Cidadeverde.com

ONG já registrou o nascimento de 3 mil filhotes de tartarugas no litoral do Piauí

 

O Instituto Tartarugas do Delta registrou mais de 3 mil nascimentos de tartarugas marinhas neste ano. Somente nessa semana 144 filhotes da tartaruga de pente nasceram na praia do Arrombado, no município de Luís Correia, a 345 km de Teresina. Até o momento, são mais de 140 ninhos sendo monitorados. 

A ONG faz o acompanhamento dos animais no litoral do estado, e informou que após romperem as cascas, os filhotes começam a subir para a superfície da areia, e aguardam a maré alta e em seguida, iniciam sua nova jornada, rumo ao mar aberto.

A vice-presidente do Instituto Tartarugas do Delta explicou que no litoral piauiense os nascimentos acontecem nas praias de Atalaia, Peito de Moça, Coqueiro, Arrombado, Carnaubinha, Maramar e Macapá, em Luís Correia, além da Pedra do Sal, em Parnaíba.

Fotos: Instituto Tartarugas do Delta 

Quem encontrar ninhos ou filhotes devem informar ao instituto. “Qualquer pessoa pode encontrar filhotes na praia, caso encontre algum filhotinho perdido, favor fazer foto e enviar para o contato 86 99968-0197, para equipe identificar a espécie e seguir até o local para procurar o ninho, pois às vezes alguns filhotes ficam retidos, com dificuldades para sair do ninho”, informou Werlanne Magalhães.

Cada ninho de uma tartaruga poder ter em média 120 ovos, mas a maioria não consegue chegar à idade adulta e se reproduzir.

“A cada mil filhotes nascidos, apenas 1 ou 2 atingem a idade reprodutiva, os demais vão participar da cadeia alimentar, serão alimento de peixes maiores, que é o papel ecológico das tartarugas para manter o equilíbrio ambiental. As que sobreviveram, irão retornar após 25 anos para a mesma praia que nasceram para continuar o seu ciclo, confeccionar novos ninhos”, explicou.

 


Bárbara Rodrigues
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais