Cidadeverde.com

Piauiense vai compor a equipe de Cristiano Zanin no STF

O piauiense Mateus Camillo, procurador do estado de São Paulo, vai integrar a equipe do novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, que foi empossado nesta quinta-feira (03). Mateus é filho do ex-reitor da UFPI e ex-secretário da Prefeitura de Teresina, Charles Silveira, que fez o anúncio nas redes sociais. 

“Feliz com o sucesso profissional do meu filho Mateus Camillo, Procurador do Estado de São Paulo, passando a integrar a equipe do Ministro Cristiano Zanin. Que Deus o proteja e guarde", publicou Charles Silveira. 

Mateus Camillo é mestre e doutor em Direito Administrativo.

 

Levantamento aponta que vinte por cento dos presos do Piauí são analfabetos

Levantamento realizado pela SEJUS – secretaria de justiça do estado do Piauí mapeou o perfil dos presos piauienses. Foram ouvidos mais de seis presos que estão nas 17 penitenciárias do estado. 

Os presos responderam 49 questionamentos que serão usados na tomada de decisão da secretaria em parceria com outras instituições. Foram envolvidas situações jurídicas e socio- econômicas como a renda e o grau de instrução dos presos.

Entre os números levantados o levantamento indica que a taxa de analfabetismo entre privados de liberdade é de vinte por cento.

Setenta por cento dos detentos têm como fonte de manutenção e renda da família os programas de transferência do governo federal como o bolsa família o que não chega a 01 salário mínimo.

O roubo se destaca com sendo a principal causa de condenação dos presos incluindo também furto e trafico de drogas. 

O perfil da mulher detenta indica que elas estão presas por realizar crimes na companhia ou estimulada pelos parceiros sendo o trafico de drogas o principal deles.  

Vereador da bicicleta vai trocar Progressistas pela a Rede

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               Foto:Bartolomeu/Almeida

                   

Conhecido como “ Vereador da Bicicleta” Pedro Fernandes nasceu no município de São João da Serra, em 1981 chegou a Teresina. Na Capital residiu nos bairros: Nova Brasília, Dirceu e atualmente no Parque Poty. Além liderança política é líder comunitário e servidor do estado do Piauí onde exerce a função de zelador na Vigilância Sanitária do Estado. 

Apesar de já ter assumido varias vezes o mandato de vereador de Teresina, continua circulando pela cidade de bicicleta. “Eu quando assumi pela primeira vez um mandato de vereador em Teresina cheguei à câmara municipal para minha posse de bicicleta e ela continua sendo o instrumento que uso para circular pela cidade”, afirma.

Em 2004, militando pela política partidária pela primeira vez o zelador obteve 1.129. Na eleição seguinte em 2008 disputou novamente obtendo 1.950 votos alcançando a 2ª suplência. Em 2011 assumiu o mandato durante 03 (três) meses na licença de um dos parlamentares. Foi o primeiro parlamentar a chegar na Câmara Municipal para sua posse de bicicleta. Na eleição de 2012 chegou a 3.146 votos ficando na  1ª suplência. Em 2016 obteve a maior votação alcançando 3.505 votos, ficando com a primeira suplência da coligação. Com o licenciamento de um dos vereadores da coligação para assumir o cargo de Superintendente, Pedro Fernandes assumiu o mandato. 

Em 2020 disputou mais uma vez o mandato de vereador da capital na oportunidade obteve 2.017 votos ficando na quarta suplência da coligação. 

Ele continua filiado ao Progressistas partido que disputou as eleições de 2020, mas garante que em breve vai se filiar ao Rede onde pretende disputar mais uma vez um mandato de vereador de Teresina. 

 

 

João Vicente Claudino aponta para candidatura em 2024

Foto:divulgação


O Ex-Senador João Vicente Claudino teve nesta quinta-feira dia 21,  uma conversa com os novos dirigentes do Cidadania no Estado, o maratonista Joaquim Saraiva e o empresário Cleiton Popular, juntamente com o ex-presidente da FUNDESPI Jorge Lopes, para alinhar o bom entendimento dos dois partidos da Federação PSDB, sigla que estarão ingressando em agosto, e o partido dos novos dirigentes do Cidadania.

De acordo com Jorge Lopes, a conversa foi em clima de harmonia entre os dois partidos da Federação PSDB e Cidadania para as eleições de Teresina e no Estado, com o fortalecimento das chapas de candidatos a Vereador e da chapa Majoritária que sairá dessa aliança

Nucepe divulga dia 30 de novembro resultado final do concurso do Corpo de Bombeiros

Bárbara Melo, presidente do NUCEPE – Núcleo de Concursos e Eventos da Universidade Estadual do Piauí, anunciou nesta quinta-feira, 20 de julho, em entrevista ao Acorda Piauí da Rádio Cidade Verde, que o concurso do Corpo de Bombeiros será finalizado dia 30 de novembro com a entrega do resultado final.

Bárbara anunciou também que na mesma data será entregue o resultado final do concurso de técnico da universidade estadual do Piauí e professor efetivo da instituição.

“É uma data histórica para o NUCEPE com a conclusão desses dois grandes concursos”, disse.

Prefeitura de Teresina vai criar fundo municipal e o conselho municipal desegurança

O secretário de governo da prefeitura de Teresina, advogado Michel Saldanha, garantiu em entrevista ao Acorda Piauí da rádio Cidade Verde, que serão encaminhados ainda nesta quarta-feira (12) projetos de lei que criam o fundo municipal e o conselho municipal de Segurança. 

Guarda civil municipal

Saldanha garantiu ainda até o final do ano será aprovado o estatuto da guarda civil municipal.

“Por conta da falta desses instrumentos o município de já perdeu muito recurso ao longo dos anos”, enfatizou o secretário.

 

 

Enzo Samuel confirma pré-candidatura a prefeito de Teresina


Em entrevista ao programa Acorda Piauí da rádio cidade verde, o vereador de Teresina Enzo Samuel (PDT), presidente da Câmara Municipal, afirmou que o nome dele está posto como pré-candidato a prefeito de Teresina. “O PDT terá candidato a prefeito de Teresina e meu nome está à disposição”, disse.

O vereador esteve nesta quinta-feira em Brasilia onde se reuniu com o ministro da Desenvolvimento Social, Welligton Dias, onde falou de politica e sobre um programa de revitalização do Centro de Teresina. “Sou favorável a ocupação com moradias dos prédios públicos que estão abandonados no centro da capital”.

Enzo Samuel também tratou com o ministro sobre um programa de moradias voltado para moradores de rua.

Fabricio Aurélio Pimentel assume direção do PL no Piauí

O professor universitário e mestre em artes marciais, Fabrício Aurélio Pimentel, é o novo presidente do Partido Liberal no Piauí. A nominata com a nova composição do diretório estadual foi divulgada nesta sexta-feira (23) pela direção nacional da sigla.

Fabricio Aurélio é um fiel seguidor do ex-presidente Jair Bolsonaro e faz parte do grupo ligado ao tenente coronel Diego Melo, que foi candidato a governador em 2022. Ele deve ser um dos articuladores da montagem de chapas do partido na capital e nas principais cidades do Piauí.  

"Assumimos o PL com a intenção é unir os Conservadores do Piauí. Vamos iniciar uma nova fase, uma nova esperança do PL no Piauí. O PL é o maior Partido Conservador da América Latina e deve ser a base conservadora da política nos 224 municípios do nosso Estado", disse o novo presidente da sigla. 

A vice-presidência estadual do PL ficará com o engenheiro Daniel Pereira, que disputou uma vaga na Câmara Federal nas eleições do ano passado.

Vários partidos estão “de olho” em Nouga Cardoso

Foto: Neyla Monteiro

O secretário de Educação do município de Teresina, professor doutor Nouga Cardoso, não descarta entrar na disputa eleitoral no próximo ano. No entanto, Nouga ressalta que só disputaria cargo majoritário, descartando buscar uma vaga na Câmara Municipal.

Vários partidos têm procurado o secretário para uma possível filiação. “É algo que estou avaliando ainda. Tenho que conversar com o prefeito, mas alguns nomes da gestão têm me procurado no sentido de ver essa possibilidade de disputar. Estou analisando com calma, mas não descarto disputar para cargo majoritário”, disse.

Nouga não tem filiação partidária e é eleitor do município de Monsenhor Gil, fatos que não o impedem disputar em Teresina, isso porque ainda há tempo de se adequar a legislação eleitoral.

O secretário já disputou outros cargos fora da politica, como por exemplo a reitoria da Uespi, onde disputou três vez, uma como vice e duas com reitor. Em todas elas foi eleito, sendo que na última disputa foi candidato único a reitor da instituição.

Teresa Brito anuncia pretensão de disputar a prefeitura de Teresina

                                        Foto:NeylaMonteiro
A ex-deputada estadual Teresa Brito (PV), afirmou nesta quarta-feira (21) durante entrevista ao jornal Acorda Piauí da radio cidade verde que pretende disputar a prefeitura de Teresina nas eleições de 2024.

Teresa afirmou que vai buscar um alinhamento com os demais nomes que fazem parte da federação PT/PV/PC do B que estão buscando se viabilizar para disputar a prefeitura de Teresina. Caso não entrem em consenso ela pretende ir até as instancias finais que são as convenções partidárias. " Meu nome está vivo e vai até a convenção", disse.

Dentro da federação disputam ainda apoios para disputar a prefeitura da capital os deputados estauais Fábio Novo e Franzé Silva, ambos do PT.

A ex-parlamentar assumiu recentemente a presidência nacional da Fundação Herbeth Daniel, braço  de formação politica do PV.

Teresa Brito é também vice-presidente nacional do partido e preside a sigla no estado do Piauí.

Posts anteriores