Cidadeverde.com

Reforma das praças da Bandeira e Da Costa e Silva deve iniciar em 15 dias

Foto:cidadeverde


Praça Marechal Deodoro (praça da bandeira) e Da Costa e Silva, duas das principais praças do centro de Teresina serão reformadas pela SAAD/centro. De acordo com o superintendente da pasta, Roncalli Filho as obras deverão iniciar em 15 dias.

A Praça da bandeira vai contar com quiosques para ambulantes, posto da guarda municipal, reforma do monumento histórico (marco zero) , playground e reforma do passeio. Investimento superior a 900 mil reais.

Já a praça da costa e Silva vai contar com posto da guarda municipal, reforma da fonte,  quiosques para permissionários e estacionamento. O investimento será superior a 700 mil reais.

De acordo com Roncalli em 6 meses, as duas intervenções serão concluídas.

 

Prefeitura de Teresina: Sai Michel Saldanha entra Ronney Lustosa

Foto:cidadeverde.com


Está em curso na prefeitura de Teresina mais uma mudança no secretariado. Desta vez a iniciativa na está partindo do prefeito mas sim de um núcleo político forte da administração. A ideia é substituir o atual secretário de governo advogado Michel Saldanha, pelo mais novo aliado do palácio da cidade Ronney Lustosa que ocupa atualmente a  presidência da PRODATER.

Segundo fontes do Palácio da cidade a mudança já é para acontecer nos próximos dias. A justificativa é que Lustosa é um nome com mais trânsito entre os politicos, especialmente na Câmara municipal enquanto que Saldanha, segundo os idealizadores da mudança, é um nome mais técnica.

Segundo ainda fontes do Blog, outra ideia que já está sendo colocada em prática é tirar o poder do presidente da Eturb João Duarte (Pessoinha), que passaria de “ homem forte” da gestão para um simples membro da equipe com poderes enfraquecidos. Pessoinha que sempre "deu as cartas", está hoje com poucos pedidos atendidos.

Ainda segundo as mesmas fontes outra mudança que o grupo pretende implantar é a divisão da  SEMCASPI – secretaria de assistência social do município que é ocupada pelo advogado Alan Cavancante, bastante ligado ao prefeito Dr. Pessoa. A ideia da divisão da secretaria não é nova mas o prefeito vem resistindo.

 

“ Irmão Elias” deverá deixar o União Brasil

Foto:BartolomeuAlmeida

Deputado estadual por 02 mandatos ( 99 a 2006), irmão Elias atualmente filiado ao União Brasil, não garante ficar no partido para possivelmente disputar um mandato de vereador por Teresina em 2024. 

A tendência é que o ex-parlamentar retorne ao Progressistas partido que era filiado quando exerceu os mandatos de deputado estadual no Piauí. Outra opção analisada por Elias é a filiação ao PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Na política local,  um fato que influenciou no distanciamento do atual partido, foi a aproximação com o palácio da cidade. 

 

Ex– vereador Paulo Roberto da "Iluminação" entre Teresina e Monsenhor Gil

Foto:arquivo/pessoal

Em contato com o Blog o ex-vereador de Teresina Paulo Roberto da “Iluminação” disse está decidido disputar um mandato eletivo no próximo ano, falta definir se em Teresina ou Monsenhor Gil.  “Para vereador de Teresina a possibilidade é de 90% e 10% de voltar a disputar a prefeitura de Monsenhor Gil”, garante. 

Paulo Roberto foi prefeito de Monsenhor Gil por 02 mandatos e vereador de Teresina entre 2013 e 2016. Foi ainda superintendente da FUNASA no Piauí e da SDU Sudeste de 2010 a 2012 na gestão Elmano Férrer quando assumiu também a Coordenação da iluminação pública de capital quando passou a ser chamado Paulo Roberto da “iluminação”

 

Família Lima é recebida pelo secretário de governo no palácio de Karnak

Foto: divulgação

Nesta segunda-feira dia 03, a família Lima representada por Georgiano Neto deputado estadual (MDB), Júlio César Lima deputado federal (PSD) e Jussara Lima senadora (PSD).foi recebido pelo secretário de governo Marcelo Nolleto no palácio de Karnak. A pauta que não foi divulgada, deu continuidade à movimentação dos líderes políticos no final de semana.

A família que comanda o PSD no estado, embora Georgiano seja eleito pelo MDB, está conversando com várias lideranças políticas para fortalecer ainda mais a sigla com a eleição de um número significativo de prefeitos em 2024.

 

 

 

Nomes fortes e com influência política acabam “ minando ” o poder de Regina na SASC

A secretaria de assistência social do estado (SASC) é uma das maiores pastas da gestão de Rafael Fonteles (PT). A titular da pasta a ex-governadora Regina Sousa, foi um dos primeiros nomes do primeiro escalão anunciados pelo atual governador.

A secretaria possui seis superintendências que seriam uma espécie de subprefeituras pela importância e poder de influência delas. 
Das seis superintendências, quatro são ocupadas por ex-secretários, já foram cinco, mas Rosângela Sousa, saiu para ocupar um cargo em Brasília no ministério de Wellington Dias.

São os seguintes os superintendentes que já ocuparam cargos importantes em gestões anteriores, a maioria secretarias, que estão atualmente a frente de superintendências na SASC: Sônia Terra, Janaína Mapurunga, Gilvana Gayoso, Assunção Aguiar e Zé Barros. O último foi secretário de educação do Piauí e é pré-candidato a prefeito do município de União.

Pelo visto o poder de decisão de Regina titular de uma super secretaria está bem dividido com nomes experientes de gestões anteriores e com comprometimento político próprio ou com terceiros.
Em público a ex-governadora não demonstra nenhum incômodo. Mas só o tempo dirá se tudo isso vai dar certo.


 

SAAD Sudeste: Sai Zé Nito, entram Gessy e Roberval Queiroz

O prefeito de Teresina Dr. Pessoa (Republicanos), está mesmo disposto a movimentar a gestão com mais uma reforma administrativa que está na iminência de acontecer. Entre as mudanças, está a divisão da SAAD Sudeste em duas pastas que seriam ocupadas pela empresária Gessy Lima e pelo vereador de Teresina Roberval Queiroz (Democratas. 

Zé Nito
Zé Nito (MDB), retornaria para a câmara municipal, mas parte das indicações dele na SAAD, permaneceria. De acordo com a fonte do blog, a decisão do prefeito de não “mexer” com o pessoal de Nito, seria pela amizade construída pelos dois ao longo da campanha e da gestão.

 

Secretário Daniel Oliveira cotado para disputar prefeitura no interior do estado

O secretário do Meio Ambiente do estado do Piauí, advogado Daniel Oliveira, é cotado para disputar a prefeitura do município de Canto do Buriti ( a aproximadamente 400 km de Teresina).

Daniel, que foi secretário de Justiça, é sobrinho do deputado estadual Dr. Hélio Oliveira (MDB), cotado para disputar a prefeitura de Parnaíba.

Os dois são de Canto do Buriti e possuem forte influência política na região.

Fontes do município confirmaram a pretensão de Daniel entrar na disputa.

O governador Rafael Fonteles chegou a afirmar que os secretários não estão autorizados a disputar as eleições municipais do próximo ano.

Além de Daniel Oliveira, pode entrar na disputa o atual prefeito, Dr. Felipe (Progressistas). O ex-prefeito Marquinhos Chaves, que inelegível, deverá indicar a esposa, Regiane Machado, para disputar o cargo.

Por meio de sua assessoria, o secretário Daniel Oliveira informou que está focado no cumprimento das metas da gestão na Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, e que questões eleitorais serão discutidas somente em 2024.

 

 

 

 

Chorando servidores apelam pela reabertura do hospital do Dirceu

Inaugurado na década de 80 como um posto de saúde do estado, o hospitalm de porte médio Alberto Neto, conhecido como hospital do Dirceu, passa por um delicado momento, após um incêndio no ultimo domingo que atingiu a ala de descanso dos profissionais médicos provocando pânico aos profissionais e pacientes. Por conta disso a unidade de saúde se encontra fechada.

Considerado, o pronto socorro da região sudeste, a unidade de saúde está fechada aguardando a pericia do corpo de bombeiros e da policia cientifica para avaliar a estrutura e as causas do incêndio.

O hospital funcionava com  urgência e emergência atendendo em média 200 e nos horários de pico, 300 pessoas por dia. O ambulatório que fica ao lado do hospital e atende consultas eletivas também está fechado por tempo indeterminado, por conta do incêndio.

Em 1995 quando era prefeito de Teresina Sílvio Mendes, o hospital passou a ser gerido pelo município. Em 2019 passou por uma reforma, na oportunidade,o centro cirúrgico foi fechado, sendo reinaugurado no dia 09 de março de 2020 sem o centro cirúrgico e permaneceu assim ate o incêndio do ultimo final de semana.

O corpo técnico do hospital é formado por profissionais do municipio e do estado. Mesmo fechado alguns profissionais fazem vigília no local. Uma servidora que nao quis se identificar chorando fez um apelo as autoridades. " Apelamos para a abertura o mais rápido possivel deste hospital". Outra servidora completou: " Esse hospital é alma e coração do Dirceu. Tô arrasada com o que aconteceu", desabafou.

O hospital atende o publico adulto e é referencia no atendimento cardiológico.
 

 

Mil pessoas serão intimadas por fazerem parte de grupos de WhatsApp que monitoram Blitzen

Foto:arquivo/pessoal

Fernando Aragão

Segundo o gerente de operações de trânsito da secretaria de segurança do Piauí, Fernando Aragão, já são mil pessoas que serão intimadas para depor na policia por fazerem parte de grupos de WhatsApp usados para monitorar as blitzen que estão sendo realizadas em Teresina. “Algumas pessoas insistem em atrapalhar nosso trabalho, mas estão sendo identificadas. Essas pessoas estão infringindo o art. 265 do código penal que prevê 01 a 05 anos de reclusão para quem fizer esse tipo de procedimento.  Essas pessoas serão ouvidas e devidamente processadas”, garante Fernando. 

O coordenador de operações de transito, informou ainda que a partir do mês de abril as blitzen intensificadas em Teresina e  ampliadas para os municípios do interior do estado.  “Na capital serão intensificadas nos três turnos ampliando as fiscalizações nas pontes também.  E a partir do próximo mês serão realizadas também no interior do estado”, garante. “ As nossas estatísticas mostram que as mortes e lesões corporais no transito caíram entre 40 a 60% portanto, o resultado é satisfatório", finaliza Aragão.

 

Posts anteriores