Cidadeverde.com

Lançada programação alusiva dos 196º anos da Batalha do Jenipapo

A programação das comemorações alusivas aos 196 anos da Batalha do Jenipapo foi definida pela equipe do Governo do Estado e a Prefeitura de Campo Maior. O governador Wellington Dias e o prefeito Professor Ribinha  convidam os piauienses para as solenidades no dia 13 de março, no Monumento do Jenipapo.

A primeira atividade será a missa em ação de graças, na Catedral de Santo Antônio, que terá início ao meio dia. Às 14h, do mesmo dia será celebrado um culto em ação de graças, na Primeira Igreja Batista de Campo Maior, na Rua Siqueira Campos, 489, Centro. A programação segue, às 16h,  no dia 13, no Monumento do Jenipapo  com solenidade Civico-Militar, com desfile militar; apresentação da peça teatral " A Batalha do Jenipapo "; Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí; e entrega da medalha " Heróis do Jenipapo ".

Fonte: portaldecampomaior

Axé da banda Capilé embala foliões e encerra o Carnaval de Campo Maior

Ao som de Capilé, os foliões de Campo Maior pularam a última noite de Carnaval na Praça Valdir Fortes. A banda baiana trouxe o ritmo do Carnaval mais tradicional do país para a terra dos carnaubais e empolgou a multidão que seguiu na folia mesmo com a ameaça de chuva que permaneceu durante a madrugada.

No início da noite, um grande público já se encontrava na praça a espera de Gravata Elétrico, a primeira atração programada para se apresentar, quando uma forte chuva dispersou os foliões. A chuva diminuiu, a banda iniciou o show e público retornou aos poucos. Alguns vieram prevenidos de guarda chuvas para não perder a festa. 

Quando Explosão do Som Elétrico subiu ao palco, uma multidão já lotava o local da folia. A animação foi geral com a empolgação que o grupo começou. Quem estava parado caiu na dança. Os foliões se surpreenderam com a qualidade da banda cearense. Agitação maior só mesmo com a irreverência e o axé do Capilé, que fez a praça dançar e encerrou o Carnaval de Campo Maior.

O prefeito Professor Ribinha esteve na praça Valdir Fortes e se disse feliz por ter conseguido realizar o Carnaval, apesar dos problemas financeiros que atingem os municípios. “É satisfatório ver que com um gasto muito menor que nos anteriores conseguimos fazer uma programação de cinco dias que deu para animar os campomaiorenses, garantiu espaço para os artistas da terra e uma fonte de renda para os barraqueiros”, disse. 

“Poderia ter sido bem melhor se não tivesse chovido tanto nos últimos dias. Mas fizemos o Carnaval. Nosso povo gostou e não colocamos em risco as finanças do município, porque nossa prioridade é a saúde financeira para mantermos os salário em dias e as obras para melhorar a vida de nossa gente em andamento”, concluiu.

Fonte: Ascom

Carnaval da Terceira Idade esquenta o clima de Carnaval em Campo Maior

Se engana quem pensa que o Carnaval só começa na sexta. Em Campo Maior, a folia teve início nesta quinta-feira (28/02) com uma turma que não consegue ficar parada. No Centro Sociocultural da Terceira Idade José Bona, os idosos chegaram fantasiados e com uma animação de fazer inveja. Prontos para a festa. Ao som da primeira marchinha, caíram na dança.

A dona Maria Teresa chegou cedo e encontrou alguns amigos de bairro. Ficou sentada só até a banda começar a tocar. Se levantou e caiu na folia. Algumas de suas amigas seguiram sentadas. Já outras se reuniram entorno de uma mesa para o jogo de dominó. Mas quando o coral da Terceira Idade começou a apresentação, ninguém conseguiu ficar só olhando. Tiveram que entrar no ritmo.

O prefeito Professor Ribinha foi um deles. “É gratificante vermos tanta energia nessas pessoas que tradicionalmente são deixadas de fora das atividades da sociedade. Em Campo Maior é diferente. Aqui nosso Carnaval começa com a Terceira Idade”, destacou. Ribinha lembrou ainda que a programação do Carnaval contempla as crianças e pequenos blocos de rua.

Secretária de Assistência Social, a primeira dama Nilzana Gomes lembra que a atividade vai muito além da festa. “Esse Carnaval não é só folia. Ele tem um cunho social de tirar o idoso da situação de solidão, de abandono. Muitos deles não têm família. Eles vêm porque gostam de conversar, porque querem estar um perto dos outros.”

A programação do Carnaval de Campo Maior segue nesta sexta-feira com o Corso Maior percorrendo toda a Avenida Santo Antônio e terminando com o show de Waldo e Felipe, João Velloso e GSilva. Há atrações na Praça Valdir Fortes, Balneário Surubim e Espaço AUCAM até a próxima terça.

Ascom

Prefeitura amplia qualidade do atendimento aos pacientes hipertensos e diabéticos

Nesta terça-feira 26/02, a Prefeitura de Campo Maior através da Secretaria Municipal de Saúde deu início a mais um processo de melhoramento de suas ações de saúde.

Cada unidade básica de saúde recebeu insumos para ampliar a qualidade do atendimento aos pacientes hipertensos e diabéticos, bem como, os profissionais médicos e enfermeiros foram atualizados no processo de acompanhamento desses pacientes com a formulação da estratificação de risco, padronizando dessa forma a atenção a esses pacientes em todas as equipes.

Na oportunidade foi dado início ao programa de automonitoramento da glicemia capilar no acompanhamento do paciente diabético que faz uso de insulina, o qual para ter acesso o paciente deve procurar o médico ou enfermeiro na sua unidade de saúde, que irá informar os critérios de inclusão do mesmo no programa.

O secretário municipal de saúde, Marcelo Miranda disse que a organização dos processos de trabalho na atenção a esses pacientes específicos irá permitir um melhor acompanhamento, bem como o alcance de melhorias no processo de tratamento e auto cuidado, evitando que o paciente tenha alterações severas e consequentemente diminuindo os casos de internação e morte desses pacientes pela melhoria da assistência.

Ascom

Divulgada a programação oficial do Carnaval de Campo Maior

A Coordenação de Eventos da Prefeitura de Campo Maior divulgou, nessa quinta-feira, 21.02, as atrações do Carnaval 2019 na cidade. Serão três arenas de folia com mais de 15 atrações. O público vai se reversar entre a Arena Valdir Fortes, AUCAM e a Barragem Surubim nos cinco dias de festa.

A festa começa com o 7º Corso de Campo Maior, na sexta-feira, 1º de março, tendo com a Carreta Nervosim (Paredão de Som), em todo o percurso e ainda show de Valdo e Felipe, João Veloso e G. Silva, na praça Valdir Fortes.

O  coordenador de Eventos da Prefeitura de Campo Maior, Ulisses Raulino, informa que no sábado, dia 2 de março, tem Forró Bandido, Grupo Tradição e Raio Musical na Praça Valdir Fortes.

Continuando a programação no domingo, dia 3 de março, o Carnaval acontece na Barragem Surubim com shows de Piauí Forrozeiro e Gravata do Acordeom Elétrico. Na Praça Valdir Fortes a animação é por conta de Arlene Mel, Contágio Elétrico e Banda Spacial e ainda Arena de Paredões, que também vai estará aberta na segunda-feira de Carnaval.

Na terça-feira de Carnaval é a vez do Capilé animar o público com a Banda Explosão do Som e ainda Massa do Forró e Gravata do Acordeom Elétrico.  

O prefeito de Campo Maior, Professor Ribinha, anuncia que, além dessa programação, a Prefeitura de Campo Maior vai realizar o Carnaval da Terceira Idade, no Complexo Sociocultural, (Clube do Idoso), e ainda a campanha 'Meu Corpo não é Folia', com blitzes durante o Carnaval 2019. 

PMCM - CCOM

Idosos confeccionam fantasias para Carnaval da Melhor Idade em Campo Maior

 

Mulheres do grupo da terceira idade do Centro Socio cultural José Bona em Campo Maior já entraram no ritmo do carnaval. Em clima de harmonia e descontração, as idosas  confeccionam máscaras, tiaras, gravatas, laços e outros adereços para usarem na 3ª Marchinha de Carnaval da Melhor Idade que vai ser realizada pela Prefeitura Municipal e a Secretaria de Assistência Social,  no dia 28 de fevereiro,  abrindo o carnaval na cidade.

A coordenadora do Centro José Bona, Jucileide Câmara, lembra que “devido a ampla reforma realizada no local, este é o primeiro carnaval que vai ser realizado naquele espaço, durante a  gestão do prefeito Professor Ribinha e que atualmente o local atende cerca de 150 idosos proporcionando encontro entre amigos e momentos de lazer  como aula de canto, aeróbica, jogos, oficinas artesanais, passeios e o tradicional forró que ele gostam tanto”. 

“Aqui eles se sentem em casa, eles também recebem orientações sobre temas relevantes durante palestras; sempre que vamos realizar atividades envolvendo dança temos o cuidado de aferir a pressão arterial deles, antes e depois da atividade”, acrescentou a coordenadora.

As oficinas de confecção dos adereços seguem até quinta-feira 21.02. Até lá, muitas peças bonitas serão elaboradas  sobre a orientação dos artesãos, Marina e Luciano Richelly que também fazem parte da equipe de ornamentação.

PMCM - CCOM

Colisão entre motocicleta e caminhonete deixa uma pessoa morta em Campo Maior

Uma colisão frontal entre uma motocicleta e uma caminhonete, no inicio da noite deste domingo (17/02) deixou um homem morto. A vítima, o motociclista Euclides Fortes Carvalho, voltava da cidade de Campo Maior para a zona rural do município, quando acabou morrendo na colisão.

O acidente aconteceu no pé da Serra de Santo Antonio, na PI-215, que liga Campo Maior a Coivaras. Segundo o professor Josué Pires, que passou pelo local, o impacto da colisão foi tão forte que parte do corpo da vítima dilacerou. Chovia na hora do acidente.

O SAMU ainda foi acionado, mas constatou a morte da vítima. O corpo permaneceu no local. Euclides Fortes residia em Teresina e estava em Campo Maior para as comemorações do aniversario da uma de suas filhas. 

Foto: reprodução/Facebook

Fonte: campomaioremfoco

Reunião com barraqueiros e blocos define programação do Carnaval de Campo Maior

Reuniões da noite desta quinta-feira (12/02) definiram o formato que o Carnaval de Campo Maior vai ter este ano. O modelo apresentado pela prefeitura foi aceito por barraqueiros e representantes de blocos de rua que fazem a animação nos bairros da cidade.

O planejamento produzido pela prefeitura precisava de algumas definições que só poderiam ser confirmadas após o encontro com os profissionais e foliões. Faltava saber, por exemplo, se após o Corso haveria atrações no Complexo ou a festa seguiria mesmo entorno da Praça da Rodoviária.

“Nós sabemos que a situação não está fácil pra ninguém. Nossa proposta é fazer um Carnaval com menos custos, mas com a mesma alegria e animação do nosso povo. Por isso temos esse formato e precisamos saber se vocês aceitam ou não dessa forma”, perguntou o prefeito Professor Ribinha. O “sim” positivo dos presentes selou a programação do Carnaval.

“O principal nós temos, que a alegria dos campomaiorenses. Não tenho dúvida que vamos fazer o Carnaval mais animado dos últimos anos. Já fizemos um Réveillon compacto e deu certo. Nosso Carnaval não vai deixar a desejar em nenhum aspecto”, completou o prefeito. As atrações locais e regionais que se apresentam no Complexo serão anunciadas na próxima semana.


Programação

A festa começa na sexta-feira, 1 de março, com o Corso Maior percorrendo todo o trajeto da Avenida Santo Antônio. Logo depois, os foliões se reúnem no Complexo Valdir Fortes para acompanhar as atrações da noite. No sábado, a multidão volta a se reunir no Complexo Valdir Fortes.

No domingo a festa começa a partir das 11h no Balneário Surubim. À tarde, o movimento é na Arena Paredões, no Espaço AUCAM. Na segunda-feira, a festa continua com os paredões às margens do Açude Grande. Na terça-feira, atrações no Complexo Valdir Fortes encerram os cinco dias de animação. Nos bairros, a festa fica por conta dos blocos. Idosos e Deficientes terão uma programação especial para cair na folia.

PMCM - CCOM

Prefeitura entrega equipamentos para Centro de Fisioterapia em Campo Maior

A Prefeitura de Campo Maior através da Secretaria Municipal de Saúde, entregou nessa segunda-feira 11/02, novos equipamentos para o Centro de Fisioterapia do Samdu. A entrega  contou com a presença do prefeito Professor Ribinha, do secretário de Saúde, Marcelo Miranda, do vereador Manin Pereira e da diretora do Samdu, Regina Moraes. O centro de Fisioterapia atende cerca de 900 usuários por mês. 

Entre os novos equipamentos estão itens como:

Aparelho TENS, também conhecida por neuroestimulação elétrica transcutânea, é um método eficaz, seguro e não invasivo de tratamento de dores crônicas e agudas, sem que seja necessário o uso de medicamentos.

Aparelhos de infravermelho, que é uma das alternativas que o Fisioterapeuta tem para trabalhar o calor mais profundo, com aquecimento da região a ser tratada. Funciona como ondas eletromagnéticas com comprimento de onda de 760nm até 15.000nm.

Barra de Ling ou Espaldar com regulagem, serve de suporte para diversos exercícios de alongamento e fortalecimento muscular, especialmente dos músculos da coluna vertebral, amplitude de movimento, força e flexibilidade.

Barras paralelas, indicadas como apoio para a realização do treino de marcha e ao treino propriocetivo. Além de Espelho de Feedback e novas macas.

REFERÊNCIA

Além do Centro de Fisioterapia o posto de atendimento da Estratégia de Saúde da Família (Centro I) conta com o Centro de Especialidades Odontológicas, consultórios, médicos, sala de pequenas cirurgias, sala de imunização, de esterilização e de próteses.

PMCM - CCOM

Preso foge de delegacia cavando a parede com um pedaço de madeira

Um homem identificado por André Luiz Soares da Silva, vulgo "André Pangaré" fugiu na madrugada desta segunda-feira (11/02) da delegacia de Campo Maior (82 km ao norte de Teresina) onde estava preso desde o último sábado. Ele cavou um buraco na parede da cela usando pedaços de madeiras que servem de forro na mesma cela.

Segundo a polícia, as paredes da delegacia ainda são de adobo, um bloco de barro que é comum em construções artesanais no Piauí e no nordeste. 

Segundo o Chefe de Cartório Baker Martins, a secretaria de Segurança Público prometeu para a próxima quarta-feira a visita de um engenheiro para vistoriar o local e providenciar uma reforma. Segundo ele, a SSP já tem uma licitação em vigor para a manutenção das delegacias e isso pode acelerar o início das obras.

Segundo a polícia militar, há 15 dias eram feitas buscas na tentativa de localizar o suspeito. Ele costumava fazer os assaltos e se escondia na beira dos rios em Campo Maior. No momento da prisão, na noite de sábado no Bairro Santa Rita, confessou que fez alguns assaltos em Campo Maior e que a especialidade era roubar motos e assaltar o comércio.

Para a polícia militar, ainda existem alguns foragidos de presídios atuando em Campo Maior, mas "Pangaré" é um dos mais perigosos e procurados, porque praticou diversos assaltos recentes na cidade.

Até uma equipe do BOPE (Batalhão de Operações Especiais), se deslocou de Teresina para ajudar na captura do suspeito, que passou pouco mais de 24 horas presos e já se encontra nas ruas novamente.

Pangaré é foragido do sistema prisional. Ele cumpria penas na Colônia Agrícola Major César, em Altos.

Fonte: Campo Maior em foco

Posts anteriores