Cidadeverde.com

Firmino faz desabafo e aciona justiça contra buzinaço em frente sua casa

 

O prefeito Firmino Filho (PSDB) se indignou e fez um desabafo em rede social sobre o buzinaço ocorrido na noite desta segunda-feira (1) em frente a sua residência no bairro Ininga, zona Leste de Teresina.

Manifestantes em carreata realizaram buzinaço e é possível ouvir o Hino Nacional. O vídeo, que circula na rede social, mostra a carreta e gritos de "nós não vamos te deixar em paz até abrir o comércio. 

Em seu perfil no Twitter, Firmino repudiou o ato. "Nesses quase 30 anos de vida pública, já enfrentei muitos adversários. Mas nunca, nunca, nenhum chegou ao ponto de agredir meu lar e minha família como acabou de acontecer em frente a minha casa".

O prefeito disse ainda que irá acionar a justiça e que os provocadores já foram identificados.

"Os responsáveis por essa ação criminosa já foram identificados e terão que responder na justiça. Aos teresinenses, fortaleço ainda mais minha missão de lutar por cada vida nessa cidade. Vamos vencer juntos. E com honra".

O governador Wellington Dias (PT) e o secretário de Governo, Osmar Júnior também deram apoio ao prefeito.

 

Flash Yala Sena
[email protected]

Brasil registra 623 novas mortes por coronavírus e se aproxima de 30 mil óbitos

Foto: Rafael Melo/MyPhoto Press/Folhapress

Vista dos coveiros se preparando para sepultamento de uma vitima do covid-19, no cemitério São João Batista, em Limoeiro, PE. Registro do final de maio de 2020.

O Brasil registrou 623 novas mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas. O total de óbitos desde o início da pandemia no país, há pouco mais de três meses, é de 29.937.

O país também registrou 12.247 novos casos confirmados. O total é de 526.447.

Técnicos do Ministério da Saúde, porém, alertam que o número real de casos no Brasil tende a ser maior. Entre os motivos, estão subnotificação devido à baixa oferta de testes e ocorrência de casos suspeitos ainda em análise.

Análises feitas pelo Ministério da Saúde têm apontado que o país segue em tendência de aumento de casos e mortes, sem que haja sinais de desaceleração. O pior da pandemia ainda não chegou para o Brasil, segundo afirmou nesta segunda o diretor-executivo da OMS (Organização Mundial da Saúde), Michael Ryan.

O país também já vive um processo de interiorização da epidemia, com crescimento no número de municípios com casos da doença, segundo a pasta.

 

Dados compilados pela Universidade John Hopkins (EUA) apontam que o país é hoje o segundo em número de registros da Covid-19, atrás apenas dos Estados Unidos, que soma quase 1,8 milhão de casos.

Em número de mortes, o Brasil ocupa a quarta posição no ranking, atrás de EUA, Reino Unido e Itália.

Primeiro a confirmar a chegada da Covid-19, o estado de São Paulo tem hoje o maior número de registros da Covid-19, com 111.296 casos confirmados e 7.667 mortes.

Além de São Paulo, outros estados com maior número de casos confirmados são Rio de Janeiro, Ceará e Amazonas.

NATÁLIA CANCIAN
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS)

 

Piauí chega a 180 mortes e volta a bater recorde com 387 casos de Covid em 24 horas

Foto: Eduardo Valente/FramePhoto/Folhapress

 

O Piauí voltou a bater recorde de casos confirmados do novo coronavírus em um único dia. Foram 387 testes positivos e mais 12 óbitos nas últimas 24 horas. Os dados constam no boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), divulgado na noite desta segunda-feira (1º). 

O recorde anterior era de 277 casos, registrados na última quarta-feira (27), e número bem menor que os apresentados no novo boletim. 

Teresina acumula 2.432 casos. Depois da capital, aparecem Parnaíba (579), Picos (197), Barras (183), Campo Maior (161), Esperantina (159) e Água Branca (106). 

Dos novos casos, 207 são do sexo feminino e 180 do masculino. O mais jovem tem um ano de vida, e o mais velho, 101 anos. 

 

Novos óbitos
As 12 mortes confirmadas nesta segunda-feira são o segundo maior número de óbitos registrados em um único dia - o recorde é de 15, da última terça-feira (26). O número representa somente falecimentos ocorridos no dia e também testes de pessoas que podem ter morrido em dias anteriores. 

Dos novos óbitos, cinco são de Teresina, que chegou a 95 perdas durante a pandemia. Os pacientes eram dois homens, de 70 e 88 anos, e três mulheres, de 34, 61 e 66 anos - as vítimas de 70 e 34 anos não tinham outras doenças que poderiam agravar seu quadro de saúde com a infecção pelo coronavírus. 

Miguel Alves registrou sua primeira morte: um homem de 45 anos. Várzea Branca também teve seu primeiro óbito: um paciente de 75 anos do sexo masculino. 

Em Pedro II, o segundo óbito de paciente do município foi de um homem de 73 anos. Outros municípios com segunda morte registrada foram Altos - 82 anos, sexo masculino - e Jsoé de Freitas, 54 anos, sexo feminino. 

Piripiri e Uruçuí tiveram seu terceiro óbito - mulheres de 70 e 94 anos, respectivamente. 

Com mais 12 óbitos, o Piauí acumula 180 mortes ao longo da pandemia. 

Situação hospitalar
Mais 14 pacientes tiveram alta - 495 no total acumulado. 

Houve redução nas internações em relação ao último domingo - caiu de 507 para 499. 

Mas a ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), com pacientes em situação mais grave, subiu de 175 para 183. 

Fábio Lima
[email protected]

Risco de falência atinge metade das escolas pequenas e médias do Brasil, diz pesquisa

Arquivo/Cidadeverde.com

Entre 30% e 50% das escolas particulares de pequeno e médio porte do Brasil estão sob o risco de falência em razão da pandemia do novo coronavírus.

A redução de receita, ocasionada pela necessidade de conceder descontos, por atrasos nas mensalidades e pela inadimplência, atingiu 40% delas em abril e deve ultrapassar os 50% no fechamento das contas de maio. Em 95% dos estabelecimentos já houve o cancelamento de matrículas.

Os dados constam de uma pesquisa encomendada pela União pelas Escolas Particulares de Pequeno e Médio Porte, uma organização sem fins lucrativos criada durante a pandemia com o objetivo de dar suporte às instituições de ensino.

Em seu site, a entidade deu início ao que chama de "obituário" das escolas vítimas da Covid-19. Entre as que fecharam neste período de confinamento, lista o colégio Stella Maris, de Guarulhos (Grande SP), o Integral e o Nautas, de Campinas (interior de SP), a escola Maxwell, de Brasília, e a Organização Educacional Evolutivo, de Fortaleza (CE).

Para a pesquisa, intitulada "Megatendências - As Escolas Brasileiras no Contexto do Coronavírus", foram consultados, entre 13 e 25 de maio, proprietários de 482 colégios do ensino infantil ao médio, que têm entre 150 e 240 alunos e de 20 a 30 professores, localizados em 83 municípios do país, incluindo capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia, Salvador, Fortaleza, Maceió e Aracaju. Escolas com esse perfil representam quase 80% da rede privada de ensino do Brasil.

Os atrasos no pagamento de mensalidades, que antes do início da pandemia eram de 9%, chegaram a 17% em abril e devem bater 22% em maio. As famílias inadimplentes, também restritas a 9% do total até o confinamento, foram para 15% em abril, e a expectativa é de 21% em maio. A perda de alunos já gira em torno de 10%.

A redução de receita é observada de forma semelhante entre as escolas de ensino infantil e as que têm infantil e fundamental; em ambas as categorias, 54% tiveram queda. Não é muito diferente das que oferecem também o médio, 50%.

"Apesar de a dificuldade do ensino remoto no infantil e nos primeiros anos do fundamental ser maior, a perda de receita foi equivalente nos diferentes níveis", diz Tadeu da Ponte, mestre em matemática pela USP, professor e coordenador do Centro de Educação do Insper e criador da Explora, empresa especializada em análises para a educação básica, que realizou a pesquisa.

"Isso mostra que não se trata de uma decisão dos pais de tirar os filhos da escola, pedir desconto ou não pagar a mensalidade porque não estão satisfeitos com as aulas on-line. Isso também ocorre, mas não é a regra. Os problemas financeiros das escolas são consequência do impacto da pandemia na renda das famílias."

Membro da União pelas Escolas Particulares de Pequeno e Médio Porte, o pesquisador afirma que o termo usado pelo setor é o de "colapso no sistema de educação". Segundo Pontes, a margem de lucro de uma escola desse segmento gira em torno de 15%. Considerando que tenha feito um fundo de 5% por um ano, a reserva já teria sido gasta nesses três meses de pandemia, e esse, segundo ele, é o melhor dos cenários.

Com a participação de 1.500 instituições de ensino e de cerca de 17 mil gestores escolares e educadores, a União encaminhará ao Ministério da Educação e às secretarias estaduais de Educação um manifesto pela sobrevivência do setor.
Entre as reivindicações estão a implantação de linhas de crédito, a redução da carga tributária, o aumento de prazo para a quitação de impostos e a criação do voucher educacional (ajuda de custo dada pelo governo para ser usada no pagamento das mensalidades).

Além do desemprego de profissionais do ensino que a falência de escolas particulares gera, a união alerta para a migração de parte dos alunos para a rede pública e para o risco de que não haja vaga e estrutura para todos. Só na cidade de São Paulo, o rombo na secretaria de Educação já foi de R$ 1 bilhão, resultado da queda de arrecadação em decorrência da quarentena, e o sistema público, mesmo fora da época de matrícula, já começa a receber solicitação de transferências de estudantes da rede privada.

LAURA MATTOS
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) 

 

Agente de portaria é preso por furto de testes de Covid-19; exame era negociado a R$ 32

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

O Grupo de Repressão ao Crime Organizaco (Greco) prendeu, nesta segunda-feira (1º), um agente de portaria suspeito de furtar 30 testes de covid-19 de um prédio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), de Teresina. As informações foram divulgadas pela Polícia Civil do Piauí. 

O crime teria ocorrido na noite da última quinta-feira (28). O suspeito trabalha em um anexo do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), do Ministério Público do Piauí, na zona Leste da capital. No local, também há um anexo da FMS, órgão da Prefeitura de Teresina, de onde foram furtados 30 testes para covid-19. 

Identificado com as iniciais F.A.N.O., o agente de portaria teria furtado os testes na noite na qual cumpriu escala de serviço. 

A Polícia Civil informou que os exames estavam sendo negociados a R$ 32 cada um, no momento da abordagem dos investigadores do Greco. 

O suspeito vai responder por crime de furto qualificado. 

A Polícia Civil divulgou o número de telefone (86) 99991-0455 para envio de denúncias anônimas para agentes do Greco. O sigilo das informações e do denunciante são garantidos. 

Fábio Lima
[email protected]

Sem iniciar ano letivo em 2020, Uespi continua com aulas suspensas até julho

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com 

O calendário acadêmico da Universidade Estadual do Piauí  (Uespi) continuará suspenso até o dia 31 de julho de 2020 devido a pandemia da Covid-19. Atualmente, cerca de 12 mil alunos matriculados regularmente na instituição - que possui 12 campus - estão com as aulas suspensas desde abril, após decreto do Governo do Estado que reforça o isolamento social. 

O pró-reitor de Administração da Uespi, Pedro Soares, ressalta que o período 2020.1, até o momento, não foi iniciado porque o retorno das aulas - após férias - estava previsto para o mês de abril, quando o decreto que suspende as aulas passou a vigorar em todo o estado.  O ano letivo de 2019 terminou em 2020 devido a greve dos docentes no ano passado. 

"Ficamos com as aulas suspensas até final de julho e vamos estudar a possibilidade de retornas a atividade docente a partir de agosto, a depender da evolução da pandemia no nosso estado. No momento, aguardamos decreto do Estado, que deve sair na próxima semana, para o retorno das atividades administrativas mesmo que em sistema de rodízio. Já as aulas presenciais não temos previsão, talvez a partir de agosto", diz Soares.

Um comitê de gestão de crise da Uespi acompanha as ações do Governo do Estado e a evolução da pandemia. "Esse comitê já planeja as adequações que deverão ser feitas com o retorno das atividades. Estamos com cursos abertos para a especialização dos docentes. A atividade docente deve retomar com aulas remotas", explica.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, as universidades precisam cumprir os 200 dias letivos. Provavelmente, o ano letivo de 2020 - se transcorrer normalmente sem redução de horas - deverá terminar somente em 2021. 

 

Carlienne Carpaso
[email protected]
 

Prefeitura do Rio aponta jogos com 1/3 do público nos estádios a partir de julho

FOTO: LUCAS MERÇON/ FLUMINENSE F.C.

 

A prefeitura do Rio de Janeiro anunciou, nesta segunda-feira, medidas de flexibilização do isolamento social que preveem a permissão de jogos de futebol com 1/3 do público a partir de julho. O anúncio foi feito pelo prefeito Marcelo Crivella, mas essas normas poderão ser reavaliadas dependendo do número de casos da covid-19.

A fase 1 começa nesta terça-feira e estão previstas "atividades em centros de treinamento". Na segunda fase, prevista para ser adotada daqui a duas semanas, serão liberados jogos com portões fechados.

Na fase 3, será permitido 1/3 de público nos estádios. Maracanã com 22 mil pessoas, em São Januário, 7 mil torcedores, e no Nilton Santos, 14 mil.

O Campeonato Carioca está paralisado desde 16 de março, após a vitória do Madureira sobre o Volta Redonda, por 2 a 1, no Estádio Conselheiro Galvão.

Fonte: Estadão Conteúdo

Prefeitura no Piauí baixa decreto e determina o retorno das atividades a partir de hoje (1º)

Foto: Reprodução Google Street View

A prefeitura municipal de Paulistana, a 468 Km ao Sul de Teresina, decretou a retomada de atividades econômicas nesta segunda-feira (1). Salões de beleza, lojas de confecção e calçados e móveis estão entre as autorizadas a retomar. O decreto prevê ainda a reabertura de academias a partir do dia 8 de junho. 

Na retomada, a prefeitura considera que o município de Paulista "não possui nenhum caso de coronavírus, visto que os 08 (oito) casos que constavam nos boletins municipais figuram como curados". O poder público municipal também ressalta a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que reconheceu aos Estados e Municípios a definição das atividades essenciais.

As atividades econômicas que estavam impedidas de funcionar e agora poderão retomar suas atividades a partir desta segunda-feira (1) são:

Foto: Reprodução Decreto Municipal

Os atendimentos em salão de beleza e clínicas de estética deverão ser realizados obrigatoriamente por hora marcada e de forma individualizada, através de agendamento prévio por telefone, e-mail ou outro meio à distância. Paulistana possui cerca de 20 mil habitantes. (Clique aqui e acesse o decreto municipal)

O prefeito Gilberto José de Melo (PSD) falou ao Cidadeverde.com que a vontade da gestão era de ter antecipado o retorno mas que atendeu ao decreto estadual. 

“Desde o início que eu nunca concordei com o fechamento desse comércio em uma cidade como Paulistana. Sempre eu questionei com o presidente da APPM. Cada município tem uma realidade mas o governador do Piauí fez o decreto e puxou toda a responsabilidade para ele. Eu vinha querendo reabrir, mas vinha seguindo o decreto do governador”, disse o prefeito.

Também fica autorizado na cidade o retorno da marcação de consultas e exames relacionados às gestantes. 

O decreto prevê que os locais deverão disponibilizar álcool em gel 70%, uso obrigatório de máscaras pelos clientes e funcionários que atendem o público.  A lotação máxima permitida é de 50% da capacidade normal, observando o distanciamento mínimo de 1,5 metros entre uma pessoa e outra. 

A medida também determina que máquinas de cartão de crédito e débito devem ser higienizadas após cada uso. Todos os estabelecimentos devem ter publicidade das regras de recomendação em prevenção, com destaque para o distanciamento. 

“Abrimos mas estamos fazendo a divulgação que a pandemia não acabou e que a pessoa só vá fazer a sua compra apenas se estiver necessidade”, disse o prefeito. 

A partir do dia 8 de junho, academias de esporte, bares, clubes, restaurantes e praças de alimentação também poderão reabrir.

Gilberto José assegura que a decisão é tomada com segurança. “Os nove de casos vieram todos de fora. Todos os ônibus clandestinos que chegam na nossa cidade nossa equipe de vigilância sanitária faz a testagem e direciona para o isolamento. Todos os nove foram tratados sem precisar de hospital”, explicou o prefeito que relatou um caso mais grave de Betânia que foi tratado no hospital do município. 

O decreto prorroga a suspensão das aulas presenciais da rede pública e privada. Atividades coletivas ou eventos como shows artísticos e religiosos ou de “qualquer natureza que provoque aglomeração de pessoas” continuam suspensas. 

Valmir Macêdo
[email protected]

Coronavírus chega aos bancos e casos no Piauí já somam 15

Foto: Reprodução Google Street View

O novo coronavírus chegou às agências bancárias do Piauí. Segundo o Sindicato dos Bancários, já são 15 casos registrados no estado. Só no Banco do Nordeste 7 funcionários testaram positivo para a covid-19. O banco precisou fechar duas agências, uma em Piracuruca - que já retornou às atividades normais após os casos terem sido descartados - e outra no Dirceu Arcoverde, em Teresina, que foi reaberta nesta segunda-feira (1) para autoatendimento.

Ainda de acordo com os dados do Sindicato dos Bancários, o Bradesco é o segundo banco em número de casos confirmados, três no total. Em seguida vem o Santanter com dois casos e Caixa, Itaú e Banco do Brasil com um caso cada.

Em relação aos casos suspeitos, a Caixa lidera com 9 registros, seguido de Banco do Nordeste (3) e Itaú (2). O serviço bancário é considerado essencial na pandemia do Coronavírus. 

De acordo com o sindicato, para casos de agências que possuam algum funcionário, bancário ou não, com sintomas do vírus é necessário que seja aplicado o protocolo de sanitização. A agência é fechada para higienização, os funcionários sintomáticos são afastados inicialmente por 14 dias e os assintomáticos por 7 dias, além da troca de equipe.

"Estamos cobrando que seja cumprido o decreto da prefeitura de testagem dos funcionários. Até o momento, só o Banco do Nordeste iniciou a testagem", disse Odaly Medeiros, presidente do Sindicato.

Na semana passada, quatro agências do Bradesco em Teresina foram fechadas para sanitização após caso confirmado de Coronavírus. 

Ainda de acordo com o presidente, o Sindicato confeccionou 10 mil máscaras e adquiriu 300 frascos de álcool em gel para suprir as unidades bancárias.

Em nota, o Banco do Nordeste disse que tem reforçado medidas de segurança que visam tanto a proteção dos clientes, quanto de seus funcionários. 

Veja a nota na íntegra:

Diante do cenário de pandemia do Covid-19, o Banco do Nordeste tem reforçado medidas de segurança que visam tanto a proteção dos clientes, quanto de seus funcionários. 

Entre as medidas adotadas estão a sanitização de agências, obedecendo aos protocolos adequados de limpeza e desinfecção de superfícies e disponibilização de álcool em gel em todas as unidades. Também foram distribuídas máscaras faciais para todos os funcionários, garantindo o regime de teletrabalho para aqueles enquadrados em grupos de risco. O ingresso de clientes tem sido controlado e as filas, externas, organizadas de modo a que seja mantida a distância mínima de 2 metros entre as pessoas.

O atendimento aos clientes e o acesso aos terminais de autoatendimento foi priorizado, de forma a assegurar que todos os serviços básicos continuassem a ser prestados, a exemplo de saques, depósitos, pagamento de contas e verificações de extratos. 

O Banco do Nordeste também tem recomendado a todos os clientes a utilização dos canais digitais ou atendimento pela Central de Relacionamento 0800 728 3030, com adoção do cadastro e o acesso remoto ao crédito, negociação das dívidas e expansão dos prazos para pagamento.

Hérlon Moraes
[email protected]

26 milhões de pessoas ainda podem receber 2ª parcela do auxílio emergencial

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

Cerca de 26 milhões de pessoas ainda podem sacar a segunda parcela do auxílio emergencial, anunciou nesta segunda-feira (1º) o presidente da Caixa, Pedro Guimarães.

O saque em dinheiro deste lote para quem tem a poupança social e demais públicos (e que tenha recebido a primeira parcela até 30 de abril) teve início no último sábado. O calendário segue de acordo com o mês de nascimento do beneficiário, até o dia 13 de junho.

Nesta segunda (1º), 2,4 milhões de pessoas nascidas em fevereiro já puderam fazer o resgate em espécie, em caixas eletrônicos, lotéricas e agências da Caixa. Na terça (2), é a vez dos nascidos em março. Cerca de 2,7 milhões poderão fazer o saque em dinheiro.

De acordo com o presidente da Caixa, as filas nas agências têm diminuído consideravelmente porque parte das pessoas elegíveis já utilizou o Caixa Tem para realizar pagamentos na internet, de contas, compras em estabelecimentos comerciais ou como se fosse um cartão via celular, a partir das maquininhas.

Guimarães disse ainda que 10,9 milhões de pedidos feitos pelo aplicativo ou site estão passando por análise e, a depender da verificação dos critérios de elegibilidade, poderão ser concedidos.

DICAS
Para evitar aglomerações e o alto risco de contágio pelo Covid-19, o ideal é ir à agência se não houver outra opção e somente após confirmar que o saque está de fato liberado para o trabalhador e que o código para o saque foi emitido.

Nesta fase, estão sendo atendidos os mais de 50 milhões trabalhadores que se inscreveram pelo site ou aplicativo do programa do governo federal e foram aprovados até 30 de abril.

Quem não quiser pegar o dinheiro em espécie pode continuar movimentando o valor pelo Caixa Tem ou transferir para contas de outros bancos. Neste caso, também é preciso obedecer o calendário de saques. Se na primeira parcela o beneficiário indicou outro banco, a transferência será feita automaticamente na data marcada.

A data de pagamento da terceira parcela deve ser divulgada em duas semanas. Em coletiva de impressa desta sexta (29), o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, disse que a dinâmica do novo calendário depende de como será a próxima semana, "se irá se confirmar a redução das filas".

"Nós entendemos que haverá uma necessidade menor das pessoas irem às agências, porque elas poderão comprar com o celular em supermercados, farmácias. Se estivermos certos, replicaremos o calendário na terceira parcela", afirmou Guimarães.

Ele se referiu ao sistema de QR code, um gerador de códigos que podem ser lidos pela câmera do celular, que foi liberado para o Caixa Tem nesta sexta-feira.

Para usar esta forma de pagamento o beneficiário precisará selecionar a opção no aplicativo e apontar a câmera do celular para a tela da máquina de cartão do estabelecimento onde está fazendo a compra.

Até o momento, o serviço está disponível em maquininhas Elo e Getnet.

LAÍSA DALL'AGNOL
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) 

 

Posts anteriores