Cidadeverde.com
Diversidade

12ª Semana do Orgulho de Ser debaterá sobre Saúde de LGBTS e atendimento sem preconceito

O acesso   ao   Sistema de Saúde humanizado é uma das demandas colocadas  pelo movimento organizado LGBT  para assegurar a efetividade do pleno exercício de cidadania e promoção da dignidade humana. No capitulo ‘Saúde’ da Constituição Federal, está expresso que saúde é um direito assegurado por meio de políticas sociais e econômicas promotoras do bem-estar dos cidadãos.  A Vivencia de uma relação humanizada,  política norteadora do SUS, é uma das portas de entrada para populações vulneráveis se sentirem parte   do processo de construção de uma saúde de qualidade. 

Neste sentido, o Centro de Educação Profissional São Camilo realizará durante a 12ª Semana do Orgulho de Ser  debate com o tema “Atendimento sem preconceito: dever do profissional de saúde e direitos lgbts.” A ação acontecerá dia 08/06, às 20h, no auditório da instituição e terá a participação dos Debatedoras/es Nelson Muniz, especialista em Saúde da População LGBT e funcionário da Secretária Estadual de Saúde,  e Amanda Pita, ativista pró-diversidade.

Segundo Muniz, algumas iniciativas governamentais têm sido implementadas para assegurar direito à saúde para LGBTs. Destaca que a publicação da portaria nª 2.803/2013 - instituindo a política no âmbito do SUS do processo transexualizador e orientações de atenção à população trans - representou uma conquista importante. Também aponta como avanço a  portaria de 2009  determinando que Unidades de Saúde Públicas Estaduais insiram em fichas de atendimento e pronstuários o nome pelo qual o cidadão(ã) prefere ser chamado de acordo com sua orientação e identidade de gênero.

O especialista em saúde  ressalta, porém, que a lgbtfobia institucional ainda é presente nas instâncias do poder público e por isso é necessário capacitações e qualificações dos profissionais que atuam no sistema de saúde para saber lidar com o atendimento adequado e as especificidades  da população LGBT.

O grupo Matizes e o Centro de Educação Profissional São  Camilo vem ao longo dos anos construindo parceria produtiva para promover reflexões pautadas na formação integral de educandos capacitados a desenvolver relações humanizadas e respeitosas dentro das futuras vivências de trabalho.  

Um dos momentos significativos dessa parceria  foi a realização do debate promovido em maio de 2014 abordando “Combate à Homofobia: promoção da cidadania e saúde lgbt” com Profº Drº Francisco Barros Junior, do departamento de Ciências Sociais da UFPI. O debatedor problematizou como práticas constantes de preconceitos e discriminações disseminadas na vida social  são fatores de adoecimento e vulnerabilidade para saúde de LGBTS.

12ª SEMANA DO ORGULHO DE SER E 15ª PARADA DA DIVERSIDADE – FIQUE SABENDO

A 12ª Semana do Orgulho de Ser, conjunto de ações realizadas pelo Matizes e demais parceiros, também promoverá de 06 a 09 de junho  oficinas, seminários, colóquios, palestras, apresentações culturais em múltiplos espaços da cidade: UESPI, UFPI, Faculdade Santo Agostinho, NOVAFAPI, Secretaria Municipal de Assistência Social,  Centro Cultural Clube dos Diários etc.

A grande festa em favor da Diversidade, do respeito e por mais justiça social será dia 12/06 com Shows da 15ª Parada da Diversidade no Estacionamento da Ponte Estaiada. O babado vai ferver com a presença da Banda baiana Cheiro de Amor, da grande Diva Drag paulistana Leo Áquila e da maravilhosa artista Drag Chandelly Kidman. No palco também ainda passarão para contagiar o público a Banda Top Gun, Dj Bryto, Drags Rica Fucks e Andreia Carão.

Para  acompanhar toda a programação clique em 12ª SEMANA DO ORGULHO DE SER

 

Por Herbert Medeiros

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: