Cidadeverde.com

Luís Correia é pioneiro no Piauí no projeto Caps Itinerante

Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) são unidades de atendimento intensivo e diário aos portadores de sofrimento psíquico grave, constituindo uma alternativa ao modelo centrado no hospital psiquiátrico e permitem que os usuários permaneçam junto às suas famílias e comunidade.


Para atender as necessidades da zona rural que abrange mais de 70 povoados o Caps criou o Caps Itinerante, um projeto de Luís Correia, pioneiro no estado do Piauí, que tem como objetivo atender usuários do serviço na zona rural devido à dificuldade de acesso. A ação é integrada à estratégia Saúde da Família (ESF).

Nas visitas realizadas o Caps leva ações desenvolvidas pela equipe multiprofissional como consultas, orientações sobre o tratamento medicamentoso e socioeducativas e pesagens corporais. Para a secretaria de saúde o resultado obtido tem alcançado os objetivos traçados.


Segundo Helio José de Sousa, coordenador do Caps em Luís Correia, o resultado é excelente porque pessoas que não tinham atendimento agora têm e já é possível ver melhora na qualidade de vida. “O fruto desse resultado é excelente porque descobrir pessoas que não tinham atendimento, outras que viviam em cárcere privado e dar oportunidade de atendimento a elas é gratificante. Nosso objetivo é chegar ao fim do ano alcançando todos os povoados de Luís Correia.”

O Caps Itinerante já chegou aos povoados de Camurupim, Carapebas e Campestre. Neste mês de setembro o projeto vai ao povoado de Curral Velho.

Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais