Cidadeverde.com

Tartaruga faz ninho próximo à barraca de praia no Piauí e ICMBIO faz alerta

Foto: Instituto Tartarugas do Delta

Por Graciane Araújo e Rebeca Lima 

Uma tartaruga marinha resolveu desovar próximo à uma barraca na Praia de Atalaia, em Luís Correia, no litoral do Piauí. O local é uma das áreas litorâneas monitoradas pelo Instituto Tartarugas do Delta, e demais órgãos de proteção, que inclusive instalou uma placa alertando sobre o ninho. 

O monitoramento é também para evitar a entrada de veículos na área de preservação. 

"A lei é muito clara quando estabelece as penalidades. Existem multas para os infratores que venham a danificar o ninho das tartarugas, com o agravante de ser uma espécie ameaçada de extinção. Nós temos concentrado os esforços no sentido de fazer essa campanha de sensibilização", explica Fernando Gomes, chefe substituto Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). 

Em 2023, o Instituto Tartarugas do Delta, ONG sem fins lucrativos, que atua no trabalho de manejo e conservação de tartarugas marinhas e educação ambiental na região da APA Delta do Parnaíba, catalogou 191 ninhos e devolveu ao mar 21 mil tartarugas marinhas. 

Foto: Instituto Tartarugas do Delta

Operação Veículos na Praia

Entre os dias 26 e 30 de dezembro, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) realizou a Operação Veículos na Praia no litoral do Piauí. A ação teve o objetivo de garantir a preservação e impedir o trânsito de veículos nas praias que funcionam como berçários de tartarugas marinhas.

Ao todo, durante a operação, foram abordados três veículos, uma UTV e três motocicletas.

O diretor de fiscalização da Semarh, major Marinho, pontuou que não houve nenhuma autuação ambiental. “Devido à grande fiscalização na faixa de praia, não houve nenhuma autuação administrativa ambiental por parte da Semarh no período”, disse.

A ação contou com a parceria do Instituto Tartarugas do Delta, Prefeitura de Luís Correia, APA Delta do Parnaíba e Polícia Militar.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais