Cidadeverde.com

“ Irmão Elias” deverá deixar o União Brasil

Foto:BartolomeuAlmeida

Deputado estadual por 02 mandatos ( 99 a 2006), irmão Elias atualmente filiado ao União Brasil, não garante ficar no partido para possivelmente disputar um mandato de vereador por Teresina em 2024. 

A tendência é que o ex-parlamentar retorne ao Progressistas partido que era filiado quando exerceu os mandatos de deputado estadual no Piauí. Outra opção analisada por Elias é a filiação ao PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Na política local,  um fato que influenciou no distanciamento do atual partido, foi a aproximação com o palácio da cidade. 

 

Ex– vereador Paulo Roberto da "Iluminação" entre Teresina e Monsenhor Gil

Foto:arquivo/pessoal

Em contato com o Blog o ex-vereador de Teresina Paulo Roberto da “Iluminação” disse está decidido disputar um mandato eletivo no próximo ano, falta definir se em Teresina ou Monsenhor Gil.  “Para vereador de Teresina a possibilidade é de 90% e 10% de voltar a disputar a prefeitura de Monsenhor Gil”, garante. 

Paulo Roberto foi prefeito de Monsenhor Gil por 02 mandatos e vereador de Teresina entre 2013 e 2016. Foi ainda superintendente da FUNASA no Piauí e da SDU Sudeste de 2010 a 2012 na gestão Elmano Férrer quando assumiu também a Coordenação da iluminação pública de capital quando passou a ser chamado Paulo Roberto da “iluminação”

 

Família Lima é recebida pelo secretário de governo no palácio de Karnak

Foto: divulgação

Nesta segunda-feira dia 03, a família Lima representada por Georgiano Neto deputado estadual (MDB), Júlio César Lima deputado federal (PSD) e Jussara Lima senadora (PSD).foi recebido pelo secretário de governo Marcelo Nolleto no palácio de Karnak. A pauta que não foi divulgada, deu continuidade à movimentação dos líderes políticos no final de semana.

A família que comanda o PSD no estado, embora Georgiano seja eleito pelo MDB, está conversando com várias lideranças políticas para fortalecer ainda mais a sigla com a eleição de um número significativo de prefeitos em 2024.

 

 

 

Nomes fortes e com influência política acabam “ minando ” o poder de Regina na SASC

A secretaria de assistência social do estado (SASC) é uma das maiores pastas da gestão de Rafael Fonteles (PT). A titular da pasta a ex-governadora Regina Sousa, foi um dos primeiros nomes do primeiro escalão anunciados pelo atual governador.

A secretaria possui seis superintendências que seriam uma espécie de subprefeituras pela importância e poder de influência delas. 
Das seis superintendências, quatro são ocupadas por ex-secretários, já foram cinco, mas Rosângela Sousa, saiu para ocupar um cargo em Brasília no ministério de Wellington Dias.

São os seguintes os superintendentes que já ocuparam cargos importantes em gestões anteriores, a maioria secretarias, que estão atualmente a frente de superintendências na SASC: Sônia Terra, Janaína Mapurunga, Gilvana Gayoso, Assunção Aguiar e Zé Barros. O último foi secretário de educação do Piauí e é pré-candidato a prefeito do município de União.

Pelo visto o poder de decisão de Regina titular de uma super secretaria está bem dividido com nomes experientes de gestões anteriores e com comprometimento político próprio ou com terceiros.
Em público a ex-governadora não demonstra nenhum incômodo. Mas só o tempo dirá se tudo isso vai dar certo.


 

SAAD Sudeste: Sai Zé Nito, entram Gessy e Roberval Queiroz

O prefeito de Teresina Dr. Pessoa (Republicanos), está mesmo disposto a movimentar a gestão com mais uma reforma administrativa que está na iminência de acontecer. Entre as mudanças, está a divisão da SAAD Sudeste em duas pastas que seriam ocupadas pela empresária Gessy Lima e pelo vereador de Teresina Roberval Queiroz (Democratas. 

Zé Nito
Zé Nito (MDB), retornaria para a câmara municipal, mas parte das indicações dele na SAAD, permaneceria. De acordo com a fonte do blog, a decisão do prefeito de não “mexer” com o pessoal de Nito, seria pela amizade construída pelos dois ao longo da campanha e da gestão.

 

Secretário Daniel Oliveira cotado para disputar prefeitura no interior do estado

O secretário do Meio Ambiente do estado do Piauí, advogado Daniel Oliveira, é cotado para disputar a prefeitura do município de Canto do Buriti ( a aproximadamente 400 km de Teresina).

Daniel, que foi secretário de Justiça, é sobrinho do deputado estadual Dr. Hélio Oliveira (MDB), cotado para disputar a prefeitura de Parnaíba.

Os dois são de Canto do Buriti e possuem forte influência política na região.

Fontes do município confirmaram a pretensão de Daniel entrar na disputa.

O governador Rafael Fonteles chegou a afirmar que os secretários não estão autorizados a disputar as eleições municipais do próximo ano.

Além de Daniel Oliveira, pode entrar na disputa o atual prefeito, Dr. Felipe (Progressistas). O ex-prefeito Marquinhos Chaves, que inelegível, deverá indicar a esposa, Regiane Machado, para disputar o cargo.

Por meio de sua assessoria, o secretário Daniel Oliveira informou que está focado no cumprimento das metas da gestão na Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, e que questões eleitorais serão discutidas somente em 2024.

 

 

 

 

Chorando servidores apelam pela reabertura do hospital do Dirceu

Inaugurado na década de 80 como um posto de saúde do estado, o hospitalm de porte médio Alberto Neto, conhecido como hospital do Dirceu, passa por um delicado momento, após um incêndio no ultimo domingo que atingiu a ala de descanso dos profissionais médicos provocando pânico aos profissionais e pacientes. Por conta disso a unidade de saúde se encontra fechada.

Considerado, o pronto socorro da região sudeste, a unidade de saúde está fechada aguardando a pericia do corpo de bombeiros e da policia cientifica para avaliar a estrutura e as causas do incêndio.

O hospital funcionava com  urgência e emergência atendendo em média 200 e nos horários de pico, 300 pessoas por dia. O ambulatório que fica ao lado do hospital e atende consultas eletivas também está fechado por tempo indeterminado, por conta do incêndio.

Em 1995 quando era prefeito de Teresina Sílvio Mendes, o hospital passou a ser gerido pelo município. Em 2019 passou por uma reforma, na oportunidade,o centro cirúrgico foi fechado, sendo reinaugurado no dia 09 de março de 2020 sem o centro cirúrgico e permaneceu assim ate o incêndio do ultimo final de semana.

O corpo técnico do hospital é formado por profissionais do municipio e do estado. Mesmo fechado alguns profissionais fazem vigília no local. Uma servidora que nao quis se identificar chorando fez um apelo as autoridades. " Apelamos para a abertura o mais rápido possivel deste hospital". Outra servidora completou: " Esse hospital é alma e coração do Dirceu. Tô arrasada com o que aconteceu", desabafou.

O hospital atende o publico adulto e é referencia no atendimento cardiológico.
 

 

Mil pessoas serão intimadas por fazerem parte de grupos de WhatsApp que monitoram Blitzen

Foto:arquivo/pessoal

Fernando Aragão

Segundo o gerente de operações de trânsito da secretaria de segurança do Piauí, Fernando Aragão, já são mil pessoas que serão intimadas para depor na policia por fazerem parte de grupos de WhatsApp usados para monitorar as blitzen que estão sendo realizadas em Teresina. “Algumas pessoas insistem em atrapalhar nosso trabalho, mas estão sendo identificadas. Essas pessoas estão infringindo o art. 265 do código penal que prevê 01 a 05 anos de reclusão para quem fizer esse tipo de procedimento.  Essas pessoas serão ouvidas e devidamente processadas”, garante Fernando. 

O coordenador de operações de transito, informou ainda que a partir do mês de abril as blitzen intensificadas em Teresina e  ampliadas para os municípios do interior do estado.  “Na capital serão intensificadas nos três turnos ampliando as fiscalizações nas pontes também.  E a partir do próximo mês serão realizadas também no interior do estado”, garante. “ As nossas estatísticas mostram que as mortes e lesões corporais no transito caíram entre 40 a 60% portanto, o resultado é satisfatório", finaliza Aragão.

 

Eleições 2024: Família Elvas dividida em Bom Jesus do Gurgueia

Nestor Elvas

O atual prefeito do município de Bom Jesus do Gurgueia, (475 km de Teresina), Nestor Elvas (MDB), é segundo informações, bem avaliado pela população. Mas isso, não é suficiente para credenciá-lo como candidato único nas eleições do próximo ano.

O calo no sapato do gestor poderá vir da própria família. Segundo os analistas políticos da região, o único nome capaz de fazer frente ao prefeito é Marcos Elvas (União Brasil), ex-prefeito e parente próximo do gestor. O avô de Nestor é tio de Marcos. 

Nos bastidores surgem informações que algumas lideranças políticas estaduais estão conversando com Marcos Elvas para que ele possa disputar a eleição mesmo Nestor bem avaliado e com forte probabilidade de conseguir a reeleição. " Só tem ele. Os nomes que ele apoiou todos foram derrotados, agora somente ele para disputar pra valer com o atual prefeito", disse uma liderança da região que prefere ficar no anonimato.

Marcos Elvas que  foi prefeito três mandatos de Bom Jesus (2000 - 2004/ 2012 até 2020) , perdeu a ultima eleição para o atual prefeito. Embora não disputando, pois ja havia sido reeleito, Marcos Elvas apoiou Clédja Benvindo filha do ex prefeito Adelmar Moreno Benvindo.

Trajetóira na política

Marcos Elvas foi eleito prefeito de Bom Jesus  pela primeira vez em 2012 sendo reeleito prefeito do município em 2016 derrotando Alcindo  Piauilino. 

Volta por cima
O atual vice-prefeito do município  Alcindo Piauilino (Progressistas),   foi eleito prefeito pela primeira vez em 2004, derrotando Marcos Elvas, que havia sido eleito prefeito em 2000. Em 2008 Alcindo foi reeleito.

O vice-prefeito é  aliado do deputado estadual Fábio Novo (PT). Enquanto o prefeito é aliado do deputado estadual Firmino Paulo (PT), o  mais votado no município nas ultimas eleições, Fábio Novo foi o segundo mais votado. 

Marcos Elvas

 

Eleições 2024: Família Castro divida em São Raimundo Nonato

Foto:reprodução/redessociais

Nazareno Castro


Ainda falta muito tempo para as eleições de 2024, mas as forças políticas já começaram a se definir na capital e no interior do estado. Em São Raimundo Nonato, no sul do Piauí, a família Castro liderada pelo Senador Marcelo Castro (MDB) e pela prefeita Carmelita Castro (Progressistas), poderá entrar no processo eleitoral em lados opostos.

Entenda

As duas últimas eleições municipais a atual prefeita Carmelita Castro que saiu do grupo dos “Ferreiras”  para o grupo do PT liderado por Beto Macedo ex-vice prefeito do município e Rogério Castro (MDB) atual vice-prefeito.  Esse grupo do PT havia perdido a eleição em 2012 com Beto Macedo.  Em 2016 Carmelita Saiu candidata com Beto Macedo como vice. A chapa foi a vencedora. No pleito seguinte em 2020 Rogerio Castro foi eleito vice-prefeito de Carmelita.

O MDB de São Raimundo voltou a crescer motivado pela eleição de Marcelo Castro para o senado e agora nas ultimas eleições o filho dele, Castro Neto (MDB) foi eleito deputado federal.

A prefeita Carmelita Castrou apoiou a irmã dela Margareth Coelho (Progressistas) e o vice-prefeito Rogerio Castro para Castro Neto (MDB).  Ao final da eleição Castro Neto obteve 150 votos a mais do que Margareth Coelho em São Raimundo Nonato ambos com mais de 6 mil votos. Informações apontam que a prefeita ficou sentida com a apoio de do vice-prefeito que faz parte do mesmo grupo político, à candidatura de Castro Neto em detrimentode Margareth Coelho.

2024
O vice-prefeito que é ligado a Marcelo Castro (o pai dele é primo de Marcelo Castro) já lançou o nome dele como pré-candidato a prefeito do município, esperando inclusive o apoio da prefeita. No entanto, na semana passada  a prefeita Carmelita  comunicou Rogério Castro que não irá apoia-lo. Que o apoio será para outro nome.

Informações de bastidores dão conta de que o candidato de Carmelita será o primo dela Nazareno Castro (sem partido, mas podendo se filiar ao PT).

A prefeita procurou o ex-prefeito Avelar Ferreira, e propôs a ele a indicação do vice na chapa que será apoiada pela gestora. 

Foto: reprodução redes sociais

Rogério Castro

 

Posts anteriores