Cidadeverde.com

Especialista explica fenômeno de ondas gigantes no Piauí

Foto: reprodução

O avanço do mar em direção às zonas costeiras, ocasionado pelas mudanças climáticas, vem causando histórico aumento na variação do nível dos oceanos. Fenômenos regulares e típicos de determinados períodos do ano, como as fortes ondas no mar que foram registradas nos últimos dias no litoral do Piauí, ganham maiores proporções ao sofrerem impacto contra edificações existentes na faixa de praia.

Para o professor do curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), Cezar Fernandes, doutor em Recursos Pesqueiros e Aquicultura: “O que houve foi uma combinação de eventos que são chamados swells, que trazem fortes ondulações e que são regulares nesse período do ano. A gente tem um efeito do centro de alta pressão atmosférica do hemisfério norte que traz essas ondulações nessa época do ano junto com a chuva. Tudo isso afeta a dinâmica do mar, a dinâmica costeira”, explicou.

Para o especialista é necessário um reordenamento das zonas costeiras para evitar acidentes quando ocorrerem fenômenos como esses, que podem se repetir nos meses de fevereiro e março. “O que a gente precisa no zoneamento costeiro, cuidar das pessoas nas práticas de banho, na costa, é ter uma atitude de precaução. Acho que essa é a orientação”, defendeu.

Com informações Ufdpar

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais