Cidadeverde.com

Com 13 bairros alagados Campo Maior decreta emergência

As fortes chuvas que atingem Campo Maior causam alagamentos em pelo  menos 13 bairros do município, várias comunidades rurais isoladas e já  deixam mais de 80 famílias desabrigadas. Com a situação de calamidade, o  prefeito Professor Ribinha decretou na manhã desta sexta-feira (05/04) 
estado de emergência.

“É uma situação que está se intensificando. Estamos trabalhando para  retirar as famílias das áreas de risco e levando para locais seguros. É  muita gente atingida e o município não tem condição de atuar sozinho. 

Precisamos da ajuda do Estado, da população, da iniciativa privada. Por  isso o decreto para facilitar a chegada de ajuda”, explicou o prefeito.

Durante a madrugada, o volume da água subiu drasticamente e atingiu os  bairros Água Azul, Flores e Califórnia. Equipes da Defesa Civil e da  Secretaria de Assistência Social iniciaram o  Plano Municipal de  Contingência com a retirada de famílias e organização de abrigos. Pela  manhã, a água atingiu outros bairros e as demais secretarias municipais 
integraram a força tarefa.

A Defesa Civil do município afirma que mais de 2 mil pessoas podem ser  atingidas pelos alagamentos. O superintendente Edilson da Vargem orienta  que as famílias não devem permanecer nas casas invadidas pela água. Há  preocupação também com idosos, crianças e portadores de necessidades  especiais. A previsão meteorológica alerta para temporais em Campo  Maior, o que pode agravar a situação.

Ajuda

Quem precisar de ajuda pode entrar em contato com a Defesa Civil do  município através telefone (86) 98163.0575. O município realiza um  mutirão para arrecadar alimentos, água, material de higiene, roupas,  roupas de cama, colchões etc. As ajudas podem ser deixadas na Secretaria  de Assistência Social. A prefeitura precisa ainda de voluntário, carros  e caminhões.

Fonte: Ascom

Professor Ribinha envia para Câmara projeto de valorização dos servidores

Os servidores municipais de Campo Maior ganharam o tão aguardado plano de cargos, carreiras e salários. O projeto de valorização criado pelo prefeito Professor Ribinha foi enviado essa semana para Câmara Municipal. O texto tramita nas comissões e deve ser levado ao plenário para votação na próxima terça-feira (09/04).

O projeto chegou ao legislativo com a mensagem oficial do prefeito Ribinha, através do qual o gestor explica os benefícios do plano e pede a aprovação dos vereadores. “Pretendemos com a referida propositura incentivar o funcionamento público em todas as suas categorias, proporcionando incentivos ao servidor e, com isso, buscando o melhor aproveitamento das habilidades profissionais daqueles que atendem aos munícipes”, justifica.

O plano de cargos, carreiras e salário é considerado pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Campo Maior um marco na história da gestão municipal. Aguardada há décadas, a medida traz segurança, renumeração justa, perspectivas de promoção de cargos e equilíbrio das contas públicas.

“O plano é um compromisso nosso com os servidores. No futuro, quero olhar no olho dos campomaiorenses e ter a consciência tranquila de que fizemos a gestão que mais trabalhou pela valorização dos servidores municipais”, afirma o prefeito Professor Ribinha. “Temos o apoio dos vereadores de nossa bancada e vamos aprovar o projeto”.
Na última sessão do mês de março, na Câmara, o prefeito conseguiu a aprovação do plano de cargos, carreiras e salários dos servidores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Campo Maior (SAAE).

CCOM 

Produtores de Campo Maior são beneficiados com 572 mil quilos de milho subsidiados

Em mais uma ação de apoio ao pequeno produtor do campo, (Agricultura Familiar), a Prefeitura de Campo Maior, em parceria com a CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento), adquiriu 572 mil quilos de milho em grão para venda subsidiada em balcão. A comercialização começa na próxima semana.

O milho já começou a ser descarregado no deposito do entreposto da CONAB em Campo Maior. “São 572 mil quilos que serão vendidos de forma subsidiada, com preço a baixo do mercado, para os pequenos produtores de Campo Maior”, explica o prefeito Professor Ribinha.

O secretário de Desenvolvimento Rural, José Pereira, informa que já chegaram 491 mil quilos e o restante das 572 toneladas  está a caminho do polo de Campo Maior. José Pereira informa que a comercialização deve começar até o dia 10 de abril.

“Todos os pequenos produtores cadastrados já podem se preparar e saber mais detalhes procurando a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural”, ressalta José Pereira.

Fonte: portaldecampomaior

Obra de drenagem no bairro Cariri em Campo Maior segue em ritmo acelerado

A Prefeitura de Campo Maior por meio SAAE- Serviço Autônomo de Água e Esgoto segue em ritmo acelerado com a obra de mais de mil metros de drenagem profunda, no bairro Cariri, levando melhorias urbanas e qualidade de vida para centenas de moradores. Mesmo com o período chuvoso, o SAAE executou mais de 60% da etapa dos trabalhos, cuja previsão de entrega é até  final do mês de abril.

A obra abrange as ruas: Dr. Moura, Dep. Adalberto Correia Lima (antiga Amapá),  Josafá Luís Firmino (Travessa Dr. Moura), Cel. Costa Araújo, beneficiando quem tinha dificuldade de trafegar pelas vias públicas devido ao lamaçal ocasionado pelo acúmulo de água e o entupimento de
galerias.

De acordo com o diretor da SAAE, Carlos Torres a obra é uma determinação do prefeito Professor Ribinha, atendendo uma reivindicação de mais de 30 anos, dos moradores daquele bairro. O
diretor explica “que, por ser um local de declive, grande parte das águas das chuvas tendem a escoar para aquela região, causando transtorno para os moradores”.  “Mas estamos trabalhando para entregar a obra até a segunda semana de abril, e acabar de vez com o sofrimento
daqueles moradores”, afirmou o diretor.

Para a dona de casa, Raimunda Brito, que mora há 40 anos no bairro, a obra de drenagem é um sonho para os moradores, estamos confiantes que a Prefeitura vai concluir esse trabalho, esperado há 03 décadas. “Eu queria mesmo era que fosse concluída até o dia 07 de abril, data do meu aniversário”, disse sorrindo. “Mas para quem já esperou uma vida inteira, não custa nada esperar até a semana santa”, acrescentou.

Ccom

Campo Maior realiza diversas atividades em alusão a semana da água

A prefeitura de Campo Maior através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais – SMMARN em parceria com o SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto realizou nesta semana várias palestras de conscientização sobre o consumo da água, em escolas da rede municipal
e estadual de ensino, e blitz nas principais avenidas da cidade.  As ações são alusivas ao Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março. As atividades têm como objetivo de chamar atenção da população em geral para a garantia e sustentabilidade dos recursos hídricos do município.

Para a secretária municipal de Meio Ambiente, Conceição Paz, a iniciativa visa alertar a população para a importância da preservação da água. “Queremos que esse dia fique marcado para toda a sociedade. Nosso intuito é chamar atenção da população para a preservação da água, para a não poluição dos nossos rios e açudes, para o consumo consciente da água, em fim, para a preservação desse bem que é essencial à vida. E não só fazer um alerta para a preservação, mas para a fiscalização também”, disse a secretária.

Na terça-feira (19/03) as equipes formadas por técnicos e biólogo, realizaram coleta de resíduos sólidos, em sua maioria,  material deixado por banhistas,  no balneário “Brisa da Serra”.  Nos dias 20 e 21/03,   realizaram palestras nas escolas, Briolanja Oliveira, no Bairro de Flores, no Colégio Petrônio Portela, no Bairro Cariri, no Colégio 13 de Março, no Bairro de Fátima. Na manhã desta sexta (22), as equipes realizaram blitz educativa com a participação de alunos da Escola Municipal Hilson Bona; no cruzamento da Avenida José Paulino com a Rua Siqueira Campos, no centro da cidade, onde distribuíram panfletos e informativos. No final tarde montaram um stand no Complexo
Valdir Fortes, e realizaram distribuição de mudas de plantas e informativos.

CCOM

Campo Maior inaugura reforma do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

A Prefeitura de Campo Maior inaugurou na tarde desta segunda-feira (18/03) a reforma do Serviço Convivência e Fortalecimento de Vínculos (PETI). O local ganhou uma nova estrutura de salas de aula, refeitório, banheiros, novos equipamentos e expansão dos serviços prestados.

O prefeito Professor Ribinha afirmou que o PETI é essencial para as famílias carentes do município. “As pessoas mais carentes não possuem condições de colocar o filho em uma aula de música ou no Ballet. Dificilmente essas crianças teriam acesso a essas atividades fora daqui. Temos o prazer de ofertar essas atividades e prepara crianças desenvolvidas e prontas para enfrentar a vida”.

Secretária de Assistência Social e primeira-dama do município, Nilzana Gomes comentou que o PETI atende crianças e adolescentes com atividades educacionais, culturais, esportivas, Ballet, dança, música. Com a reforma, os alunos vão ter mais conforto e salas equipadas e preparadas para o bom desenvolvimento das atividades.

“O Serviço de Convivência é uma continuação do atendimento que o CRAS faz com as famílias de vulnerabilidade social nos bairros de Campo Maior. Aqui ofertamos diversos tipos de atividade para os filhos, os pais participam de oficina. O tempo de permanência é de 2h e serviços o lanche que tem acompanhamento nutricional. Aqui não é só as aulas, é o fortalecimento da família”, comentou Nilzana.

Quem conhece bem os benefícios que o PETI tem na vida de uma criança é o professor de Capoeira João de Deus. Ele foi aluno do programa e agora retorna como professor. “Está bem do que era. Percebemos que muita melhoria aqui PETI e só temos a agradecer o professor Ribinha pela importância que ele deu para esse local”, finalizou.

Fonte: Ccom

Adolescente de 17 anos é encontrada morta em terreno baldio

Foto: Izabella Pimentel/Cidadeverde.com

Uma garota de 17 anos foi encontrada nesta segunda-feira (18) em um terreno baldio no município de Campo Maior, a 78 km de Teresina. A jovem foi identificada como Sabrina da Silva Sousa e a Polícia Militar do Piauí informou que ela seria usuária de drogas e vivia em situação de rua. 

Segundo a polícia, não havia sinais de violência no corpo e no bolso do short que usava foram encontradas algumas pedras de crack.

"Como não havia sinais de violência no corpo, somente os exames mais detalhados do IML para saber o motivo da causa mortis", disse o major Etevaldo Major Etevaldo Alves, comandante do 15° Batalhão da Polícia Militar.

A mulher foi encontrada por volta das 10h. O Copom do 15° Batalhão da PM informou que foi acionado sobre o corpo encontrado no matagal, localizado ao lado da igreja de Nossa Senhora das Mercês, no bairro São João. 

A polícia informou também que isolou o local e aguardou a chegada da Perícia Criminal. Ainda segundo a PM, a jovem era natural da cidade de Parnaíba e o corpo foi removido para exames no IML.

 

Lyza Freitas
[email protected]

APPM participa do aniversário de 196 anos da Batalha do Jenipapo

Com uma vasta programação organizada pelo Governo do Estado e a prefeitura municipal de Campo Maior, o Piauí celebrou, no dia de ontem (13/03), os 196 anos da Batalha do Jenipapo. Solenidades religiosas, cívico-militares e culturais fizeram parte do evento, que aconteceu no local denominado Monumento do Jenipapo, região onde ocorreu uma das batalhas mais sangrentas da história do Brasil.

Na solenidade, o governador Wellington Dias fez a entrega de Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença a pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do Estado e o prefeito de Campo Maior, José de Ribamar, entregou da Medalha Heróis do Jenipapo. As comemorações contaram, ainda, com a apresentação do espetáculo teatral “A Batalha do Jenipapo”, que contou com a participação de 120 atores e tem como diretor o ator Franklin Pires.

O presidente da APPM, Jonas Moura, participou da programação representando os municípios piauienses e prestigiou a colega Vilma Lima, prefeita de São João do Arraial e 2ª suplente do Conselho Fiscal da APPM, que foi agraciada com a outorga de Oficial da Ordem Estadual do Mérito Renascença. Ao todo, foram condecorados 28 cidadãos com a Medalha do Mérito Renascença do Piauí e mais 28 com a Medalha Heróis do Jenipapo.

Para o prefeito de Campo Maior, Ribinha, a data tem uma grande representatividade no cenário municipal, estadual e nacional.

“É necessário relembrar o 1823, ano em que ocorreu a batalha sangrenta em prol da Independência do Brasil, que demonstrou a coragem do campo-maiorense, a fé e a esperança por dias melhores. É por isso que sempre realizamos essa programação intensa com a parte religiosa, as comemorações com homenagens e a peça que retrata de forma emocionante essa jornada. É uma história que dá forças para que o povo de Campo Maior continue lutando, vencendo batalhas e inspirando muitos cidadãos”, pontuou o gestor.

Confira relação de homenageados na Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí:

Cavaleiro

1.    Alexsandro Gomes de Carvalho

2.    Gilberto Oliveira Machado da Costa

3.    João Gomes de Vasconcelos

4.    Maria das Graças Chaves

5.    Maria do Socorro Machado Neta

6.    Sílvio César de Oliveira Ribeiro

Oficial

1.    Álina Célia Santos Menezes Santiago

2.    Almir Alves Rebêlo

3.    Benedita Vilma Lima

4.    Cristovão Portela de Carvalho

5.    Danyel Castelo Branco

6.    Elias Melo da Silva

7.    Francisco Edilson de Sousa

8.    Heldervan Lopez Eugênio Gomes

9.    Ítalo Joffily Pereira da Costa Neto

10. José Adairton de Jesus Coelho

11. José Ricardo Ribeiro de Amorim

12. Lêda Maria Correia de Miranda Silva

13. Luiz Ferreira

14. Nilzana Vieira Gomes

15. Raimundo Soares Cavalcante – Mestre Dico

Comendador

1.    Edilson da Silva Cruz

2.    Fernando Eulálio Nunes

3.    Dom Francisco de Assis

4.    Georgiano Fernandes Lima Neto

5.    Gildete Milu da Silva Sousa

6.    Márcio Vieira Costa

Grã-Cruz

1.       Washington Luís Bezerra de Araújo

Homenageados Medalha Heróis do Jenipapo: 

PRIMEIRA ENTRADA

1.     Anamelka Albuquerque Cadena

2.     Antônio Carlos da Costa e Silva 

3.     Antonio Francisco Barbosa Filho

4.     Carlos Augusto Torres Santos

5.     Cássio Ronaldo de Moraes Rufino

6.     Celso Barros Coelho Neto

7.     Dênio Farias Marinho

8.     Edvaldo Santos e Silva

9.     Eycon de Almeida Oliveira

10.  Fernando Cavalcante Frota

11.  Francisco das Chagas Silva

12.  Francisco de Assis

13.  Gildásio Guedes Fernandes

14.  Hermogem de Melo Paz

15.  Hilio Max Cardoso de Araújo

SEGUNDA ENTRADA

1.     Idelfonso Alves Pereira

2.     Jairton dos Santos Moura

3.     Jefferson da Silva Lima

4.     José Flávio Furtado Marinho

5.     Julianne Brito Vilela

6.     Liége da Cunha Ribeiro Cavalcante Gonçalves

7.     Marcelo Henrique Pires Leite

8.     Maria Aparecida Batista Silva

9.     Maria Célia de Araújo Nascimento

10.  Paulo de Tarso Bezerra Gomes

11.  Paulo Roberto Mendes de Araújo

12.  Walquiria Rodrigues Alencar

13.  Washington Luís Bezerra de Araújo

Fonte: portalappm

Culto em ação de graças homenageia Heróis do Jenipapo

Após a missa na Catedral de Santo Antônio que abriu a comemoração dos 196 anos da Batalha do Jenipapo, a vice-governadora, Regina Sousa  e o prefeito Professor Ribinha, acompanhados da vice-prefeita, Liége Cavalcante e demais autoridades civis, militares, lideranças políticas e estudantes assistiram um culto em homenagem aos heróis da Batalha do Jenipapo. A celebração aconteceu na Primeira Igreja Batista, Rua Siqueira Campos, e foi presidida pelo Pastor Alessandro.

Pastores de várias Congregações Evangélicas participaram da celebração. Após a leitura do evangelho (Apocalipse 4:11),  houve uma apresentação do grupo de louvor.

Após a celebração evangélica, todos seguiram para o Monumento Heróis do Jenipapo, onde haverá solenidade cívico-militar,  encenação da peça teatral “A Batalha do Jenipapo”, a outorga de Ordem Estadual do “Mérito Renascença do Piauí” e a entrega de Medalha “Heróis do Jenipapo”.

PMCM - CCOM

Espetáculo da Batalha do Jenipapo será apresentado nesta quarta (13) em Campo Maior

Foto: Secult

O tradicional espetáculo da Batalha do Jenipapo, que já faz parte do calendário de comemorações do estado, será apresentado nesta quarta-feira (13), na cidade de Campo Maior. A montagem reconta a luta histórica do Piauí em apoio à independência do Brasil durante o período colonial. A apresentação será no Monumento Heróis do Jenipapo, a partir das 17h30.

O espetáculo tem texto e direção de Franklin Pires, que dá uma roupagem musical à história. “O texto foi escrito por mim e é baseado em algumas pesquisas históricas que serviram para retratar um pouco de como foi Campo Maior naquela época”, conta o diretor.

Para esta edição, o espetáculo irá enaltecer a figura dos anônimos que lutaram na Batalha do Jenipapo tornando isso como um dos temas centrais. “Vamos focar no que acontece em uma família quando o mundo em que ela vive está em guerra. O relato será focado mais na questão familiar”, completa Franklin Pires.

O elenco é formado por atores e atrizes profissionais e amadores selecionados por meio de audição realizada em fevereiro. A direção musical será feita por Edvan Alves, como texto e direção geral de Franklin Pires.

Histórico

A Batalha do Jenipapo ocorreu às margens do riacho de mesmo nome no dia 13 de março de 1823, a qual foi decisiva para a Independência do Brasil e consolidação do território nacional. Consistiu na luta de piauienses, maranhenses e cearenses contra as tropas do Major João José da Cunha Fidié, que era o comandante das tropas portuguesas, encarregadas de manter o norte da ex-colônia fiel à Coroa Portuguesa.

Durante as comemorações do dia 13 de março é realizada, em Campo Maior, a entrega da Medalha do Mérito Heróis do Jenipapo.

Da Redação
[email protected]

Posts anteriores