenagem do lago poluído do bairro Cariri. Na sequencia da obra, a área, que atualmente apenas serve para proliferação de foco de doenças, será aterrada para ser urbanizada. Os serviços, que iniciaram nessa manhã de sexta-feira, 07/02,  estão sendo executados com recursos próprios do poder municipal.


Primeiro foi improvisado um canal por onde a água acumulada irá passar e depois feita a colocação de manilhas, em seguida será feito aterramento e terraplanagem para por ultimo ser feita a urbanização.

“Com essa obra estamos resolvendo vários problemas. Primeiro estamos cuidando da saúde dessa população do Cariri, e em seguida será retirado uma péssima impressão da entra da nossa cidade e depois vamos atrair investimentos e empregos para Campo Maior”, relatou o prefeito Paulo Martins, que esteve no local acompanhando o início da obra.

O pescador Manoel Ribeiro, de 45 anos, disse que sempre morou nas proximidades do lago poluído das Pintadas e toda a sua vida soube que iriam urbanizar o local, mas somente agora é que o serviço está se transformando em realidade. “Todos que passaram pela prefeitura diziam que iria tirar essa lagoa velha daqui, mas só agora é que o serviço está sendo feito. Eu agradeço essa gestão”, comemorou o pescador.

Da Editoria de Cidades

Comerciante e família são mantidos reféns dentro da própria residência

A onda de assaltos no município de Campo Maior assusta moradores. Nesta semana, pelo menos três ocorrências já foram registradas. A última ocorreu nesta quinta-feira (06), quando um comerciante teve a residência invadida por bandidos que ainda mantiveram a família como refém. 


                             Fotos: Portalcampomaior

Segundo a vítima, identificada como Sebastião Gonçalves, quatro homens chegaram em sua residência, supostamente, para alugar um imóvel, e em seguida, anunciaram o assalto. 

"Um deles chegou por volta de meio- dia dizendo que queria alugar um dos meus apartamentos e disse que retornaria à  tarde para olhar o imóvel. Por volta de 14h30, o mesmo voltou e quando fui abrir a parte de baixo do prédio para pegar as chaves do apartamento, ele me acompanhou e disse que era um assalto”, relata a vítima. 


De acordo com informações da Força Tática, os bandidos levaram um carro e o cofre com jóias e dinheiro.

"Eles ainda apontaram um revólver calibre 38 para a minha cabeça e, mesmo assim, não repassei a senha do cofre, mas eles levaram junto um carro modelo Gol que estava estacionado na porta", reitera a vítima.  A polícia esteve no local e fez diligências para capturar o bando, mas nnguém foi preso. 


Com informações Portalcampomaior

Presidente Dilma comenta PRONATEC e Bolsa Família de Campo Maior

Na edição dessa segunda-feira, 03/02, do programa Café com a Presidenta, a presidenta Dilma Rousseff destacou o trabalho feito pela Prefeitura de Campo Maior, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, com a execução do PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego), que esse ano de 2014 vai profissionalizar 4 mil jovens e adultos em 130 tipos de formação diferente.


A presidente citou Campo Maior em dois momentos do seu programa. Em um ela fala da parceria do PRONATEC e o programa Brasil sem Miséria. Dilma cita o caso da dona de casa Antônia Abel, de Campo Maior, que recebia R$ 134 do Bolsa Família e não trabalhava, porque não tinha uma profissão.

“A Antônio Abel, lá de Campo Maior, no Piauí, decidiu ir atrás dos cursos do PRONATEC que são de graça. Primeiro ela fez os cursos de manicure e cabeleireiro e passou a ganhar um dinheirinho cuidando das unas e dos cabelos das vizinhas. Depois a Antônia fez o curso de operador de computador do Pronatec e ai veja só ela conseguiu um emprego em Campo Maior porque agora tinha qualificação e passou a ter uma renda de R$ 850”, relatou a presidente Dilma.

Dilma também elogiou a atitude da mulher que com a renda resolveu devolver o cartão do Bolsa Família, dando oportunidade para que outras famílias tenham a mesma oportunidade que Antônia teve. “Sabe o que a Antônia Fez? Ela resolveu abrir mão do benefício do Bolsa Família, porque acredita que o programa possa ajudar a outras pessoas a conseguir também o que ela conseguiu atualmente”, destacou a presidente.

O Pronatec, em pouco mais de dois anos, já registrou mais de 5,7 milhões de matrículas. Dessas, 1,7 milhão foram feitas em cursos técnicos e 4 milhões nos cursos de qualificação profissional. Segundo a presidenta, até o final de 2014, 8 milhões de matrículas devem ser realizadas em 4.260 municípios.

Da Editoria de Cidades

Reunião debate prolongamento da Avenida Surubim e urbanização de bairros

O prefeito de Campo Maior, Paulo Martins, esteve em audiência, nessa terça-feira, 05/02, com o superintendente da Caixa Econômica Federal, Monoel Bonfim, em Teresina. O objetivo do encontro é discutir a proposta do município em fazer a extensão da Avenida Surubim e beneficiar os bairros Cariri e California, os mais pobres da cidade.


Paulo Martins ficou animado com a sinalização positiva do superintendente em aprovar a proposta. “Agora o próximo passo é elaborar o projeto e encaminhá-lo para o Ministério das Cidades, através do SICONV”, comunicou o prefeito após a reunião.


Paulo Martins lembra que a drenagem do Rio Surubim é uma obra grandiosa, financiada pela Caixa e que está em plena execução, acompanhando o cronograma determinado pelo banco.

O superintendente Manoel Bonfim, durante a reunião, elogiou o compromisso com que a Prefeitura de Campo Maior está executando a construção da Avenida Surubim e também outras obras financiadas pela Caixa no município.

Da Editoria de Cidades

Bandido invade loja de eletrônicos e funcionária é presa no banheiro

Uma loja de revenda de eletrônicos foi alvo de um criminoso na manhã desta quarta-feira (05), em Campo Maior. No momento do roubo, apenas uma funcionária estava no local e foi trancada dentro do banheiro. 


                         Foto: Portalcampomaior

"Ele chegou a pé, fingindo ser cliente e abordou a funcionária. Logo, anunciou a ação e levou vários objetos. A área continua isolada para realização da perícia", explica o chefe de cartório Baker Martins.

Foram levados aparelhos celulares, além de notebooks e câmeras fotográficas. O prejuízo ainda não foi calculado e esta seria a terceira vez que a loja de eletrônicos foi alvo de bandidos, em menos de cinco meses.


Graciane Sousa

PRF apreende caminhões com carregamento de carvão vegetal não autorizado

Policiais Rodoviários Federais do Grupo de Patrulhamento Tático apreenderam dois caminhões que transportavam carvão vegetal sem autorização do órgão ambiental e sem nota fiscal. A madeira transportada seria utilizada em churrascarias na capital. 


Ao todo foram apreendidos 320 sacos de carvão, nos postos da PRF dos municípios Campo Maior e Teresina, que serão encaminhados à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Semar, para análise sob o posto de vista da legislação ambiental.

Nenhuma infração em relação à legislação de trânsito foi registrada, porém, os condutores não portavam o Documento de Origem Vegetal – DOF, guia emitida pelo órgão do meio ambiente para o transporte de produtos de origem vegetal. De acordo com os agentes da PRF, o transporte deste tipo de carga sem o documento sugere irregularidade, pois a madeira pode ter sido originária de áreas de preservação.

O carvão vegetal seria dos municípios de Sigefredo Pacheco e da zona rural de Teresina. 


Da Editoria de Cidades

Motorista invade estacionamento de supermercado e destroi veículos

Uma motocicleta e dois veículos ficaram parcialmente destruídos após um condutor identificado apenas como Messias, invadir o estacionamento de um supermercado, na noite deste sábado (01). De acordo com a Delegada Regional de Campo Maior, Ana Luiza, o motorista foi autuado em flagrante pela Lei Seca e o teste do bafômetro teria comprovado um elevado teor de álcool no sangue. 

'Ele dirigia e conversava com um amigo quando se distraiu e invadiu o estacionamento. O índice de alcool no sangue era três maior do que o permitido pela lei", explica a delegada.

Messias foi liberado após pagamento de fiança e terá que ressarcir o prejuízo à vítimas. Ninguém saiu ferido.

“O estrago poderia até ter sido maior, já que o local é de grande movimentação, mas como estava fechando já não estava tão movimentado”, comentou o motorista Robert Aurélio, uma das vítimas.


Graciane Sousa

Prefeito anuncia 2ª edição do corso e premiação ao carro mais criativo

Os preparativos iniciais para a folia de momo no município de Campo Maior já iniciaram e a largada para maior festa popular será o desfile do corso, no próximo dia 28. A expectativa é que o número de inscritos supere 150 carros, número registrado na primeira edição do evento. 


A concentração da folia será às 17h, no balão do São Luís, avenida Santo Antônio. O corso não será temático e a única regra é se divertir. As incrições já estão abertas e podem ser realizadas, de 8h às 12h e de 14h às 18h, na Churracaria O Cervejão. 

Em entrevista ao Jornal do Piauí, nesta sexta-feira (31), o prefeito Paulo Martins revelou que o desfile elegerá os dez carros mais criativos e o grande vencedor será receberá premiação em dinheiro. 


"Estamos preparando arena com camarote e a cidade para receber os turistas de todo o Estado. A festa precede o carnaval que, em Campo Maior será de cinco dias, à beira de um açude, outro diferencial em nossa cidade. Estamos negociando as melhores bandas do Nordeste", destaca o prefeito.


Cerca de 30 mil foliões por dia devem visitar o município de Campo Maior que contará com show musical da banda Painel de Controle, na dispersão do Corso. 


Graciane Sousa

Polícia Civil divulga vídeo de apreensão contra o tráfico

Imagens da Polícia Civil do Piauí mostram a ação policial contra o tráfico de drogas no município de Campo Maior, a 86 km de Teresina. A operação foi desencadeada no final da tarde desta quinta-feira (30), na Fazenda Cotovelo e três suspeitos de comercializar entorpecentes foram presos.

De acordo com a delegada Ana Luiza foram apreendidos cerca de 15 kg de crack pronto para venda. Parte da droga foi encontrada cimentada dentro de tijolos e a polícia teve que utilizar uma pá para conseguir localizar o material ilícito.


Os suspeitos foram identificados como Abdias Neto Mesquita Paiva, João Batista da Silva e Manoel Jerlancio. Uma das prisões ocorreu dentro de um hotel e o suspeito foi apontado como intermediário do tráfico, entre os municípios de Campo Maior e Castelo do Piauí.

"O Manoel Jerlancio morava em São Paulo, mas estava no Piauí e foi apontado como responsável por fazer a ponte entre Castelo do Piauí e Campo Maior A quantidade de droga apreendida foi significativa, principalmente, em virtude da região", explica a delegada Ana Luiza.


Durante a prisão, o fazendeiro Abdias Neto negou participação no esquema e revelou não ter conhecimento do material que foi apreendido dentro da própria residência.

"Só chegamos na fazenda porque estávamos investigando o arrombamento de um caixa eletrônico e o Abdias Neto teria dado apoio logístico ao bando", finaliza a delegada Regional de Campo Maior.


Graciane Sousa

Polícia apreende 15 kg de crack e homem é preso em ação de combate ao tráfico

Um fazendeiro identificado como Abdias Neto Mesquita Paiva e mais duas pessoas foram presas em operação de combate ao tráfico de drogas, no município de Campo Maior, a 86 km de Teresina. Uma das prisões ocorreu dentro de um hotel e o suspeito foi apontado como intermediário do tráfico, entre os municípios de Campo Maior e Castelo do Piauí.

Fotos: Polícia Civil de Campo Maior

A operação, desta quinta-feira (30),  foi comandada pela Delegada Regional Ana Luiza com apoio do Núcleo de Inteligência da Polícia Civil, Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes e Greco.


Segundo Baker Martins, chefe de cartório, parte da droga foi encontrada cimentada, dentro de tijolos.


"A Polícia dividiu a equipe em três pontos. Parte da droga foi encontrada na residência do suspeito conhecido como Gingoso. O restante, cerca de 14 kg, foi achado na Fazenda Cotovelo, distante 6km da zona urbana", explica Martins.


Os acusados estão na Delegacia de Campo Maior e deverão ser ouvidos ainda hoje(30)

Graciane Sousa

Posts anteriores