Cidadeverde.com

Juiz que mandou soltar o próprio filho diz que está sendo "injustiçado"; assista vídeo

Vídeo cedido pelo site JC24horas/ entrevista com o juiz Noé Pacheco

 

O juiz Noé Pacheco de Carvalho, da 1ª Vara da Comarca de Floriano, determinou a soltura do próprio filho, que foi preso em flagrante após bater em uma motociclista. O teste do bafômetro aplicado pela Polícia Rodoviária Federal apontou 0,84 mg/l de álcool, o que já indica embriaguez.

Na sentença, expedida na última segunda-feira (29), o magistrado reconhece seu impedimento legal de julgar o filho. No entanto, argumenta que o juiz substituto estava de férias e, não havendo previsão legal para designar outro magistrado para o caso, somente o Tribunal de Justiça do Piauí poderia resolver.

"O que certamente levará tempo, acarretando demora injustificada na defesa do autuado", diz a sentença.

O filho do juiz, o estudante de direito Lucas Manoel Soares Pacheco, 20, foi preso por volta das 22h de segunda-feira (29) após se envolver em um acidente na avenida Santos Dumont, em Floriano. Ele, que dirigia, um carro Nissan Kisks bateu na motociclista —a polícia não informou mais detalhes do acidente.

De acordo com o auto de prisão em flagrante da polícia, Lucas Pacheco fugiu do local. O namorado da vítima, que viu a cena, o perseguiu em uma moto e conseguiu interceptá-lo. A reportagem não conseguiu ouvir Lucas Pacheco nem o namorado da vítima. Segundo a polícia, a mulher teve ferimentos leves.

O magistrado concedeu liberdade provisória sem pagamento de fiança, alegando que o filho não possui renda própria.

O magistrado disse que sabe os riscos que está correndo ao expedir a decisão, mas precisava preservar a integridade física do filho.

“Meu filho vem recebendo tratamento psicológico desde o ano passado. Na condição de juiz de execuções penais em Floriano coloquei muita gente na cadeira e dei alvará de soltura, eu temia pela segurança do meu filho junto aos outros presos na delegacia”, disse o juiz.

O magistrado afirma que já enviou vários ofícios a Secretaria de Segurança do estado pedindo providências sobre a precariedade das condições da delegacia de Floriano.

Carvalho disse ainda que está sendo “injustiçado”, que o filho tem bons antecedentes criminais e que não havia risco à segurança pública.

“Eu estou muito chocado. Já entramos em contato com a vítima e não há nenhuma aresta e eu lamento que o fato tenha tido toda essa repercussão. Estou de consciência tranquila e faria tudo de novo.”

Presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) do Piauí, Celso Barros Neto condenou a decisão do juiz e classificou como “injustificável”. “Há um princípio universal, o juiz não pode exercer jurisdição em nenhuma hipótese. Se flexibilizar, há privilégios”.

 

A Corregedoria do Tribunal de Justiça do Piauí informou em nota que irá analisar os fatos e tomar as medidas cabíveis.

 

Yala Sena
[email protected]

Conselho investiga vereador suspeito de invadir hospital para medicar amigo

 

O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) abriu procedimento ético disciplinar para investigar a conduta do enfermeiro Ancelmo Jorge Soares da Silva, que também é vereador na cidade de Floriano e é suspeito de  invadir o setor Covid do Hospital Regional Tibério Nunes para aplicar medicação em um amigo que está internado em estado grave.

De acordo com a denúncia, ele teria entrado dois dias, sem autorização, para aplicar injeção no paciente. Ancelmo Jorge é servidor do hospital, mas encontra-se afastado das atividades para exercer o cargo político.

"De imediato, determinamos que a Divisão de Fiscalização do Coren procedesse com uma averiguação prévia, para ouvir as partes e entender, de fato, o que ocorreu e a partir disso dar andamento ao procedimento ético disciplinar no Coren", explica Antônio Neto, presidente do Coren-PI. 

Ele explica que, tanto o enfermeiro alvo da denúncia, quanto a enfermeira que estava de plantão, serão ouvidos e, só após o fim da instrução processual, será possível confirmar qual tipo de sanção poderá ser aplicada. 

"Pode ir desde a uma advertência verbal até a uma cassação, depende dos fatos a serem apurados e verificados no dia. Quero deixar claro para sociedade piauiense que foi um fato isolado. Os profissionais de Enfermagem do Hospital Regional Tibério Nunes são valorosos, comprometidos com a assistência de Enfermagem, trabalham diarimente para que tenhamos uma assistência de Enfermagem segura e de qualidade na unidade saúde", destaca Antônio Neto. 

O Cidadeverde.com tenta contato com o vereador  Ancelmo Jorge para esclarecimentos e deixa espaço aberto. 

 

 


Graciane Sousa
[email protected]

Profissionais do hospital de Floriano acusam vereador de invadir setor covid e aplicar injeção em paciente

Foto: Montagem

O vereador de Floriano, Ancelmo Jorge Soares da Silva, é acusado de ter invadido o setor covid-19 do Hospital Regional Tibério Nunes. De acordo com denúncia feita pelos profissionais de saúde do setor, o vereador, que é enfermeiro e já foi diretor do hospital, teria entrado sem permissão no setor durante os dias 22 e 23 de março e aplicado uma injeção no paciente Chagas de Oliveira.

Ancelmo Jorge é servidor do hospital, mas encontra-se afastado das atividades por ser vereador. O Hospital registrou um boletim de ocorrência contra o vereador. Os profissionais de saúde do setor também fizeram uma denúncia ao Conselho Regional de Enfermagem. Eles denunciam uma tentativa de interferência no protocolo de tratamento do doente. O hospital também divulgou uma nota de repúdio contra o vereador. 

O paciente é empresário, tem 51 anos, e estaria em estado grave e foi intubado. Os dois seriam amigos e, segundo funcionário do hospital ouvido pelo CidadeVerde.com, o vereador estaria pressionando os profissionais do setor no tratamento do paciente.

Em coletiva de imprensa, a coordenadora do setor Covid-19 do hospital, Márcia Dias, afirmou que apesar das dificuldades estruturais enfrentadas pelo hospital, os pacientes internados no setor estão recebendo tratamento de acordo com o protocolo adotado no estado.

“Estamos consternados com a situação em relação ao trabalho dos servidores do setor covid-19. São profissionais éticos presentes nos plantões. Trabalhamos com os recursos em mãos para o melhor atendimento. De repente nos vimos confrontados e nosso serviço colocado em xeque. Sabemos das limitações que trabalhamos, limitações de infraestrutura e do serviço como um todo, dentro do ofertado, trabalhos com o protocolo estabelecido”, destacou.

Segundo a coordenadora, o hospital possui dificuldade de acesso a medicamentos para entubação dos pacientes. Mas ela afirma que os  medicamentos em falta estão sendo substituídos por outros. Segundo o hospital, sem riscos para o paciente. 

“Atravessamos um período crítico de medicação. Não é apenas do hospital, é nacional. Dificuldade de aquisição da medicação porque não se encontra disponível no mercado. Estamos conseguindo trabalhar, nenhuma medicação é insubstituível, existem opções. Nenhum paciente ficou no prejuízo. Trabalhamos com limitações, mas dentro do possível. Fazemos um excelente trabalho”, disse. 

A reportagem tentou ouvir o vereador Ancelmo Jorge, mas não conseguiu contato. O espaço continua aberto para esclarecimentos. 

Lídia Brito

[email protected]

Floriano pactua leitos em hospital privado para diminuir fila de espera

O município de Floriano em parceria com o governo do estado vai pactuar 25 leitos clínicos em um hospital particular para pacientes com a covid-19. A medida tem como objetivo diminuir a fila de espera por internação no Hospital Regional Tibério Nunes (HRTN), que também ganhará cinco novos leitos de UTIs, totalizando 25. Nesta sexta-feira (26), 16 hospitais estão com 100% dos leitos de UTI todos ocupados. As unidades tratam pacientes de norte a sul do Piauí. 

Uma reunião na manhã de hoje fechou a instalação dos leitos. Participaram o secretário de saúde do estado, Florentino Neto; o prefeito de Floriano Joel Rodrigues, além do secretário de saúde da cidade, James Rodrigues, e o diretor do Hospital Infantil de Teresina e integrante do COE, médico Vinicius Pontes.

Fotos: Ascom/Sesapi

“Definimos hoje a ampliação de 25 leitos clínicos para Floriano. Como nós temos uma fila de espera na regulação, ajudará a receber esses pacientes que estão na fila. Os leitos de UTIs vão para o Tibério Nunes e os 25 clínicos para um hospital particular”, disse ao Cidadeverde.com o secretário de saúde de Floriano, James Rodrigues.

Os leitos clínicos possuem suporte com catéter nasal para os pacientes, bem como máscara de oxigênio. Os primeiros pacientes devem ser transferidos na quarta-feira, dia 31 de março.

“Os pacientes serão admitidos no Tibério Nunes e encaminhados para o hospital privado. São pacientes moderados que não precisam de ventilação mecânica”, explica, ressaltando que sai mais barato para o poder públicos pactuar os leitos.

“O Estado vai custear e sai muito mais barato que abrir um hospital de campanha. Imagine a agonia de uma pessoa estar com covid e não ter para onde ir”, declarou.

O secretário, que se recuperou da doença recentemente, alerta para as mutações do coronavírus. “A minha avaliação é de quem viveu a covid recentemente. A doença se apresenta de forma diferente e muito mais grave. Em um momento como esse, de gravidade, é necessária a contenção, pois poderemos correr o risco de ter paciente agonizando no interior esperando uma vaga de um leito clínico”, destacou.

O prefeito de Floriano, Joel Rodrigues afirma que a parceria é importante para a cidade. “É um momento de muita alegria essa integração de governos estadual e municipal. Os leitos a mais vão dar uma maior tranquilidade para nosso município nesse período da pandemia”, diz o gestor. Em Floriano, o número de casos chega a 6.176 pessoas contaminadas com 94 óbitos.

O secretário Florentino Neto ressaltou a importância do diálogo com o prefeito Joel Rodrigues para o enfrentamento da Covid. “O governador Wellington Dias está atento e sensível para garantir a assistência aos piauienses. Teremos mais leitos, mas é importante reforçar o apelo à sociedade para adesão às medidas de prevenção ao contágio como forma de se proteger. Nunca é demais pedir para continuar usando máscaras, álcool em gel, manter o distanciamento e também pensar nos profissionais da saúde que atuam nos hospitais”, disse Florentino.

Hérlon Moraes
[email protected]

Heda reforça capacitação de profissionais que atuam no enfrentamento à Covid-19

Foto: Ccom

O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba, é a principal referência na macro região litorânea para atendimento da população acometia pela Covid-19. Os serviços prestados pela unidade desde o início da pandemia são essenciais para salvar vidas e, atualmente, mesmo com as altas taxas de ocupação de leitos que atingem todos os hospitais da rede estadual e do Brasil como um todo, a unidade vem apresentando bons resultados na prestação de serviços para a comunidade.

A unidade teve ampliação tanto em leitos de unidade de terapia intensiva, onde o hospital saiu de 10 leitos de UTI para 28 leitos de terapia intensiva, como  de leitos clínicos, onde a unidade saiu de 19 para 59.

Recentemente, seguindo as orientações do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PI), a diretoria da unidade, com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), vem tomando medidas para atender a demandas do conselho.

A diretora da unidade, Marisa Corrêa, explica que sobre o dimensionamento de Enfermagem de forma inadequada buscou-se um diálogo com o município para divisão de responsabilidades referentes à demanda, no entanto, não houve correspondência no sentido de abrir outro serviço.

“Nós já estamos contratando e capacitando profissionais para atender as necessidades da escala de trabalho. Em relação aos repousos, os pontos apontados pela fiscalização do conselho já estão sendo resolvidos, ponto constatado pela própria fiscalização ao observar obras no setor para ampliar e atender as necessidades da equipe”, disse a diretora.

Os profissionais que atuam no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde são acompanhados e assistidos pelo Núcleo de Assistência ao Servidor (NAS). “O NAS é composto por uma equipe multiprofissional com médico, enfermeiro, psicólogo e psiquiatra, que vem prestando assistência de qualidade para nossos profissionais. Eles acompanham, monitoram e cuidam da nossa equipe e vêm realizando um trabalho com êxito durante essa pandemia, felizmente nenhum dos nossos profissionais faleceu em decorrência da Covid-19”, explicou Marisa Corrêa.

Da Redação
[email protected]

Prefeitura de Floriano discute implantação de 35 leitos para pacientes com covid

Foto: Ascom/Prefeitura de Floriano

A Prefeitura de Floriano estuda a implantação de mais 35 leitos no município para pacientes com covid-19. A ampliação da rede de atendimento foi discutida em reunião na última terça-feira (23) com o Ministério Público do Estado e a Secretária de Saúde de Floriano.

A proposta é de que 25 leitos clínicos sejam criados no Clinicor e que o Hospital Regional Tibério Nunes ganhe mais 10 leitos de UTI. A previsão é de que essas novas estruturas sejam instaladas até o final de março. Segundo informações da Prefeitura de Floriano, o custo diário de um leito no Hospital Tibério Nunes é R$ 591,73. A proposta vai ser avaliada pelo MP e será encaminhada à Secretaria de Estado de Saúde para a Prefeitura de Floriano. 

"Nós estamos dessa vez buscando também a ampliação de novos leitos para a internação de paciente covid. Em razão da diminuição da demanda de pacientes clínicos, houve a possibilidade fazer a contratação fazer novos leitos junto a Clinicor, visto que a demanda de pacientes não covid houve a diminuição. A partir daí teríamos a implantação imediata desses leitos, fazendo com que os pacientes que aguardam na fila tenham acesso a leito", contou o secretário de saúde James Rodrigues.

O HRTN hoje possui 25 leitos clínicos para pacientes com coronavírus já ocupados e 18 leitos de UTI, dos 20 disponíveis. Além disso, um é exclusivo para a hemodiálise. Já existe uma fila de espera para UTI no total de 30 pessoas, tanto em Floriano como também em municípios próximos.

Em média 15 a 20 pacientes são atendidos com covid-19 no Tibério Nunes. Já a diretoria do Clinicor, que não recebe pacientes com covid, colocou à disposição para receber os pacientes, transferindo os que não possuem a doença para outro hospital.

"Estamos ainda em negociação de custo e tudo. Ainda não temos posicionamento. Estivemos com o promotor, para acompanhar todos os contratos, passamos a logística e os gastos que vamos ter com essa mudança de fluxo de tirar os pacientes não covid da Clinicor. O leito covid é um pouco mais caro e também as escalas médicas e outros profissionais vão aumentar os custos. São 10 leitos de UTI para pacientes mais graves" explicou o diretor do Hospital Tibério Nunes, Davyd Basílio.

Da Redação
[email protected]

Floriano suspende aulas presenciais e proíbe venda de bebidas alcoólicas no final de semana

Foto: Ascom/Prefeitura de Floriano

A prefeitura de Floriano decidiu proibir a venda de bebidas alcoólicas no próximo sábado e domingo, 27 e 28 de março. A medida vale inclusive para comercialização por meio de delivery. O decreto com novas medidas restritivas para combater a disseminação da covid-19 foi assinado pelo prefeito Joel Rodrigues na última segunda-feira (22).

Outra medida adotada pelo município é a suspensão das aulas presenciais em escolas públicas e privadas e universidade até o dia 5 de abril.

O atendimento presencial em repartições públicas do município, que estava suspenso, agora vai ser feito através do agendamento e limitando a 30% a capacidade habitual de atendimento, como vem sendo feito em repartições estaduais. 

As celebrações religiosas podem ser realizadas em qualquer dia da semana, respeitando a capacidade máxima de 30%.

Seguindo o decreto do governo estadual, que vai até dia 28 de março, a prefeitura mantém a suspensão das atividades que envolvam aglomeração. O funcionamento de bares e restaurantes, trailers, lanchonetes e similares, depósitos de bebidas e lojas de conveniência vai até às 20h. O funcionamento do comércio em geral termina às 17h e o do shopping acontece entre 12h e 20h. E o lockdown, com o funcionamento apenas de atividades essenciais, acontece a partir de quinta-feira às 20h até às 24h do domingo, do dia 28 de março.

O último boletim da covid-19 em Floriano divulgado pela Secretária de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi). às 20h de ontem, registram 6.098 casos confirmados, 5.762 recuperados, 24 internados, sendo 15 no leito clínico e 9 na UTI. Ao todo 221 pacientes em isolamento domiciliar. 32.472 pessoas foram testadas e 91 chegaram a óbitos.

Da Redação
[email protected]

Floriano: Joel define com equipe distribuição de cestas básicas

O prefeito de Floriano, Joel Rodrigues, convocou a equipe de secretários envolvidos diretamente no processo de divulgação e distribuição das cestas básicas de alimentos na Semana Santa.

Foram discutidas as estratégias de logística, aquisição de Equipamentos de Proteção Individual e formato da entrega às famílias, de casa em casa, com todos os cuidados necessários no período da pandemia.

Este ano, através da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, serão entregues 5 mil cestas de alimentos para as famílias de baixa renda em situação de vulnerabilidade social.
Além disso, a Secretaria de Educação, entregará outras 5 mil cestas para as famílias com alunos na rede municipal de ensino, através do kit alimentação, em sua primeira etapa.

A ideia de entregar as dez mil cestas das duas secretarias simultaneamente é para facilitar a logística, reduzir o tempo de entrega e o número de contatos com a população, por causa da pandemia.

Profissionais das duas pastas, com o apoio de outras equipes atuarão juntas.

Joel Rodrigues pediu todo o empenho para que a entrega seja feita com segurança já a partir da próxima segunda-feira, 29 de março.

"É um trabalho que fazemos desde a nossa primeira gestão e neste tempo de pandemia as famílias enfrentam ainda maiores dificuldades e as cestas vêm em boa hora para essas pessoas em vulnerabilidade social e os pais dos nossos alunos", disse Joel.

Da Redação
[email protected]

Profissionais da saúde de Floriano gravam vídeo com apelo à população

Os profissionais da saúde do Hospital Tibério Nunes em Floriano (a 240 km de Teresina) participaram de um vídeo onde contam um pouco da realidade que vivem dentro da unidade de saúde, há cerca de um ano, por causa da pandemia do novo coronavírus. O que eles pedem, é que, as pessoas que puderem, fiquem em casa e cuidem dos seus familiares e amigos.

Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermeagem, maqueiros, operadores de tomógrafos, fisioterapeutas, afirmam que estão cansados, que todos os leitos estão lotados e que estão cuidando de amigos, parentes que também contraíram a doença. Eles pedem que a população fique em casa. 

O hospital é o maior da região de Floriano, atendendo dezenas de municípios ao redor e atualmente possui leitos clínicos e leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) todos com lotação máxima. 

Nas últimas 24 horas foram registrados, no Piauí, 941 casos confirmados e 24 óbitos pela Covid-19, segundo os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde, na noite deste sábado (20). Uma idosa de 76 anos morreu na cidade, vítima de Covid. 

Dos 941 casos confirmados da doença, 515 são mulheres e 426 são homens, com idades que variam de um a 93 anos. Em Floriano já foram registrados 6029 casos com 89 mortes. 

Confira o vídeo na íntegra:

 

 

Caroline Oliveira
[email protected]

Escolas Municipais de Floriano iniciam período letivo

Foto: reprodução

Teve início nesta segunda-feira (15), as aulas na rede municipal de ensino em Floriano.

De acordo com o secretário de educação, Pe. Nylfrânio, tanto as escolas da zona urbana quanto da zona rural, tiveram início nesta segunda, porém, de forma remota, cumprindo o novo decreto estadual e municipal que suspende as aulas presenciais, no intuíto de prevenir a contaminação em massa pelo novo coronavírus. 

O secretário afirma que, embora as aulas sejam à distância, as escolas estão preparadas para atender o seu alunado.

"Nesse período não teremos aulas presenciais, mas o nosso material é adequado para que o aluno não deixe de participar do seu processo formativo", ratifica o secretário. 

( com informações florianonews)
 

Posts anteriores