Cidadeverde.com

Tartarugas marinhas iniciam temporada reprodutiva no litoral e instituto faz alerta; 23 mil filhotes nasceram no Piauí

Foto: Divulgação

Hoje foi registrado o primeiro rastro no litoral

Por Bárbara Rodrigues

Nesse período do Natal e de Ano Novo muitas pessoas viajam para o litoral do estado para curtir as festas de fim de ano e as férias, mas é nesse mesmo período que se inicia a temporada reprodutiva das tartarugas marinhas, por isso é importante que os turistas fiquem atentos já que o estado é um dos berçários do animal. Somente neste ano foram mais de 23 mil filhotes que nasceram e foram liberados nas praias do estado

Werlanne Magalhães, coordenadora de pesquisa do Instituto Tartarugas do Delta, informou que é importante que os banhistas respeitem os animais e preservem as praias.

“Neste mês de dezembro, inicia temporada reprodutiva aqui no litoral do Piauí. Inclusive, hoje, durante os trabalhos de campo, a equipe já registrou um rastro. É super importante ter o apoio da comunicação, das pessoas, dos banhistas, moradores, turistas, pois o litoral do Piauí é um berçário de tartaruga marinha e que a gente precisa cuidar dessas praias, porque por aqui desovam tartarugas marinhas, e elas estão ameaçadas de extinção. Então, é fundamental que a gente proteja essas praias de desova para garantir o ciclo de vida desses animais”, informou.

Ela explicou que durante todo o ano é realizado o monitoramento pelo Instituto Tartarugas do Delta.

“No mês de novembro, entre novembro e dezembro, é quando a gente já inicia o registro dos dados de comportamento reprodutivo da tartaruga marinha. E encerra geralmente quando nasce o último ninho, que seria em agosto ou setembro. Mas durante esse período, além dos dados reprodutivos, a gente também registra os dados de encalhes, de animais vivos e animais mortos. Os animais vivos são encaminhados para o Centro de Reabilitação. Os animais mortos são registrados e contabilizados, para gente ter uma ideia de quantos animais foram registrados no litoral do Piauí, e a avaliação dessas carcaças, para saber se a gente está registrando animais com morte recente, ou se são animais que são trazidos pela maré de outras localidades”, destacou.

 

 

 

O que fazer se achar um animal encalhado

O Instituto Tartarugas do Delta pede que qualquer pessoa que encontrar um animal vivo ou morto no litoral informe por meio do contato (86) 99968-0197. O instituto pede que seja feita uma foto, vídeo e enviada a localização.

Se o animal estiver vivo, não se deve devolver ele ao mar, assim como é importante evitar barulho próximo ao animal e evitar ficar passando na frente do animal, pois isso aumenta de forma negativa o quadro clínico do animal. Nesse caso, a equipe se organiza para realizar o resgate e encaminhar para o centro de reabilitação de animais marinhos do Instituto Tartarugas do Delta.

Se o animal estiver morto, a equipe vai ao local identificar a espécie e ver as condições do encalhe, para saber se é possível a necropsia para identificar a causa da morte.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais