Cidadeverde.com

Semar diz que praia de Atalaia está imprópria para banho após novas manchas de óleo

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente anunciou na noite desta quinta-feira (14) que a orla da praia de Atalaia, no município de Luis Correia, litoral piauiense, está imprópria para o banho. É a primeira intervenção em uma das praias mais visitadas do estado, devido o avanço das manchas de óleo. 

Das 16 praias do litoral do Piauí, sete já foram atingidas pelos resíduos do petróleo cru. Um navio da Marinha iniciou semana passada o monitoramento em busca de manchas. A partir desta sexta-feira (15), a prefeitura de Luis Correia irá colocar placas de aviso de área imprópria para o banho e começar a orientação para os banhistas. 

O gerente de fiscalização da Semar, Renato Nogueira, informou que as equipes de monitoramento tanto da Semar como de outros órgãos detectaram a ocorrência de manchas de óleo na praia de Atalaia.

"As manchas estavam depositadas nas areias e presente na água. Diferentemente no cenário anterior onde foram detectadas manchas na areia da praia".

Segundo o gerente, são manchas pequenas e estavam flutuando na água e em caso de contato com uma pessoa pode levar a reação alérgicas.

"Existe uma resolução do Conama ( a 274/2000), que a Semar pode interditar a praia imprópria para a banho quando há presença de óleo. A Semar toma essa medida preventivamente para evitar que alguém se contamine e que sofra um dano maior", afirmou o gerente.

Ele ressaltou que no final de semana prolongado, com o feriado, muitos turistas, buscam o litoral, mas que existem outras opções de praia. 


Recomendações

A Semar orienta que se o banhista encontrar manchas de óleo em outras praias deve comunicar os órgãos competentes como Ibama, Semar, Capitania dos Portos para que possa ser feita a limpeza.

"A limpeza da praia de Atalaia já está sendo providenciada pela Prefeitura e pelos órgãos da força-tarefa, de acordo com a liberação de recursos".

Segundo o gerente, não há previsão de quando a praia de Atalaia será liberada.

"Amanhã a gente espera uma nova resposta da maré para ver como o cenário se comporta. Não tem como fazer uma previsão de quanto a praia será liberada e se outras praias serão atingidas, pois o fenômeno está variando com a maré". 

 

Flash Yala Sena
yala [email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais