Cidadeverde.com

Margarete Coelho comemora fase final da Casa da Mulher Brasileira em Teresina

 A ex-deputada federal destinou emenda parlamentar para a construção da obra que atenderá mulheres em situação de violência doméstica.

Teresina está prestes a inaugurar a Casa da Mulher Brasileira, um espaço que dará atendimento integral à mulher em situação de violência doméstica. A atual diretora de Administração e Finanças do Sebrae e ex-deputada federal, Margarete Coelho comemora a finalização das obras e fala da contribuição importante do seu mandato através de emenda parlamentar e reuniões que viabilizaram os recursos em Brasília. 

Com a proximidade da entrega da obra, Margarete destaca a importância de todas as tratativas para que a Casa da Mulher Brasileira fosse implantada no Piauí e ter um espaço de acolhimento com uma equipe multidisciplinar integrando os serviços oferecidos no atendimento às mulheres vítimas dos crimes de violência doméstica e sexual. 

“Há tempos luto por um espaço de apoio para as mulheres em Teresina. Estudos mostram que a violência aqui possui níveis preocupantes. Quando Vice-Governadora, foram muitas as tratativas e, como deputada federal, consegui alocar os recursos para esse projeto. Na gestão da secretária Cristiane Britto, os recursos foram empenhados e depositados na Caixa Econômica Federal. E agora estamos prestes a realizar esse sonho para as mulheres que precisam do apoio do poder público a enfrentar a violência que as impede do exercício pleno da cidadania. Estou feliz e certa de que os apoios de ontem e os de agora nos ajudaram a tornar esse sonho uma realidade”, comemora Margarete. 

Margarete Coelho foi a responsável pelo encontro do prefeito de Teresina Dr. Pessoa e da secretária municipal da Mulher, Karla Berger com a então ministra da Mulher, da Família, e dos Direitos Humanos, Damares Alves. E se reuniu, em outras ocasiões, com a Secretária Nacional de Políticas para Mulheres, Cristiane Britto a fim de liberar os recursos para a obra. A visita dos gestores, em Brasília, foi fundamental na construção dos diálogos e parcerias para o avanço das políticas públicas para as mulheres que contou com a presença da secretaria Cristiane Britto no lançamento da pedra fundamental da Casa da Mulher Brasileira em Teresina.

Luciano Nunes confirma pré-candidatura a prefeito de Teresina

Em entrevista ao Jornal Acorda Piauí da Rádio Cidade Verde desta quarta-feira, 20 de setembro, o ex-deputado estadual e presidente do diretório estadual do PSDB, Luciano Nunes, confirmou a intenção dele de disputar a prefeitura de Teresina. “Sou pré-candidato a prefeito de Teresina”, enfatizou.

Segundo Luciano, fatos como, conversas, entendimentos e pesquisas, serão importantes para a definição do nome da oposição que vai disputar a prefeitura de Teresina em 2024.

Sobre a data para a definição do nome, Luciano disse que deve ser ainda este ano, mas não necessariamente em outubro.

 

Caem mortes, mas aumenta embriaguez no trânsito em Teresina

Foto: Ascom/SSP

Segundo dados divulgados pela diretoria de trânsito da Secretaria de Segurança do Piauí, em 2021 houve 79 mortes no trânsito, em 2022 foram 85 e já neste ano foram 60, uma redução de 29,41% em relação ao mesmo período do ano passado.

Os números mostram ainda que houve um aumento do número de motoristas dirigindo embriagados. Em 2021 foram flagrados 93 motoristas, em 2022 foram 71 e já em 2023 os números subiram para 229 representando um aumento de 222,54%.

 

Mês de setembro com RECORD de incêndios no Piauí

 

Foto:Prevfogo/Ibama/PI

Segundo dados do Ibama/Prevfogo, no Piauí de janeiro até o mês de setembro deste ano já foram registrados 4.874 focos de incêndios, sendo 80% (oitenta por cento) deles no sul do estado. Esse numero é 17% (dezessete por cento) maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.

De acordo com o Gildênio Sousa, analista ambiental e coordenador do Prevfogo no Piauí, em apenas uma semana no mês de setembro foram registrados aproximadamente mil focos de incêndios no estado,  um verdadeiro record.


O Piauí possui 4 brigadas de incêndios, todos no sul de estado, cada uma é formada por 15 brigadistas. 

 

Veja como vai ficar o terminal rodoviário do Lindolfo Monteiro

Foto:semel

O secretário de esporte e lazer do município de Teresina, Renato Berger, garante que no máximo até a próxima semana será enviado para a secretaria municipal de administração a proposta para a licitação da construção de um novo terminal de ônibus que vai substituir a atual estação que fica no estádio Lindolfo Monteiro. 

A obra orçada em 4 milhões de reais, será erguida num espaço entre o estádio e o ginásio verdão. “ Eu queria na verdade que esta obra fosse feita em outro local mas a opção que temos é essa. Pelo menos teremos uma coisa mais organizada e moderna que não vai atrapalhar o acesso ao estádio”, disse Berger.

Disputa em Teresina: Para Sílvio é cedo definição do nome da oposição em outubro

O médico Silvio Mendes, presidente do diretório municipal do União Brasil, disse nesta terça-feira dia 12, que não seria prudente para o grupo da oposição a definição em outubro do nome que vai disputar a prefeitura de Teresina em 2024. Segundo Sílvio, o ideal seria no final deste ano ou mesmo no início de 2024. " Outubro é muito cedo. Não precisa pressa", disse.

A posição, no entanto, vai de encontro ao que prega o vereador de Teresina Aluísio Sampaio, presidente do diretório municipal do Progressistas que defende a definição do nome que vai representar a ala oposicionista em outubro.

 

Obras da Casa da Mulher Brasileira em Teresina chegam a fase final

Foto:assessoria

A Prefeitura de Teresina, através da Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Centro chegou a fase final das obras da Casa da Mulher Brasileira em Teresina. Para o superintendente Roncalli Filho, a nova estrutura será um importante marco no fortalecimento da proteção de mulheres na capital piauiense.

A obra licitada no valor de R$ 5,4 milhões foi feita do zero no período de menos de um ano com recursos obtidos por meio do Governo Federal. O investimento foi captado por meio da Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan), através da Secretaria Executiva de Captação de Recursos e Monitoramento (Secrem).

Segundo Roncalli Filho, a finalização completa da obra está prevista para o mês de outubro. Ele ainda acrescentou que a estrutura será entregue, inclusive, com todo o mobiliário garantido. 

De acordo com o engenheiro, a CMB abrigará uma série de serviços essenciais, desde assistência jurídica e psicológica até alojamento temporário.

“A Casa da Mulher Brasileira, não é apenas um sonho para Teresina, é também um marco no combate à violência de gênero e no apoio às mulheres que enfrentam situações de abuso e violência doméstica. Ela se destina a oferecer uma resposta abrangente a esses desafios, reunindo em um único local diversos órgãos e serviços voltados para o atendimento integral das vítimas”, destacou o superintendente.

Teresina vai sediar Seminário para debater o Comitê do Rio Parnaíba

Durante todo mês de agosto foram realizados Seminários Regionais organizados pela Diretoria Provisória do Comite da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba – CBH Parnaíba e pela Agencia Nacional de Águas e Saneamento Básico - ANA.

O objetivo é divulgar o processo de instalação do CBH Parnaíba e a eleição de sua diretoria efetiva, gestão 2023/2027, esclarecer sobre a sua importância e as formas de participação dos atores envolvidos.

Em Teresina, o evento será realizado no dia 31 de agosto, a partir das 14 horas, na Associação Piauiense de Municípios - APPM, situada na Avenida Pedro Freitas, 2000, Vermelha.


Foram realizados outros Seminários Regionais em 13 cidades na área da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba: Timon/MA, Piripiri/PI, Floriano/PI, Valença do Piauí/PI, São Bernardo/MA, Parnaíba/PI, Picos/PI, São Benedito/CE, São Raimundo Nonato/PI, Crateús/CE, Bom Jesus/PI, Castelo do Piauí/PI e Balsas/MA.

O presidente do Comitê provisório da bacia do Rio Parnaiba é o engenheiro agrônomo Avelar Amorim.

Chagas Botelho lança novo livro no Salipi

Foto: Divulgação 

O radialista e escritor Chagas Botelho lança o seu mais novo livro, Olhar de casca de banana’, nesta sexta-feira (18) no Salão do Livro do Piauí. Ele participa do bate-papo literário, a partir das 18h30. 

A obra reúne crônicas leves sobre o cotidiano e situação inusitadas vivenciadas pelo autor.  

O Salipi acontece na Universidade Federal do Piauí (UFPI). 

Secretaria de Justiça vai separar presos por periculosidade no Piauí

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

O secretário de estado da Justiça, deputado estadual coronel Carlos Augusto, afirmou nesta terça-feira (08) que, a partir de março do próximo ano, vai dividir os presos do sistema prisional do estado em categoria e grau de periculosidade. De acordo com o secretário, esse critério vai ajudar na definição de políticas públicas voltadas para o sistema, facilitando a definição da empregabilidade da mão de obra.

Atualmente, o Piauí possui 17 unidades prisionais com capacidade para 3.300 presos. O sistema possui 6.034 presos, representando quase o dobro da capacidade. 

Carlos Augusto anunciou ainda que está em curso o projeto de um presídio no município de Altos com capacidade para 800 presos e já em andamento a construção de um presidio no município de Buriti dos Lopes.

Posts anteriores