Cidadeverde.com

Nova etapa da adutora do litoral será entregue em junho, garante diretor do Idepi

Fotos: Ascom Idepi

A adutora do Litoral, uma das maiores obras de abastecimento de água no Norte do estado, entra na terceira fase, beneficiando mais quatro comunidades no litoral piauiense. 

Depois de duas inaugurações parciais ocorridas no mês de março, a adutora do litoral segue com suas obras em andamento com previsão de inauguração de mais uma etapa em junho, segundo informa o Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI), órgão responsável pela execução dos serviços. 

“Nesta terceira etapa, cuja inauguração está prevista para acontecer em junho, serão beneficiadas as comunidades Sobradinho, Mexiriqueira, Carapebas e Camurupim”, afirma o diretor-geral do órgão, Leonardo Sobral.

De acordo com Sobral, no momento, as obras acontecem em Cajueiro da Praia, onde está em andamento a construção de três reservatórios e a implantação da rede de distribuição hídrica na sede do município e nos povoados Barrinha e Barra Grande. Simultaneamente, acontece também a execução da segunda estação elevatória que será responsável pelo bombeamento, a partir de Camurupim com destino ao município de Cajueiro da Praia, para alimentar os reservatórios de água, cuja capacidade total é de 900 mil litros.

O diretor-geral do IDEPI destaca ainda que a situação física atual de todo o sistema adutor é de cerca de 80% de obras executadas, o que permitiu que parte do sistema entrasse em operação, beneficiando as comunidades de Carnaubal, Barramares, Arrombado, Macapá e Maramar, todas localizadas no município de Luís Correia, que já contam com água tratada e pronta para o consumo diretamente nas torneiras de residências e comércio. 

Vai beneficiar 200 mil habitantes

Com investimentos da ordem de R$ 70 milhões, a adutora do litoral é considerada uma das obras hídricas mais importantes para a população do norte do estado, sendo responsável pelo abastecimento de água nos municípios litorâneos de Parnaíba, Luís Correia, Cajueiro da Praia e Ilha Grande, beneficiando cerca de 200 mil habitantes.  

De acordo com o projeto, todo o sistema adutor possui cerca de 82,44 km de extensão da tubulação principal, além de quatro estações elevatórias, 14 unidades de reservatórios e uma unidade reservatório pulmão, localizada no bairro Pindorama, em Parnaíba, com capacidade de 3.540m³ de água.

Depois de concluída, a adutora do litoral representará um acréscimo de mais de seis milhões de litros cúbicos de água ao sistema de abastecimento hídrico. O projeto também inclui a implantação de uma rede de distribuição de água com mais de 115 mil metros de extensão, possibilitando que sejam feitas mais de quatro mil e trezentas ligações domiciliares externas. De acordo com o IDEPI, em setembro de 2022, a obra estará totalmente concluída.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais