Cidadeverde.com

Prefeitura de Campo Maior realizará concurso para agente de saúde

A Prefeitura de Campo Maior irá realizar ainda esse ano concurso público para o preenchimento de vagas para o cargo de agente comunitário de saúde. Serão destinadas 16 vagas para cidade e interior. O salário pode chegar a R$ 1.500,00 para 30 horas de trabalho.

O prefeito Professor Ribinha disse que o concurso público para contratação de agentes de saúde visa o preenchimento de vagas já existentes e que a escolha da empresa organizadora do certame será feita através de licitação. “Tudo dentro da legalidade e transparência exigido por lei. Vamos fazer um concurso organizado e transparente”, comunica Professor Ribinha.

O gestor de Campo Maior não descarta a realização de concursos em outras áreas do município, para isso já determinou aos secretários de Administração, Otalício Leite, e de Governo, Carlos Torres, para fazer um estudo de demandas da administração municipal. “Já fizemos o recadastramento de servidores e agora estamos identificando as carências e excedentes para saber que demandas de pessoal nós temos”, relata o prefeito.   

Além do concurso para agentes de saúde, o Professor Ribinha também firmou uma parceria com CIEE (Centro de Integração Estudante e Empresa), para organizar a contratação de estagiários. “Estamos organizando a contratação de pessoal em todas áreas do município”, garante o prefeito.     

Fonte: Ascom

Açude Grande terá mutirão da limpeza no mês de aniversário de Campo Maior

O Açude Grande, um dos maiores símbolos naturais de Campo Maior, será objeto de uma grande campanha de conscientização ambiental. Para isso a Secretária Municipal do Meio Ambiente e Recursos Naturais irá promover uma campanha educativa às margens do lago, com um mutirão de limpeza no local.

A Secretaria vai contar com o apoio da Lions Clube de Campo Maior. A secretária Municipal do Meio Ambiente, Conceição Paz, se reuniu com o presidente do grupo de benevolências, Iranildo Lima do Vale, onde foi firmada a parceria.

A ação educativa será realizada no dia 17/08, com a mobilização as margens do nosso Açude Grande. De acordo com Conceição Paz, a secretaria irá disponibilizar material educativo para ser distribuído e ainda vai dispor de material humano para a limpeza nas margens do açude.

Fonte: Ascom

Homem morre após ser esfaqueado durante briga em Campo Maior

Um homem identificado por Luciano dos Santos, de 32 anos de idade, morreu na madrugada deste domingo (15/07) no Hospital de Urgência de Teresina, depois de duas paradas cardíacas. Ele foi esfaqueado na noite de ontem em frente à sua residência no Bairro Cariri em Campo Maior (82 km ao norte de Teresina).

Segundo familiares, ouvidos pelo Em Foco, Luciano chegava em casa quando um homem identificado por Thelson já o esperava com duas facas na mão. Os dois já tinham uma rixa supostamente por causa de uma mulher.

O acusado investiu contra a vítima e Luciano chegou a atingir Thelson com um pedaço de madeira, mas quebrou e ouve luta corporal. A vítima foi atingida por três perfurações no pescoço, na virilha, e no tórax que atingiu o pulmão.

Populares levaram Luciano de moto ao Hospital Regional e Campo Maior, perdendo muito sangue. Em seguida, a vítima foi transferida ao HUT em Teresina, mas por volta das 04hs desta madrugada acabou indo a óbito.

A polícia militar não sabia do ocorrido até a postagem desta noticia. O Em Foco não conseguiu falar com ninguém da polícia civil. Familiares informaram que a mãe de Luciano registrou um Boletim de Ocorrência nesta manhã. O suspeito encontra-se foragido.

Luciano era pescador, casado e deixa dois filhos de 9 e 13 anos, respectivamente.

Fonte:campomaioremfoco

Praças e avenidas estão sendo revitalizadas em Campo Maior

A Prefeitura de Campo Maior iniciou, nessa semana, uma séria de revitalizações em praças, prédios públicos e áreas de lazer da cidade e zona rural. A primeira ação nesse sentido é a recuperação da Praça "Mestre Francisco Moreira Lopes", a conhecida Praça da Estação. Também está sendo feita a arborização da Avenida Surubim e a instalação de rampas na Orla do Açude de Campo Maior.

Na Praça da Estação as Secretarias de Meio Ambiente e de Limpeza estão executando trabalho de reconstrução de canteiros, passarelas, bancos e revitalização de jardinagem. O prefeito Professor Ribinha, que fez visita ao local acompanhado da secretária Conceição Paz, disse que a reforma será entregue a população durante a programação do aniversário de Campo Maior.

Na Orla do Açude, a Prefeitura de Campo Maior, através da Superintendência de Obras, está instalando rampas de acesso para cadeirantes em toda a sua extensão. A ação faz parte do projeto de revitalização da Orla e. segundo o prefeito Professor Ribinha, é uma política de governo da sua gestão.

E nessa quinta, 12, a equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, realizou a instalação de 48 canteiros e replantio de mudas de flamboyant na Avenida Surubim. O prefeito Professor Ribinha revelou que o plantio das árvores faz parte do projeto de revitalização e arborização de praças e avenidas da cidade de Campo Maior.

Fonte: portaldecampomaior

Ministério Público abre inquérito para apurar eventual falta de médicos


Foto: Campo Maior em Foco

A 3ª Promotoria de Justiça do município de Campo Maior instaurou um inquérito civil contra o hospital regional da referida cidade para investigar a falta de atendimento médico na urgência.  

De acordo com o promotor titular, Maurício Gomes de Souza, a promotoria recebeu a denúncia de um paciente informando que buscou por atendimento de urgência em período noturno no dia 17 de maio deste ano, mas nenhum médico o atendeu. 

Na portaria 39/2018, o promotor solicitou a direção do Hospital Regional de Campo Maior cópia das escalas de médicos plantonistas dos dias 16, 17 e 18 de maio de 2018. 

Os autos foram encaminhados para o Conselho Regional de Medicina do Piauí, para conhecimento e providências cabíveis ao caso. 

O Estado do Piauí foi notificado por meio da Procuradoria-Geral do Estado para  querendo, “apresentarem manifestações e informações sobre os fatos tratados nesta portaria, bem como se tem interesse em discutir lavratura de TAC (Termo de Ajuste de Conduta) sobre a matéria objeto desta portaria, advertindo-lhe que a inércia será interpretada pelo Ministério Público como desejo de manter-se à margem legal; havendo interesse dos investigados em firmar TAC sobre o tema, designe-se, desde logo, audiência para tanto”. 

Em sua decisão, o promotor reforçou que a “Resolução CFM n.º 2077/2014 é taxativa em apregoar que todo paciente que tiver acesso ao Serviço Hospitalar de Urgência e Emergência deverá, obrigatoriamente, ser atendido por um médico, não podendo, sob nenhuma justificativa, ser dispensado ou encaminhado a outra unidade de saúde por outro profissional que não o médico”.

Veja o que disse a direção do Hospital

A diretoria do Hospital Regional de Campo Maior informa que o paciente que a matéria faz referência deu entrada nesta unidade hospitalar no dia 17 de maio, tendo os primeiros atendimentos feitos pela Classificação de Risco. Após esse atendimento inicial, o paciente evadiu-se do local, sem aguardar a assistência médica.

O Hospital mantém diariamente dois médicos plantonistas, que atendem 24 horas, portanto, não procede a denúncia do paciente, uma vez que o mesmo não aguardou o atendimento.

 

Carlienne Carpaso
[email protected]
 

Vândalos depredam academia popular recém-inaugurada em Campo Maior

Enquanto o poder público trabalha incentivando a promoção da saúde em Campo Maior, por outro lado há quem queira impedir que isso aconteça para obter outros objetivos. Na última sexta-feira (06/07) a Prefeitura de Campo Maior inaugurou a primeira, de duas Academias que serão instaladas na orla de açude grande adquiridas com emenda do Deputado Aluísio Martins.

Mas não demorou muito para o equipamento público sofrer depredação. Ainda na madrugada, após a inauguração, dois aparelhos foram arrancados. Funcionários que trabalharam na fixação dos aparelhos acreditam que a academia tenha sofrido um ato de sabotagem, pois os vândalos aproveitaram o momento chuvoso, onde o concreto ficou vulnerável para puxar na tentativa de arrancar os aparelhos.

A reportagem do Em Foco esteve no local. A prefeitura já retirou os aparelhos que foram atacados e irão fixar novamente. Mas outros aparelhos também já sofreram ação de vândalos como os simuladores de esqui triplo, onde foram retirados os punhos de dois aparelhos, mesmo sendo bastante difícil arranca-los.

Enquanto o poder público trabalha incentivando a promoção da saúde em Campo Maior, por outro lado há quem queira impedir que isso aconteça para obter outros objetivos. Na última sexta-feira (06/07) a Prefeitura de Campo Maior inaugurou a primeira, de duas Academias que serão instaladas na orla de açude grande adquiridas com emenda do Deputado Aluísio Martins.

Mas não demorou muito para o equipamento público sofrer depredação. Ainda na madrugada, após a inauguração, dois aparelhos foram arrancados. Funcionários que trabalharam na fixação dos aparelhos acreditam que a academia tenha sofrido um ato de sabotagem, pois os vândalos aproveitaram o momento chuvoso, onde o concreto ficou vulnerável para puxar na tentativa de arrancar os aparelhos.

 A prefeitura já retirou os aparelhos que foram atacados e irão fixar novamente. Mas outros aparelhos também já sofreram ação de vândalos como os simuladores de esqui triplo, onde foram retirados os punhos de dois aparelhos, mesmo sendo bastante difícil arranca-los.

Fonte: campomaioremfoco

Advogado morre ao sair da pista e capotar veículo na BR-343

Foto: Campo Maior Em Foco

Um grave acidente na BR-343 resultou na morte do advogado Francisco Alberto Portela Duarte, conhecido por Dr. Bebeto, na manhã deste sábado (7), no trecho entre Campo Maior e Altos, Km-286,4. 

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a vítima teria perdido o controle da Hilux que dirigia e, com isso, saiu da pista e capotou. O advogado morreu no local, antes da chegada da PRF.

"Até o momento, não há sinais de que o veículo colidiu com algum outro, mas é prematuro dar certeza dos fatos", informou o posto de atendimento da PRF ao Portal Cidadeverde.com.

O acidente aconteceu por volta das 9h. Juntamente com o advogado viajava um rapaz, que não teve a identidade revelada. Segundo a PRF, ele teve apenas ferimentos leves.  

Jordana Cury
[email protected]

Campo Maior mudará rota do transporte escolar durante cheia do Rio Alto Longá

O Município de Campo Maior acatou integralmente a recomendação do Ministério Público Federal (MPF) para que seja alterada a rota do transporte escolar no período da cheia do Rio Longá, disponibilizando ônibus escolar para o atendimento das crianças que moram na Localidade “Passagem da Negra”, garantindo a segurança dos estudantes durante o trajeto até a escola.

O caso ganhou repercussão nacional após a divulgação de um vídeo nas rede sociais mostrando crianças atravessando o rio em uma boa para conseguir ir até à escola.

A recomendação foi atendida pela secretária municipal de Educação, Maria da Conceição Pinheiro Gomes.  A recomendação foi expedida pelo procurador da República Antônio Cavalcante de Oliveira Júnior no curso do Inquérito Civil Público nº1.27.000.000501/2018-24 que apura suposta falha do Município na prestação do serviço de transporte escolar para crianças da localidade Passagem da Negra.

O procedimento foi aberto após a exibição de reportagens nacionais com imagens e relatos de crianças fazendo a travessia do Rio Longá em boias, durante o período das cheias. Além da situação recorrente de alagamento da localidade que afeta aproximadamente 30 famílias, todos os anos, as reportagens enfatizaram a exposição das crianças ao grave risco de morte durante a travessia.

No ofício, em resposta à recomendação do MPF, a gestora enfatizou que a situação apresentada nas reportagens foi um caso isolado e que o Município já tomou as providências para que não se repita. Mas, o entendimento do MPF é que a situação era recorrente, conforme depoimentos de populares que afirmaram que a situação se repetia ano a ano.

O Ministério Público Federal relata que ficará atento para se certificar de que a recomendação será efetivamente cumprida.

 

Carlienne Carpaso
Com informações do MPF-PI
[email protected]

Mais de mil pessoas receberão aparelhos ortopédicos em Campo Maior

O programa ‘Passo a Frente’, que é uma oficina ortopédica itinerante, esteve nos dias 19, 20 e 21 em Campo Maior e fez mais de mil atendimentos a pessoas com deficiência física. Só para pacientes campomaiorenses foram requisitados 880 pedidos de equipamentos.

A Oficina Ortopédica Itinerante foi realizada em Campo Maior através da parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde e a Prefeitura de Campo Maior, cuja organização e mobilização foi feita pela Secretaria Municipal de Saúde.

Os resultados deixaram o secretário municipal de Saúde, Marcelo Miranda, realizado e surpreso com a demanda gerada só na cidade de Campo Maior. “Fizemos a mobilização e a demanda superou nosso planejamento com mais de 800 pedidos”, reage o secretário.

Marcelo explica que foram feitas nos dias de Oficina Ortopédica os procedimentos para gerar as demandas de órtese, prótese e cadeiras de rodas para os pacientes de Campo Maior, Cabeceiras, Cocal de Telha, Jatobá e Boqueirão. “Totalizamos 1054 pedidos”, contabiliza o gestor.

O prefeito Professor Ribinha revela que agora a Secretaria Municipal de Saúde irá se preparar para a entrega dos equipamentos ortopédicos, que está prevista para acontecer em 90 dias. “A Prefeitura Municipal está cumprindo uma excelente missão em ajudar a tanta gente conquistar a acessibilidade”, destaca.

Fonte:portaldecampomaior

Alunos das escolas públicas de Campo Maior conseguem 67 medalhas na OIM

Alunos de escolas da rede municipal de ensino de Campo Maior conquistaram 67 medalhas na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO). O alto desempenho dos estudantes do ensino fundamental superou as expectativas de professores e colocou o município entre as cinco cidades do Piauí que receberam premiação na etapa nacional do exame.

Além de Campo Maior, as cidades de Teresina, Cocal dos Alves, Piripiri e Capitão de Campos foram premiadas. A escola Zenita Pires, no Povoado São Joaquim, foi a que conseguiu o melhor resultado.

Na classificação estadual, 10 alunos conseguiram medalhas de ouro e outros seis, medalhas de bronze. Na classificação nacional, foram 10 medalhas de prata. As escolas Patronato Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora de Fátima e Hilson Bona também conseguiram premiação na IMO.

Ao somar os resultados das quatro escolas, Campo Maior conquistou 19 medalhas na concorrência nacional e 48 na concorrência estadual. Um total de 67 medalhas nas duas etapas.

Com os resultados, as escolas Zenita Pires, Nossa Senhora de Fátima e Hilson Bona foram convocadas para integrar a delegação brasileira na Asia International Mathematical Olympiad – AIMO 2018, que acontece no mês de agosto na Tailândia.

“Felicidade resume esse momento. Felicidade por saber que o empenho de todos que fazem a educação de Campo Maior tem resultados bastante significativos. Tenho uma gratidão pelo prefeito Professor Ribinha, que está proporcionando esses resultados com o investimento do município na Educação ”, diz a secretária de educação Conceição Lima.

Veja a lista

Premiação Nacional - Medalha de Prata

Escola – Zenita Pires 

4º Ano

Francisco Thiago Rocha Fernandes 

5º Ano

Thainá Calixto da Silva

Jordanya Maria Silva Saraiva

Antônia Grazielly dos Reis Costa

6º Ano

Bianca Alves Santo

Iasmim Silva Moura

Escola – Nossa Senhora de Fátima

6º Ano

Ingrid Ilorrana Pereira Ferreira

Nicole Pereira da Paz

Francisca Manuela Azevedo Oliveira

Antônia Daniele Alves Meneses

Medalha de Bronze

Escola – Patronato Nossa Senhora de Lourdes

5º Ano

A Iana Ellen de Oliveira Abreu

João Victor Monteiro de Oliveira

Lara Cantuário de Sousa

Maria Gabrielly da Silva Paz

Maria Vitória de Aragão da Rocha

Escola – Hilson Bona

6º Ano A

Antônia Kelle dos Santos Rocha

Brisa Maria Almeida Nascimento

Júlio Cesar Holanda Rodrigues

Maicon Lopes Carvalho

Premiação Estadual

Medalha de Ouro

Medalha de Prata

Escola – Zenita Pires

4º Ano

Francisco Thiago Rocha Fernandes

5º Ano

Thainá Calixto da Silva

Jordanya Maria Silva Saraiva

Antônia Grazielly dos Reis Costa

6º Ano

Bianca Alves Santo

Iasmim Silva Moura

Medalha de Prata

Escola - Nossa Senhora de Fátima

6º Ano A

Ingrid Ilorrana Pereira Ferreira

Nicole Pereira da Paz

Francisca Manuela Azevedo Oliveira

Antônia Daniele Alves Meneses

Escola – Hilson Bona

6º Ano A

Antônia Kelle dos Santos Rocha

Brisa Maria Almeida Nascimento

Júlio Cesar Holanda Rodrigues

Maicon Lopes Carvalho

Escola – Patronato Nossa Senhora de Lourdes

5º Ano A

Iana Ellen de Oliveira Abreu

João Victor Monteiro de Oliveira

Lara Cantuário de Sousa

Maria Gabrielly da Silva Paz

Maria Vitória de Aragão da Rocha

Medalha de Bronze

Escola – Zenita Pires

7º Ano

Francisca Gabrielly Rocha Fernandes

Elaine Félix de Deus

9º Ano

Victor Emanuel da Silva Ferreira

Giovanna Rafaela Miguel dos Santos

Antônia Sebastiana Costa Soares

Francisco Rafael chaves Vieira

Escola – Nossa Senhora de Fátima

7º Ano

Caio Gabriel de Sousa Oliveira

Antônio William de Silva Sousa

Gustavo Lelis Félix da Paz

Luan Gabriel de Oliveira Soares

Escola – Hilson Bona

7º Ano A

Ana Maria Lima Monte

Francisca Silva de Sousa Pereira

Gabrielly Costa da Silva Pires

Maria Daniele dos Santos Silva

Maria Nazaré Oliveira Santos

Orlean Viana Félix Machado

7º Ano B

Giovana Barroso da Silva

Jaqueline de Sousa Isidoro

Sabrina Sthefane de Oliveira

8º Ano A

Aline Sthefane Bacelar Moraes

Andressa Oliveira dos Santos

Antônia Francyelly da Costa Sousa

Gilberto Rodrigues de Sousa

Jhonathan Lima de Santana

8º Ano B

Ana Luiza Barbosa Oliveira

Lucas Gabriel dos Santos Rocha

Maria Vitória Moraes Ibiapina

Marielly Oliveira Martins

8º Ano C

Rogério Ricardo Oliveira da Silva

Fonte: Ascom

Posts anteriores