Cidadeverde.com

Flamengo anuncia que nenhum caso de covid-19 foi registrado nos últimos testes

Nenhum integrante do elenco e da comissão técnica do Flamengo deu positivo para covid-19 nos testes semanais realizados pelo clube no Ninho do Urubu. O anúncio foi feito, nesta terça-feira, em uma nota nas redes sociais.

O Flamengo aguarda uma definição sobre a retomada do Campeonato Carioca. Na madrugada desta terça-feira, os clubes fizeram uma reunião por videoconferência com a Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) e decidiram pelo retorno do torneio na próxima quinta-feira, com o confronto entre Flamengo e Bangu.

Agora, os clubes esperam pela aprovação do protocolo de segurança elaborado pelas autoridades do Rio de Janeiro.

Campeão da Taça Guanabara, o primeiro turno do Campeonato Carioca, o Flamengo lidera o Grupo da Taça Rio (segundo turno), com nove pontos, contra seis do Boavista e quatro de Bangu e Botafogo. Restam dois jogos da fase de classificação para as semifinais.

Fonte: Estadão Conteúdo

Dinho Ouro Preto revela que teve edema nas cordas vocais após covid-19

Foto: Instagram/dinhoouropreto

O cantor Dinho Ouro Preto contraiu covid-19 no final de março, e revelou em uma live musical na sexta-feira, 12, que teve um edema em suas cordas vocais devido à doença. A condição, um tipo de inchaço, acabou afetando a voz do vocalista da banda Capital Inicial.

"Eu estou fazendo fonoaudiologia. Estou um pouco rouco, estou assim desde a covid-19. Fiquei com um edema nas minhas cordas vocais e estou fazendo exercícios diários. Foi dito para eu falar menos e cantar mais, o que é difícil para mim porque eu falo pra caraca", comentou o cantor em uma entrevista enquanto participava de uma live da Radio Rock, junto com a cantora Zélia Duncan.

Dinho destacou que teve várias doenças ao longo da vida, como dengue, gripe suína e uma infecção hospitalar, mas a doença causada pelo novo coronavírus foi a mais forte que ele já pegou. "Não é uma brincadeira, é sério. Foi horrível", alertou o cantor

O cantor teve febre, dores no corpo e calafrio durante duas semanas, mas não precisou ser hospitalizado. Ele também comentou que após se curar tentou voltar a correr, mas sua resistência física ainda está muito baixa.

Fonte: Estadão Conteúdo

 

 

Clubes e liga definem que fases finais da Copa do Nordeste serão em sede única

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

Em reunião via videoconferência entre os representantes de clubes e o presidente da Liga do Nordeste, Eduardo Rocha, foi definido nesta terça-feira que o torneio terminará dentro de campo em uma única sede. Recife era especulada para abrigar as fases finais da competição, mas tal escolha estará a cargo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Os Estados da Bahia e do Ceará também estão entre as opções.

Eduardo Rocha afirmou aguardar apenas um pronunciamento da CBF para confirmar a sede única. Ele acredita que não terá objeção, já que todos os clubes aceitaram tal argumento. O mandatário garantiu também que 30 dias é o ideal para finalizar a competição, sendo 15 apenas para treinamentos.

"Vamos encaminhar a ideia para a CBF, mas como é um desejo coletivo não terá problema. Trabalhamos pensando em dar 15 dias de preparação aos clubes e mais 15 dias para finalizar a competição, até porque oito clubes já serão eliminados na próxima rodada", falou o mandatário.

Eduardo Rocha também destacou que os testes para o novo coronavírus serão bancados pela Liga do Nordeste, assim como o dinheiro de viagens e hospedagens, deixando os clubes confortáveis ao retorno do torneio.

A Copa do Nordeste tem no Grupo A o Fortaleza na liderança, com 14 pontos, na frente de Bahia (14), Botafogo-PB (12) e ABC (9). Os quatro primeiros colocados do Grupo B são: Confiança (13 pontos), Vitória (13), Náutico (11) e Ceará (11).

Fonte: Estadão Conteúdo

Governador de Nova York dá sinal verde para a realização do US Open sem torcida

O US Open recebeu nesta terça-feira o sinal verde das autoridades para a sua realização em 2020. A liberação partiu de Andrew Cuomo, governador de Nova York, em seu relatório diário sobre a crise da covid-19 no estado, no qual assegura a realização da competição na data marcada, entre 31 de agosto e 13 de setembro, mas sem a presença de torcedores.

O aval do governador de Nova York confirma a aprovação dos protocolos que a Associação de Tênis dos Estados Unidos (USTA, na sigla em inglês) planejou para o Grand Slam. O US Open protegerá os tenistas com testes robustos de covid-19, limpeza, espaço extra no vestiário e acomodações e transporte dedicados que os ajudarão a permanecer em uma bolha.

"O US Open vai acontecer em Queens, NY, sem torcida entre 31 de agosto e 13 de setembro. A USTA tomará todas precauções para proteger jogadores e seus staffs, incluindo testes robustos, limpeza, espaço extra no vestiário, acomodações e transporte", escreveu Cuomo no Twitter.

Normalmente fechando o calendário dos Grand Slams no tênis, neste ano o US Open será apenas o segundo deste nível a acontecer. O Aberto da Austrália foi disputado como programado em janeiro, mas por causa da pandemia Roland Garros, em Paris, foi adiado para o final de setembro e Wimbledon, em Londres, teve que ser cancelado pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial.

No entanto, mais da metade dos jogadores de alto nível já se mostrou contra a realização do US Open e alguns deles afirmaram que não estarão em Nova York. O sérvio Novak Djokovic, número 1 do mundo, é um dos principais críticos das normas criadas pela USTA. O suíço Roger Federer não vai mais jogar na temporada de 2020 após passar por mais uma artroscopia no joelho e o espanhol Rafael Nadal afirmou recentemente que não se sente seguro para viajar aos Estados Unidos.

É possível que os tenistas que optem por ficar na Europa tenham torneios da ATP e da WTA no saibro durante o mês de agosto. Os Masters 1000 de Madri, na Espanha, e de Roma, na Itália, deverão ser jogados entre o US Open e Roland Garros, que poderá ter seu início em 27 de setembro.

Fonte: Estadão Conteúdo

Prefeito do Piauí lança selos para combater a covid-19 e reduzir óbitos

 

A prefeitura de Água Branca (a 98 km de Teresina) vai lançar nesta quarta-feira (17) selos para fazer um alerta aos moradores sobre a transmissão da covid-19, principalmente em idosos.

A cidade registra 11 mortes e a maioria dos óbitos é de idosos acima de 70 anos. 

Os selos serão colocados em residências se a família autorizar. A ideia é conscientizar as pessoas da importância de manter o distanciamento social e adotar medidas como uso de máscaras e  álcool em gel. 

O "Selo amigo do idoso" classifica a situação por cores. O verde significa que é fator de risco leve ao idoso, que as família adotam as medidas, amarelo é de risco médio e o vermelho é fator de risco grave.

A proposta foi anunciada pelo prefeito Jonas Moura, presidente da APPM (Associação Piauiense de  Municípios), na última sexta-feira, durante live que o governador Wellington Dias (PT) lançava o programa Busca Ativa em parceria com a iniciativa privada.  

Jonas Moura disse que a prefeitura está preocupada e aproveitará o programa busca ativa para implantar os selos nas residências. Segundo o prefeito, no município existem cerca de 2.100 idosos. 

Água Branca ganhou destaque nacional numa campanha parecida de combate a dengue e obteve resultados bastantes positivos. 

O governador disse que a ideia do selo era "muito boa" e a medida poderá servir de modelo para outros municípios. 

O portal Cidadeverde.com traz hoje matéria mostrando que o novo coronavírus está se espalhando cada vez mais rápido pelo interior do Piauí. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, já há registros da covid-19 em 82% das cidades, o que equivale a 184 municípios, dos 224. 


Flash Yala Sena
[email protected]

Coronavírus avança pelo interior do Piauí e já atinge 82% dos municípios

Foto: Sesapi

O novo coronavírus está se espalhando cada vez mais rápido pelo interior do Piauí. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, já há registros da covid-19 em 82% das cidades, o que equivale a 184 municípios, dos 224. Parnaíba lidera a lista de casos confirmados, com 1.349 e 33 óbitos.

Barras, a 119 km ao Norte de Teresina, é a segunda cidade com o maior número de casos no interior. São 341 registros da doença com dez mortes.

Campo Maior, que anunciou na semana passada a reabertura das atividades econômicas, aparece em 3º lugar com 323 casos de covid-19 e sete óbitos causados pela doença.

Picos, que também flexibilizou as medidas restritivas, é a quarta cidade com o maior número de casos no interior do estado. São 305 no total. O município já registrou 6 óbitos.

Ontem, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) apresentou ao governador Wellington Dias (PT) um relatório mostrando que o pico da covid-19 no Piauí só deve ocorrer em setembro. Segundo as projeções, a epidemia está ampla fase de crescimento no estado.

“O inquérito sorológico mostra que a tendência ainda é crescente. A média móvel da incidência de casos, ou seja, casos novos, continua crescendo. O mesmo é observado na média de incidência de óbitos. A projeção da curva epidêmica mostra que o pico será só em setembro”, disse Eduardo Massad, da FGV.

A conclusão do relatório da FGV aponta que o distanciamento caiu para 48% em relação aos últimos relatórios. A reprodutibilidade de infecção encontra-se em 1,3, ainda longe do ideal, implicando que a epidemia se encontra em fase ascendente. 

Veja as cidades com o maior número de casos no interior:

  1. PARNAIBA - 1.349
  2. BARRAS - 341
  3. CAMPO MAIOR - 323
  4. PICOS - 305
  5. ESPERANTINA - 261
  6. DEMERVAL LOBAO - 175
  7. ALTOS - 171
  8. UNIAO - 166
  9. PIRIPIRI - 163
  10. ÁGUA BRANCA - 132

Óbitos

De acordo com os dados da Secretaria de Saúde, 69 cidades do estado tiveram óbitos pela covid-19, o que equivale a 30,8% do total de municípios.

Nesta segunda-feira (15), o Piauí registrou mais 19 mortes e 524 novos casos do novo coronavírus. Entre os óbitos, está um bebê de apenas um ano, de Parnaíba, litoral do estado.  Com os números de ontem, são 393 óbitos e 10.881 testes positivos no total acumulado desde março no estado.

Hérlon Moraes
[email protected]

Equatorial lança promoção para consumidores em dia; veja como participar

A Equatorial Piauí lançou nesta segunda-feira (16), a promoção “Energia em Dia”. A campanha, que acontece de 12 de junho a 09 de junho de 2021, terá sorteios todo mês de um ano de supermercado no valor de R$ 500,00 e um ano de bônus de R$ 250,00 para pagar a conta de energia, além de sorteios extras, onde 15 casas serão contempladas com a troca de eletrodomésticos e reformas para possibilitar um consumo eficiente, que contribui para a redução do valor da conta de energia. Ao final da campanha, será sorteado um veículo zero km.

Segundo Joaquim Milhomem, gerente de relacionamento da empresa, a ideia foi procurar uma alternativa que ajudasse a população durante a pandemia.

"A ideia da Equatorial neste momento foi procurar uma alternativa que traduzisse a maior sensibilidade neste momento de pandemia. Estamos tentando converter uma responsabilidade, que já seria natural dos consumidores, em pagar suas faturas de energia elétrica, oportunizando a participação desses clientes em uma campanha que vai sortear ao longo do ano inteiro vários prêmios. São prêmios pensados para ajudar nesse momento dificil", afirma.

Para participar da promoção, o consumidor titular da conta precisa estar em dia com a Equatorial Piauí, ou seja, não ter nenhum débito junto ao Grupo Equatorial Energia em aberto e vencida no dia do sorteio e fazer o cadastro no site oficial da promoção (https://energiaemdia.equatorialenergia.com.br/) para receber os números da sorte e concorrer. A promoção é autorizada pelo SECAP nº 04.008156/2020, consulte o regulamento complete no site da promoção.

"Podem participar clientes pessoa física residenciais e rurais que tenham cadastro na concessionária", informa o gerente.

Números da sorte
O cliente que cadastrar seus dados pessoais como: nome completo, CPF, data de nascimento, nome da mãe, número de telefone e número da conta e unidade consumidora junto ao Grupo Equatorial Energia, terá direito a 01 (um) número da sorte. Os números serão distribuídos aos participantes de forma aleatória, equivalente e só será válido desde que cumpridos todos os requisitos do regulamento.
 
Os clientes podem ganhar chances extras para concorrer:
I. O cliente que preencher o campo de e-mail no cadastro pessoal, terá direito a mais 02 (dois) números da sorte extras, para o primeiro sorteio;
II. O cliente que possuir tarifa social baixa renda, terá direito a mais 02 (dois) números da sorte extras, para o primeiro sorteio;
III. O cliente que cadastrar autorização para o envio da sua fatura de energia por e-mail, terá direito a mais 02 (dois) números da sorte extras mês, enquanto permanecer cadastrado esse serviço;
IV. O cliente que cadastrar sua conta em débito automático, terá direito a mais 02 (dois) números da sorte extras mês, enquanto permanecer cadastrado esse serviço.
 
Para saber mais sobre os critérios de participação, prêmios, cadastro e muito mais, confira o regulamento completo da promoção.

Da Redação
[email protected]

Sesapi entrega 10 leitos de UTI no setor Covid do Hospital da Polícia Militar

Foto: Sesapi

O Secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, entregou hoje (16/06) dez leitos de UTI para o Hospital Dirceu Arcoverde da Polícia Militar do Piauí (HPMPI) para serem usados no setor Covid-19 da unidade hospitalar. São leitos de UTI tipo II adulto destinados a pacientes críticos infectados com o novo coronavírus. Um dos leitos será usado para isolamento. 

De acordo com o diretor do hospital, Coronel Marcos Rogério, o HPMPI passou por alterações estruturais para atender pacientes suspeitos e confirmados de Covid-19. “Desde abril de 2020, já realizamos 1.948 atendimentos, que resultaram em 88 internações de pacientes suspeitos e confirmados. E agora com a UTI o atendimento vai melhorar ainda mais”, afirma o diretor.

A estrutura de UTI foi montada com recursos de emendas federais do deputado federal Fábio Abreu e emendas estaduais do deputado Carlos Augusto, além de investimento do Governo do Estado do Piauí. Segundo o secretário Florentino Neto, estes leitos de UTI são um incremento importante para a capital. “ Com esses leitos vamos tirar o Hospital da Polícia Militar da característica do atendimento de média complexidade para dotar o hospital com a alta complexidade, ganhando mais força para atender os casos graves de Covid-19”, afirma o secretário. 

Atualmente, o HPMPI está funcionando com 99 leitos e é referência na realização de cirurgias eletivas do tipo ortopédicas, urológicas e ginecológicas. A unidade oferece também atendimento ambulatorial com consultas em diversas especialidades, exames laboratoriais e exames de imagem como ultrassonagrafia e raio-X. No ano de 2019 foram realizados mais de seis mil cirurgias.

FMS recomenda teste rápido da Covid-19 a partir do 8º dia

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

Os testes rápidos para detecção da Covid-19 devem ser feitos apenas no oitavo dia após o aparecimento dos sintomas indicativos da doença. Antes desse período o resultado poderá apresentar um falso negativo, já que o teste identifica a presença de anticorpos contra o novo Coronavírus no organismo.

Em Teresina, os testes rápidos estão disponíveis às pessoas sintomáticas em 23 Unidades Básicas de Saúde (UBS). Ali, os profissionais de saúde avaliam a situação de saúde do paciente. Se o usuário tiver com mais de oito dias de sintomas, o teste pode ser feito. Se tiver com menos tempo, o teste pode ser agendado.

“Nessas UBS, houve um aumento significativo da demanda e há uma busca bem maior por testes rápidos. Muitas pessoas querem fazer o exame antes do período de oito dias do início dos sintomas, o que não é indicado”, explica o diretor de Atenção Básica, Kledson Batista.

O diretor afirma ainda que não existe tratamento específico ou medicamento para matar o Coronavírus. É por isso que, independente de resultado de teste ou do exame, os profissionais de saúde irão adotar medidas terapêuticas para tratar os sintomas que a pessoa apresenta. É preciso confiar na conduta médica e seguir as recomendações”, finaliza.

Já o exame PCR, que coleta secreção do nariz e da garganta, está disponível para pacientes internados em Hospitais de Teresina e que estejam com síndrome respiratória aguda grave. O exame deve ser coletado em até sete dias do início dos sintomas, ou seja, quando o novo Coronavírus está agindo no organismo do paciente. O resultado sai em até 48 horas.

A população que apresentar sintomas similares à gripe, a exemplo de tosse, febre, falta de paladar e dor de garganta, pode se dirigir às 23 Unidades Básicas de Saúde exclusivas para atender pessoas com sintomas gripais. Em casos mais graves, o usuário pode se dirigir para as três UPAS ou para os nove hospitais de bairro espalhados na cidade.

FMS agenda pelo WhatsApp testes de familiares dos infectadas pela Covid-19

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) lançou nesta terça-feira um novo canal para fazer o agendamento de teste para a Covid-19 nos familiares das pessoas que deram positivo para a doença e moram na mesma casa. O Testa Teresina vai receber mensagens através do WhatsApp, no número 86 9425-1578.  O objetivo é fazer o isolamento adequado das pessoas positivadas e conter a proliferação do novo Coronavírus.

“É importante que esse contato seja feito através do paciente confirmado e que ele esteja notificado no Sistema Oficial do Ministério da Saúde para que possamos identificá-lo e realizar a busca ativa dos seus contatos. Ao fazer contato com a FMS, a pessoa vai receber respostas automáticas para realização de um cadastro. O paciente terá um retorno em até 72 horas, quando será feito o agendamento da testagem de seus contatos que moram na mesma casa”, explica Karoline Alencar Rodrigues, gerente de Informações em Saúde da Atenção Básica da FMS.

Até o dia 10 de junho, foram realizadas 2.035 buscas ativas em domicílios pelas equipes da FMS, quando 483 pessoas testaram positivo para o novo Coronavírus através da testagem rápida. Nas UBS que são referência Covid já foram realizados 5.430 testes rápidos, sendo que 1.532 deram positivo. "Cada um deve fazer sua parte. Caso a pessoa venha a desenvolver sintomas da Covid-19, além de manter as medidas de higiene e distanciamento social, é importante avisar com quem teve contato. Se alguém tiver os sintomas e, por ventura, testar positivo, é importante que informe os lugares que frequentou", ressalta Karoline Alencar Rodrigues.

 

Da redação
[email protected]

Ronnie Von e filho lançam clipe caseiro durante a quarentena

Foto: Reprodução/instagram/@ronnievonoficial

Ronnie Von está fora da televisão brasileira desde julho do ano passado, quando foi desligado da TV Gazeta, onde apresentava o Todo Seu desde abril de 2004. Desde então, o cantor e apresentador se mostra bem atuante nas redes sociais, realizando "lives" com amigos e artistas no perfil oficial dele no Instagram.

Agora, ele decidiu reviver momentos da carreira dele como cantor ao lado do filho, Leo. Ronnie lançou o clipe de Here Comes The Sun, dos Beatles. De forma caseira por causa da pandemia do novo coronavírus, a dupla interpreta pela segunda vez um clássico do quarteto britânico. O primeiro clipe lançado na quarentena foi o de Eleanor Rigby. A iniciativa mais uma vez partiu do amigo e maestro Renato Misiuk.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Posts anteriores