Cidadeverde.com

Floriano recebe recuperação de praças na zona urbana

Na manhã desta segunda-feira (22), o prefeito de Floriano, Antônio Reis Neto, acompanhado dos secretários de Infraestrutura, Júlio César Ferreira; de Governo, Marcony Alisson; de Comunicação, Nilson Ferreira, fez uma visita ao canteiro de obras da praça em frente ao Campus da Uespi Drª Josefina Demes, cujas obras foram iniciadas no final do mês de abril e na estão bastante avançadas.

Com área total de 867,25 m², a praça está sendo construída com dois tipos de piso: em 91,37m² será implantado piso do tipo granilite, que tem elevada durabilidade, e no restante, 775, 88 m², será implantado revestimento do tipo intertravado, de grande resistência e um bom escoamento de água. Também serão construídas rampas de acessibilidade e aplicado piso podo tátil (direcional e alerta) cumprindo todo um trajeto de circulação para pessoas com deficiência (P.C.D).

A praça será estruturada com 16 postes metálicos com luminárias de led, um bicicletário de piso com 10 vagas, bancos de ferro com réguas de madeira, lixeiras de coleta seletiva em fibra e vidro, kit de aparelhos de academia ao ar livre, e mesa quadrada de cimento com 04 bancos. Também está prevista a implantação de um abrigo de parada de ônibus com estrutura metálica, fixação de encosto e assento em madeira maciça angelim, bancos de ferro fundido e cobertura com telha metálica em chapa de aço galvanizado. 

A visita da gestão foi para ver de perto o andamento da obra. O prefeito Antônio reis aproveitou para revisar o projeto e memorial descritivo da construção, manifestando sua satisfação com a obra. “Sem dúvida, será uma obra de grande valor para Floriano e para a comunidade estudantil da Uespi”, disse. A previsão é de que a praça seja concluída ainda em junho e entregue ao povo de Floriano por ocasião do aniversário da cidade.

Segundo o secretário Júlio César, a praça da Uespi é uma das quinze obras que estão em execução em Floriano, ou prestes a serem iniciadas pela gestão, em um processo de revitalização de vários pontos da cidade e do campo e que trarão mais desenvolvimento para o município, além de gerar emprego e renda, criando postos de trabalho para os florianenses.

Além da praça da Uespi, as 15 obras em andamento ou prestes a iniciar são: a reforma do Mercado Público de Floriano; construção de ponte em concreto armado, na localidade Saco; recuperação de passagem molhada na estrada da localidade Bom Jardim; a construção do mercado e a reforma da escola, ambas no distrito Amolar, reforma da escola do Papa Pombo, reformas das UBS's do Conjunto Pedro Simplício e Bairro Nossa Senhora da Guia; reforma do CTA, do Centro de Zoonozes e mais a reforma das cinco rotatórias de Floriano.

Da Redação

Prefeito se reúne com permissionários do Mercado Público de Floriano

O prefeito de Floriano, Antônio Reis Neto, se reuniu com permissionários do Mercado Público Central de Floriano, que têm pontos comerciais nos setores de carnes, vísceras, peixes e setor de alimentação. 

As reuniões contaram com as presenças de secretários municipais ligados diretamente com a reforma do mercado público, entre eles, o secretário de Governo, Marcony Alisson, de Desenvolvimento Rural e Abastecimento, Chico Alves, alem do diretor do mercado, Manoel Neto. Também participaram os vereadores Antônio José, Salomão Holanda, Daguia do Edgar, Ancelmo Jorge, David Oka, Dessim Almeida, Carlos Eduardo, Edvaldo Araújo, João Neto Gomes, Miguel Vieira, e Magno Weverson. 

As reuniões tiveram como objetivo conversar sobre o início da obra de reforma daquele espaço comercial. Durante o encontro, eles dialogaram de forma democrática, sanaram dúvidas e explanaram seus anseios com o futuro prédio, pós reforma.

De acordo com o prefeito, as reuniões foram essenciais para  tranquilizar os permissionários e falar sobre a obra: “Momento ímpar de nossa administração que preza sempre pelo

Da Redação

Zona rural recebe Sarau Literário da Secretaria Municipal de Educação

Na tarde desta terça-feira (16), a Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Educação, em solenidade na Escola Municipal Benedito Rodrigues da Silva, na comunidade Tabuleiro do Mato, apresentou um Sarau Literário, que faz parte do projeto “Batalha dos Gêneros Textuais”. Participaram a gestora, Carlene Carvalho, o vereador, Dessim Almeida, alunos, professores e convidados.

O objetivo do projeto é ressaltar a importância da intervenção didática em colaboração com as diversas áreas do conhecimento, visando desenvolver as competências comunicativas, de leitura e produção textual dos alunos, através do estudo e análise de diversos gêneros textuais.

Durante o evento, os alunos do 6° ao 9° anos, apresentaram poemas criados por eles mesmos, como também poemas de autores conhecidos, além de apresentações teatrais e musicais, demostrando seus avanços e aprendizados.

Para a gestora da escola, Carlene Carvalho, é essencial que os alunos não só conheçam os diversos gêneros textuais como aprendam a aplicá-los de forma prática, proporcionando a transformação de informações em conhecimento. “É de grande importância proporcionar aos alunos situações concretas do uso da língua de forma criativa”, disse Carlene.

Da redação

Idoso morre após colidir motocicleta em caminhão na BR-343 em Floriano

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Um idoso de 62 anos morreu após colidir uma motocicleta em um caminhão na noite de terça-feira (16) na BR-343 no município de Floriano, a 257 km de Teresina.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que o acidente ocorreu por volta das 19h20, quando o condutor da motocicleta teria invadido a contramão e colidiu de forma frontal em um caminhão.

Após o acidente, o homem de 62 anos, que não teve sua identidade revelada, não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. O motorista do caminhão, um homem de 37 anos, não teve ferimentos.

O motorista do caminhão chegou a fazer um teste de alcoolemia e o resultado deu negativo para a ingestão de álcool.

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Projeto Saúde no Campo alcança grande público em Floriano

O "Projeto Saúde no Campo - Lado a Lado pela vida" encerrou com grande sucesso no último domingo (14), na Praça Dr. Sebastião Martins, em Floriano. Foram realizados impressionantes 1.206 atendimentos durante o evento, e 317 encaminhamentos foram feitos para consultas e exames posteriores. Esses resultados superaram as expectativas e refletem o compromisso da Prefeitura de Floriano, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e de toda a equipe envolvida nessa importante iniciativa.

Através do "Projeto Saúde no Campo", a população de Floriano teve acesso a serviços de saúde de qualidade, de forma gratuita e em um local de fácil acesso. Essa ação demonstra o comprometimento da administração municipal em levar atendimento médico e cuidados de saúde para as comunidades locais.

A equipe envolvida no projeto, composta por profissionais de saúde capacitados e dedicados, desempenhou um trabalho excepcional, garantindo um atendimento eficiente e atencioso a todos os participantes. O resultado positivo do projeto é motivo de orgulho para todos os envolvidos, e reforça o compromisso em proporcionar uma saúde de qualidade para a população de Floriano.

Além disso, o sucesso do "Projeto Saúde no Campo" em Floriano serviu como inspiração para o próximo município a receber essa iniciativa, Corrente, localizado no extremo sul do Piauí.

Da Redação

PRF faz apreensão de 140 produtos eletrônicos durante abordagem na BR-230

Foto: PRF-PI

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na quinta-feira (11) um carregamento com 140 produtos eletrônicos sem nota fiscal e provenientes de origem estrangeira em um ônibus, na BR-230, em Floriano, a 257 km de Teresina.

Durante a abordagem, os policiais solicitaram ao condutor do transporte de passageiros a abertura do compartimento de bagagem para execução dos procedimentos de fiscalização. No espaço, a equipe encontrou duas caixas com 100 unidades de diversos aparelhos eletrônicos e 40 itens de decodificadores e receptores de TV.

Questionado sobre o exposto, o motorista afirmou que havia recebido o material em São Paulo e iria entregá-lo a uma pessoa em Tutóia, no Maranhão. Ele também declarou não saber do conteúdo presente nas caixas.

Diante dos fatos, o material ilícito apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Floriano, pelo crime de descaminho, por estar sem nota fiscal.

 

Da Redação
[email protected]

Educação distribui produtos básicos da alimentação escolar

Na manhã desta segunda-feira (08), a Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Educação, deu continuidade a entrega da merenda escolar às escolas municipais; desta vez, com a distribuição dos alimentos produzidos pela agricultura familiar que compõem o cardápio da merenda da rede municipal de ensino. Cerca de 8 mil alunos são beneficiados com merenda escolar de qualidade, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Os alimentos garantem uma alimentação saudável a todos os alunos da rede de ensino do município. Nesta segunda-feira, foram entregues tomate, cebola, pimentão, cheiro verde, alface, quiabo, melancia, banana, entre outros itens. O cronograma de distribuição de frutas ocorre de forma semanal em todas as unidades de educação.

Além disso, todas as escolas recebem, mensalmente, alimentos não perecíveis e frios em quantidades adequadas para suprir o cardápio da merenda dos estudantes para o mês, como: arroz, flocão de milho, macarrão, feijão, leite em pó, cacau em pó, carne, frango, entre outros itens, além de ingredientes culinários, entre eles, sal, colorau, condimento, óleo e açúcar. Os cardápios visam ofertar refeições seguras do ponto de vista nutricional, com preparações elaboradas, propiciando uma alimentação rica em nutrientes, vitaminas e minerais.

Para o secretário de Educação, Nylfranyo Ferreira, assegurar uma boa alimentação e ao mesmo tempo fortalecer a economia do Município, por meio da agricultura familiar, é prioridade da gestão municipal. “Através da Educação garantimos uma alimentação escolar de qualidade, com alimentos frescos, além de gerar emprego e renda para os produtores locais”, finalizou o secretário.

Da Redação

Educação e UFPI lançam livro de experiências na pandemia

Na noite desta terça-feira (09), no auditório do Colégio Técnico de Floriano – CTF, aconteceu a solenidade de lançamento do livro “Pibid e Residência Pedagógica: Experiências em tempos de pandemia na cidade de Floriano – PI”. Participaram da solenidade, o prefeito, Antônio Reis Neto; o secretário de Educação, Nylfrânyo Ferreira; a coordenadora do curso de Pedagogia da UFPI, Andreia Martins; a professora da UFPI, Anne Caroline Dourado, demais autoridades e convidados.

O livro relata as experiências dos acadêmicos no âmbito do Pibid e da Residência Pedagógica, que foram desenvolvidas no curso de Pedagogia do Campus Amilcar Ferreira Sobral (UFPI), em parceria com a Prefeitura Municipal de Floriano, contemplando algumas escolas da rede. A obra tem como objetivo socializar as vivências do PIBID e RP em tempos de ensino remoto.

Segundo as organizadoras do livro, Andreia Martins e Anne Caroline Dourado, esta foi uma experiência desafiadora e valorosa. “Conseguimos desenvolver espaços de trocas que subsidiariam aprendizagens. Esperamos que este livro possa colaborar como o referencial teórico sobre a formação inicial docente e favoreça a reflexão sobre nossas práticas cotidianas junto às escolas da educação básica”. O livro foi escrito pelos professores supervisores e preceptores dos Programas na rede municipal e acadêmicos da UFPI.

Para o secretário de Educação, Nylfranyo Ferreira, o lançamento do livro foi um grande desafio, mas uma experiência única e enriquecedora, “proporcionando novas formas de ensino e contribuindo para o processo de ensino e aprendizagem, garantindo uma educação de qualidade, concluiu o secretário.

Da Redação

Floriano segue com operação tapa buracos nos bairros

Os últimos cinco dias finais de abril e iniciais de maio foram de manutenção em dezenoves trechos de ruas de Floriano, em uma ação contínua da prefeitura de Floriano, através da secretaria Municipal de Infraestrutura, para recuperar danos provocados pelo tráfego de veículos e desgaste natural das vias públicas do município.

Ao todo, nove bairros foram percorridos e tiveram calçamentos, canaletas, galerias e bueiros recuperados pelas equipes da operação tapa-buracos:
IRAPUÁ I: Avenida Santos Drummond, 4 metros quadrados de recuperação; Rua Emídio Rocha, 4,5 metros quadrados de recuperação.
IRAPUÁ II: cruzamento da Avenida Eurípides de Aguiar com a Rua Ondina de Carvalho, recuperação de 6 metros de canaleta; e cruzamento da mesma avenida com a Rua João Pereira, 7 metros de canaleta. 


SAMBAÍBA VELHA: cruzamento da Rua João Soares com Rua Augusto Rocha, 21 metros quadrados de calçamento; Rua João Soares, com 9 metros quadrados de recuperação; Cruzamento da Rua João Soares com a Rua Padre Acelino, 35 metros quadrados de recuperação; Rua Padre Acelino, com 18 metros quadrados de recuperação; cruzamento da Rua Padre Reis com a BR 230, 2 metros quadrados de recuperação.


CENTRO: cruzamento da Rua Hermano Brandão com a Rua Félix Pacheco, 5 metros quadrados de recuperação; cruzamento da Rua Félix Pacheco com a Rua 7 de Setembro, 2 metros de galeria e 4 metros quadrados de calçamento; Rua Francisco de Abreu Rocha, 2 metros de galeria; Rua Gabriel Ferreira, 2 metros de galeria.
BOSQUE SANTA TERESINHA: cruzamento da Avenida Fauzer Bucar com a Rua Fernando Marques, bueiro recuperado.


SÃO CRISTÓVÃO: cruzamento da Rua Francisco Castro com a Avenida Fauzer Bucar, 49 metros quadrados de recuperação.
PLANALTO SAMBAÍBA: Rua José Barreto Parente, 21 metros quadrados de recuperação. 
MATADOURO: BR 230, na lateral da ponte. 13,5 metros quadrados de recuperação. 
CURADOR: Rua Manoel Lapa, 1 metro de galeria e 1 metro de recuperação.

Da Redação

Floriano trata das etapas da obra de esgotamento sanitário

Em uma reunião nesta segunda-feira (08), o prefeito de Floriano, Antônio Reis Neto, acompanhado dos secretários de Governo, Marcony Alisson e de Infraestrutura, Júlio César Ferreira, recebeu, em seu gabinete, o engenheiro Lourenço e o representante da Construtora Jurema, Robert Gualter, para uma importante reunião que teve como pauta, a implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário no município.

O primeiro assunto discutido foi quanto à execução dos serviços, de forma que as obras de implantação do esgotamento sanitário sejam realizadas com alto grau de eficiência, qualidade e com o mínimo de transtorno possível à população. “Sabemos que toda obra, até mesmo a que fazemos em casa, tira um pouco do sossego, mas fazendo o serviço de forma eficiente e rápida, a sensação de desconforto é bem menor e é isso o que queremos”, refletiu o prefeito.

Na reunião também foram definidas três prioridades na execução da obra, dividida em etapas: a primeira é a conclusão da Estação Elevatória 3, que é imprescindível para o funcionamento do sistema já implantado, e que beneficiará os bairros Ibiapaba, Sambaíba Velha, Sambaíba Nova, Bosque Santa Terezinha, Tiberão, Cancela, Alto da Guia e Curtume. A segunda etapa é a conclusão das bacias, na Avenida Eurípedes de Aguiar e interligações com o Conjunto Pedro Simplício. E a terceira, ações pontuais para garantir o efetivo funcionamento da rede implantada. “Estamos trabalhando para fazer de Floriano uma cidade ainda melhor para se viver. A obra do esgotamento traz estrutura para o município, e melhora vários índices, como os da saúde, porque influencia diretamente no controle de doenças”, disse Júlio César.

Do início das obras de construção do Sistema de Esgotamento Sanitário até agora, já foram concluídas duas Estações Elevatórias e a Estação de Tratamento de Esgoto - que estão em pleno funcionamento; implantados cerca de 110 quilômetros de rede e feitas 10 mil ligações. Segundo o representante da construtora Jurema, Robert Gualter, quando esta etapa em andamento for executada, a obra chegará a 70% de seu projeto concluído. Para esta etapa da obra já estão garantidos mais de 19 milhões de reais (R$ 19.292.929,00).

Da Redação

Posts anteriores