Cidadeverde.com

Covid-19: MP destina R$ 500 milhões para aplicar em ações de segurança alimentar

O governo federal liberou um reforço de R$ 500 milhões ao Ministério da Cidadania para o enfrentamento da emergência de saúde decorrente do novo coronavírus. O crédito extraordinário foi aberto por meio da Medida Provisória 957/2020, publicada no Diário Oficial da União (DOU) e será aplicado em ações de segurança alimentar e nutricional.

Fonte: Estadão Conteúdo

Thaynara OG revela morte de amiga vítima da Covid-19: 'Estou muito assustada'

Foto: Reprodução/instagram/@thaynaraog

Thaynara OG, 28, contou ter perdido uma amiga devido ao novo coronavírus. Segundo o relato dela, a jovem, que era a melhor amiga de sua irmã, Ludmila, tinha apenas 22 anos e não pertencia a grupo de risco algum. "Essa semana falei que tivemos dias difíceis e que quando eu estivesse pronta para conversar, viria aqui. Lud, infelizmente, perdeu a melhor amiga dela desde São Luís (MA)".

A influenciadora continuou o desabafo pedindo para que quem pudesse permanecesse em casa. Ela afirmou que as pessoas que moram com ela só saem à rua em casos de extrema necessidade. "Vi uma frase que dizia assim: 'Não deixe para se proteger quando os mortos forem os seus mortos'. É muito triste. Estou muito assustada", revelou, emocionada.

Thaynara encerrou o desabafo lembrando que a quarentena não é momento para festas e reuniões e que a forma como a doença vai reagir a cada pessoa que for contaminada "é um sorteio". Ela finalizou apelando novamente para que as pessoas mantenham o isolamento social. "Vamos nos separar fisicamente agora para logo abraçarmos aqueles que amamos".

Em março, a influenciadora comemorou mais um ano de vida em meio à pandemia. "Um aniversário um pouco diferente, sem receber o abraço dos meus pais e amigos, sem fazer uma produção especial pra bater perna, fora da minha cidade, mas muito feliz por completar mais um ano de vida, pois a vida pode ser celebrada todos os dias".

Nem o namorado de Thaynara, o sertanejo Gustavo Mioto, participou da comemoração. Com a distância, o cantor fez uma declaração para a amada em suas redes sociais. "Aniversário da bichinha, que tá escondida em casa, e dessa vez, não vai dar pra dar parabéns pessoalmente, mas gostaria de dizer que ela é tipo aquela brisa boa que a gente fecha o olho e sorri, tipo água na boca seca, ou aquela sensação de chegar em casa", celebrou Mioto.

Fonte: Folha Press

Marcas rompem com Pugliesi após festa durante pandemia

Foto:Instagram@gabrielapugliese

Várias marcas de produtos que mantinham parceria comercial com Gabriela Pugliesi, 33, romperam com a influenciadora depois que ela postou, em suas redes sociais, imagens de uma reunião com amigos promovida em sua casa, na noite de sábado (25).

A festa, ocorrida em meio à pandemia do novo coronavírus, fez com que Pugliesi recebesse uma enxurrada de críticas de anônimos e famosos. Ela chegou a pedir desculpas e declarou estar arrependida. Apesar disso, também em postagens nas redes sociais, as marcas preferiram se desvincular da imagem da influenciadora, conhecida por divulgar um estilo de vida saudável.

O Grupo Hope, por exemplo, afirmou que as atitudes que estejam em desacordo com o distanciamento social e apoio da superação à pandemia não são apoiadas. "Estamos suspendendo as atividades de qualquer parceiro que não adote tais medidas", divulgou a marca de lingeries.

A Mais Pura, de snacks, anunciou a suspensão da parceria com Pugliesi e declarou ter sido surpreendida com o acontecimento.
"Ressaltamos que não concordamos de forma alguma com o que houve e deixamos claro que sempre seguimos todas as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) no combate à Covid-19".

Outras marcas que anunciaram o rompimento com parceiros que não seguem as recomendações da OMS foram a Desinchá e a Livup.

Nas redes sociais, a Livup, de alimentação saudável, declarou não apoiar atitudes que coloquem em risco a saúde e o bem-estar de qualquer pessoa.

"Sendo assim, suspendemos todas as ações previstas e programadas com a influenciadora e manteremos postura semelhante com qualquer outro parceiro ou situação similar", postou.

A Kopenhagen declarou não concordar com a postura da influenciadora e informou que o contrato com ela era pontual e foi encerrado em março, sem intenção de renovação.

"Desde o início do decreto de pandemia da Covid-19, a Kopenhagen vem seguindo as orientações da OMS e tomando todas as medidas necessárias para preservar a saúde dos nossos colaboradores, parceiros e consumidores", escreveu em um stories a marca de chocolate.

A Fazenda Futuro, produtora de carne de plantas, adotou linha parecida com a da Kopenhagen. Também pelas redes sociais, a marca informou que segue as recomendações da OMS em relação ao coronavírus e disse ser contra quem tem atitudes prejudiciais às pessoas.

"Lamentamos que tais atitudes partam de parceiros que, ocasionalmente, acionamos no passado. Apesar de não ter nenhum contrato vigente no momento, nos comprometemos em rever todas as possíveis ações com os nomes envolvidos".

Pugliesi confirmou que contraiu o novo coronavírus em março, após a festa de casamento de sua irmã na Bahia. Vários convidados apresentaram sintomas depois do evento, inclusive a cantora Preta Gil, 45, e a influenciadora Shantal Verdelho e seu filho, Filippo, de apenas um ano.


Fonte: Folhapress

Saques do auxílio emergencial pela data do aniversário começam nesta segunda (27)

Foto: Roberta Aline/ Cidadeverde.com

O auxílio emergencial depositado nas poupanças digitais da Caixa Econômica Federal começam a ser pagos nesta segunda-feira (27). O pagamento é voltado para quem não recebe Bolsa Família e não possui conta em outro banco. 

Os saques dependerão da data de nascimento do beneficiário e são feitos sem cartão nos canais de autoatendimento e lotéricas.

 

VEJA CALENDÁRIO DE PAGAMENTO

• 27 de abril – nascidos em janeiro e fevereiro

• 28 de abril – nascidos em março e abril

• 29 de abril – nascidos em maio e junho

• 30 de abril – nascidos julho e agosto

• 04 de maio – nascidos em setembro e outubro

• 05 de maio – nascidos em novembro e dezembro


A movimentação da Poupança Digital CAIXA é realizada pelo aplicativo CAIXA Tem, disponível nas lojas de aplicativos Play Store e App Store. 

Para utilizar o aplicativo, que tem fácil navegação e baixo consumo da memória do celular, basta que o usuário se cadastre utilizando o CPF. Além de movimentar a poupança digital É possível consultar FGTS, PIS, Bolsa Família, entre outros serviços

Os beneficiários que receberem o crédito por meio dessa conta podem, pelo aplicativo, realizar pagamento de boletos e contas de água, luz, telefone, dentre outras, e também efetuar transferências ilimitadas entre contas da CAIXA ou realizar gratuitamente até três transferências para outros bancos a cada mês, pelos próximos 90 dias. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Piauí chega a 20 mortes por coronavírus e tem 100 novos casos em apenas três dias

Foto: Sesapi

O Piauí chegou a 20 mortes confirmadas por Covid-19, neste domingo (26). As novas vítimas são de Buriti dos Lopes e São Francisco do Piauí. O número de casos confirmados chegou a 364. 

A vítima de Buriti dos Lopes estava internada no hospital Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, litoral do estado. Trata-se de uma mulher de 70 anos, que tinha histórico de diabetes e hipertensão. 

A segunda morte aconteceu no hospital Tibério Nunes, em Floriano. Um homem de 79 anos, de São Francisco do Piauí, tinha problemas cardíacos e testou positivo para o novo coronavírus. 

São 20 mortes desde a confirmação do primeiro óbito confirmado, em 28 de março. Os pacientes que faleceram são de Teresina (8), Parnaíba (3), Piracuruca (2), Pedro II, Picos, São José do Divino, Bom Princípio do Piauí, Itaueira e agora Buriti dos Lopes e São Francisco do Piauí (1). 

Caso não contabilizado
Um paciente ferido por arma branca em São Raimundo Nonato e que também tinha sintomas da Covid-19 foi transferido para Floriano e faleceu, na sexta-feira (24). Ele testou positivo para o novo coronavírus após o óbito. O caso não foi contabilizado no boletim da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) deste domingo entre os casos de morte por Covid-19. 

 

Novos casos confirmados
Foram 33 novos casos confirmados em todo o Piauí, com os primeiros registros em Buriti dos Lopes, São Francisco do Piauí e Elesbão Veloso - já são 46 municípios com pacientes infectados. 

Foram 101 casos confirmados nos últimos três dias. No total, são 364 desde 20 de março, quando saíram os primeiros testes positivos. 

Dos novos pacientes com testes positivos, 19 são do sexo masculino e 14 do sexo feminino, com idades que vão de 9 a 79 anos. 

Até a noite deste domingo, 145 pacientes suspeitos estavam internados, sendo 89 em leitos clínicos, 54 em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e dois em leitos de estabilização. 

Já são 114 pacientes com alta médica, seja curados ou os que tiveram melhora para concluírem sua recuperação em casa. 

Registros onde já havia casos
Teresina teve 14 novos casos confirmados e chegou a 237 no total. 

Parnaíba passou a ser o segundo município com casos confirmados. Foram cinco novos testes positivos neste domingo - 19 no total. 

Em São Rainundo Nonato segue como o município com maior número de casos confirmados no Sul do estado. Foram três novos registros nas últimas 24 horas - 18 no total. 

Foram registrados mais dois casos em Anísio de Abreu. Floriano, União, Oeiras e Esperantina tiveram um novo registro cada. 

Fábio Lima
[email protected]

Coronavírus: Itália iniciará relaxamento da quarentena em 4 de maio

 

Foto: Reprodução www.governo.it


Giuseppe Conte, primeiro-ministro da Itália

O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, anunciou que o processo de relaxamento das medidas de distanciamento social no país começará em 4 de maio, com início da "fase 2" do combate ao coronavírus. A partir da data, restaurantes poderão reabrir, mas os clientes não poderão consumir nos locais. Parques públicos também serão reabertos e funerais voltarão a ser permitidos, desde que não reúnam mais de 15 pessoas.

Viagens para outras regiões do país continuarão proibidas. Em 18 de maio, empresas do setor de varejo, exposições e museus retomarão as atividades e equipes profissionais de esporte voltarão a treinar. Já restaurantes, bares e salões de beleza serão autorizados a voltar a operar completamente em 1º de junho As escolas, por sua vez, só retornarão em setembro.

"Todos vocês (italianos) demonstraram força. Agora, uma nova fase se inicia. Precisamos implementá-la de forma metódica e rigorosa", disse Conte, em coletiva de imprensa.

 

Maioria da Câmara apoia fundo eleitoral contra pandemia

A maioria dos deputados já apoia a destinação dos R$ 2 bilhões reservados ao custeio das eleições municipais deste ano para ações de combate à pandemia do novo coronavírus, destaca o jornal O Estado de S. Paulo. Pelo menos 264 parlamentares afirmam que votariam a favor de projeto que alterasse a finalidade do fundo eleitoral diante da situação de emergência do País. Enquete feita pelo Estado nos últimos 20 dias mostra, ainda, que esse número pode ser maior, já que 94 deputados não foram encontrados para opinar.


A menos de seis meses para o primeiro turno das eleições, marcado para 4 de outubro, o adiamento do pleito não está definido. No Congresso, não há um debate oficial sobre a questão Já a proposta de transferir recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha para a Saúde, que depende de maioria simples para ser aprovada, é objeto de 11 projetos de lei, apresentados desde março.

As propostas foram elaboradas por parlamentares de oito partidos - PL, PSL, PSDB, Novo, PDT, PROS, PSB e Avante - com base no caráter emergencial da medida, mas nenhuma foi pautada pelo presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Ele argumenta que a utilização do recurso bilionário está prevista na "PEC da guerra", aprovada por deputados e senadores neste mês.

A proposta de emenda à Constituição trata do uso de fundos, mas não cita o que paga campanhas eleitorais. Tanto que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), negou a inclusão dessa possibilidade no texto votado pelos senadores. Segundo ele, diante das medidas anunciadas pelo governo, avaliadas em R$ 568 bilhões, o uso do fundão não se faz necessário. Para Alcolumbre, que tem o apoio das cúpulas do Senado e da Câmara, o pedido é "demagogia".

Na divisão por partidos, o placar do Estado mostra que apenas as bancadas do Novo, do PV e do Patriota fecharam questão sobre transferir os recursos do fundo eleitoral para a crise do coronavírus. Mas em outras cinco bancadas esse apoio passa dos 60% - como Cidadania, PDT e PSDB.

Para a deputada Carla Zambelli (PSL-SP), autora de projeto assinado por outros 15 parlamentares, a destinação do fundo eleitoral para o combate à pandemia ainda forçaria as campanhas a serem mais baratas. "Tanto a minha eleição como a do presidente Jair Bolsonaro foram possíveis sem dinheiro do fundo eleitoral. Está provado que uma pessoa consegue se eleger sem esse fundo. É um momento muito excepcional para a população e para o País e esse dinheiro pode fazer falta no combate ao coronavírus."

Em outros partidos, no entanto, há deputados que consideram que ainda não se chegou ao momento de definir uma mudança no uso do fundo. "Sinceramente, não sei como, no meio de uma confusão como essa, ainda tem deputado que consegue pensar em eleição. Nós, da bancada do PCdoB, não discutiremos esse tema enquanto houver estado de emergência. O foco, agora, é tentar encontrar saídas para o País", disse a líder do partido, Perpétua Almeida.

No PT, 6 disseram ser a favor, 8 são contra, 31 deputados não quiseram responder e 8 não foram encontrados. "Temos outras maneiras de financiar o combate ao coronavírus. Isso é desculpa para a volta do financiamento de campanha com dinheiro privado", afirmou o deputado Zé Carlos (PT-MA).

Inconstitucionalidade

O advogado e professor de Direito Eleitoral do Mackenzie Alberto Rollo afirmou que qualquer mudança nas regras eleitorais feita a menos de um ano de antecedência do pleito pode ser considerada inconstitucional. "E não apenas por isso, mas também porque viola o princípio da democracia, na medida em que sem dinheiro não tem eleição."

Desde 2016, na esteira da Lava Jato, o Supremo Tribunal Federal firmou entendimento de que doações de empresas de campanha estão vetadas.

A volta desse tipo de financiamento, com consequências expostas pela Lava Jato, é criticada por alguns parlamentares, mas defendida por outros. O deputado Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ) afirmou que abriria mão do fundão caso a doação de empresas seja tornada válida novamente. Já o Subtenente Gonzaga (PDT-MG) se posicionou contra, mesmo com redução do financiamento público de campanha.

Para o cientista político Marco Antonio Teixeira, da FGV-SP, se os recursos do fundo eleitoral forem transferidos para a área da Saúde, com objetivo de serem usados em ações de combate à pandemia causada pelo novo coronavírus, não haverá tempo para se construir uma alternativa de financiamento.

"O debate é complexo, pois enfrentar a covid-19 exige mobilizar todos os recursos possíveis", avaliou o cientista político. Ele ressaltou, no entanto, que não se faz eleição sem dinheiro. "O melhor seria encontrar um meio-termo. Gastar menos com a eleição e usar os recursos economizados no combate ao vírus", disse. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: Estadão Conteúdo

“Vamos ter uma curva da evolução”, diz Wellington Dias sobre amostragem da Covid-19

Uma pesquisa domiciliar iniciada nesse sábado (25) está fazendo um levantamento da contaminação de Covid-19 no Piauí. Testes rápidos serão realizados em 15 municípios até o dia 29 de abril e irão gerar um índice de contaminação da doença no estado. 

“Vamos ter uma curva da evolução, vamos fazer essa pesquisa a cada semana, a cada 15 dias, estamos vendo o que é possível”, afirmou o governador Wellington Dias em vídeo publicado neste domingo (26).

O teste é feito por meio da coleta de sangue, através de uma pequena perfuração na ponta do dedo. 

“Para que a gente possa a partir da estatística, a partir dessa amostragem ,serão 4.800 pessoas em todo o Piauí, em 15 regiões do estado, para que possamos ter uma noção como está a contaminação do corona no estado do Piauí. Quantas pessoas estão com a doença”, disse Dias. 

Dentre os municípios pesquisados Teresina, Parnaíba, Campo Maior, Piripiri, Picos, Floriano, Oeiras, Corrente, São Raimundo Nonato, Uruçuí e Valença. Os testes ficam prontos em 15 minutos.

No vídeo, o governador agradeceu a população que está colaborando com a amostragem. “É importante essa sua colaboração para que a gente possa com isso trabalhar cientificamente e vencer o coronavírus”, disse.

A Secretaria Estadual de Saúde garante que a equipe foi devidamente treinada para a execução de testes e realização da pesquisa sem que a população seja exposta a algum risco.  Os pesquisadores estarão devidamente identificados com crachá, colete e logomarca do instituto Amostragem, além de seguir cuidados como o uso de luvas, máscaras e álcool em gel.

Do sábado (18) para ontem (25), o número de casos confirmados mais que dobrou no Piauí e o número de óbitos cresceu 70%, com uma média de uma morte por dia durante a semana.

Valmir Macêdo
[email protected]

Curada da Covid-19, Gabriela Pugliesi faz festa durante quarentena e é criticada

Foto:Instagram@gabrielapugliesi

A influenciadora Gabriela Pugliesi, 33, gerou polêmica neste domingo (26) após postar, em suas redes sociais, imagens de uma reunião com amigos que ela promoveu, na noite de sábado (25), em sua casa. A festa, em meio à pandemia do novo coronavírus, fez com que algumas pessoas a criticassem.

Pugliesi mostrou em seu Stories, ferramenta que disponibiliza vídeos e fotos por 24 horas no Instagram, imagens de comida, de seus amigos, de algumas lives que ela acompanhou na noite de sábado e chegou até a declarar sua torcida à médica Thelma Assis, 35, finalista do Big Brother Brasil 20, "já que Mari [Gonzales] saiu".

Diante das críticas, a influenciadora postou um pedido de desculpas em suas redes sociais, dizendo estar muito arrependida de ter contrariado as orientações dos órgãos de saúde. "Acordei muito arrependida, super mal, angustiada. Eu sei que a gente está passando por um momento muito delicado", afirmou ela.

"A única coisa que posso falar, do fundo do coração, é que estou arrependida. Fui completamente imatura e irresponsável. Eu sei que meu alcance é muito grande, eu sei que tenho uma responsabilidade, de jeito nenhum quero dar esse exemplo. Ontem, eu quis dar uma desligada da vida, mas fui infantil, imatura."

Tatá Werneck, 36, foi uma que criticou Pugliesi: "Eu acho que essa atitude, ainda mais para o monte de gente que te segue e se inspira na sua vida saudável, foi inadmissível", afirmou a humorista, lembrando que a influenciadora já contraiu o novo coronavírus e, por isso, está teoricamente imune.

"Está um caos. Minha prima médica (que pegou a doença) chega chorando em casa, porque eles já têm que escolher quem salvar", afirmou a atriz, que foi muito elogiada pelos internautas.

A modelo e apresentadora Renata Kuerten, 31, também comentou, mas tentando encerrar a polêmica: "Errar não tem problema, até porque todos erramos. Parabéns. Foi humilde e pediu desculpas", afirmou ela, após o post de desculpas da influenciadora.

Pugliesi confirmou que contraiu o novo coronavírus em março, após a festa de casamento de sua irmã na Bahia. Vários convidados apresentaram sintomas depois do evento, inclusive a cantora Preta Gil, 45, e a influenciadora Shantal Verdelho e seu filho, Filippo, de apenas um ano.

 

Fonte: Folha Press

Governo envia 10 ambulâncias para combate à Covid no interior

Foto: Sesapi

Para ampliar o atendimento de pacientes infectados pela Covid-19, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) enviou neste final de semana mais cinco ambulâncias, equipadas com UTI’s, para hospitais regionais da rede estadual. Ao todo serão dez ambulâncias com esse suporte para tratamento intensivo.

Os hospitais contemplados são dos municípios de Parnaíba, Piripiri, Luzilândia, Oeiras, Bom Jesus e São Raimundo Nonato. Além dos veículos, também foram enviados respiradores mecânicos, camas hospitalares, insumos e suprimentos para as unidades de saúde.

“Com esses itens vamos garantir que, havendo a necessidade do transporte de pacientes com Covid-19, poderemos realizar esse transporte com as garantias que um leito com respirador nos proporciona”, explicou o secretário de Saúde Florentino Neto.

O secretário informou que os municípios de Picos, Floriano, São Raimundo Nonato e Parnaíba também ganharam novos ventiladores. “Neste final de semana também atenderemos o hospital de Paulistana, e com isso nós estamos buscando dar atenção para todo o estado, atendendo aquilo que está estabelecido no nosso plano de contingência", conclui.

Da Redação
[email protected]

Posts anteriores