Cidadeverde.com

Ela está de volta: Lourdes Melo confirma candidatura a prefeitura de Teresina

Foto: Bartolomeu Almeida

A professora Lourdes Melo vai mais uma vez disputar a prefeitura de Teresina. Filiada ao PCO, ela garante que vai fazer a convenção partidária dentro do prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral que é 05 de agosto. 

“Toda eleição a gente participa. É uma oportunidade de falar para o público e mostrar nossas ideias, mesmo sabendo que ganha a eleição quem tem dinheiro para comprar voto”, afirma.

"Não é uma eleição que vai mudar a vida das pessoas, é com muita luta", garante.

 

Rubenita Lessa desiste de candidatura e anuncia apoio a Sílvio Mendes

Foto enviada ao blog

A advogada Rubenita Lessa, anunciou através de um vídeo, que não vai disputar as eleições deste ano. Rubenita justificou a ausência na disputa por conta dos compromissos profissionais como advogada e assessora parlamentar. Na oportunidade foi advogada manifestou apoio ao candidato Silvio Mendes.

Obra brasileira sobre delação premiada será lançada na Argentina para público latino-americano

O livro Delação Premiada: uma abordagem histórica desse instituto no Brasil, escrito pelo piauiense Marcos Venícios Andrade de Araújo, professor e mestrando em Criminologia, ganhou versão em espanhol e foi lançada nesta quarta-feira, 17/7, na Sociedad Cientifica Argentina, em Buenos Aires.

A obra será comercializada em toda a América Latina pela Editora Autores del Mundo. A apresentação e o prefácio foram escritos por George Azevedo, advogado criminalista com atuação no Brasil, e Augusto Carlos Ponce, assessor jurídico do Ministério Público da Argentina e doutor em Criminologia Forense, ambos professores da Faculdade de Derecho da Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales.

“Ficamos muito honrados diante do interesse de lançamento do livro para todo o público latino-americano e de ter os prefácios escritos pelos renomados professores George Azevedo e Augusto Carlos Ponce. No livro que lançamos no ano passado, promovemos um mergulho histórico nesta que é uma das mais importantes ferramentas em uma persecução penal, a delação premiação. Resgatamos as origens mundiais do instituto, demonstramos sua natureza jurídica e procuramos retratar, de maneira sistemática, como funciona esse jogo entre Estado e réu”, conta Marcos Venícios.

Marcarão presença no evento, a convite do autor, os amigos Odair Rogério Sobreira Xavier, delegado de polícia e Professor da Uniasselvi em Brusque/Santa Catarina, e o professor Genilson Amaral Ferreira, coordenador do curso de Direito da Faculdade Estácio de Sá em São Luís/Maranhão.

Allan Cavalcante pode ser o primeiro diácono a se tornar vereador de Teresina

Foto enviada ao blog

O advogado e diácono Allan Cavalcante lança oficialmente seu nome como candidato a vereador de Teresina pelo PRD, neste sábado, 20, das 15h às 18h, no Teresina Hall. 

Em seu currículo como gestor público, constam passagens como secretário municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) e presidente da Agência Municipal de Regulação de Serviços de Teresina (Arsete), mas, o que o diferencia dos demais candidatos é o fato de ser diácono da igreja católica da capital.

“Acredito na política como um meio de transformação, para impactar e mudar a vida das pessoas. Ela é um processo que faz parte da vida de qualquer cidadão, todas as benfeitorias, todos os benefícios que a gente recebe, é por meio dela. Quero fazer parte dessa política e transformar vidas”, disse Allan Cavalcante.

 
Da família religiosa, com primas e irmãs freiras e os pais fiéis seguidores da religião, ele herdou a vontade de servir ao próximo e se engajou nas ações da igreja. 

Em 2017, iniciou o processo de estudo na Escola Diaconal, foram anos de aprofundamento do estudo da palavra e da relação de proximidade com comunidades e, em 2021, tornou-se Diácono da Igreja Católica, aprovisionado na Pastoral do Povo de Rua.

Hoje, devido ao período eleitoral, encontra-se afastado de suas funções na diaconia, mas com o pensamento voltado para voltar a servir ao próximo, caso ganhe uma vaga na Câmara Municipal de Vereadores de Teresina, cargo que disputa pela primeira vez.

Professora da rede municipal pretende ser a primeira vereadora do Partido Novo em Teresina

Foto enviada ao blog

Shueling Amaral, docente há 21 anos, efetiva no Município, é a única pré-candidata professora pelo Partido Novo compondo uma chapa pura ao lado do pré-candidato a prefeito Professor Tony Kerley.

“Estamos trabalhando em busca de uma renovação na Câmara Municipal. Somos pessoas comuns, com um longo histórico de lutas por causas sociais e melhorias para a população”, afirma.

Shueling Amaral é atuante junto ao sindicato da categoria na luta por melhorias nas estruturas das escolas e a respeito da lei do Piso há muitos anos. Bastante conhecida em meio aos professores, pretende agora ser vereadora de Teresina. Tem um projeto social que promove palestras gratuitas sobre Inclusão. Se declara como mãe atípica.

Apac reúne a advocacia piauiense em grande evento festivo

Foto enviada ao blog

No último sábado, 13, a advocacia do Estado esteve reunida para avaliar o resultado da agenda de visitas realizadas aos profissionais do Direito em todos os territórios piauienses. 

A reunião aconteceu num restaurante da zona leste durante uma feijoada das amigas e dos amigos da advocacia, promovida pela Associação Piauiense da Advocacia (APAC).

No primeiro semestre, a APAC cumpriu um extenso cronograma de visita aos municípios, o que permitiu a realização de um diagnóstico sobre os desafios enfrentados pelos profissionais dentro da realidade socioeconômica regional onde ele atua, além de levantar várias pautas importantes para advocacia piauiense. 

A feijoada das amigas e amigos da advocacia marca o encerramento desta primeira etapa do trabalho e o início das comemorações do Dia do Advogado, celebrado dia 11 de agosto. É também uma oportunidade de congregar os colegas de profissão, seus familiares e amigos em uma ampla reunião festiva, como forma de reconhecer o importante papel que os advogados e advogadas desempenham na sociedade. 

“Esse evento serve para fortalecer os laços da nossa categoria e nos permite celebrar as conquistas alcançadas até aqui”, detalhou o advogado Raimundo Junior, membro da APAC. Segundo ele, ainda existe um grande caminho a ser percorrido, mas com uma categoria unida e fortalecida será possível resgatar o orgulho de ser advogado reconhecendo o valor da profissão na construção de uma sociedade mais justa e igual.

Jorge Lopes alinha diálogo para fortalecer pré-candidatura

Foto enviada ao blog

O Presidente da Federação PSDB Cidadania e pré-candidato a Prefeito de Teresina Jorge Lopes ( PSDB), retoma o diálogo no seio do partido para resgatar a história de boas gestões na Prefeitura.

Da Capital, assim, esteve com o vice-presidente estadual do PSDB , ex-prefeito de Teresina e ex-governador Freitas Neto, onde acertaram o avanço dos entendimentos, em reunião na FIEPI, juntamente com o presidente do Diretório Municipal Ver. Edson Melo. 

Fábio Novo não vê dificuldade em conversar com JVC

Foto: Ascom 

Após a desistência de João Vicente Claudino em disputar o Palácio da Cidade e o impasse no PSDB na capital, surgiu, não por acaso, o interesse dos demais pré-candidatos em ter JVC no palanque. Fábio Novo, por exemplo, elogiou seu mandato de senador e disse não ter nenhuma dificuldade em conversar com o empresário. “Se tivermos oportunidade, estou à disposição”, declarou Novo.

Família Ferreira dividida em Teresina; Pai e filho de lados opostos

Fotos: Ascom e Bartolomeu Almeida 

A família Ferreira está em lados opostos em Teresina. O ex-vereador José Ferreira, filiado ao AVANTE, anunciou a pré-candidatura a vereador de Teresina. O ex-parlamentar é da base política do prefeito Dr. Pessoa, tendo inclusive indicações na gestão.

Ferreira foi vereador de Teresina por seis mandatos consecutivos, durante os quais ocupou a presidência da Câmara Municipal por seis anos.

No entanto, o filho, vereador Vinício Ferreira, que está em seu primeiro mandato, é filiado ao PSD e presidente municipal do partido. O parlamentar já anunciou apoio à pré-candidatura de Fábio Novo. Na eleição passada, Vinício, que era filiado ao AVANTE, recebeu apoio do pai. Este ano, os dois vão concorrer de forma independente. Quem vai levar a melhor?

 

 

 

Posts anteriores