Cidadeverde.com

Serviço Integrado Multidisciplinar é inaugurado na comarca de Luís Correia

Foto: Divulgação/Ascom TJ-PI

A Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Piauí (CGJ-PI) realizou, nessa sexta-feira (14), a inauguração da sala do Serviço Integrado Multidisciplinar (SIM) da comarca de Luís Correia. O ato solene contou com a participação do corregedor-geral da Justiça do Estado do Piauí, desembargador Fernando Lopes, e do prefeito de Cajueiro da Praia, Felipe Ribeiro, que assinou, durante a cerimônia, Acordo de Cooperação Técnica visando à cessão de profissionais para atuarem no SIM.

O Serviço Integrado Multidisciplinar realiza o atendimento multidisciplinar, no âmbito do Primeiro Grau de jurisdição do Poder Judiciário do Estado do Piauí, oferecendo apoio à criança, à mulher e aos idosos em situação de vulnerabilidade, por meio da atuação de profissionais especializados nas áreas psicossocial, jurídica e de saúde, no intuito de restaurar a integridade e a dignidade dessas pessoas. A sala também é equipada para a coleta de depoimentos especiais, em que crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência são ouvidas de forma humanizada por psicólogos e assistentes sociais, sem passar pelo processo de revitimização.

O magistrado Max Paulo Alcântara, juiz em substituição da Vara Única de Luís Correia, afirmou que o SIM é uma nova ferramenta utilizada para a aproximação entre Poder Judiciário e o jurisdicionado, oferecendo um serviço fundamental à população.

“Esse público-alvo, crianças, idosos, mulheres e adolescentes, passa a receber o acolhimento através do Serviço Integrado Multidisciplinar aqui em Luís Correia. Em breve, chegaremos a 47 comarcas atendidas com SIM, salas de depoimento especial e/ou brinquedoteca, o que equivale a mais de 75% das comarcas do Piauí. Essa é nossa meta”, declarou o corregedor-geral da Justiça do Estado do Piauí, desembargador Fernando Lopes.

Selo 100% Digital

Ainda na comarca de Luís Correia, houve a entrega do Selo 100% Digital à Vara Única, como registro da conclusão dos trabalhos de virtualização dos processos em tramitação na comarca.

Presenças

Participaram, ainda, do evento o juiz Cláudio Porto, magistrado designado para a comarca, representantes da Prefeitura de Luís Correia, da Defensoria Pública, da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Parnaíba, da Câmara de Vereadores de Luís Correia, da Defensoria Pública, do Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores do Piauí, além de servidores da comarca e equipe da CGJ/PI.

 

Com informações do TJ-PI
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais