Cidadeverde.com

Em visita técnica, Ciro Nogueira garante 4,7 milhões para recuperação do Emparedado

As suspeitas levantadas sobre a estrutura da barragem do Emparedado, em Campo Maior, motivaram uma visita técnica do prefeito Professor Ribinha, em companhia do senador Ciro Nogueira, na tarde desta sexta-feira (8) ao local. Após o rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais, aumentou a preocupação com os vazamentos apresentados no Emparedado.

A barragem tem 8 metros de altura de altura e cerca de 5 hm de capacidade de armazenamento. Um recente relatório da Agência Nacional de Águas (ANA) aponta alto risco de rompimento da barragem localizada na zona rural de Campo Maior. Imagens gravadas semanas atrás mostram fissuras no paredão que mostram o risco de rompimento.

O prefeito Professor Ribinha apresentou ao senador Ciro Nogueira os defeitos na estrutura e destacou a ameaça que a estrutura causa às comunidades ribeirinhas próximas. “O paredão está visivelmente danificado. A olho nu percebemos que há um risco de rompimento”, explicou.

Diante dos problemas, o senador Ciro Nogueira anunciou o valor de 4,7 milhões para a recuperação da barragem. “Conseguimos recursos para a importante obra do nosso estado que é a barragem do Emparedado. Estamos vendo aqui alguns problemas que ela apresenta. Conseguimos um valor significativo de 4,7 milhões para sua recuperação. Isso mostra nosso compromisso de trabalhar ao lado de nosso prefeito Ribinha pelo povo de Campo Maior”, disse Ciro.

Outras obras

O senador Ciro garantiu que tem o compromisso com a gestão municipal e com o governo do Estado em conseguir obras de calçamento para o município. “Nós temos desenvolvido projetos com nosso prefeito e com o governador para obras de calçamento. Podem ter certeza que Campo Maior para mim é uma prioridade. Essa é uma região importantíssima economicamente. Vamos trabalhar para que o Ribinha entregue essas obras”, afirmou.

Fonte: Ccom-Campo Maior

“Vamos transformar nossa cidade em um canteiro de obras”, diz Ribinha na Câmara

A realização de obras vai ser a grande prioridade da Prefeitura de Campo Maior em 2019. Foi isso que o prefeito Professor Ribinha explicou ao poder legislativo municipal na abertura dos trabalhos da Câmara de Vereadores na tarde desta terça-feira (05/02). O gestor leu na tribuna da casa a mensagem oficial do executivo para este ano.

As ações na zona do município foram destacadas pelo prefeito como grandes avanços conquistados no ano passado. Ele citou construção de pontes, recuperação de estradas, melhorias no abastecimento de água, reformas de unidades de saúde e instalação de academias.

Para esse ano, a construção de calçamento em bairros e a intensificação de obras de saneamento básico serão alvos da gestão municipal. “Nosso objetivo é transformar nossa cidade em um verdadeiro canteiro de obras com calçamentos, construção de escolas, construção de novos sistemas de abastecimento de água, novas estradas. Sem esquecer do pagamento em dia de nossos servidores.”

A crise financeira e a instabilidade dos municípios brasileiros com o novo governo da república também foram citadas pelo prefeito. Ele anunciou cortes para o enfrentamento das dificuldades. “É importante manter as escolas abertas, a maternidade e as unidades básicas de saúde em funcionamento neste tempo de crise que o Brasil está vivendo. Vamos apertar as despesas para garantir os serviços e as ações novas”, afirmou.

O presidente da Câmara, vereador Fernando Miranda, ressaltou a importância da presença do prefeito na abertura do ano legislativo. Líder da bancada de situação, o vereador Edvaldo Lima falou sobre a importância de cortes no orçamento para adaptar a gestão ao tempo de crise. O vereador Hamilton Segundo, líder da bancada de oposição, agradeceu a presença do prefeito e enalteceu a importância do diálogo entre os poderes legislativo e executivo.

Fonte: Ccom

Campo Maior: Prefeitura abre cadastro para novos Artesãos que desejam atuar na Feira Amorarte

Com o intuito de auxiliar na divulgação dos trabalhos de novos Artesãos campo-maiorenses e devido ao grande sucesso alcançado nas primeiras edições da Amorarte – Feira Regional de Artesanato dos Carnaubais,  a Prefeitura de Campo Maior por meio da Secretaria de Assistência Social e Geração de Renda – SEMAS abre o cadastro para novos artesãos do município que desejam expor seus produtos durante a Amorarte, que vai acontecer na primeira semana do mês de agosto de 2019.

Os interessados podem ser cadastrar entre os dias 04 e 16 de fevereiro, na SEMAS (ao lado da catedral de Santo Antônio), das 8h às 12h.

A documentação necessária:

Original e Cópia da Identidade;
Original e Cópia do CPF;
Original e Cópia do Comprovante de Residência.

Mais informações:

(86) 9.9585-3578 / 9.9582-4617

PMCM - CCOM

Tranquilidade marca concurso de Campo Maior neste domingo

O concurso público da Prefeitura de Campo Maior ocorreu com tranquilidade e sem registros graves na manhã deste domingo (03/02). O Instituto Machado de Assis divulgou que 1.770 pessoas deveriam prestar as provas para os cargos de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Endemias em seis locais de aplicação.

Os candidatos se aglomeravam nas calçadas das escolas antes mesmo da abertura dos portões. João Paulo chegou cedo para realizar a prova de Agente de Endemias na Unidade Escola 13 de março, no Bairro de Fátima. “A expectativa é de fazer uma boa prova. Preparado nunca ninguém está porque as questões são uma incógnita”, disse enquanto aguardava na fila para entrar na sala.

Por outro lado, em várias escolas candidatos chegaram quando os portões já estavam fechados. Foram registrados também casos de pessoas da zona rural que esqueceram o documento oficial com foto. Em alguns locais, os candidatos não portavam o comprovante de pagamento e o nome não contava na lista de inscritos. 

Ao todo, os candidatos deveriam responder 40 questões de Língua Portuguesa, Legislação do SUS, Conhecimentos Específicos e Atualidades.

A prova de conhecimentos específicos trouxe questões sobre o registro da ficha do Sistema de Informação de Atenção Básica (SIAB), como o ACS deve atuar em caso de pessoas portadoras de doenças crônicas. Apareceram questões ainda sobre HIV e uso de preservativos. As questões de Português foram baseadas no texto sobre a realização de língua e cultura. Já em atualidade, foram exigidos conhecimentos de grupos terroristas do mundo árabe.

Cronograma

O gabarito das provas preliminar deve ser divulgado nesta segunda (4). O resultado da prova objetiva será divulgado dia 18 de fevereiro. A apresentação de títulos ocorre nos dia 25 e 26. O resultado final será publicado dia 23 de fevereiro.

Fonte: Ascom

Secretaria de Trânsito intensifica ações de segurança em Campo Maior

A Secretaria Municipal de Trânsito juntamente com a Secretaria de Saúde, a Comissão do PVT- Programa Vida no Trânsito, a PRF- Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar intensificam as ações de prevenção de acidentes no trânsito em Campo Maior com blitz educativas e interventivas. A ideia é chamar atenção dos condutores para a aproximação do carnaval, período em que se deve dobrar os cuidados ao trafegar pelas vias públicas.

“Tendo em vista a aproximação do carnaval, resolvemos fazer uma programação e já iniciamos as ações educativas interventivas com o intuito de trazer o assunto como algo corriqueiro para a sociedade, que a prevenção de acidentes seja uma pauta diária na vida do cidadão campomaiorense e não lembrada apenas nas campanhas nacionais, queremos sensibilizar a população a colaborar com a redução do número de acidentes no município”, disse o secretário de Trânsito, Major Paz.

De acordo com o secretário, no ano passado foram registrados 479 acidentes nas vias de trânsito da cidade, 90% envolvendo motocicletas, 255 condutores não usavam capacete no momento do acidente e nove pessoas tiveram morte imediata.  Os prejuízos são diversos, como perdas materiais, sequelas graves que trazem dificuldades para o indivíduo afetado, o reflexo na área da saúde e muitas vezes culminam com a morte do indivíduo.

As blitz estão sendo realizadas nos três turnos manhã, tarde e noite, em locais e horários diferentes. A programação continua intensificada até o carnaval, após o período, as ações seguem um novo modelo de planejamento.

Fonte: Ascom

Suspeito tenta matar namorada a tiros e ri ao ser preso

Na delegacia, o suspeito permaneceu calado e apenas riu ao ser interrogado (Foto: PC-PI)

A jovem Isabelly Cristina Pereira dos Santos, 21 anos, foi alvejada com um tiro na barriga durante uma discussão com o namorado, Breno Ramos Leite Brito, 23 anos. O crime ocorreu durante uma festa na cidade de Campo Maior, na madrugada do domingo (20). O suspeito foi preso pela Polícia Militar ao tentar colocar a vítima baleada no próprio carro. Na delegacia, o investigado sorriu, desmonstrando comportamento atípico diante da gravíssima acusação. 

"Durante todo o tempo, ele manteve um comportamento alheio, como se nada tivesse acontecido. Parecia crer na impunidade e só queria saber que horas ia para casa. No momento da prisão, ele aparentava estar entorpecido, não se sabe se por álcool ou outra substância", disse o delegado Francírio Queiroz, plantonista na delegacia de Campo Maior. 

Testemunhas contaram que o casal namorava há cerca de três anos e brigava constantemente por ciúmes. O delegado acrescenta que a vítima, inclusive, havia registrado ocorrência contra o namorado há dois anos, mas desistiu da representação criminal. 

"As pessoas ouvidas também disseram que antes de efetuar os disparos, ele já tinha ameaçado de atirar na cabeça dela e que as brigas entre os dois eram constantes", completa o delegado que indiciou Breno Ramos por tentativa de feminicídio. 

"Pelas circustâncias, acreditamos que ele queria matá-la. Depois de atirar, ele pegou a vítima e colocou no carro e não sabemos por qual motivo. As pessoas ficaram com receio e acionaram rapidamente a PM para tentar impedir que ela fosse levada. Ele deu um tiro e tentou efetuar outros, mas a arma falhou. A gente percebeu isso porque tinha munição picotada", disse o delegado. 

Material apreendido com o suspeito (Foto: PC-PI)

A Polícia Militar apreendeu com o suspeito um revólver calibre 32 e um punhal. O carro dele também foi apreendido. Na delegacia, o suspeito apenas riu, e se o reservou o direito de permanecer em silêncio. 

Bruno, que é filho de um comerciante em Campo Maior, permanece preso. O flagrante foi comunicado à Justiça e a prisão pode ser convertida em preventiva. 

Isabelly Cristina permanece internada no Hospital de Urgência de Teresina sem previsão de alta. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Moradores fazem carta para agradecer calçamento em Campo Maior

O prefeito de Campo Maior Professor Ribinha inaugurou na noite desta quarta-feira (16/01) o calçamento na Rua Travessa Vicente Bengala, no Bairro Paulo VI. A obra era reivindicada pelos moradores a mais de 25 anos. Participaram do evento os vereadores, secretários, lideranças comunitárias e moradores da região.

No local, o sentimento que ecoou entre os moradores foi de gratidão. Raimundo Neto, um dos moradores da rua, fez questão de agradecer ao prefeito por ter encarado o desafio de levar saneamento básico ao bairro.

“Nós queremos agradecer ao Prefeito Ribinha e a mídia local que abraçou nossa reivindicação”, disse a Professora Arlene Lopes, esposa de Raimundo Neto, que escreveu uma carta para transmitir os agradecimentos dos moradores.

Conceição Neves, que também mora a mais de 20 anos naquela rua, lembra que durante o período chuvoso a preocupação era com a lama e no verão era muita poeira o que chegava a causar problemas de saúde em crianças e idosos.

O casal de idosos,  dona Sônia e o senhor Manoel também agradeceram ao Prefeito Ribinha. “Para alguns, a espera foi de 25 anos, mas nós moramos aqui a 50 anos e todo ano de eleição passava por aqui algum candidato prometendo construir esse calçamento e nada, mas graças a Deus o Ribinha prometeu e cumpriu”, disse dona Sônia.

PMCM - Ccom 

Mais de 100 idosos participam de atividades no Centro do Idoso em Campo Maior

Descontração, ensaios, cursos artesanais, atividades físicas e muita diversão. Assim são os dias dos idosos assistidos pela Prefeitura de Campo Maior por meio do Centro Sociocultural da Terceira Idade José Bona, em Campo Maior.

O local foi reformado e ampliado, recebendo várias melhorias. A obra foi construída com recursos próprios do tesouro municipal e entregue a população no dia 20 de dezembro de 2018. Atualmente o Centro possui 120 idosos regularmente cadastrados e assíduos. As atividades acontecem de terça a sexta-feira, das 8h às 12h, exceto quando tem festa dançante,  que vai até às 17hs.

A Coordenadora do Centro do Idoso, Jucileide Câmara explica que o novo cronograma de atividades inclui aula de zumba com a profissional Raissa Medeiros, atividades física com a educadora, Eli Cantuário, dinâmicas, brincadeiras em grupo, forró e traz um diferencial dos anos anteriores, que é a formação de um coral, com ensaios toda terça-feira com o músico Julião Fênix.

As atividades, a socialização e interação são importante para espantar males como a depressão. Para isso, momentos de diversão são remédios sem contraindicação”, disse a secretária de Assistência Social, Nilzana Gomes.

Nos últimos meses os idosos participaram de aulas de hidroginástica com acompanhamento profissional em parceria com uma empresa privada. A ideia de cultivar hábitos saudáveis e a prática de atividades físicas refletiu no melhor condicionamento cardiovascular, na circulação sanguínea e na flexibilidade de idosos como o seu Pedro, de
72 anos, que relatou  tais benefícios.  “Estou me sentido muito bem, antes eu não podia me movimentar direito, agora posso até dançar”, disse.

A experiência foi tão proveitosa que o prefeito Professor Ribinha anunciou a implantação de uma academia aberta e a construção de uma piscina de hidroginástica para os idosos, durante a inauguração do Centro. Ele disse que a ideia é tornar o local um centro de referência na região.

PMCM - CCOM

Reforma da ponte da Comunidade República continua em ritmo acelerado

A Prefeitura de Campo Maior mantém em ritmo acelerado a reforma da ponte de madeira que passa sobre o Rio Surubim na Comunidade República. O prefeito Professor Ribinha visitou o local na manhã desta quarta (09/01).

A ponte possui pelo menos 50 metros de extensão e além de permitir o acesso da Comunidade República às comunidades Coelho, Barra das Pombas, São José, Santa Rosa, Mandubé, Croatá na região da Água Branca, próximo a BR-343, também interliga os municípios Campo Maior e Altos.

Durante a visita ao local, o Prefeito Ribinha disse que está utilizando recursos do município para executar os serviços e ressaltou a importância da obra na rede social. “Estou imensamente realizado com a conclusão da reconstrução da Ponte da República, que brevemente iremos inaugurar para tirar do isolamento centenas de famílias que fazem a travessia do Rio Surubim pelos 50 metros da Ponte da República agora recuperados”, disse o prefeito em sua página no facebook.

Outra mudança que a gente vê, é na comunidade São Pedro, onde a Prefeitura construiu uma ponte de concreto na travessia do Riacho Pintadas com 11 metros de extensão, beneficiando as comunidades Santa Maria, Porão, Fazendinha, Passagem da Negra, Santa Neide, Cajueiro, Nova Olinda, Santa Fé, São Francisco, Fazenda Batalha, Ilha Grande permitindo também o acesso a PI-115 que liga Campo Maior ao município de Castelo do Piauí facilitando o escoamento da produção e melhorando significativamente o tráfego de quem precisar utilizar a vicinal.

Fonte: Ascom

Prefeitura de Campo Maior convoca agricultores inscritos no Garantia Safra

A Prefeitura de Campo Maior por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, convoca todos os agricultores do município inscritos no Programa Garantia Safra 2018/2019  para receberem seus respectivos boletos para pagamento e adesão junto ao programa.  A entrega acontecerá nesta sexta-feira (11/01), no Teatro dos Estudantes a partir das 07 horas.  O agricultor que interessar receber antes da data mencionada deve se deslocar até a Secretaria de Desenvolvimento Rural no horário de 8 às 12 horas.

O Garantia-Safra é uma ação do Ministério do Desenvolvimento Agrário financiada pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar que garante ao agricultor familiar um benefício financeiro, caso perca sua safra devido ao fenômeno da estiagem ou do excesso hídrico.

Quem tem direito ao garantia safra?

Em regra, os requisitos para garantia safra são:

Ser agricultor familiar

Receber renda de até um salário mínimo e meio, com área de no máximo 5 hectares de tamanho.

Ter perdido ao menos metade da produção de alimentos como arroz, feijão, milho, mandioca e algodão.

Fonte: Ascom

Posts anteriores