Cidadeverde.com

O começo da carreira de Alberto Silva


O Cidadeverde.com segue publicando uma série de matérias sobre o centenário de nascimento de Alberto Silva. Hoje, Dia do Piauí (19 de outubro), reproduzimos na íntegra uma frase que é uma declaração de amor ao estado. As matérias e pesquisas são dos jornalistas Zózimo Tavares e Yala Sena. Vamos iniciar falando sobre a carreira política e em textos seguintes divulgaremos áudios, fotos, vídeos e fatos marcantes do governador que marcou época. Fotos cedidas pela família.

Começo da carreira

Filiado à UDN, Alberto Silva foi eleito prefeito de Parnaíba, em 1948, e deputado estadual, em 1950. Com vocação para o executivo, renunciou ao mandato parlamentar para assumir a direção da Estrada de Ferro de Parnaíba (1951/1953). 

Foi eleito prefeito de Parnaíba pela segunda vez em 1954 e retornou à direção da estrada de ferro em 1960. No ano seguinte, foi nomeado diretor-técnico da Companhia de Força e Luz de Parnaíba e, em 1962, tentou uma dupla candidatura a deputado federal e a estadual, sem sucesso. 

Após o pleito, passou a residir em Fortaleza, onde dirigiu a Companhia de Eletricidade do Ceará (1962/1970). Nas eleições de 1966, disputou novamente o mandato de deputado federal pela Arena do Piauí, mas ficou em uma suplência.

Uma declaração de amor ao Piauí

A chegada ao Governo e Senado

Em 1970, numa articulação política comandada pelo coronel Virgílio Távora, uma das lideranças do Ceará com largo prestígio junto ao governo militar de 64, o engenheiro Alberto Silva foi escolhido governador do Piauí pelo presidente Emílio Garrastazu Médici.

Ele tomou posse no Palácio de Karnak como um estranho no ninho, pois a política estadual era dominada pelo esquema do senador Petrônio Portella, já um líder nacional da Arena, o partido do governo.

Mas logo Alberto caiu na simpatia popular, pois o seu governo sacudiu o Piauí, abrindo frentes de obras públicas para todos os lados. Em seu mandato, o Estado foi ligado de ponta a ponta por estrada asfaltada. Foi a época das grandes obras públicas, destacando-se entre elas o estádio Albertão.