Cidadeverde.com

Projeção matemática prevê cerca de 3.500 casos de coronavírus até maio no Piauí

Projeção baseada em cálculos matemáticos aponta que os casos notificados de coronavírus no Piauí devem chegar em média a 3.500 até a primeira quinzena de maio, com o percentual de 2% de mortes, ou seja, entre 50 e 70 mortos. Segundo análise do matemático Jefferson Leite, a projeção leva em consideração o número populacional e uma taxa de isolamento social entre 55 e 70%. Já sem medidas restritas de circulação de pessoas, o número de casos na Capital seria aproximadamente de 10 mil. 

O matemático avalia ainda que há subnotificação de casos de covid-19 no Piauí. Ele pontua que, no geral, o Piauí tem um comportamento, em termos de números, muito semelhante ao Maranhão.

"A gente observa assim como no Brasil todo, mas em Teresina, existe uma subnotificação da subnotificação. Baseado no que vem acontecendo no mundo, no Brasil e localmente usamos algumas teorias matemáticas para estimativas de casos, observamos que apesar de estarmos com 51 casos notificados, a gente acredita seriamente que estamos em torno de 400 a 500 casos. Seria muita ingenuidade nossa, e isso também matematicamente comprovado, que o nosso vizinho  Maranhão tenha 500 casos, o Ceará tenha 1.700 e o Piauí dificilmente teria esses 51 casos", explica Jefferson Leite.


Graciane Sousa
[email protected]

Cristo Redentor é vestido de médico em homenagem aos profissionais de saúde

A estátua do Cristo Redentor foi iluminada com a imagem de um médico, de jaleco, e a palavra "obrigado" em diferentes idiomas, em homenagem aos profissionais que estão na linha da frente do combate à pandemia do coronavírus.

Durante a projeção, na noite deste domingo (12), o arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Orani João Tempesta, realizou um ato de Páscoa no famoso ponto turístico carioca, pedindo proteção contra a Covid-19.

À tarde, o padre Omar, reitor do Santuário Cristo Redentor, abençoou a cidade de um helicóptero. Ao mesmo tempo, os sinos das igrejas foram tocados.

 

 


Fonte: Folhapress

Governador admite subnotificação da covid-19 e garante aumentar testagem no Piauí

  • firmino_e_wellingon-25.jpg Roberta Aline
  • firmino_e_wellingon-38.jpg Roberta Aline
  • firmino_e_wellingon-37.jpg Roberta Aline
  • firmino_e_wellingon-36.jpg Roberta Aline
  • firmino_e_wellingon-35.jpg Roberta Aline
  • firmino_e_wellingon-34.jpg Roberta Aline
  • firmino_e_wellingon-33.jpg Roberta Aline
  • firmino_e_wellingon-32.jpg Roberta Aline
  • firmino_e_wellingon-30.jpg Roberta Aline
  • firmino_e_wellingon-29.jpg Roberta Aline
  • firmino_e_wellingon-27.jpg Roberta Aline
  • firmino_e_wellingon-26.jpg Roberta Aline
  • firmino_e_wellingon-24.jpg Roberta Aline
  • firmino_e_wellingon-23.jpg Roberta Aline
  • firmino_e_wellingon-22.jpg Roberta Aline
  • firmino_e_wellingon-21.jpg Roberta Aline
  • firmino_e_wellingon-20.jpg Roberta Aline
  • firmino_e_wellingon-19.jpg Roberta Aline
  • firmino_e_wellingon-18.jpg Roberta Aline
  • firmino_e_wellingon-17.jpg Roberta Aline
  • firmino_e_wellingon-16.jpg Roberta Aline
  • firmino_e_wellingon-15.jpg Roberta Aline
  • firmino_e_wellingon-14.jpg Roberta Aline
  • firmino_e_wellingon-13.jpg Roberta Aline
  • firmino_e_wellingon-12.jpg Roberta Aline
  • firmino_e_wellingon-11.jpg Roberta Aline
  • firmino_e_wellingon-10.jpg Roberta Aline
  • firmino_e_wellingon-9.jpg Roberta Aline
  • firmino_e_wellingon-8.jpg Roberta Aline
  • firmino_e_wellingon-7.jpg Roberta Aline
  • firmino_e_wellingon-6.jpg Roberta Aline
  • firmino_e_wellingon-5.jpg Roberta Aline
  • firmino_e_wellingon-4.jpg Roberta Aline
  • firmino_e_wellingon-3.jpg Roberta Aline
  • firmino_e_wellingon-2.jpg Roberta Aline
  • firmino_e_wellingon.jpg Roberta Aline

Atualizada às 10h30


O governador Wellington Dias (PT) e o prefeito Firmino Filho (PSDB) visitaram na manhã desta segunda-feira (13) as obras de montagem do hospital de campanha no ginásio Verdão, no Centro de Teresina. Na ocasião foi anunciada que o ginásio será entregue na próxima quinta-feira (16). O governador admitiu que existe a subnotificação da covid-19 no Piauí e apontou casos para o Sul do estado. Dias garantiu que vai aumentar a realização de testagens para ter uma realidade mais precisa da transmissão da doença no estado.

"Nós não sabemos quantas pessoas entre nós tem coronavirus. Agora que nós estamos fazendo uma testagem em um nível mais elevado. Estamos trabalhando para esta semana realizar 18 mil exames em 224 municípios. Alguns municípios já começaram como São Raimundo Nonato e outros nós estamos detectando e quem pensava que não tinha coronavírus, estamos encontrando o coronavirus. Pessoas que vieram de São Paulo, pessoas que vieram de Brasília e estão infectando", disse o governador.

No final de semana, 500 profissionais selecionados em processo simplificado foram capacitados. "Estamos em uma situação de guerra", disse o governador. 

O hospital no Verdão vai contar com 94 leitos clínicos e nove de estabilização. Uma equipe multidisciplinar de médicos, enfermeiros e fisioterapeutas irá trabalhar no local. A previsão é de R$ 5 milhões em investimentos na unidade de campanha. O local vai contar com espaço para alimentação, área de acolhimento e saída exclusiva para funcionários. 

"Estamos ampliando leitos, fazendo exames para saber nos 224 municípios onde tem coronavirus, estamos enviando aeronaves para todas as regiões do estado. Estamos fazendo a preparação de equipes", reitera o governador.

Em março, o estado só possuía 30 leitos de UTI disponiveis. A meta é chegar a 400 leitos no mês de maio, período em que a prefeitura e o estado acreditam que será o pico da doença. 

O governador voltou a afirmar que a demanda por leitos de terapia intensiva cresce vertiginosamente. "A procura por leito cresce 200% a cada 10 dias".

A superintendente de Parcerias Público Privadas, Viviane Moura, explica que não há custos para o Estado pelo uso do Verdão, que atualmente é administrado por uma empresa via parceria público privada.

"O Estado não alugou o Verdão. Não há custos nesse sentido, os custos são de equipamentos para a montagem do hospital de campanha. O governo acordou com a empresa a cessão gratuita do local pelo prazo inicial de 120 dias", explicou a superintendente.

Foto: Roberta Aline

Matéria original

O governador Wellington Dias (PT) e o prefeito de Teresina Firmino Filho (PSDB) visitam neste momento as obras de montagem dos dois hospitais de campanha que estão sendo montados na capital. 

As unidades estão sendo montadas no ginásio Verdão, com equipamentos do governo estadual, e outro no centro de treinamento de Badminton na Universidade Federal do Piauí, sob gestão do município. Apesar das gestões serem feitas em esferas administrativas distintas, a regulação dos leitos será feita pelo sistema de saúde municipal.

Os dois gestores vão trabalhar em conjunto para reforçar o isolamento social e alinharem os decretos para evitarem choques de medidas. 

A entrada dos pacientes nos dois hospitais de campanha passará pela regulação da prefeitura de Teresina. 

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), no verdão são 94 leitos clínicos e nove leitos de estabilização que ajudarão a desafogar a rede hospitalar do Piauí em casos de Covid-19.

O centro de badminton da UFPI poderá receber 80 leitos, segundo a Prefeitura. Também há alojamentos e salas que podem ser utilizadas pelos profissionais de saúde. 

Ao meio dia, ambos farão uma live nas redes sociais para anunciar medidas em conjunto para combater o coronavírus.

 

Valmir Macêdo

[email protected]

Mandetta diz que maio e junho serão os meses mais duros

Foto: Isac Nóbrega/PR

O ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta disse neste domingo (12) que o brasileiro não sabe se escuta ele ou o presidente Jair Bolsonaro e alertou que os meses de maio e junho serão os mais duros.

Ao ser questionado sobre a divergência de opiniões entre ele e o presidente, Mandetta pediu um alinhamento de discurso para evitar "dubiedade".

"Quando você vê as pessoas entrando em padaria, em supermercado, grudadas, isso é claramente uma coisa equivocada. Eu espero uma fala única, uma fala unificada. Porque isso leva o brasileiro a uma dubiedade. Ele não sabe se escuta o ministro, o presidente, quem ele escuta", disse em entrevista ao programa Fantástico, da Rede Globo.

Mandetta também afirmou que o ministério acredita que maio e junho serão os meses mais duros no combate ao coronavírus.

Os técnicos do ministério trabalham com a hipótese de que o pico do surto seja atingido entre o fim de abril e início de maio. No entanto, a pasta esclarece que isso não significa que, após esse período, vai se seguir uma queda nos índices de casos registrados e óbitos.

A tendência é que esse período de alta transmissão da doença se mantenha na sequência por até dez semanas, provocando uma grande pressão sobre o sistema de saúde.

O ministro voltou a defender as políticas de isolamento social como forma de evitar a propagação do vírus.

"Quem vai escrever essa história é o comportamento da sociedade", afirmou.

Mandetta também afirmou que a realização de testes em massa em toda a população é inviável neste momento.


Fonte: Folhapress

Preta Gil diz que está curada do coronavírus pela sua fé e pede menos egoísmo

Foto: Reprodução/instagram/@pretagil

A cantora Preta Gil completa neste domingo de Páscoa (12) um mês do diagnóstico do coronavírus. Hoje, se sente 100% curada graças, sobretudo, à sua fé.

Em texto publicado em suas redes sociais, contou detalhes obre como foi esse mês de quarentena.

"Hoje, domingo de Páscoa, completo um mês que fui diagnosticada com coronavírus e não é por acaso que hoje me sinto 100% curada. Tanta gente me pergunta que remédios tomei, que tratamento eu fiz, mas no meu caso, meu maior remédio foi minha fé", começou.

Ela revela que Jesus sempre foi um grande aliado para dar força a ela nos momentos mais difíceis. "Ele me conhece como ninguém e não existem segredos e máscaras. Só sou eu com minhas virtudes, defeitos, força e vulnerabilidades!!! Hoje, mais do que nunca, ele renasce em mim e em você", escreveu.

Preta Gil também passou um recado às pessoas sobretudo àqueles que costumam sair de suas casas, já que o pedido das organizações de saúde é para que isso não ocorra.

"Ninguém tem amor maior do que aquele que dá a vida por seus amigos. Que nessa Páscoa possamos ser mais solidários uns com os outros, possamos aprender a dividir o pão. Que possamos olhar para os mais necessitados e que sejamos menos egoístas", pontuou.

Preta Gil cantou no casamento de Marcella Minelli, irmã de Gabriela Pugliesi, em Itacaré, na Bahia. A festa virou notícia depois que alguns dos convidados descobriram que estavam com coronavírus. "Eu cantei num casamento no sábado passado, em Itacaré, e na quarta-feira a gente ficou sabendo que três convidados que estavam no casamento tinham sido diagnosticados", disse em uma série de vídeos publicados na internet.

Após 14 dias em isolamento em São Paulo, Preta Gil estava curada da Covid-19 em 26 de março e foi liberada para voltar para a sua casa no Rio de Janeiro. "Foram longos dias de muito aprendizado e preocupações comigo, com o mundo e com os mais próximos, hoje posso dizer que me sinto mais forte e mais certa de que devemos enfrentar esse vírus com coragem, união e pensamento positivo", disse, na época.

 

Fonte: Folha Press

Gusttavo Lima acorda de ressaca após mais de sete horas de live

Foto: Reprodução / YouTube

O cantor Gusttavo Lima fez na noite e na madrugada deste domingo (12) mais de sete horas de live na qual cantou muitos clássicos dele e de outros artistas.

E durante a live ele foi bebendo de tudo o que tinha em casa. Só que no dia seguinte ele acordou de ressaca.

"Foram 7h30 de live, mais de 50 milhões de pessoas assistindo. Muito obrigado", começou ele. "Que ressaca, meu Deus. É impressão minha ou parece que fui atropelado por um caminhão? O que colocaram na minha bebida, gente?", disse ele.

Foram mais de 5,5 milhões de acessos simultâneos.

Durante a live, Gusttavo Lima virou meme. Ele falou palavrão, fez declaração de amor para Andressa Suita, sua mulher, e bebeu tequila.

Em certo momento, mal conseguia se segurar em pé. Nas redes sociais, Lima foi muito aclamado pelas pessoas por causa de toda a produção da live em sua luxuosa mansão.

A primeira live do sertanejo havia acontecido na semana passada. Nela, foram mais de 750 mil acessos simultâneos e cinco horas de show. Ele também arrecadou dinheiro e alimentos no combate ao coronavírus.

 

Fonte: Folha Press

Piauí chega a 51 casos confirmados de covid-19, diz Secretaria de Saúde

Foto: Claudio Furlan/Dia Esportivo/Estadão Conteúdo

O Piauí chegou a 51 casos confirmados de covid-19 neste domingo (12). Os dados foram divulgados em novo boletim da Secretaria de Saúde. O estado registra 7 mortes.

Segundo o boletim, foram quatro novos casos confirmados no estado nas últimas 24 horas. São três pessoas de Teresina, sendo duas mulheres, com idades de 53 e 54 anos, e um homem de 66 anos. O quarto caso é do município de Piracuruca, onde uma mulher de 29 anos testou positivo para o coronavírus. 

Dos 51 casos, 42 são em Teresina, 1 em Campo Maior, 1em Parnaíba, 4 em Piracuruca e 3 em São José do Divino. Até o momento, a Sesapi descartou 1.068 casos.

Testes - Neste sábado, o governador Wellington Dias anunciou que Governo Federal creditou nas contas do estado o valor de R$ 18 milhões. O recurso faz parte do pacote de R$ 4 bilhões  anunciado como forma de socorrer estados e municípios nas ações contra o coronavírus.  

Os recursos, segundo o governador, serão depositados na conta do Fundo Estadual de Saúde e serão usados para comprar 150 mil testes rápidos.

Em todo o país foram registradas 1.223 mortes pelo novo coronavírus, segundo dados do Ministério da Saúde. Até sexta, eram 1.124 mortes. Balanço da pasta também aponta 22.169 casos confirmados da doença. No dia anterior, o país ultrapassou os 20 mil casos confirmados de Covid-19, com 20.727 no total.

O ministério, porém, tem informado que o número real de casos tende a ser maior, já que só pacientes internados em hospitais fazem testes e há casos represados à espera de confirmação.

Apesar do alto número de casos, o ministério avalia que o Brasil ainda se encontra em uma fase inicial da epidemia.

 

Hérlon Moraes
[email protected]

Ator Felipe Simas está com novo coronavírus, segundo sua esposa

Foto: instagram.com/felipessimas/

Mariana Uhlmann Simas contou nos stories do seu Instagram neste sábado, 11, que seu marido, Felipe Simas, foi diagnosticado com o novo coronavírus. Segundo a influenciadora digital com quem o ator tem três filhos, ele está bem e em quarentena.

"Felipe está bem. Ele deu positivo para o corona, mas ele está bem. A gente está aqui em casa", disse Mariana, que relata no vídeo que a mãe do artista da Globo estava convivendo na casa deles quando Simas começou a sentir os sintomas da covid-19. Ana Paula Sang, então, voltou para sua casa e levou os netos Joaquim, de seis anos, e Maria, de três anos. Vicente, que nasceu em 20 de fevereiro, ficou com o casal.

"A gente está sob todos os cuidados médicos, eu tenho falado com a pediatra das crianças sempre. O Felipe também já está com todos os cuidados, está tudo tranquilo. No início, ele sentiu os sintomas muito fortes. No primeiro dia que ele teve uma melhora, ele viu que, quando ele se esforça, ele tem uma recaída", relatou a esposa de Simas.

A influenciadora digital afirmou que está recebendo muitas perguntas sobre onde o ator teria se infectado. "A gente não sabe. A gente estava de quarentena desde antes. Antes de decretarem a quarentena, eu nem levei mais as crianças para aula, porque eu já estava nervosa por conta do Vicente. [...] A gente não tem saído por conta das crianças."

No entanto, segundo Mariana, Felipe Simas era o responsável por ir ao mercado e receber outras compras da família, mas ela ressalta que a origem da contaminação do ator não é relevante e reforça a importância do isolamento social para conter o avanço da pandemia. "Acho também que agora não é o momento de a gente pensar nisso. É o momento de se cuidar. Então, eu falo para todo mundo que puder: fique em casa sim, toma todos os cuidados, usa máscara se tiver que ir ao mercado", disse a influenciadora digital mencionando recomendações médicas contra o coronavírus.

Fonte: Estadão Conteúdo

PIB brasileiro deve cair 5% em 2020 por coronavírus, diz Banco Mundial

Foto: Yasmin Cunha / Cidadeverde.com

O PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil deverá ter retração de 5%, segundo projeção do Banco Mundial anunciada neste domingo (12) em relatório da instituição sobre os impactos econômicos do novo coronavírus na América Latina e no Caribe.

O PIB da região como um todo deverá cair 4,6%, desempenho que será liderado pela retração das maiores economias da região. Dos 26 países analisados pelo banco, apenas dois (Guiana e República Dominicana) não entrariam em recessão em 2020, de acordo com o estudo.

Entre os que apresentariam queda mais intensa de atividade econômica neste ano estão México (-6%), Argentina (-5,2%) e Equador (-6%), além do Brasil. O Banco Mundial afirma, porém, que as estimativas podem mudar diariamente a depender da evolução da pandemia.

Para 2021, a previsão atual do Banco Mundial de crescimento da região é de 2,6%, com estimativa de alta de no 1,5% para o PIB brasileiro.

O relatório diz que o impacto econômico da pandemia será forte agora dado o perfil da maioria dos países latino-americanos, muito dependentes da exportação de commodities. A demanda por esses produtos por parte das potências do G7 e da China deverá cair drasticamente, de acordo com o estudo.

O banco diz ainda que o nível da atividade econômica da América Latina já sinais de "dramático declínio", citando imagens de satélite que mostram diminuição dos níveis de dióxido de nitrogênio no subcontinente.

O banco defende que os programas sociais de proteção e assistência social na região "devem ser rapidamente ampliados e ter sua cobertura estendida" para mitigar os impactos da crise. O relatório cita como agravante a alta taxa de informalidade nos países do subcontinente.

"Empresas e setores estrategicamente importantes devem ter suporte explícito, em troca de manter o emprego de seus trabalhadores. As pequenas empresas podem ser alcançadas por meio de bancos e outros intermediários. As instituições financeiras podem ser incentivadas através do compartilhamento de riscos [de crédito com o governo] e garantias, de modo a garantir a disponibilidade de liquidez em um contexto de necessidades de capital", diz o estudo.

Segundo o Banco Mundial, as medidas de restrição de circulação e isolamento social, tomadas por governos para reduzir a velocidade de expansão da pandemia, são mais eficazes se tomadas logo após a detecção dos primeiros casos da doença.

De maneira geral, diz o relatório, as medidas mais gerais e drásticas têm resultado menos casos da Covid-19 que as políticas com público-alvo mais restrito (como as que têm como foco apenas os grupos de risco da doença, por exemplo).

Fonte: Folhapress

Pacientes curados viram maioria na Áustria após 4 semanas de quarentena

Foto: arquivo/Cidadeverde.com

A Áustria se tornou neste domingo (12) um dos primeiros países depois da China a registrar mais pessoas recuperadas da Covid-19 (doença causada pelo coronavírus) que a soma de doentes e mortos.

Islândia, Liechtenstein e Albânia, todos na Europa, também têm mais curados, mas suas populações são pequenas (364 mil, 35 mil e 38 mil, respectivamente).

Com cerca de 8,5 milhões de habitantes, a Áustria informou que 6.987 pessoas se recuperaram da doença no país desde que o primeiro caso foi registrado, em 26 de fevereiro. Os mortos são 350 e os ainda doentes, 6.608.

Criticado por vizinhos por ter ajudado a espalhar o coronavírus ao ignorar avisos de um cluster numa estação de esqui no começo de março, o país reagiu rapidamente depois que a Itália decretou quarentena, em 10 de março.

No mesmo dia, a Áustria suspendeu eventos públicos; fechou escolas cinco dias depois e determinou que ninguém saísse de casa a não ser para atividades essenciais no dia 16 de março. A primeira morte por Covid-19 aconteceu no dia 12.

Na semana passada, o governo austríaco anunciou a reabertura nesta terça (14) de lojas não essenciais pequenas (até 400 metros quadrados). Haverá limite de no máximo uma pessoa por 20 metros quadrados, e o uso de máscaras será obrigatório.

Em 1º de maio, todas as lojas devem ser reabertas; escolas, restaurantes e hotéis, apenas em meados do mês. Eventos públicos ficarão suspensos pelo menos até o final de junho, e viagens podem ficar proibidas até que haja uma vacina viável.

O governo deixou claro que acionará um "freio de emergência" para parar ou mesmo reverter o relaxamento, se houver um repique importante do contágio.

A Áustria foi um dos primeiros países a fazer um estudo com amostragem aleatória (que evita distorções) para estimar a taxa de contaminação pelo coronavírus no país.

O resultado –entre 0,12% e 0,76% da população infectada– mostra que não faz sentido adotar no longo prazo a estratégia de "imunidade de rebanho" (quando a parcela de imunizados atinge cerca de 60%, reduzindo significativamente a velocidade de transmissão).

A saída austríaca vai se basear em monitoramento constante e sintonia das medidas de isolamento social e confinamento, que serão relaxadas e reapertadas de acordo com a evolução da doença.

O Ministério da Saúde fará um programa constante de testes por amostragem aleatória tanto do coronavírus quanto de anticorpos, para ajudar a calibrar de forma mais precisa as políticas públicas para conter a transmissão.

Casos confirmados de coronavírus serão isolados, e os contatos, monitorados. Um aplicativo desenvolvido pela Cruz Vermelha ajudará a rastrear quando e com quem cada pessoa se encontrou a cada dia, para avisar os contatos quando alguém for infectado. O aplicativo será de uso voluntário.

Fonte: Folhapress

Posts anteriores