Cidadeverde.com

Flores para você

Amanhã é 21 de setembro. Aqui no Brasil se comemora como Dia da Árvore, para marcar o início da Estação da Primavera, marcado para o dia 23 de setembro, dada a posição da Terra em relação ao Sol.

Mas tenho uma pergunta intrigante: você sabia que aqui na nossa região, Nordeste e Norte do Brasil, as árvores são comemoradas em Março???

O Decreto Federal Nº 55.795, de 24 de Fevereiro de 1965, instituiu a Festa Anual das Árvores, a ser comemorada durante a última semana do mês de março (período chuvoso) nos Estados do Acre, Amazonas, Amapá, Rondônia, Roraima, Tocantins, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

Pelo sim, pelo não, como diz um dileto e sábio amigo meu: o que abunda não prejudica. É sempre válido comemorar a vida ao nosso entorno, e pelas árvores, vale a pena comemorar não somente em março pela abundância de chuvas como também em setembro, época em que muitas árvores estão em floração. Já escrevi neste Blog várias vezes sobre árvores: a floração de nossos ipês ou explicando o porquê do caneleiro ser a nossa árvore símbolo...

Atualmente estamos vivendo uma grande crise. Seja pela inércia das autoridades ou pela ideia de que as coisas podem ser feitas de qualquer jeito, grandes áreas da Amazônia, dos Cerrados e do Pantanal Matogrossense ardem em chamas, destruindo não somente as árvores, mas matando outras plantas e também muitos animais.

É preciso deixar, principalmente para as futuras gerações, que o respeito pelos seres vivos precisa ser o mote principal, pois o desequilíbrio imposto ao meio nos afeta diretamente.

Bom domingo a todos e todas e viva o dia da Árvore!!! E muitas flores para você...