Cidadeverde.com

1ª fase do porto de Luís de Correia será entregue em dezembro de 2023, garante Victor Hugo

Foto: Bartolomeu Almeida

O presidente da Investe Piauí, economista com mestrado em desenvolvimento econômico Victor Hugo Almeida, garantiu em entrevista exclusiva ao Blog,  que a primeira fase do porto de Luís Correia será entregue em 2023.

Esta etapa corresponde ao terminal pesqueiro com cais e dragagem, cuja licitação no valor de 150 milhões de reais, será lançada ainda este ano. “Estamos bem adiantados pois estamos trabalhando na estruturação deste projeto há 18 meses. Estão avançados os estudos ambientais, licenciamento ambiental, regularização fundiária e o projeto de dragagem”, garante Victor Hugo.

O objetivo segundo o gestor, é casar o porto de Luís Correia com a ZPE que foi inaugurada esta semana com a exportação de 20 toneladas de cera de carnaúba para a Espanha via porto de pecém no Ceará. 

Victor garantiu ainda que outra meta é instalar 5 parques empresariais no estado. Sendo um em Piripiri com licitação ainda este ano. Os demais serão em Teresina, Floriano, Picos e outro na região do agro que será ainda definido o local. Os parques empresariais são áreas urbanizadas para atração de indústrias. 

 

Governo estado veta projeto que reconhece advocacia como atividade de risco

Foto: Ascom/Alepi

O governo do estado vetou totalmente o projeto de lei ordinária n º 34/22 de autoria do deputado estadual B. Sá (Progressista). O projeto “RECONHECE O RISCO DA ATIVIDADE PROFISSIONAL E A NECESSIDADE DE DEFESA E PROTEÇÃO AO ADVOGADO REGULARMENTE INSCRITO NA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL SECCIONAL PIAUÍ- OAB/PI."  

A proposta apresentada pelo deputado permitiria o porte de arma para os advogados inscritos na OAB/PI mediante atender os requisitos estabelecidos em lei. " O interessado tem que fazer curso de preparação para saber se tem condições psicológicas de manusear uma arma. Essa lei não é uma liberação para o porte de arma até porque quem dá essa liberação é a legislação federal em cima dos critérios estabelecidos em lei. Esse trabalho é feito pela policia federal. O que fizemos aqui foi o reconhecimento da advocacia como atividade de risco. Não sancionar a lei é um direito da governadora", disse o parlamentar autor da proposição. 

Na justificativa, B. Sá apresenta legislações que garantem esse direito a magistrados e membros do Ministério Público e iguala os riscos que a advocacia passa aos que esses profissionais vivenciam.  O parlamentar cita ainda casos de advogados vítimas ou que sofreram ameaças de violência no Piauí.

O veto está na pauta da CCJ – Comissão de constituição e justiça e tem como relator o deputado estadual Severo Eulálio (MDB).

 

Orçamento 2023: Termina hoje prazo para apresentação das emendas parlamentares

De acordo com o deputado estadual Franzé Silva (PT), relator da lei orçamentária de 2023, encerra nesta segunda-feira (21), o prazo para os deputados estaduais apresentarem o destino das emendas individuais. Cerca de 94 milhões de reais sendo que cada parlamentar terá o direito de indicar no orçamento 3 milhões.

Essa é a última etapa do calendário antes da apresentação do relatório previsto para o dia 05 de dezembro na Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação.

Além das emendas individuais os parlamentares estão discutindo as emendas coletivas inclusive com a possibilidade de reapresentarem emendas do orçamento do ano passado que não foram executadas por conta da redução da arrecadação ou pelo aumento de produtos em consequência da guerra da Ucrânia.

Orlando Crispim é eleito presidente da Câmara de Manoel Emídio pela 6ª vez

 

Foto: Mariana Sousa


O vereador de Manoel Emídio – Piauí, Orlando Crispim (PSD), foi eleito na manhã deste sábado dia 19 de novembro, presidente da câmara municipal do município pela sexta vez. A eleição foi com chapa única.  Orlando que está no 4º mandato de vereador volta a comandar o parlamento municipal.

A chapa da mesa diretora para o biênio 2023-2024 foi eleita com a seguinte composição: Presidente: Orlando Crispim (PSD);Vice-presidente: Edivan Medeiros (MDB); 1º secretário: Gláucio Barbosa (PSD); 2º secretario: Josélia Costa (PSD) e Ariosto Duarte como apoiador. 

Ao final da votação o presidente eleito agradeceu a confiança dos pares e disse que está pronta para trabalhar por Manoel Emídio. “Temos pressa, temos muita coisa para resolver. Vamos trabalhar para atender as demandas do município dentro da legalidade”, disse.

 A posse está prevista para o dia 01 de janeiro de 2023. O município de Manoel Emidio, é distante 455km de Teresina e fica localização da região do Vale do Gurgueia.

Foto: Mariana Sousa

 

 

Parada de ônibus queimada na praça saraiva precisa de reparo urgente


Quase 02 meses após um incidente que culminou com um ônibus queimado ao lado das paradas de ônibus da praça saraiva, centro de Teresina, o teto de uma parada que foi atingida ainda não foi recuperado.

O episódio foi no dia 27 de setembro deste ano. Um ônibus da empresa Timon City foi incendiado por um homem que em seguida foi preso pela Guarda Civil Municipal.

O ônibus que fazia linha entre Timon e a capital piauiense, ficou completamente destruído. Motorista, cobrador e passageiros não ficaram feridos. 

Com o fim do período quente em Teresina, o BR Ó BRÓ e entrando no período chuvoso, os passageiros precisam de uma abrigo que possa suportar com dignidade as chuvas torrenciais que normalmente caem neste período na capital. 

Com a palavra as autoridades competentes.

 


 

Com baixa procura, Teresina terá busca ativa para vacinar crianças contra a Pólio

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) está implantando o projeto Monitora Saúde The. O objetivo, segundo coordenadora de imunização da FMS, Emanuelle Dias, é aumentar a taxa de vacinação infantil na capital, que tem sido baixa para imunizantes como os que protegem contra a Poliomielite.

O projeto que já está em andamento vai funcionar em dois formatos. Um deles é a busca ativa, através de profissionais da rede de saúde que vão fazer contato com pais ou responsáveis de crianças com até 01 idade. A busca será feita com base em análise dos dados da crianças. Havendo necessidade de atualização do cartão de vacinação o contato com a família será feito.

Outra forma será através de um número de telefone que será disponibilizado para que os pais ou responsáveis possam fazer contato com a FMS em busca de orientação para atualizar o cartão de vacinação da criança. 

“A gente vem identificando que ao longo do tempo a nossa cobertura está caindo. Por conta disso, fomos buscar uma estratégia para melhorar a cobertura com as nossas equipes de Saúde da Família, que fazem parte das Unidades Básicas de Saúde, dos agentes comunitários de saúde, que também fazem esse trabalho de busca ativa. A intenção é melhorar as coberturas vacinais. Essas crianças menores de um ano são de um grupo que tomam diversas vacinas, entre elas as vacinas contra a poliomielite, que neste caso em especial, estamos com uma cobertura baixa e precisamos melhorar”, declarou a coordenora de imunização.

Emanuele Dias 

Whatsapp da Fundação Municipal de Saúde: (86) 99436- 4579

Na vacinação contra covid, que foi disponibilizada essa semana, das mil vagas apenas 61 foram preenchidas, representando 6% do total.

Conheça a Lagoa conhecida como Pantanal do Piauí

  • foto_10_OK.jpg Fotos: João Luiz Dias
  • foto_08_OK.jpg Fotos: João Luiz Dias
  • foto_07_OK.jpg Fotos: João Luiz Dias
  • foto_06_OK.jpg Fotos: João Luiz Dias
  • foto_05_OK.jpg Fotos: João Luiz Dias
  • foto_03_OK.jpg Fotos: João Luiz Dias
  • foto_02_OK.jpg Fotos: João Luiz Dias
  • Foto_01_OK.jpg Fotos: João Luiz Dias
  • foto_09_OK.jpg Fotos: João Luiz Dias

 

Ela fica no município de Elizeu Martins (a 494 km de Teresina), mais precisamente na comunidade lagoa da barra, 22km do centro da cidade. Estamos falando da Lagoa Poço da Pedra ou Lagoa da Barra, um verdadeiro oásis no sul do Piauí. A lagoa que fica numa região de beleza exuberante, possui 6km de extensão e 1,5km de largura é conhecida como Pantanal do Piauí.

É banhada pelo riacho do castelo e também por um braço do Rio Gurgueia. Fica dentro de duas propriedades particulares, fazenda poço da pedra e fazenda barra do riacho.  Segundo o vereador de Elizeu Martins Joao Luiz Dias, que também é presidente da Colônia de Pescadores Z-42, a posse de uso da área é dos pescadores. “Já houve disputa entre fazendeiros da região expulsando inclusive pescadores. Mas ganhamos todas as questões na justiça. A lei é clara os 33 metros é da união. Temos a posse e está lá bem preservada”, disse o representante da categoria. 

Na última terça-feira dia 15 de novembro, início da piracema (período onde a pescada é proibida), houve no entorno da lagoa, uma reunião de conscientização ambiental. O evento contou com a presença de pescadores, moradores das comunidades vizinhas, e da associação dos municípios e do governo do estado. 

A colônia de pescadores possui 180 cadastrados e abrange os profissionais de Elizeu Martins e da comunidade Aliança do Gurgueia que pertence ao município de Colônia do Gurgueia.  De acordo com Joao Luiz, moradores dos municípios de Elizeu Martins, Manoel Emídio, Colônia do Gurgueia, Canavieira e Colônia da Aliança pescam no local. “Essa lagoa é uma das sobrevivências destes municípios. Mas todos que frequentam aqui atuam conscientes da necessidade de preservar esta obra da natureza que é perene”.

A lagoa da Barra, é uma das mais preservadas do Piauí. Por conta disso, possui peixes em abundancia, no local é fácil encontrar: Surubim, Traíra, Curimatá e o Piau cabeça gorda além do Jacaré, Capivara e outros animais silvestres. “O local é tão belo e farto que por aqui chamamos de Pantanal do Piauí. Queremos agora uma maior atenção do estado para com esse belíssimo cartão postal”.

Com início da piracema o local está fechado para a pesca, sendo reaberto somente no dia 16 de março com o fim do período proibitivo. “Seguiremos todas as regras para que esse ambiente continue preservado e orgulhando o povo do sul do Piauí. Vamos sugerir as autoridades uma lei transformando a lagoa como patrimônio material do estado, finalizou Joao Luiz.  

 

 

Sílvio conversa com Ismael

Foto: assessoria Sílvio Mendes
 
O vereador de Teresina Ismael Silva (PSD), se reuniu na semana passada com o ex-prefeito da capital Sílvio Mendes (União Brasil), candidato derrotado ao governo do estado este ano. 
 
O encontro na residência de Sílvio, foi regado a muita conversa sobre o recente processo eleitoral mas principalmente sobre 2024. 
 
Em contato com o blog o vereador confirmou a conversa onde segundo ele foi feita a avaliação da eleição e em especial do futuro da cidade de Teresina. 
 
Ismael contrariando o partido, apoiou Silvio Mendes na disputado pelo governo do estado. Com isso, foi criada uma relação política entre os dois que poderá perdurar além do pleito que se encerrou. 
 
Embora derrotado para o governo do estado, Sílvio é um dos principais nomes com força para disputar a prefeitura de Teresina pelo fato de já ter administrado a cidade duas vezes e ter saído recentemente de uma disputa estadual onde capital foi o maior foco na disputa entre os dois principais candidatos, Silvio e Rafael.  
 
Embora Ismael Silva seja integrante do PSD, fontes garantem que ele não descarta a possibilidade de deixar a sigla, principalmente se o prefeito de Teresina Dr. Pessoa ingressar no partido do ex-aliado. 
 
Foi ventilada a possibilidade de Ismael se filiar ao NOVO, mas em nota ele nega.
 
 
 
 
 

Felipe Mendes cobra investimentos no Rio Gurgueia

 Foto: cidadeverde.com


O economista, ambientalista e ex-deputado federal Felipe Mendes entrou em contato com o blog para comentar uma postagem feita aqui sobre a atual situação do Rio Gurgueia. Mendes é um apaixonado pela natureza e grande defensor do Rio Gurgueia e da região sul do Piauí como um todo. Olha o que diz o ex-parlmentar.
 
Olá Bartolomeu, acompanhei sua reportagem sobre o Rio Gurgueia no portal cidade verde. Sobre o tema tenho alguns esclarecimentos. Em meados dos anos 90 aprovei uma emenda, para o projeto executivo da barragem do Rangel, que seria a maior barragem do Piauí com 700 milhões de metros cúbicos de água.

O estudo básico foi feito pelo DNOCS. Além dessa barragem, tem também a barragem Contrato e do Atalaia. Sendo que a Atalaia está bem adiantada quase em fase de conclusão no município de Parnaguá no afluente do rio Gurgueia chamado Paraim. 

Essas barragens teriam como objetivo o controle das enchentes e a regularização do curso do rio. Eu fui bombardeado por algumas lideranças da região alegando que as barragens iriam inundar as terras férteis que aliás são as mais férteis do Piauí. Mas na verdade, as barragens trariam uma nova realidade ao Gurgueia revitalizando sua pujança.

Existem no Dnocs, os estudos básicos que foram feitos na década de 90. O próprio Comitê de bacia do rio Gurgueia poderia puxar esse assunto de modo que o governo possa fazer alguma coisa. Pelo menos terminar a barragem do Atalaia.

Essa barragem quando eu estive na CODEVASF falei várias vezes com o governador Wellington Dias pois só faltam cinco por cento dos investimentos que são de contrapartida do estado com a retirada de pessoas que moram numa área a ser inundada e colocar numa área segura com energia, estrada e estrutura para produção.

No momento o mais ideal seria o governo concluir a barragem atalaia no rio paraim no município de parnagua. 

Coloco-me à disposição.


 Abraço fraterno, Felipe Mendes.

 

40 milhões em pasta-base de cocaína em três operações

Foto: Bartolomeu Almeida

 

Policiais da DEPRE – delegacia de combate e repressão a entorpecentes, apreenderam nesta quarta-feira dia 09, aproximadamente 30kg de pasta-base de cocaína numa residência no conjunto habitacional Manoel Evangelista na zona sudeste de Teresina. 

De acordo com o delegado Everton Ferrer, coordenador da especializada, em apenas três operações este ano foram apreendidos aproximadamente 400kg de pasta-base de cocaína o que correspondem R$ 40.000.000.000 (quarenta milhões de reais) no mercado consumidor de droga.

De acordo com o delegado, a droga que pode ser transformada em pó de cocaína e a borra em crack , vem da Bolívia para o Brasil e até mesmo para a Europa e países da África. 

“Esse dinheiro acaba retornado para o crime e para compra de mais drogas e armas formando assim um ciclo criminosos”, disse.

Posts anteriores