Cidadeverde.com

5 milhões de testes serão enviados a todos os Estados ainda em março

Foto: Arquivo/CidadeVerde.com

O presidente Jair Bolsonaro usou neste Domingo (22) sua conta no Twitter para repetir informação dada na véspera pelo Ministério da Saúde em relação à distribuição de testes de covid-19. "São aproximadamente 10 milhões de testes no local. Cinco milhões enviados para todos os Estados ainda em março".

Na postagem, o presidente diz que os testes rápidos poderão ser realizados em locais de fácil acesso, como farmácias, escolas e postos de drive-thru. "As amostras são coletadas sem que o paciente saia do seu próprio veículo, uma estratégia adotada com sucesso na Coreia do Sul", conclui o mandatário.

Fonte: Estadão Conteúdo

Covid-19 deteriora cenário e sinaliza recessão

Foto: Reprodução/Instagramrealdonaldtrump

Neste mês, as Bolsas globais entraram no que os especialistas chamam de "bear market" (mercado do urso, numa tradução livre). Entre analistas, a figura do urso é uma alusão ao movimento do mercado que derruba o preço dos ativos -ao contrário do touro "bull market", símbolo de Wall Street, que lança os preços para cima. Uma Bolsa entra em bear market quando cai 20% abaixo do seu recorde recente.
Em menos de um mês, foi como se um imenso urso abraçasse e derrubasse não apenas a Bolsa brasileira mas também os principais indicadores da economia nacional.

O PIB (Produto Interno Bruto) é um exemplo dramático dessa deterioração veloz das expectativas.
Na virada do ano, em um momento de otimismo, economistas de grandes bancos chegaram a projetar crescimento de 2,5% para o PIB em 2020. Desde a Quarta-Feira de Cinzas, porém, após a divulgação do primeiro caso de coronavírus no Brasil, as estimativas sofrem sucessivas revisões, sempre para baixo. Já se fala em volta da recessão.

Nas semana que passou, bancos internacionais tomaram a frente nos cortes mais dramáticos, anunciando estimativas de contração econômica na casa de -1% para o ano. O banco americano JPMorgan espera que a economia brasileira sofra um baque da ordem de -10% no segundo trimestre.

Na sexta-feira (20), quando já estava claro que o país segue firme para vivenciar o surto da doença, o governo se rendeu e também fez sua revisão. Passou a considerar um diminuto avanço de 0,02%, praticamente zero. O Itaú Unibanco seguiu os pares estrangeiros e reduziu a projeção de +1,8% para -0,7%. 

 

Fonte: FolhaPress

Médicos fazem “vaquinha” para arrecadar dinheiro e confeccionar máscaras e aventais no Piauí

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

Um grupo de médicos do Piauí se reuniu e criou uma vaquinha virtual para arrecadar dinheiro com o objetivo de ajudar no combate à pandemia do coronavírus. O grupo teme pelo desabastecimetno, rede de saúde pública e privada, dos chamados Equipamentos de proteção Individual (EPIs), que incluem máscaras e aventais usados pelos profissionais de saúde do estado.

 A vaquinha virtual tem como objetivo arrecadar R$ 50 mil e já conta com 345 apoiadores, arrecadando o valor de R$37.031,80 até o momento de publicação da matéria. O grupo também espera contar com a parceria de ateliês que confeccionarão os equipamentos. Quem desejar ajudar pode fazer a doação pelo site https://www.vakinha.com.br/vaquinha/covid-piaui.

De acordo com o médico Marcelo Nunes, um dos idealizadores da ação, os hospitais do Paiuí não possuem um estoque suficiente para garantir a proteção dos profissionais de saúde, durante todos os meses da pandemia. Ele afirma que os profissionais estão motivados para o trabalho, mas necessitam dos equipamentos de proteção. 

“A grande preocupação não é o corpo clínico. Os profissionais estão motivadas, mas temos uma preocupação grande com os equipamentos de proteção individual, que não estão em um volume adequado. Esse material é específico porque precisa ser  impermeável, em uma quantidade suficiente para proteger a equipe. Veio a ideia de juntar um recurso financeiro que seja suficiente para comprar a matéria-prima como o TNT, materiais impermeáveis. Estamos enviando o material aos ateliês que se desejam ajudar, e eles estão fazendo toda a confecção dos aventais”, afirma o médico. 

O material confeccionado é enviado para a Vigilância Sanitária antes da distribuição. Isso garante a segurança dos profissionais da saúde e dos pacientes. 

“Todo o material confeccionado é enviado para vigilância sanitária. É feita a validação junto com uma infectologista do material. Isso para garantir que o material é adequado e protege. A vigilância sanitária é que faz a distribuição. Ontem foram distribuídos 40 aventais impermeáveis. Esses aventais serão distribuídos de formas justa para quem trabalha nas UTIs, para atendimento de pacientes com suspeita de coronavírus”, disse.

Marcelo Nunes afirma que o estoque baixo desses materiais é uma realidade que precisa de uma ação ágio para ser solucionada. 

“O estoque é baixo. Uma parte do material que o estado dispõe não são os apropriados. Não tem as barreiras adequadas. Eles estão fazendo a compra. Isso é nítido, tanto o governo quanto as empresas privadas estão tentado fazer as compras. Isso leva um tempo para que as fábricas possam atender a essa demanda. O volume de uso é muito alto. O material é descartado a cada troca de plantão. Por isso que o giro de trocas de plantões é muito alto.  Com certeza alguns hospitais da rede pública já estão passando por essa dificuldade. Mas os da rede privada devem ter algum estoque. Temos a previsão de desabastecimento. A epidemia deve durar 120 dias. São quatro meses de materiais sendo usados em um volume mais alto”, explica.

Algumas empresas do estado já estão se mobilizando e ajudam o grupo com a doação do material para a fabricação das máscaras e aventais. “Todo ateliê que entra em contato, mandamos a matéria-prima. Algumas indústrias como a Guadalajara do Grupo Claudino. E outras lojas de tecido da cidade já fizeram a doação de TNT. Algumas pessoas fazem a doação da matéria-prima e outras doam o dinheiro”, diz. 

Governo deve adquirir material na China

O secretário de Governo, Osmar Júnior, afirma que o estado trabalha para garantir que não ocorra o desabastecimento desses materiais necessários para os profissionais de saúde. Segundo ele, o governo tenta realizar a importação de outros países, como a própria China, onde a pandemia teve início, mas que demonstrar ter conseguir avançar nas medidas de controle da doença. 

O governo se mobiliza. Ontem a Secretaria de Saúde fez contato com fornecedores de todo o Brasil e de outros países.  Fizemos contato com fornecedores de fora do Brasil, como a China. Fizemos contato e aguardamos", afirmou. 

Lídia Brito
[email protected]

Alunos de Medicina da Uespi têm colação de grau antecipada para ajudar na pandemia

Foto enviada pelo WhatsApp

A juíza Carmerlita Angélica Lacerda Brito de Oliveira, da 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública de Teresina, concedeu o direito de colação de grau antecipada, com expedição de diploma, para 19 alunos do 12º período do curso de Medicina da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). A medida visa reforçar as ações de contenção à pandemia do coronavírus no Piauí. 

A decisão é do dia 20 de março e a solenidade antecipada de colação de grau ocorreu na manhã deste domingo (22). Dessa forma, os recém-formados agora podem concorrer no certame de seleção pública do Governo Federal para o programa Mais Médicos.

"O deferimento da colação de grau antecipada aos requerentes, é apta a promover o bem público, consubstanciado na saúde coletiva. Há necessidade da medida (colação de grau antecipada), em razão da situação ímpar em que o país está vivendo, contratando novos profissionais e dispensando de plantões e serviços públicos os médicos com mais de 60 anos, havendo, portanto, déficit de profissionais da área. Indubitável que a antecipação da colação de grau é proporcional em sentido estrito, porque visa à promoção do bem maior, saúde pública, em detrimento da formal autonomia garantida à Universidade”, disse a magistrada na decisão.

Ao Cidadeverde.com, o reitor da Uespi Nouga Cardoso disse apenas que "decisão tem que ser cumprida".

O presidente da Associação dos Magistrados Piauienses, juiz Leonardo Brasileiro, destaca que os juízes terão papel fundamental no momento atual que o país enfrenta ao decidir sobre medidas necessárias para o enfrentamento da pandemia do coronavírus.

“É algo totalmente novo para todos e, naturalmente, muitas situações serão judicializadas. Aqui no Piauí, os magistrados estão cumprindo suas atividades em plantão extraordinário por meio do teletrabalho, conforme determina o TJ-PI. E o trabalho segue firme, com todos irmanados em garantir o direito constitucional de Justiça ininterrupta”, frisa.

 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Ajuda aos desabrigados em Barras cai devido à covid-19; prefeito pede apoio do Exército

Foto: Defesa Civil de Barras

A pandemia do coronavírus impacta diretamente na ajuda humanitária aos desabrigados por causa da cheia do rio Marathaoan, na cidade de Barras, no interior do Piauí. O prefeito Carlos Monte conta que está difícil manter a assistência às famílias afetadas pelas chuvas e teve que solicitar apoio do Exército. 

"Os voluntários e os próprios servidores municipais que estavam ajudando na assistência aos desabrigados estão com medo de sair de casa. A recomendação é que toda a população fique em casa, não manter contato e agora vão ter que sair para ajudar os desabrigados? é uma situação muito complicada. Por isso, solicitei à Defesa Civil Estadual que enviasse o Exército para fazer essa ajuda humanitária e mais homens do Corpo de Bombeiros. O coronavírus tem sido o grande complicador e  as pessoas estão no direito de se preservar", explica o prefeito. 

Atualmente, 500 pessoas  tiveram que sair de suas residências para abrigos, casas acolhedoras ou mesmo de parentes. Entre essas, algumas permanecem onde moram, mas estão ilhadas. Outro agravante, segundo o prefeito, é a situação das estradas, sem condição de trafegabilidade. 

O boletim mais recente do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Parnaíba revela que o Rio Marathaoan atingiu a cota de 5,36 metros, neste domingo (22),  com previsão de elevação nas próximas horas. 

Foto: Defesa Civil de Barras

"Se subir mais 0,15 cm será uma loucura. Temos cerca de 500 pessoas desabrigadas e se subir mais 0,20 cm ou 0,30 cm serão de 2 a 3 mil pessoas desabrigadas, incluindo a cidade e também a zona rural. Será algo como a cheia histórica que ocorreu em 2009", declarou o prefeito. 

Carlos Monte disse ainda que, mesmo sem ajudar fisicamente, alguns moradores de Barras têm oferecido apoio como podem, por exemplo, emprestando veículos para levar ajuda aos desabrigados. Para evitar aglomeração, a Defesa Civil Municipal tem reduzido o número de desabrigados em cada abrigo. 

"Nos abrigos onde cabiam seis pessoas estamos colocando duas para reduzir o contingente dentro de cada espaço. A situação é muito complicada", conclui o prefeito Carlos Monte. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Mais de 200 bares e comércios em Teresina são fechados por descumprimento a decreto

Foto: Ascom prefeitura

Mais de 200 estabelecimentos comerciais em Teresina, principalmente bares, foram fechados por descumprimento ao decreto, reeditado ontem (21) pelo prefeito Firmino Filho, que estabelece medidas urgentes para conter o avanço da pandemia da covid-19.

O secretário da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), Samuel Silveira, disse que o desrespeito ao decreto foi constatado, na grande maioria, nos bairros da Capital e que, em caso de resistência, o proprietário pode responder a um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Confira o decreto do prefeito Firmino Filho

"Esse trabalho tem sido de conscientização, mas se o proprietário se recusar a fechar, será conduzido e responderá a um TCO. O trabalho está sendo realizado pela Guarda Municipal que vai intensificar também a fiscalização no centro comercial da cidade para garantir o cumprimento do decreto assinado pelo prefeito", disse Samuel Silveira. 

Os números 153, 190 e o (86) 3215-9317 foram disponibilizados para denúncias. Atualmente, 136 guardas municipais atuam no patrulhamento e, de acordo com o secretário da Semcaspi, mais 280 homens e mulheres que concluíram agora o curso de formação serão nomeados na próxima semana. 

Foto: Ascom prefeitura

Samuel Silveira explica que a Guarda Civil Municipal faz parte do grupo de serviços essenciais de segurança à população e que as equipes estão atuando, juntamente com a Polícia Militar, no patrulhamento ostensivo e orientação  sobre a necessidade de isolamento como forma de evitar a proliferação do vírus.

“O plantão vai continuar por todos esses dias, para que as pessoas compreendam a necessidade de cumprimento do decreto municipal. Nós disponibilizamos dois telefones para que o cidadão possa denunciar qualquer estabelecimento que estiver aberto irregularmente e descumprindo a decisão. A Guarda Municipal vai colaborar com a vistoria e buscar uma forma de impedir a propagação do vírus na cidade”, disse o secretário.

Durante o patrulhamento ostensivo, os guardas municipais usam álcool gel, luvas e máscaras de proteção. 

“Cada guarda recebe no início do seu plantão um vidro cheio de álcool gel, duas máscaras e luvas para garantir a sua segurança durante o patrulhamento ostensivo. Além disso, nós liberamos as guardas que estão grávidas por estarem no grupo de risco e explicamos a necessidade de distanciamento físico um do outro para evitar qualquer possibilidade de contagio da doença”, explicou Lorena Silva, agente do comando da Guarda Civil Municipal.

 

Graciane Sousa
[email protected]

Dirceu Andrade faz show no Instagram e manda recado aos fãs: "vá se aquietar!"

Foto: Reprodução/Instagram @dirceuandrad

O humorista Dirceu Andrade tinha apresentação agendada para o Theatro 4 de Setembro, em Teresina (PI), na noite do último sábado (21). Mas as duras medidas impostas pelo poder público para reduzir a propagação no novo coronavírus vetaram qualquer tipo de evento na capital piauiense. 

O show, como diz todo artista, tem que continuar. Nem que seja de uma forma diferente. Depois do cancelamento da apresentação no teatro, Dirceu Andrade resolveu manter o espetáculo, mas pela internet, ao vivo, através de sua conta no Instagram - @dirceuandrad. A iniciativa foi um sucesso, com milhares de espectadores no Piauí e Brasil afora. 

Dirceu Andrade colocou o celular na sala e transformou o local no seu palco. Com certa velocidade, o número de pessoas assistindo crescia: mil, 2 mil, 6 mil... - durante uma transmissão, o humorista chegou a comemorar quase 12 mil pessoas o acompanhando ao vivo. O número de seguidores na rede social saltou de 8 mil para 25 mil na mesma noite. 

Marinheiro de primeira viagem, Dirceu Andrade entrou ao vivo três vezes no intervalo de duas horas. Depois da primeira, desinstalou o Whatsapp do celular para parar de receber mensagens que insistiam em querer interrompê-lo, e tentou melhorar a qualidade da transmissão - alguns fãs alertaram que o vídeo estava travando, mas muitos continuavam rindo mesmo assim. 

O repertório original que seria feito no teatro acabou ganhando piadas de outros shows. Aos poucos, o humorista acrescentou piadas e imitações de personalidades, solicitadas pelos fãs: Delegado Jorginho, Coronel Prado, Mão Santa, Mariano Marques, Firmino Filho, Ciro Nogueira... Todos foram atendidos, mas Dirceu se preocupava também em garantir repertório sem personagens conhecidos apenas no Piauí - fãs da Bahia, Paraná Roraima e outros estados e até do exterior, como Portugal, enviaram mensagens durante a transmissão. 

"Isso para mim é fantástico, porque no teatro eu coloco cerca de 500 pessoas. Você alcançar um público desses é muito bom, e também alcançar pessoas que estão em outros lugares", falou o artista, em conversa por telefone com o Cidadeverde.com

Mas a plateia virtual não tinha somente anônimos. A transmissão contou com aplausos de vários humoristas, influenciadores digitais e jornalistas de diversos veículos. Até o atacante Eduardo, do River, apareceu entre os muitos fãs e pediu uma imitação do ex-deputado estadual Dr. Pessoa. 

As piadas arrancavam gargalhadas e aplausos que Dirceu Andrade não podia ouvir - apenas via na tela dos comentários, o que andou longe de ser um incômodo para ele. "Eu só tô vendo kkkkk", disse o humorista, enquanto queria saber do público se o áudio da transmissão estava bom. O sucesso do show ao vivo foi respondido de forma bem humorada: "De graça, todo mundo assiste, né?".

Na hora de falar sério, o humorista revelou o que o fez manter o show, e deu uma aula de ciência: Dirceu Andrade disse que pretendia fazer nossos organismos liberarem dopamina, hormônio relacionado ao humor e emoções, e com isso ajudar o corpo a manter ter boa imunidade - essencial em caso de infecção pelo novo coronavírus. Um comentário de um neurocirurgião que o assistia o fez ter certeza de que estava contribuindo de forma positiva. 

Na terceira e última transmissão, feita com o celular da filha porque a bateria do seu havia descarregado, Dirceu Andrade deu o recado para que todos contribuam contra a pandemia em suas casas. "Eu quero dizer para vocês que toda essa 'live' e as várias outras que eu vou fazer é para vocês ficarem em casa. Vá se aquietar, mermã! Vá se aquietar, vai!"

 

 

Neste domingo (22), haverá outra transmissão ao vivo, a partir de 19h. "Tenho muitos textos que eu não contei. E no Instagram dá para explicar as coisas, conversar com o público. Tenho muita história e não usei nem a metade", avisou em entrevista ao Cidadeverde.com

O humorista ainda estuda como fazer os próximos shows, ou até transmissões mais curtas ao longo do dia. Mas o que Dirceu Andrade deseja é não precisar fazer várias transmissões durante as próximas semanas. "Eu espero que acabe logo essa pandemia. Mas se precisar, a gente vai ampliando (os shows)". 

Fábio Lima
[email protected]

'Não acredito que vai ter colapso e estou confiando no remédio', diz Bolsonaro

Foto: Roberta Aline


Em meio a multiplicação de casos do novo coronavírus no país, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou na noite deste sábado (21) que não acredita que o sistema de saúde brasileiro vá colapsar. Sua aposta é na hidroxicloroquina, droga para malária anunciada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, como possível remédio para tratar também a Covid-19.

Por enquanto, não existe tratamento medicamentoso comprovado para o coronavírus, e médicos de todo o mundo vêm testando desesperadamente uma série de vacinas, na esperança de encontrar alguma coisa que ajude os pacientes, especialmente aqueles que estão severamente doentes.

As palavras de Trump, apesar da falta de evidências científica robustas, fizeram a droga desaparecer das prateleiras de drogarias pelo Brasil e deixou descobertos os pacientes que realmente precisam da substância.

Bolsonaro foi mais enfático do que o presidente americano ao falar da hidroxicloroquina. "Existe a possibilidade sim de que seja eficaz. Devemos nos antecipar porque esses testes levam tempo. Estamos na frente, pensando lá na frente. Na possibilidade de ser eficaz", afirmou em entrevista à CNN.

O presidente disse ter conversado com o hospital paulistano Albert Einstein e com a Aspen Farmacêutica. O primeiro, segundo Bolsonaro, deu início ao protocolo de pesquisa para analisar a nova substância em pacientes com a Covid-19. Já a empresa teria se comprometido a doar milhões de comprimidos, caso seja comprovada a sua eficácia.

Perguntado se, até lá, o sistema de saúde no país pode colapsar com a explosão do número de casos, Bolsonaro negou.

"Não acredito [que vá ter colapso]. Estamos alargando a curva de infecção e eu estou confiando no remédio que está sendo testado aqui e fora do Brasil. Agora, o que estamos fazendo é garantindo que nossos idosos, nossos pais, avós, tenham atendimento", afirmou o presidente.

Fonte: Folhapress

Morre Lorenzo Sanz, ex-presidente do Real Madrid, vítima do coronavírus

Ver essa foto no Instagram

El @RealMadrid, su presidente y la Junta Directiva lamentan con enorme consternación el fallecimiento de Lorenzo Sanz, quien fuera presidente del Real Madrid desde 1995 al año 2000. Asimismo, quieren expresar sus más profundas condolencias y todo su cariño y afecto a su esposa Mari Luz, a sus hijos, Lorenzo, Francisco, Fernando, María Luz (Malula) y Diana, y a sus familiares y amigos. Condolencias que se hacen también extensivas a todo el madridismo. Con Lorenzo Sanz, el club conquistó 7 títulos: 2 Copas de Europa, 1 Copa Intercontinental, 1 Liga, 1 Supercopa de España, 1 Liga de baloncesto y 1 Recopa de baloncesto. Comunicado oficial completo ?? ver BIO - @RealMadrid, the club president and Board of Directors all wish to express the deepest regret at the passing of Lorenzo Sanz, who was club president of Real Madrid from 1995 to 2000. The club wishes to convey its condolences to his wife Mari Luz, his children, Lorenzo, Francisco, Fernando, María Luz (Malula) and Diana, as well as his family and friends. Our condolences are shared by all madridistas. With Lorenzo Sanz as president of Real Madrid, the club won 7 titles: Two European Cups and an Intercontinental Cup, a league title, a Spanish Super Cup, a basketball league title and the Saporta Cup. Official announcement ?? LINK IN BIO

Uma publicação compartilhada por Real Madrid C.F. (@realmadrid) em


O ex-presidente do Real Madrid, Lorenzo Sanz, morreu aos 76 anos, neste sábado (21), vítima do novo coronavírus. Ele estava internado em estado grave na UTI de um hospital de Madrid.

De acordo com informações do jornal EL Mundo, Lorenzo tinha problemas renais e respiratórios, além de ser diabético. Um dos filhos do ex-presidente confirmou o falecimento do pai por meio do Twitter.

"Acaba de falecer meu pai. Não merecia um final desta maneira. Se vai uma das pessoas mais boas, valentes e trabalhadoras que já vi na minha vida. Sua família e o Real Madrid eram suas paixões. Eu, minha mãe e meus irmãos desfrutamos de todos os momentos com orgulho", escreveu.

Lorenzo assumiu o clube espanhol em 1995 e ficou até 2000. Pela equipe Merengue, conquistou sete títulos, onde as conquistas da Liga dos Campeões de 1998 e de 2000 são as mais importantes.

Antes de ser presidente, Lorenzo já ajudava o Real Madrid desde 1985, quando começou a ser diretor.

 

Fonte: Folhapress

Lewandowski doa R$ 5,5 milhões para ajudar na luta contra o coronavírus

Ver essa foto no Instagram

????????? @_rl9 @annalewandowskahpba #lewandowski #rl9 #annalewandowskahpba #polish

Uma publicação compartilhada por Fans | Robert Lewandowski (@robert_lewandowski__9) em


Robert Lewandowski e sua esposa, Anna, doaram 1 milhão de euros (aproximadamente R$ 5,5 milhões) para o combate da pandemia do novo coronavírus. O atacante do Bayern de Munique anunciou a atitude em publicação no Instagram.

"Todos estamos cientes das dificuldades da situação que nos rodeia. Hoje, estamos todos jogando em um time. Sejamos fortes nessa luta. Se pudermos ajudar alguém, vamos fazê-lo. Decidimos doar 1 milhão de euros para contribuir para a luta contra o coronavírus. Essa situação afeta cada um de nós, por isso estamos perguntando novamente: siga as instruções, ouça quem sabe melhor. Seja responsável", escreveu o jogador.

Acreditamos que voltaremos à nossa vida normal em breve. Estamos juntos nisto", finalizou Lewandowski.

Robert Lewandowski não foi o primeiro jogador do Bayern de Munique a se sensibilizar com a causa. Leon Goretzka e Joshua Kimmich, ambos do clube alemão, também doaram 1 milhão de euros (cerca de R$ 5,5 milhões) para combater as consequências do novo coronavírus e criaram uma plataforma para arrecadar ainda mais doações.
A "We kick corona" visa criar um fundo para ajudar organizações sociais, instituições de caridade e entidades de saúde que lutam contra a covid-19.

Fonte: Folhapress

 

Posts anteriores