Cidadeverde.com

Obras do Porto de Luís Correia avançam no litoral; confira as próximas etapas

O Piauí segue avançando nas obras para a construção do Porto de Luís Correia. O presidente da Investe Piauí, Victor Hugo, explicou as próximas etapas e o que está previsto para a região, que busca abrir o estado para o mundo.

Na última sexta-feira (18) ocorreu a instalação da primeira draga no porto, que busca atingir uma profundidade de 7 metros na maré baixa e 9 metros na maré alta, para permitir que os navios de grande porte possam ter acesso até o cais que será construído.

“Estamos em uma fase de aprofundar o canal por onde vão passar os navios e que irão conectar o porto de Luís Correia com o mundo. É importante entender que o porto se torna viável a partir do seu calado, e estamos nessa fase de aprofundar o calado, que é a profundidade de acesso ao porto. Temos uma primeira draga como consequência da licitação feita. Essa primeira draga é específica, mas não é a maior que virá e ela consegue trabalhar em uma lâmina d’água muito rasa, então irão agora aprofundar mais para chegada da próxima draga que trará mais velocidade, são três meses de trabalho de 24h, com três equipes”, explicou.

Foto: Bárbara Rodrigues/Cidadeverde.com

Além disso, o governo já trabalha para que possa ser realizada a construção do cais e da retroárea, que é consiste em um espaço que terá vários serviços para atendimentos dos navios.

“A fase seguinte é a construção do cais para se construir em um tamanho de 180 metros, que irá atender os navios. A fase seguinte vamos licitar retroárea, que é a área imediatamente conectada ao cais, onde vamos fazer todo um distrito industrial, e a proposta do governador é que tenha ali indústrias e processamento do pescado, que são indústrias intensivas de mão de obra, que cria muito emprego. Vamos construir fábrica de gelo, posto de combustível, e toda uma rede de suporte para os navios e será licitada nessa terceira fase”, afirmou.

Além desses investimentos está em processo de construção um Terminal Pesqueiro e logo depois deve ser construído um terminal de cargas e contêineres.

Fotos: Divulgação 

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais