Cidadeverde.com

Unidades escolares da rede municipal de Floriano recebem reformas

Na manhã desta terça-feira (13), o prefeito Joel Rodrigues e o secretário de Educação, Nylfranyo Ferreira, visitaram as obras de reforma das escolas públicas municipais do bairro Taboca.

A reforma estrutural das unidades tem o objetivo de melhorar a estrutura para acolher novos alunos e veteranos após a pandemia da Covid-19, e assim atender de forma plena o alunado. O projeto de reestruturação das escolas de Floriano estão sendo realizados por etapas. 

A primeira etapa contempla as escolas Ribamar Leal e Câmara Júnior, ambas localizadas no bairro Taboca. Logo na sequência, a Escola Municipal Francisquinha Silva, no bairro Pau Ferrado, receberá os serviços.

As melhorias envovolvem reparação nos muros, telhados, pintura, troca de pisos, portas, entre outros, que possibilitarão um novo ambiente para os estudantes. No total, 18 escolas municipais reeceberão esses benefícios estruturais.

De acordo com o prefeito Joel Rodrigues, meio milhão de reais serão investidos no projeto, que nesta primeira fase beneficiam as escolas urbanas e posteriormente as escolas na zona rural. A previsão de entrega da primeira etapa, que é a zona urbana, será em maio, anteriormente a previsão era o mês de julho.

O número de matrículas e de alunos matriculados aumentou e já somam um total de 6.386 alunos na zona urbana e mais de 1.000 alunos na zona rural. Com a reforma, a ampliação futura já é prevista pelo secretário de Educação para receber o número elevado de alunos. matriculados.

"Depois da reforma, temos planos para ampliação, instalação de novos equipamentos e climatização de todas essas escolas futuramente, que visam oferecer um ensino com mais qualidade", finalizou Nylfranyo Ferreira, secretário de Educação.

João Bandeira
com informações-Ascom

Floriano orienta sobre o auxílio para bares, restaurantes e eventos

No último domingo (4), o governador Welington Dias, sancionou e publicou no Diário Oficial do Estado, a lei Nº 7.492, que autoriza a concessão de Auxílio Emergencial aos estabelecimentos do setor de bares, restaurantes e organizadores de eventos e aos trabalhadores desses setores, desempregados nos últimos nove meses e desamparados de qualquer outro auxilio governamental, em razão das adversidades econômicas e sociais ocasionadas pela pandemia da Covid-19.

O Piauí Auxílio é um programa do governo Estadual, que visa conceder auxílio aos trabalhadores, trabalhadoras e empresas (MEI, ME, EPP) e é destinado aos estabelecimentos cuja atividade principal seja cadastrada na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) como bares, restaurantes e organizadores de eventos, definidos em regulamento, que terão o valor de R$1.000,00, de auxílio, pago em cota única, no caso de pessoa jurídica e em duas parcelas de R$ 500,00, para pessoa física.

A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico disponibilizou a Sala do Empreendedor de Floriano, para o trabalho de orientação aos pretensos beneficiados, que tiram todas as dúvidas sobre os critérios para se enquadrar no programa e dúvidas sobre como solicitar o benefício. A sala do empreendedor esclarece dúvidas, mas a inscrição só pode ser realizada online, pelo site: www.piauiauxilio.com. Outras informações também podem ser obtidas por meio do telefone (86) 9 8167-0481. O prazo para inscrição começou no último dia 06 e segue até o dia 15 de abril.

João Bandeira
com informações Ascom

Covid-19: Floriano edita medidas diferenciadas para celebrações religiosas

O Governo de Floriano publicou, neste domingo, 11 de abril, o Decreto Municipal Nº 35/2021, de 11 de abril de 2021, sobre as medidas que serão seguidas em Floriano, no período de 12 a 18 de abri, segunda a domingo.

No Artigo 1º fica claro que o município seguirá o Decreto Estadual nº 19.576, de 10 de abril de 2021, com exceção no que diz respeito às atividades e celebrações religiosas, descritas no parágrafo único, no período de quinta a domingo: As atividades e celebrações religiosas deverão obedecer ao percentual de até 30% do atendimento ao público, podendo haver ainda mais de uma celebração diária, desde que não exceda duas horas de duração. No decreto estadual não poderia haver mais de uma celebração por dia e o limite seria de 25% de público presencial.

De acordo com o decreto estadual, nos dias 12, 13, 14 e 15 (segunda a quinta-feira), as atividades que envolvam aglomeração continuam suspensas.

Foi alterado o horário limite de funcionamento de bares, restaurantes, trailers, lanchonetes, depósitos de bebidas e similares, que agora podem funcionar até às 21h.

O comércio continua funcionando até às 17h e o shopping de 12h às 20h.

Os órgãos da administração pública estadual devem funcionar, preferencialmente por modelo de teletrabalho, com no máximo 30% de servidores em atividade presencial, com exceção dos serviços de saúde, de segurança pública e daqueles considerados essenciais.

O chamado lockdown parcial começa ainda na quinta, dia 15, às 20h e vai até às 24h do dia 18 de abril, domingo, quando todas as atividades econômico-sociais estarão suspensas, exceto as consideradas essenciais.

Neste período, o funcionamento de mercearias, mercadinhos, mercados, supermercados, hipermercados, padarias e produtos alimentícios, deve se encerrar às 20h e as empresas do setor não poderão vender produtos que não sejam essenciais, como vestuário, móveis, colchões, camas box, aparelhos celulares, computadores, impressoras e demais aparelhos e equipamentos de informática.

O toque de recolher passa a ser de 22h às 5h, do dia 12 a 18 de abril, segunda a domingo.

João Bandeira
com informações/Ascom

Suspeito de tentativa de feminicídio contra recepcionista é achado morto em Floriano

Foto: Polícia Civil

O corpo de um homem, identificado como Marcelo, foi encontrado no final da tarde deste sábado (10) no loteamento Antônio Guilherme, zona urbana de Floriano (a 240 km de Teresina). Ele era procurado por tentativa de feminicídio contra sua ex-namorada Mariana dos Santos, de 24 anos. 

Marcelo estava foragido desde o dia do crime, na última terça-feira(06). Ele teria invadido o local de trabalho da vítima, uma clínica de fisioterapia e desferido quatro tiros na recepcionista que foi socorrida e encaminhada ao hospital regional Tibério Nunes. 

De acordo com o tenente Décimo, o 3º Batalhão da PM em Floriano, o encontro do cadáver foi feito por populares que acionaram a polícia e já estaria em estado de decomposição.

“A arma foi encontrada próximo ao corpo, que já estava em decomposição e possivelmente deve estar morto desde o dia do crime. Há a hipótese de suicídio, mas só a perícia e a polícia civil vão comprovar. Eles estiveram no local”, informou o tenente Décimo ao Cidadeverde.com.


Caroline Oliveira
[email protected]

Vigilância Sanitária de Floriano intensifica fiscalizações para cumprimento de decreto

O feriado que seria antecipado para esta sexta-feira (09), foi cancelado pelo governador Wellington Dias. Porém, o Decreto Estadual Nº 19.554, continua válido até 11 de abril.

De acordo com o decreto, a partir das 20h da quinta-feira, 8 de abril até às 24h do dia 11 de abril, domingo, todas as atividades econômico-sociais ficarão suspensas, com exceção das atividades essenciais descritas no decreto e já conhecidas pela população. Serviços de alimentação preparada e bebidas serão entregues, neste período, exclusivamente por delivery.

De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária, Jussinaldo Duarte, as equipes de fiscalização estarão em campo, acompanhando de perto a conduta dos estabelecimentos, que deverão seguir prontamente todas as medidas e os protocolos sanitários, com o objetivo de garantir a saúde da população. 

Jussinaldo afirma que, algumas pessoas ainda insistem em descumprir os protocolos, sendo necessário a intensificação da fiscalização, que conta com o apoio da SUTRAN e Polícia Militar. 

Com informações Floriano News

Floriano: Secretaria Municipal de Saúde inicia entrega de dispositivos de locomoção

Foto: reprodução

No Dia Mundial da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde, através do secretário James Rodrigues, iniciou nesta quarta-feira (07), a entrega de dispositivos de locomoção à pessoas com necessidades especiais para melhorar sua qualidade de vida.

Entre quarta e quinta-feira, a Secretaria de Saúde, através do Núcleo Multiprofissional vai entregar mais de 20 dispositivos como cadeiras de rodas, andadores, cadeiras de banhos e muletas.

Um momento simbólico foi realizado na UBS Santa Cruz com representantes de beneficiados.

Os dispositivos tem como objetivo melhorar a independência funcional, a mobilidade das pessoas que possuem limitações em  locomoção.

Da Redação
[email protected]

Recepcionista de clínica é alvejada por disparos de arma de fogo em Floriano

Foto: reprodução

No início da noite desta terça-feira (06), uma jovem identificada como Mariana dos Santos, de 24 anos de idade, foi alvejada por vários disparos de arma de fogo, em uma clínica localizada no bairro Manguinha em Floriano. 

Segundo informações, Mariana é recepcionista da clínica, e se encontrava em horário de expediente, quando um homem ainda não identificado, entrou e efetuou os disparos em direção a vítima.

No local, encontravam-se alguns colegas de trabalho, que ao tentar socorrer a vítima, teriam ouvido da mesma que o atirador se tratava de seu ex-namorado. Câmeras de segurança, flagraram o momento em que Mariana foi alevejada. 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a Polícia Militar foram acionados para atender a ocorrência. Mariana foi encaminhada ao Hospital Regional Tibério Nunes, onde passou por exames, e se encontra com um projetil alojado na região do pescoço, porém sem risco de vida. 

De acordo com informações de familiares, há mais de um ano o relacionamento da vítima com o principal suspeito teria chegado ao fim. 

A polícia segue em diligência para apreender o suspeito, que após a tentativa de feminicídio, fugiu com destino ignorado. 

Com informações Floriano News

Motocicleta roubada no Maranhão é recuperada pela PRF na BR 230

Foto: PRF/PI

Policiais Rodoviários Federais recuperaram na manhã desta segunda feira (05) uma motocicleta HONDA/POP 110 I que havia sido tomada de assalto no estado do Maranhão. A ação aconteceu na BR 230 na cidade de Floriano/PI.

Um homem de 30 anos que se identificou como possuidor do veículo, informou aos policiais que estava precisando de um auxílio, pois não estava conseguindo emitir o CRLV atual do veículo. No momento da abordagem, os policiais verificaram que a documentação apresentada pelo condutor possuía indícios de falsificação e pertencia a um lote que havia sido furtado do almoxarifado do DETRAN PI em junho de 2019. Os policiais verificaram que a placa de identificação fixada pertencia a uma motocicleta com as mesmas características.

A motocicleta havia sido tomada de assalto no dia 28/11/2018 na cidade de Coroatá/MA e, de acordo com o homem, havia sido adquirida no município de Dom Expedito Lopes/PI por R$ 5.500,00. O acusado informou que não sabia da irregularidade do veículo.

Diante desse cenário, os policiais encaminharam a motocicleta e o homem até à Polícia Civil na cidade de Floriano/PI para os procedimentos que o caso requer. O homem responderá pelos crimes de Receptação, Uso de Documento Falso e Adulteração de Elemento de Identificação de veículo automotor.

Da Redação
[email protected]

Artistas recebem distribuição de cestas básicas em Floriano

Foto: reprodução

A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, iniciou nesta segunda-feira (5), a entrega de cestas básicas para músicos de Floriano. A ação é uma forma de amenizar os efeitos da Covid-19 diante da paralisação do setor, que tem sido um dos mais atingidos desde o início da pandemia.

As entregas começaram às 9h da manhã e seguiram até às 16h. De acordo com o secretário de Cultura, Reginaldo Monteiro, serão distribuídas 305 cestas de alimentos para os músicos que integram os cadastros junto à Secretária de Cultura, Esporte e Lazer.

Para viabilizar a entrega e evitar aglomeração, o secretário traçou uma divisão por categorias. Nesta segunda (5) foram beneficiados a classe de músicos e, nesta terça (6), a ação alcançará as demais áreas, entre elas: cultura, teatro, dança, reisado, entre outros.

As entregas acontecerão nos meses de abril, maio e junho, totalizando três meses. Àqueles que ainda não realizaram o cadastro devem buscar a Secretaria de Cultura, das 7h30 às 13h30, para atualizar os dados e, com isso, serem também contemplados nos meses seguintes.Todos que forem efetivamente cadastrados serão beneficiados, independente da situação social que vivem.

O secretário Reginaldo Monteiro, pede que todos àqueles que fazem parte da classe artística de Floriano efetuem seus cadastros para que possam receber este e outros benefícios que cheguem pela Secretaria de Cultura e só é possível o recebimento se constarem no banco do dados do sistema.

"A ação visa alcançar os músicos que estão com às atividades paralisadas no município de Floriano, uma forma de ajudar as pessoas que estão sendo diretamente atingidas nessa pandemia", finalizou, Reginaldo Monteiro, secretário de Cultura.

João Bandeira
Com informações Ascom

Corregedoria apura conduta de juiz que mandou soltar o próprio filho em Floriano

A Corregedoria Geral da Justiça do Piauí abriu procedimento para apurar eventuais irregularidades na conduta do juiz Noé Pacheco de Carvalho, da 1ª Vara da comarca de Floriano, que mandou soltar o próprio filho, Lucas Manoel Soares Pacheco. O rapaz foi preso em flagrante após bater o carro que dirigia em um motociclista. O teste do bafômetro aplicado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) apontou 0,84 mg/l de álcool, o que já indica embriaguez.

O magistrado já foi notificado pela Corregedoria, como foi divulgado em nota à imprensa.

A respeito de decisão do magistrado Noé Pacheco de Carvalho, juiz da 1ª Vara da comarca de Floriano, proferida no dia 29/03, em favor de seu filho, Lucas Manoel Soares Pacheco, a Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Piauí informa que foi determinada a abertura de procedimento para apuração de eventuais irregularidades na conduta do magistrado, sendo assegurado o direito fundamental ao contraditório e à ampla defesa. Informa, ainda, que já foi procedida a notificação do magistrado.

Por fim, ressalta-se o compromisso da Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Piauí com as boas práticas jurisdicionais e a efetividade dos serviços de primeiro grau do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí.

Atenciosamente, 
Desembargador Fernando Lopes e Silva Neto
Corregedor-geral da Justiça do Estado do Piauí

O filho do juiz, o estudante de direito Lucas Manoel Soares Pacheco, 20, foi preso por volta das 22h de segunda-feira (29) após se envolver em um acidente na avenida Santos Dumont, em Floriano. Ele, que dirigia, um carro Nissan Kisks bateu na motociclista —a polícia não informou mais detalhes do acidente.

O magistrado concedeu liberdade provisória sem pagamento de fiança, alegando que o filho não possui renda própria.

O magistrado disse que sabe os riscos que está correndo ao expedir a decisão, mas precisava preservar a integridade física do filho.

“Meu filho vem recebendo tratamento psicológico desde o ano passado. Na condição de juiz de execuções penais em Floriano coloquei muita gente na cadeira e dei alvará de soltura, eu temia pela segurança do meu filho junto aos outros presos na delegacia”, disse o juiz.

O magistrado afirma que já enviou vários ofícios a Secretaria de Segurança do estado pedindo providências sobre a precariedade das condições da delegacia de Floriano.

Carvalho disse ainda que está sendo “injustiçado”, que o filho tem bons antecedentes criminais e que não havia risco à segurança pública.

Hérlon Moraes e Yala Sena
[email protected]

Posts anteriores