Cidadeverde.com

Campomaiorenses residentes em Brasília realizam grande encontro

O XX Encontro de  Candango Campomaiorenses foi realizado no dia 17 em Brasília. A tradição se repete em um misto de reencontros e saudades e  hoje se transformou em um grande acontecimento de exaltação à Campo Maior.

O baile para comemorar os 20 anos de Encontro dos Candangos foi realizado no Clube dos subtenentes e sargentos de Brasília. Na programação, o reencontro de amigos e conterrâneos, execução do Hino de Campo Maior e show com atrações campo-maiorenses como Cesinha Garcia, Marcelo Ferreira e Banda Espacial.

No evento dos 20 anos, a Prefeitura de Campo Maior foi homenageada por colaborar nesses anos todos de encontro dos campomaiorenses em Brasília. O prefeito Professor Ribinha e a primeira dama Nilzana Gomes foram convidados e prestigiaram o evento, que reuniu centenas de conterrâneos.

Com informações portaldecampomaior

Criança de 3 anos que sobreviveu a acidente está em estado grave e é transferida

Imagens feitas pelo site Campo Maior em Foco

A criança de três anos - que ficou ferida após acidente em que o pai morreu - teve contusão cerebral e se encontra em estado grave. O menino estava na UTI do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), mas ontem por volta das 21h foi transferido para o Hospital do Prontomed. A informação foi confirmada pela assessoria do HUT.

O acidente ocorreu por volta das 12h40 na BR-343, próximo a cidade de Campo Maior, no último domingo (18). No capotamento morreu o pai da criança, o presidente da Associação de Moradores do Bairro Real Copagre, zona Norte de Teresina, Michel Costa.

A família estava no litoral e retornava a Teresina quando ocorreu o acidente. A mãe da criança teve escoriações pelo corpo e passa bem.  Uma quarta pessoa estava no veículo, mas não deu entrada no HUT.

Amigos usam a rede social para lamentar a morte de Michel Costa. 

Em sua última postagem no sábado, dia 17, às 18h28, Michel Costa comemorava: "Felicidade é um fim de tarde olhando o mar em família". Na postagem ele aparece ao lado da mulher e do filho.

Reprodução Facebook

 

Flash Yala Sena
[email protected]

Capotamento deixa um morto e três feridos graves na BR-343

(Foto: Reprodução/WhatsApp)

Matéria ampliada ás 17h47

A vítima fatal no acidente na BR-343 foi identificada como Michel Costa. Ele estaria voltando do litoral do Piauí com a esposa, o filho pequeno e mais uma pessoa que não foi identificada. 


(Foto/ Reprodução Facebook/ Michel Costa)

Michel morava com a família na zona Norte de Teresina. Até às 16h, o corpo ainda não havia chegado na capital. 

(Foto: Reprodução/WhatsApp)

O Cidadeverde.com apurou que os sobreviventes foram trazidos de ambulância para Teresina. Ainda não há a confirmação sobre as causas do acidente.

(Foto: Salomão Prado)

 

Matéria publicada às 14h29

Um capotamento na BR-343, na cidade de Campo Maior, deixou uma vítima fatal e três feridos graves no início da tarde deste domingo (18). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu por volta das 12h40, envolvendo um carro Renault/Sandero com placa do Piauí. 

A PRF ainda está no local e não há informações sobre os nomes das vítimas e as causas do acidente. Com o capotamento, o carro saiu da pista. A vítima fatal foi sacada do veículo. 

Esta é a quinta morte registrada pela PRF nas rodovias federais que cortam o Piauí durante o feriado prolongado da Proclamação da República. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Igreja de Santo Antonio em Campo Maior comemora 306 anos

Instalada no dia 12 de novembro de 1712, conforme relatam alguns historiadores, a Igreja de Santo Antonio de Campo Maior comemora nesta segunda-feira, 12, 306 anos. Na oportunidade será celebrada  às 19 horas, uma Missa alusiva a data.

De acordo com o historiador, presidente da Academia Campomaiorense de Letras e Maçom, João Alves, a primeira missa rezada em terras campomaiorenses foi celebrada pelo padre Tomé de Carvalho no dia 12 de novembro de 1712 quando foi instalada a igreja e escolhido Santo Antonio de Pádua para padroeiro do lugar. Três anos após foi instalada a Freguesia de Santo Antonio do Surubim atual cidade de Campo Maior.

A antiga igreja foi demolida no ano de 1944 sob o domínio do Padre Mateus Cortez Rufino. Após a demolição da antiga capela os eventos religiosos ficaram sendo realizados na Igreja de Nossa Senhora do Rosário até que a Igreja ficasse pronta. O que aconteceu no ano de 1962 quando se deu a benção da atual Igreja, hoje Catedral de Santo Antonio.

Fonte: portaldecampomaior

 

150 famílias são assistidas pelo programa Criança Feliz em Campo Maior

A pequena Maria Clara tem apenas 10 dias de vida, mais é acompanhada pelo programa Criança Feliz desde quando estava na barriga da mãe, Gleiciane Maria Ferreira da Silva, que mora na Comunidade São Pedro, em Campo Maior. Assim como a família de Gleiciane, outras 149 famílias são assistidas pelo programa por meio da Prefeitura de Campo Maior e da Secretaria de Assistência Social do município.

Segundo ela, o trabalho da visitadora Irene Araújo começou cedo e foi importante não só pelo carinho que trouxe ao seu cotidiano, mas pelas dicas de cuidado com a saúde dela e da criança. “Desde que eu estava grávida, ela me dizia o que era bom e o que era ruim fazer”, relatou Gleiciane.

Além de Irene Araújo, outras profissionais como Aurilene Carvalho, Socorro Mendes, Lília Menezes e Socorro Carvalho fazem o acompanhamento das famílias.  As visitadoras dão dicas e propõe atividades para desenvolver a coordenação motora, a inteligência e o vínculo afetivo entre mãe e filho.

De acordo com Irene, os estímulos fazem com que as crianças se desenvolvam muito melhor. “Acredito que está funcionando tanto para as mães quanto para os bebês. Vemos muitas coisas boas que elas não faziam antes e agora fazem”, destaca a visitadora.

A Coordenadora do Programa no município, Michelinne Carvalho, faz o detalhamento das famílias que são acompanhadas semanalmente. “O Criança Feliz atende 150 famílias, deste número, temos 110 crianças de 0 a 3 anos, três crianças de 3 anos e três de 5anos que são beneficiárias do BPC- Benefício de Prestação Continuada, além disso, temos 34 gestantes. As crianças recebem visitadas semanalmente, enquanto as gestantes recebem as visitas uma vez por mês, em setembro foram realizadas 440 visitas”, disse Michelinne.

O objetivo é desenvolver e mudar a realidade de crianças campo-maiorenses por meio de visitas às famílias que recebem o Bolsa Família e o BPC. As crianças assistidas também são beneficiadas com parcerias público-privada realizada pela prefeitura, uma delas foi com a Ótica Diniz que contemplou 30 crianças com consultas especializadas e óculos de grau.

Fonte: Ascom.

Bairro de Campo Maior ganha obra aguardada por mais de 15 anos

O prefeito Professor Ribinha, juntamente com o diretor do SAAE, João Lima e o presidente da Câmara, vereador Fernando Miranda acompanharam nessa quarta-feira 7/11, o início da nova fase da obra de drenagem e reconstrução do sistema de galeria de água pluvial no Bairro Cariri.

No local estão sendo instalados 1.295 metros de manilhas para canalizar água e acabar com mais de 20 anos de esgoto 'à céu aberto', que afetava centenas de moradores do Cariri, e mais especificamente os da Rua e Travessa Doutor Moura.

Tecnicamente o diretor João Lima, disse que o SAAE tem o dever institucional de cuidar da drenagem urbana de Campo Maior e que o prefeito atendendo ao pedido da comunidade e de requerimentos de vereadores, autorizou o início da obra. "Esamos nesta etapa na parte pavimentada aqui do bairro, ou seja, estamos construindo uma nova galeria, junto a isso existem outras obras paralelas que estamos implementando aqui", destacou.

Em sua fala o prefeito Professor Ribinha disse que entende a necessidade dos moradores do Bairro Cariri que viviam em desconforto por mais de 20 anos, e que a obra tem esse propósito, ou seja, canalizar todo esgoto acabando de vez com o mau cheiro e desconforto aos moradores.

Fonte: portal de campo maior

Jovem que sofreu acidente em Campo Maior morre no HUT

O jovem Anderson Marley Junior (19) morreu por volta das 20h30 desta segunda-feira (06/11) após passar cerca de cinco dias internado em coma no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) em virtude de um acidente de motocicleta que aconteceu na Avenida Jacob de Almendra no Bairro de Fátima em Campo Maior (PI).

O acidente ocorreu na madrugada de quinta (01) para sexta (02) quando o jovem colidiu com um barranco de piçarra que estava sem sinalização na frente de uma residência ao lado do Quartel da Polícia Militar. “Na hora ele tava consciente. Ele ainda levantou e tirou a camisa. Quando o SAMU chegou ele já tava querendo dormir”, narrou uma amiga de Anderson que chegou ao local pouco tempo depois do acidente. Anderson entrou em estado de coma por conta de um trauma crânio-encefálico.

A direção da Escola 13 de Março, onde ele estudava, emitiu uma nota lamentando o falecimento do aluno e informando a suspensão das aulas.

Amigos e familiares estavam organizando um bingo que seria realizado no dia 10 de novembro que seria para arrecadar recursos com o intuito de ajudar na recuperação do jovem, mas o evento beneficente já está cancelado, por conta do falecimento.

A mãe de Anderson postou ontem no facebook pedindo que Deus a ajudasse a concluir a jornada de criar seu filho.

A morte de Anderson comoveu a cidade. Muitos amigos lamentaram o fato nas redes sociais. O corpo será velado em Campo Maior e sepultado nesta terça-feira (06).

Fonte: campomaioremfoco

Campo Maior inicia atividades referentes ao Novembro Azul

A Prefeitura de Campo Maior, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta quinta–feira 1/11, a campanha Novembro Azul. A abertura aconteceu na Praça Luís Miranda, com o hasteamento da Bandeira do Novembro Azul, simbolizando a força do profissionais de saúde que irão atuar no combate ao câncer da próstata, através das Estratégias de Saúde, na Rede de Atenção Básica do município.

As ações são parte da campanha de prevenção e orientação aos homens contra o câncer de próstata e outras doenças como câncer de pênis, problemas cardiovasculares, tabagismo, diabetes e pressão alta, entre outras. "Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades, dirigida a sociedade e aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas. A Prefeitura está junto à população para levar prevenção, conscientização e cuidados necessários", explicou o prefeito Professor Ribinha.

Em sua fala, o secretário municipal de saúde, Marcelo Miranda falou da importância da consciencização. "Esse belo movimento Novembro Azul existe afim de conscientizar a população, principalmente a masculina, sobre os riscos de doenças, entre elas, o câncer de próstata. Isso é importante para que não deixemos, portanto, que o medo ou a vergonha sejam empecilhos para o cuidarmos da nossa saúde.

Fonte: portaldecampomaior

Realizado o sorteio dos ganhadores do IPTU Premiado em Campo Maior

Nesta segunda-feira, 29.10, a Prefeitura de Campo Maior realizou o sonho dos contribuintes em ganhar prêmios no sorteio da 2ª Campanha IPTU Premiado, realizada na gestão do Prefeito Professor Ribinha. O sorteio aconteceu ao vivo, transmitido pelas redes sociais, e por emissora de rádio local, além dos portais de notícias.

A retirada dos cupons premiados foi feita por cinco crianças do Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Programa da Secretaria de Assistência Social. Os prêmios foram uma Moto Pop, uma geladeira Esmaltec, uma Smart TV, um Split 12 BTUs, e automóvel MOBI.

Os ganhadores foram:

A TV  ficou para Lúcio Freire de Araújo Costa, da Rua Benjamim Constant, 964, Centro.

O segundo prêmio foi o Split, tendo como ganhador Cleidiane Moura Marcolino, do Parque das Estrelas, Rua Chico Araújo, 43.

O terceiro foi um refrigerador duplex e a ganhadora foi a dona de casa Maria dos Santos Carvalho Sousa, da Rua Rua Deusdeth Parente Sousa, Lote 6, Quadra B, Cidade Nova.

O quarto uma moto Pop 110, foi Jose Whashigton Alvarenga, residente na Rua Dr.Pedro Teixeira, 636, Centro.

O quinto prêmio saiu para a Professora Maria Lúcia Sousa Oliveira que foi a grande ganhadora do carro. Ela não se encontrava em Campo Maior e o prêmio foi recebido das mãos do prefeito pelo irmão da ganhadora,  Carlão Acre. O carro foi entregue com o tanque cheio. O IPTU do imóvel pago que conquistou o carro está localizado na Rua João Sérgio Gomes, Lote 21, Quadra Z, Casa 18, do Cidade Nova.

Fonte: portal de campo maior

Polícia flagra homem armado tentando assaltar mulher em Campo Maior

Policiais militares do 15º BPM evitaram um assalto por volta do meio dia dessa quinta-feira (24/10) na rua Padre Fábio, centro de Campo Maior (82 km ao norte de Teresina). Os policiais realizavam rondas de rotinas quando se depararam com um homem com uma arma apontada para uma mulher.

Ao avistar os policiais o indivíduo identificado por Paulo Rondinelli da Silva Franco fugiu e houve perseguição e e o suspeito acabou sendo preso no centro comercial. Durante a tentativa de fuga, o criminoso jogou a arma utilizada na tentativa do crime em cima do telhado de uma residência. A arma só foi encontrada horas depois com o auxilio da Polícia Civil. 

A polícia constatou que Rondinelli cumpre pena na major Cesar por tráfico de drogas e roubo de moto, entre outras, e tem autorização para sair do presídio para trabalhar durante o dia.

O mesmo foi encaminhado ao DP juntamente com a arma apreendida, um revólver Cal. 32 com 4 munições intactas, para a realização dos procedimentos legais.

Fonte: campomaioremfoco

Posts anteriores